Dúvidas Guitarra Condor RX 30 - Madeira, Troca de captadores, etc

    Autor Mensagem
    erickchba
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: erickchba


    Olá, já faz algum tempo que já tenho essa guitarra e gostaria de exclarecer umas dúvidas. Já pesquisei aki no forum mas nao achei respostas concretas para minhas dúvidas.

    Quanto a madeira do corpo da Rx 30, eu sei q eh Basswood, mas eh compensado?


    Eu trokei o captador da ponte (Hambucker) por um Select by EMG Hambucker, que aliás tem um ótimo som quando Clean (pra falar a verdade, é "quase um single" pois possui um timbre bastante limpo) e tem bastante peso quando distorcido (igual como a qualker outro hambucker, digo isso pq me disseram q os EMG's tem o som muito pesado quando distorcido, mas nesse nao vi nada de especial nesse sentido no Select). Bom, mas isso ainda não eh a questão.

    A questão eh a seguinte (a tal dúvida é q está me matando):

    Intão gostaria de saber. Se eu colocasse um EMG HZ H4 (que está com um ótimo preço, cerca de R$230) no lugar desse Select e colocasse esse Select no braço (no caso eu cortaria o escudo, e quanto a madeira, a guitarra já tem espaço interno para tal) se isso seria uma boa ideia? Digo isso pq estou em dúvidas se o timbre do Select no braço vai ter akele som "gordo" típico do braço ow vai continuar com o timbre de como se estivesse na ponte?

    Abigobaldo
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    erickchba

    axo q num eh compensado naum veio... e axo q o peso dos EMG q o povo q t disse devem ter falado dos ativos da EMG... esse não é ativo certo?

    erickchba
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: erickchba
    · votar


    Não, esse Select eh passivo mesmo

    UGO_RJ
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: UGO_RJ
    · votar


    se for colocar EMG coloca os ativos

    R$230 não vale num Hz...

    Soulface
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    erickchba
    eu sei q eh Basswood, mas eh compensado?
    Essa pergunta não tem lógica.
    Se vc sabe q é de basswood, deveria saber se não é de compensado. Ou então vc apenas pensa q é de basswood. hehehehehehe

    Todo captador tem um timbre mais cheio no braço do q na ponte. Isso acontece por causa da vibração das cordas em relação à captação.
    Mas isso não qr dizer q o captador vá perder as suas características originais só pq se mudou de posição.

    erickchba
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: erickchba
    · votar


    Deculpe se eu fiz uma pergunta meio sem fundamento, mas eh q eu nao conheço muito sobre madeira de guitarra. Mas intao, seria possivel o corpo ser de Basswood mas ser um Basswood compensado na Rx 30?

    eu ouvi muito bem desses EMG HZ H4, sei ate q o Alexi Laiho do Childrem of Bodom usa-os (dizem q ele eh a versao do EMG 81 so q passivo, e q esse sim tem timbre bem pesado como o 81). Mas ficaria legal se eu passasse o Select by EMG da ponte pro braço?

    UGO_RJ
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    erickchba
    eu ouvi muito bem desses EMG HZ H4, sei ate q o Alexi Laiho do Childrem of Bodom usa-os (dizem q ele eh a versao do EMG 81 so q passivo, e q esse sim tem timbre bem pesado como o 81). Mas ficaria legal se eu passasse o Select by EMG da ponte pro braço?



    cara, EMG Hz é podre....

    se vc for gastar dinheiro comprando 2... é melhor comprar o kit zakk wylde ativo que ta uns R$600

    erickchba
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: erickchba
    · votar


    UGO_RJ

    Tudo bem que vc nao goste do EMG HZ H4, mas ha muitas opçoes de captadores por ai. Eu nao preciso comprar necessariamente o EMG H4. Além disso eu so dei um exemplo de captador, sendo bem vinda qualker sugestao.

    Intão, vou fazer uma supozição: Se eu colocasse um Dimarzio Evolution (ow qualker outro) na ponte e passasse o Select by EMG da ponte pro braço, o som desse Select ficaria "gordo" ow continuaria como se estivesse na ponte.

    Deculpem pela perguntas mas eh q eu preciso saber sobre essas coisas urgentemente, pq isso eh a unica coisa q esta me prendendo as minhas decisões.

    Soulface
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    erickchba
    Se eu colocasse um Dimarzio Evolution (ow qualker outro) na ponte e passasse o Select by EMG da ponte pro braço, o som desse Select ficaria "gordo" ow continuaria como se estivesse na ponte.
    Depende das características do captador cara.
    Embora a posição q ele é colocado influencie no seu timbre, cada captador tem a sua característica sonora.
    Pra saber mesmo com fica, só colocando lá e testando.

    erickchba
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Mas eh quanto a um captador pra ponte? oq vcs me recomendam? Um DiMarzio Evolution, DiMarzio The breed, EMG 81. Eu gostaria mesmo de um q fosse mais versatil, dando pra tocar Metallica no estilo "..and justice for all" e até Steve Vai, Dream Theater, mas nao passesse de 300.

    Pq o UGO_RJ "malhou" o EMG HZ H4 ali em cima? Pq ele disse q o EMG HZ H4 eh ruim (levando em conta q HZ H4 tem o ganho, agudo, medio e grave igual a do EMG 81)?

