Microfonia/Apitos Evl-K4 + GDI-21

    Autor Mensagem
    Renkar
    Veterano
    # fev/07


    Opa galera!
    No inicio de janeiro comprei uma Cort EVL-K4, que vem com 2 EMG-HZ H4. Depois postei aqui no FCC esse review.

    Meu equip é essa guitarra, um Peavey Audition 110, um GDI-21 e um delay DOD-FX90.

    Dessas semanas pra cá comecei a notar que com um volume mais alto e com a distorção do GDI ligada a guitarra dava microfonia, mesmo com a mão nas cordas abafando.
    No ensaio da minha banda nesse fim de semana, quase não consegui tocar.
    Mesmo sem estar na frente do amp (que no estúdio era um Peavey Bandit), e a 1m dele, o volume tocável sem microfonia era abafado pelos outros instrumentos.

    Levei a guitarra no luthier a 1 semana atrás (antes disso já dava microfonia), que regulou ponte, braço, e captadores, e sobre a microfonia justificou falando que era do GDI-21.
    A minha guitarra anterior, ibanez GRG-150, nesse exato equip, inclusive no GDI, não dava microfonia nenhuma.
    Outra observação é que lá no estúdio eu conseguia falar nos captadores como se fossem microfone. Era possível escutar minha voz nitidamente no amplificador.. hauahuahuhauhau
    Ultimo detalhe é que a guitarra não deu microfonia com a distorção valvulada do Laney TF320 do ryushin

    Engraçado que não há microfonia usando o GDI com outras guitarras, e nem usando a EVL-K4 com outros pedais de distorção (não testei com outro clone GT-2), mas quando junta os dois há.
    o problema com certeza não é no amp, nem do DOD, nem nos cabos, pq desses ai ja testei diferentes amps e cabos e não resolveu. Agora estou em dúvida se é culpa do GDI ou da guitarra/captadores, ou dos dois.. hauhauhuahua
    E agora.. o que pode ser? E qual a solução?

    Abraços!

    ryushin
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: ryushin
    · votar


    Renkar
    Seria legal se alguém com algum problema semelhante pudesse ajudar. O que não é o meu caso. Boa Sorte =]

    trendkill
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    estranho...

    voce testou outras guitarras no mesmo equipamento, com mesma regulagem?

    o gdi apita aqui tbm, assim como alguns outros clones do gt-2, isso dependendo do local que estou, do nivel de ganho, e do volume, mas geralmente ele apita...

    tenta usar o gdi + guitarra+ amp somente isso, e ve oque da... e depois usa esse seu delay com outro pedal de distyorção que voce tenha certeza que não apite

    UGO_RJ
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    estranho, pois vi um video hj no youtube de um cara com uma Cort EVL K4 e Behringuer GDI

    http://www.youtube.com/watch?v=w2VB_dYRsm4

    Renkar
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    ryushin
    Valew kra!
    =)

    trendkill
    antes de pegar a EVL-K4 no início de janeiro, eu tinha uma ibanez GRG-150, e com ela eu tocava tanto em casa quanto no estúdio com um volume bem alto, e não dava essa microfonia.. mas esse é o teste mais recente que eu tenho (de 1 mes atras).. de qualquer forma eu vou testar outra guitarra nesse quip no ensaio da semana que vem se eu não resolver o problema..
    O ganho do gdi eu nem deixo no maximo.. deixo em 12h e uso sempre Mesa/Hot/Center. Mas quando eu coloco na simulação de marshall apita muito mais, aí já fica intocável mesmo.
    Ah! e eu já testei sem o pedal de delay, dá a mesma microfonia.


