Problemas com estudo (by bocadecachaca)

Autor Mensagem
    bocadecachaca
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: bocadecachaca

Meu, tenho que desabafar, acho que eu sou meio retardado.... comecei a tocar guitarra um pouco tarde, nos meados dos 17 anos... há 3 anos atrás, foi que eu comecei a encarar isso de forma mais séria, foi quando eu fui adquirindo e aprimorando técnicas... só que não ha uma consistência na maneira de estudar... eu tenho métodos de Paul Gilbert, Richie Kotzen e Petrucci, que foram e são muito úteis para mim, Paul e Petrucci, eu tento tirar o máximo de proveito em palhetada alternada e pegada precisa, ja do Richie, pqp, aquele cara é magnífico em tudo, vocês ja viram a música de entrada da "Rock chops"??, desde os ligados, sweeps, salto de cordas, alavancadas e até a forma que ele se expressa...

minha técnica fica melhor a cada vez que eu treino, só que a vida não é só estudar licks e técnicas...

Problema 1:

eu venho "tentando"estudar harmonia de forma organizada, mas não consigo, eu começo a estudar "C7M" em todas suas posições e inversões, dai no outro dia ou eu não estudo ou eu vejo outra coisa, ai na próxima vez que vou estudar harmonia, eu esqueco e volto para "C7M", atrasando tudo... isso me da um peso na consciência o dia inteiro, porque eu sei que tem alguém la no "cafundó do Judas" que está estudando e eu estou ficando para trás, fora isso tem que estudar os arpejos e as escala que compete esse acorde

Problema 2:

Meu, tenho 2 problemas na hora de improvisar, uso muitos licks ou padrões de meus guitarristas preferidos, não que isso seja errado, mas tipo, as vezes eu me limito muito a isso, perdendo um pouco no lance da criatividade e soando muito "na telha" para o ouvido da galera...

O outro problema é que eu sou muito limitado a uso de "shapes" de escala, ainda não decorei toda as notas da escala do braco, por sorte, quando a escala é maior ou menor e dependendo da tonalidade, eu lembro dos intervalos , só que de qualquer forma, eu to me achando muito artificial e robótico...

alguém vai vir dizer para eu criar um cronograma de estudos, eu sempre tento montar isso, mas nunca sigo o roteiro, confesso que eu não trato a guitarra com a devida atenção que ela merece, as vezes deixo de estudar para ir beber com os amigos, ou quando converso com alguma gatinha que to desejando muito me faz ficar distraído...

o que vocês puderem fazer para me ajudar, vou estar agradecendo, porque se estudo de guitarra definisse se a gente vai para o céu ou inferno, eu certamente tava no purgatório :S

Fabianorenno
    Veterano
    # jan/07
    · votar

eu tenho o problema 1 tb... =(

_FrEd_
    Veterano
    # jan/07
    · votar

bocadecachaca

Arranje o livro "Harmonia e Improvisação" do Almir Chediak, eh um ótimo livro que explica com detalhes a teoria musical (problema 1) e a parte de improvisação (problema 2).

*Apesar de ser voltado a MPB, o livro eh mttttttttt bom...

*qnt a improvisação, td eh uma questao de pratica: com o tempo as escalas vão fluir mais facilmente, vc olha pro braço e ja ve tds as notas da escala e tal, o ouvido bem acostumado tb sabe as notas certas pra parar... enfim, pratique em apenas uma tonalidade ateh vc pegar a manha e dps treine em outras.... e o principal: tenha paciencia!

busterchair
    Veterano
    # jan/07
    · votar

cara, "decora" o braço da guitarra e todas suas notas e mto importante os intervalos tb.. mas tem q se do tipo bateu o olho na casa ja ta vendo a nota escrita ali manja..
    e a respeito de improvisação é pratica.. pratica e mais pratica..
    crie seus proprios licks e escreva eles.., altere os licks de seus guitarristas preferidos tb ,é bem bacana..

e monte um roterinho de estudo pra vc, mas tem q partir de vc querer aprender
    abraçooo
    qq coisa tenho exercicios aqui