    Soulface
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    erickchba
    PQ pelo preço q vc vai pagar nele, compensa mais vc pegar um 81. Só q aí, vc teria q trocar o do braço tb, e isso já não compensaria.
    Mas é questão de gosto... cada um tem o seu.
    Eu naõ vou falar nada sobre o HZ pq eu nunca tesei.
    Só posso falar com propriedade dos 81/85 pq eu tenho e são muito fodas mesmo!

    jimmy vandrake
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Soulface
    Fala aí mano! é nóis na fita, abçs.

    erickchba
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: erickchba
    · votar


    Eu to em dúvidas, pq na loja q eu olhei o EMG HZ H4 ta R$230,00 novo, o EMG 81 vendido separadamente ta 350 (R$ 120 a mais q o HZ H4, muita coisa) o EMG 85 vendido tambem separadamante ta R$350,00. Já o kit do Zakk Wylde (EMG 81 e EMG 85) ta 620.

    Cara eu to afim de compra só o da ponte mesmo. Ainda sim, levando em conta o preço, vc acha q não vale apena pega o HZ H4 (q como ja foi dito tem as mesmas caracteristicas do 81)?.

    Eu disse no maximo R$300, mas se for mais barato, melhor ainda.

    Eu só kero comprar um pra ponte mesmo pq eu nao kero me desfazer desse Select by EMG, ainda mais se ele ficar bom no braço (alguns podem até não acreditar mas ele eh muito versatil, tem um som limpo e cristalino quando clean e peso normal quando distorcido).

    Soulface
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    erickchba
    Então pega um passivo par aa ponte cara.
    Agora, ql vc deve pegar, já é outra questão.

    erickchba
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: erickchba
    · votar


    Analizando somente o EMG HZ H4, sem o o comparar com outros captadores, algum de vcs acha q ele se sairia bem?

    Obs: Estou dando preferencia a captadores passivos, pq ouvi dizer q pra colocar captadores ativo, terei q trocar "toda" a parte eletrica (estou evitando gastar de mais), alem disso tem akel historia q os ativos nao tem interaçao com a madeira.

    Eric Lance Abbott
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Mas intao, seria possivel o corpo ser de Basswood mas ser um Basswood compensado na Rx 30?

    possível e provável
    a guitarra custa 300 reais nova
    já é quase um atestado de compensado :(
    não acho que valha a pena vc gastar o valor da sua guitarra num captador

    erickchba
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: erickchba
    · votar


    Quando eu fui comprar a minha Rx 30, estavam nas estantes a Rx 10 (3 singles), a Rx 20 (tambem 3 singles) e a Rx 30 (1 hambucker e 2 singles). Eu percebi q a Rx 10 e a 20 tinha 3 singles intao perguntei ao vendedor: "Qual a diferença entre a Rx 10 e a 20?". Entao o vendedor me respondeu: "A captaçao eh a mesma, porem a Rx 10 e de compensado". Eu ja ouvi falar q a madeira basswood eh muito versatil e tb muito barata e tb ja ouvi falar q as vezes sai mais caro pra empresa fazer o compensado e moldar o corpo da guitarra do moldar em uma madeira q ja tem um baixissimo custo.

    Eu gostario de saber se há alguem aki q tivesse esperiencia mais profissional ow mais afundo no assunto de madeira das guita para responder concretamente essa pergunta.

    Alguem??? :)

    Eric Lance Abbott
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    erickchba

    vc so vai saber tirando a prova
    vendedor nenhum sabe o que tem dentro de guitarra nenhuma
    se vc perguntar se é mogno, tem 90% de chance do vendedor dizer que sim
    hehueuheuue
    vendedor só fala mal de uma guitarra quando é pra te empurrar uma mais cara
    fazer guitarra de compensado nunca sai mais caro, pq o compensado eles fazem justamente das sobras de madeira
    eles não desperdiçam uma lâmina

    Soulface
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    erickchba
    Pra saber se é de compensado, só desparafusando o braço ou tirando o escudo. Aí dá pra ver se é de compensado ou não.
    Qnto ao basswood, realmente é uma madeira "meio termo". É versátil, mas por ser uma madeira mais "mole", não tem um timbre tão encorpado.
    Qnto ao compensado sair masi caro...
    Só se for contar todas as peças de madeira q foram utilizadas para obter sobras o suficiente para se moldar uma guitarra! hehehehehe
    Sem contar q compensado nem sempre é junção de um só tipo de madeira...

    [raptor]
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: [raptor]
    · votar


    erickchba
    Cara, no site da Condor diz que a RX-30 é de Agathis, que segundo o Bertola seria uma espécie de cedro asiático de qualidade inferior. Não creio que seja de compensado, apesar da guita ser bem leve, mas ela tem 0,5 centimetro a menos de espessura que as stratos comuns.

    Anyway, já que captadores vc sempre pode reutilizar se trocar de guitarra, e pelo visto vc gostou do H4, então siga seus instintos e boa sorte. No mínimo vai ser bem melhor que o cap original.

    Uma coisa que mudou muito o som da minha foi colocar cordas 0.10 da GHS, essas cordas tem um brilho, sustain e volume incrível.

    EuFemismo
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    OK, mas a rx-10 e rx-20 sao de compensado?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas Guitarra Condor RX 30 - Madeira, Troca de captadores, etc