    UGO_RJ
    mas num volume mais baixo/razoável o GDI não dá nenhuma microfonia aqui. Agora se aumentar o volume bastante a nível de ensaio por exemplo dá muita microfonia. E se usar a simulação de marshall.. ai fica dificil até de tocar em casa.. ta foda ahuahuahuhaua
    e tb o GDI do vídeo é embutido no amp.. já aqui é o pedalzinho de plástico, que nao tem blindagem nenhuma.. aí nao sei.. mas mesmo assim se o cara gravou num volume razoavel/baixo nao daria microfonia mesmo

    600 ml
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Equalização, acho que é isso.
    Tem tambem o caso dos captadores muito próximos das cordas. Atrapalha.
    Tem muita coisa que pode ser... tenta diminuir o drive e ve o que acontece. Mas microfonia sempre vai existir. o negócio é controlar ela.

    Renkar
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    tanto o pedal quanto o compartimento da parte elétrica da guitarra não são blindados..
    isso poderia ser a causa?

    obs: até agora to impressionado sobre como esses captadores captaram minha voz tão facil e nitidamente la no estudio.
    Por isso penso que talvez o problema seria realimentação através dos caps, que no caso estariam funcionando (tb) como se fossem "microfones".. mas se for isso mesmo não tenho nem ideia de uma solução..

    600 ml
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Renkar


    Pode ser sim.... se os caps pegam voz é porque eles são bem "abertos", aí vai dar microfonia mesmo, não tem jeito.

    Eu uso um que puxa muito feedback, acabei me adaptando ao cap. Adorei!


    Saúde!

    Renkar
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: Renkar
    · votar


    600 ml
    pois é
    o luthier regulou a altura dos caps semana passada. Antes realmente o captador da ponte tava pertissimo das cordas, mas depois que regulou deu uma distancia boa.
    Daqui umas semanas deve chegar o Prodrive de um amigo.. aí vou testar ele no meu quip, pra ver se é culpa do GDI, ou do GT-2 em si + a EVL-K4 (com os EMG-HZ).
    Mas até lá ainda tento resolver o problema..

    iS_LaSh
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Creio eu que seja o fato de vc estar tocando perto do ampli, 1 metro nao faz diferença ...

    Nao é normal, Se nao me engano esses captadores Humbuckers são quase impossiveis de se tirar uma microfonia dele, ao nao ser se ligar 3 pedais de distorção ao mesmo tempo ...

    Talvez seja isso ...

    Renkar
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    iS_LaSh
    mas estranho mesmo.. sendo que nem à frente do amp eu estava.
    com outras guitarras conseguia até ficar à frente do amp com um volume bem maior que não dava microfonia nem apitos..

    Renkar
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    up..

    iS_LaSh
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Renkar
    Eu tinha uma guitarra assim, porem era uma Strato com 3 Singles e eu tocava metal com o negocio



    era horrivel qnd eu ativava a dist ... Soh microfonia msm ...hahahah

    Agora se nao for isso eu nao sei mais o que pode ser ... =/

    nettoroses
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    cara muito estranho isso
    pode ser ate regulagem do gdi
    pq tipo vc sabe ne que sempre que usar
    uma guitarra diferente em qualquer equip
    tem que regular o msm pra se adequar a guitarra

    Renkar
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: Renkar
    · votar


    iS_LaSh
    hahahaha
    mto estranho esse problema.. eu fico imaginando se eu virasse a guitarra pro amp pra fazer aquele feedback em um show ou mesmo no ensaio. Se eu faço isso estoura os ouvidos de todo mundo com os apitos/microfonia.
    Não é normal microfonar tao facil assim..

    nettoroses
    muito estranho mesmo.. semana passada eu tava crente que a microfonia ia parar qdo regulasse altura dos caps, ou que o luthier soubesse uma solução pro problema, mas ele simplesmente justificou com o gdi e só..

    Renkar
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    up!
    ainda tenho esperança de encontrar o problema..
    e pra quem postou valew mto pela ajuda!
    Abraços

    silvio_rp
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Realmente tenta blindar o interior da guitarra (mesmo que nao for esse o problema) e o GDI tb (Abre ele e "encapa" o interior dele com papel aluminio).