Jg Destroyer
    Veterano
    # jan/07
    · votar

Kara os seus dedos vao seguir as notas, Nao vai estudando q nem louco achando q qndo termina tudo vai improvisa igual o Petruci, nao e bem assim..
    Tem gente q nao entende nada de escala (um amigo meu q toka git a 5 anos e nunk istudo isso ((ele tem seus 2 problemas isaehuasheuh)) e faz solos magnificos numa boa..
    E qestao de tempo, mta gente ja me disse isso e agora to passando meus conehcimentos ninja com vcs ;)

Jg Destroyer
    Veterano
    # jan/07
    · votar

Ah, Claro que as escalas ajudam (e como ajudam) mas nao sao essenciais nem unicas maneiras de se improvisar)
    Mas nao pare de estudar nao kara, e mto mto util estudar isso ae!
    Inclusive estude partituras, outra coisa q foi instinta com o gitar pro, mas partitura e mto, mto util msm kara, passei 4 meses estudando as furmiginha e nao me arrependo hj ;P
    Abraços

busterchair
    Veterano
    # jan/07
    · votar

é verdade.. estude partituras..
    no site www.teoria.com tem um tutorial bem bacana e eu to motando um tb pra estudo..
    abraço... não desista..

Jg Destroyer
    Veterano
    # jan/07
    · votar

a
    Se nao tive grana pa compra um metronomo (essencial pra pega partirua)
    Tu pede a algm pra fika com uma caneta ou um lapis e com um relogio na mao batendo pra vc xD
    Qndo tu pega pratica c consege com o relogio e com o pe
    Com mais pratica ainda, vc faz na mente :P

Adrianodevil
    Veterano
    # jan/07
    · votar

isso me da um peso na consciência o dia inteiro, porque eu sei que tem alguém la no "cafundó do Judas" que está estudando e eu estou ficando para trás,

Ahhhhhhhh meu pau de óculos... Já pensou em ter uma vida normal? Ter amigos, beber cerveja, plantar uma árvore?

Pqp... Toque sua guitarra em paz e pare com essa alienação do caralho...

André_Decathlon
    Veterano
    # jan/07
    · votar

isso me da um peso na consciência o dia inteiro, porque eu sei que tem alguém la no "cafundó do Judas" que está estudando e eu estou ficando para trás

caralho, vc ta tocando guitarra pra vc ou pros outros?
    pqp cara... toca o tanto que vc quiser... os vais e petruccis da vida se matavam la na casa deles 16 horas por dia mas com prazer cara... nao adianta querer fazer algo forçado...

Raven_Heart
    Veterano
    # jan/07
    · votar

sso me da um peso na consciência o dia inteiro, porque eu sei que tem alguém la no "cafundó do Judas" que está estudando e eu estou ficando para trás
    bocadecachaca
    Creio que esse seja teu maior problema...guitarra ta deixando de ser diversão e virando obrigação...acaba se tornando chato mesmo, fica até mais difícil de aprender coisas novas...
    Aconselho vc a ver a guitarra como tua amiga, não como uma apostila que vc tem que estudar...pega a guita e começa a brincar...sentir o som, ir experimentando. Ficar preso a métodos e escalas vai te deixar mecânico mesmo...se der na telha fazer alguma coisa totalmente fora dos padrões, pega e faz, se vc curtiu, ta ótimo...senão vai experimentando até achar o que vc quer. O mais importante no teu caso acho que é decorar o braço da guitarra mesmo, isso facilita MUITO as coisas. Na minha opinião, se vc passa meia hora estudando o braço e outra meia hora tocando sem compromisso, sentindo teu som e criando uma identidade própria, tá tirando bem mais vantagem do que aquele cara que ficou 2 horas tirando licks do Vai, do Malmsteen, subindo e descendo escalas, etc...
    Talvez alguém não concorde com isso, mas é o que acontece comigo, e é como eu vejo as coisas...estejam à vontade pra discordar.
    Tomara que vc encontre logo teu caminho, cara...Boa sorte.
    Abraços

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Problemas com estudo (by bocadecachaca)