Ai galera , ajuda ai !!!

    Autor Mensagem
    Guilherme_88
    Veterano
    # set/03


    Eu queria fazer umas bases mais elaboradas , antes pegava acordes das escalas (maior e menor)e ia criando conforme a sonoridade a entonação q eles davam. Queria fazer algo mais teorico com progreção de acordes , mas não manjo nada disso ... vcs poderiam me dizer o que é progreção de acordes e como aplica-la , se possivel um exemplo. Valeu !!

    John Andrade
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Prograssão de acordes é uma sequencia de acordes que você coloca em uma determinada harmonia... Você possui basicamente 3 campos harmônicos:
    Maior, menor melódico e menor harmônico. os acordes, vai do seu gosto.

    Maiores: (ex em C maior)
    C7+, Dm7, Em7, F7+, G7, Am7, Bø
    (você pode acrescentar notas que estejam dentro da escala. por exemplo, o F (modo lídio) possui 4#. então você pode colocar um F7+/4#. o mesmo acontece com as outras notas. cada modo grego possui uma característica... o Jônio é 7+, dórico é menor6, frígio é 9ªmenor, lídio 4#, mixolídio é 7, eólio é 6ª menor e lócrio é 5b.
    Agora os acordes com as notas características:
    C7+, Dm6, Em7/9b, F7+/4#, G7, Am6m, Bø.

    Entendeu ???

    Campo Harmônico menor harmônico:
    é como o campo maior, só que mudando a 7ª do grau eolio (Am7+)
    tipo... fica assim:
    Eolio 7+, Lócrio 6, Jônio 5#, Dórico 4#, Frigio 9 e por ai vai... é só ir transpondo o intervalo.

    o menor melódico começa com Dórico 7+ (Dm7+)

    guschard
    Veterano
    # set/03
    · votar


    nossa
    boiei mas blz
    qdo meu pssor me ensina dai eh mais facil

    John Andrade
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Pede pra ele te ensinar os modos gregos... com as notas características de cada modo.

    Aí você já pode criar harmonias legais com as notas características misturadas com a tétrade (acorde normal com 7ª) você pode colocar qualquer nota que esteja dentro do modo... tipo...
    o jônio é
    T, 2, 3, 4, 5, 6, 7+
    Você pode fazer um C7+/4, um C6, que você não estará fujindo do campo harmônico.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ai galera , ajuda ai !!!