    Renkar
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    silvio_rp
    depois entao vou mandá-la num luthier pra blindar o interior.. e o gdi eu mesmo abro ele e encapo com o papel alumínio!

    Deji
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Renkar
    \m/

    Renkar
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Opa galera!

    Tive uma idéia
    Vou numa loja de música e vou testar um gdi novo com uma MH-250 (que tem caps EMG-HZ)
    se der microfonia é o gdi que não casa mesmo com esses caps..
    se não der microfonia eu testo a MH-250 com meu gdi pra tirar duvida qto o meu gdi.
    Se tb não der microfonia daí já é a minha guitarra mesmo.

    Agora se o gdi não casar mesmo com os caps o jeito vai ser testar com o prodrive de um amigo.. se der certo eu compro outro gt-2 clone, agora se ate os clones não derem certo tô pensando em pegar pedal de dist da rocktron que me interessaram muito (Metal Planet e o Rampage)

    é isso
    Abraços!

    infernalguitar
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: infernalguitar
    · votar


    Amigo, tenho o mesmo problema que vc e não acho solução. Tenho uma MH-250 com os EMGs Hz H4, uso o drive do Simulamp. A microfonia não é normal, é absurda a partir de um certo volume... Tenho uma Ibanez que não dá essa microfonia. To achando que são os captadores. Mas não testei outro Drive pra ver se não pdoe ser o pedal. Descobriu o que é?

    Renkar
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Renkar
    · votar


    UP, apenas para deixar o tópico completo.
    Depois de mais de 1 ano... hehehe

    Já estou com a Evl-K4 há 2 anos.
    Fiz show com o GDI-21, e não tive dor de cabeça com apitos. (amp microfonado, um Marshall com falante de '12)
    Porém em ensaios a microfonia atrapalhava um pouco.

    Antes eu tinha um GDI-21, e agora estou com um Doctor Drive da Meteoro.
    Depois que troquei de drive, não posso dizer que o problema de microfonia foi resolvido, mas foi amenizado um pouco..

    No geral, acho que isso tem a ver com as características do EMG-HZ mesmo.
    Recentemente coloquei as bobinas do HZ do braço em paralelo (elas vem em série de fábrica), e agora o cap está com menos ganho, e mais brilhante e definido.
    Dessa forma, o cap do braço não dá mais microfonia nenhuma e o timbre está melhor para meu gosto, problema resolvido!

    rcorts
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Quem tiver a noção me ajuda aí: Eu fui ensaiar na última Segunda e liguei meus equipos na seguinte cadeia:

    Fender Strato Mexico (3 single coil) > Cry Baby Dunlop > Boss Md-2 > Marshall Jackhammer 1 > Boss chorus (não sei o modelo do meu chorus) > Delay Black Snake > Amp Meteoro (não sei o modelo, mas não gostei dessa porcaria).

    No começo do ensaio não tava dando microfonia (quer dizer, tava dando só um pouco de microfonia).

    Mas o sinal geral da guitarra tava num volume baixo e como o batera senta a porrada na caixa e nos pratos o vol da guita sumiu no meio do bolo. Sem falar que o baixista colocou o baixo muito alto.

    Então os caras ficaram me atormentando pra aumentar o ganho da distorção (mas ainda ficou baixo). Decidi aumentar o volume dos pedais de ganho. Nessa hora foi uma bagaçeira, eu mal podia ligar o volume da guitarra que a microfonia comia solta. Parecia até uma porra duma turbina de avião.

    Detalhe: lá em casa, no meu amp (peavey studio chorus 210) ligo tudo isto no canal clean e não dá tanta microfonia, mesmo em volumes mais altos. Com exceção do Jackhammer, que tem muitos ruídos.

    Se alguém tiver uma idéia pra me ajudar eu agradeço.

    Obs.: uso uma fonte independente só pro Cry baby, então não imagino que seja este o problema.

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    rcorts

    Cara quando isso acontece comigo( Fender Americana - Me-70- Meteoro Jaguar) faço três coisas simples:

    1 - Grito com o resto da banda pra eles tocarem com um volume humano;

    2 - Me afasto o máximo possível de campos magnéticos(Amps, e Etc) porque minha fender tem 3 single coils, e eles são suscetíveis a microfonia mesmo;

    2.5 - Antes de aumentar o volume do amp, compenso diminuindo o ganho master da pedaleira, já que não vai haver necessidade de tanto ganho, com o volume bem aberto;

    3 - Se nada disso resolver, quando o espaço é pequeno, diminuo o ganho individual das distorções e capricho na pegada para compensar.

    Minha outra observação, é que as vezes, um compressor bem regulado antes de toda a cadeia, resolve muito este problema, pelo fato de ele corrigir as disparidades de volume, e diminuir a necessidade de ganho exacerbado.

    rcorts
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Paul.Gilbert
    Veterano



    Valeu pelas dicas Paul.Gilbert.

    Realmente os caras da minha banda são muito sem noção mesmo. Fica um zumbido infernal dentro do estúdio.

    No último ensaio eu levei meu amp e já reduziu bastante as microfonias, fora que meu amp tem mais potência e eu não precisei aumentar tanto o ganho dos pedais.

    A respeito do compressor ou talvez de um limiter, acho que poderá ajudar bastante.

    Agora os caras estão me dizendo é que o som da distorção tá rachadiça. Sei lá o que quer dizer isto?

    Tô achando que ele (o baixista), não curte muito o timbre de strato, kk k k. A minha guita tem o braço em maple e corpo em alder, 3 single, aí o som fica cheio de agudos. Talvez seja o que ele não está gostando.

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    rcorts

    Não é ele quem tem que gostar do timbre... Eu sou chato com timbres, sempre que algum não me agrada, eu opino, mas sempre respeito a opinião pessoal do próximo...

    Som rachadiço, eu não tenho idéia, do que seja, muito satrurado, talvez?

    Baixistas, no geral, tem uma síndrome de volume, eles acham que o instrumento por ser grave, é pouco presente e tem que estar no talo. Eu toco baixo também, mas percebi que a presença do baixo vem de uma boa equalização dos médios, e não do volume em si.

    Dá essa dica para ele, regular o amp, com poucos graves(afinal o instrumento ja é grave), rico em médios e com uma boa presença de agudos... O timbre passa a ser muito mais notado, sem muito volume... Eu odeio quando o baixo está tão alto, que faz a caixa e o bumbo da bateria tremerem...

    erickchba
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Caso alguem ainda sinta curiosidade neste caso. Tenho uma LTD m200 FM e posso dizer que essa questao de apito acaba sendo por causa dos EMG HZ H4 mesmo, eles sao realmente meio "abertos", meio rasgados, e sao meio agudos (isso acaba tornado mais facil os harmonicos articiais e os squels estilo satriani, dimebag). Isso é uma caracteristica do captador mesmo. O que voce tem que fazer é se adaptar, procurando sempre mexer no tom/volume, e/ou colocar um pedal de EQ logo depois da guitarra (ou seja, antes do drive), cortando os agudos de maneira ponderada (porem comprometendo um pouco a caracteristica meio "estourada", "gritante" deste captador).

    rcorts
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Paul.Gilbert
    Veterano


    Eu toco baixo também, mas percebi que a presença do baixo vem de uma boa equalização dos médios, e não do volume em si.

    Dá essa dica para ele, regular o amp, com poucos graves(afinal o instrumento ja é grave), rico em médios e com uma boa presença de agudos... O timbre passa a ser muito mais notado, sem muito volume



    Valeu Paul.Gilbert, vou dar a dica pro cara. Não tinha pensado desta maneira ainda.

    Obrigado e feliz ano novo!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Microfonia/Apitos Evl-K4 + GDI-21