Guitarras Signature: falta de culhões das fábricas nacionais?

Autor Mensagem
edalko
Veterano
# jan/07


Ae

Não sei se só eu reparei isso, po... todo mês que pego a Guitar Player ou a Cover Guitarra tem o lançamento de uma guitarra nacional signature... Principalmente Tagimas...
Será que as fábricas nacionais acham bacana isso?

Eu NUNCA compraria uma guitarra nacional signature. Primeiro porque são feias pra caralho e a unica coisa que muda ali são caps e ferragens.

E depois, o estilo da guitarra foi desenvovido para aquele guitarrista de acordo com suas preferências.
Eu prefiro escolher uma guita de acordo com meu gosto e fazer com um luthier de qualidade.
E outra, acho nada a ver comprar uma guitarra só porque é a usada por fulano e leva seu nome. AInda mais se for nacional...
Vc não vê um cara de banda famosa usando a Les Paul do Zakk
Afinal o caranão vai fazer propaganda pro outro...

Acho eu que os caras das Tagimas da vida devem chegar para os guitarristas que estao começando a se destacar e dizem: querem usar minhas guitarras?
Daí os caras respondem: OLha meu, só se eu deselvolver a MINHA guitarra, daí sim, porque dessas que vcs tem não gosto de nenhuma...

Agora pergunto:

Quando as fábricas nacionais vão ter culhões de criar seus próprios modelos, com qualidade, e oferecer aos músicos esses modelos?
Tipo: olha aqui ô Daniel-Sam... eu tenho essa guita aqui, tá a fim de divulgar minha marca e vc terá de graça, com suporte e talz...???

Sem ficar com essa bichice de a toda semana lançar um modelo signature para "se adaptar ao gosto do pseudo-musico-famoso"?
Que babaquice meu...

Que façam três modelos decentes... se forem bons lógico que os músicos vão comprar e querer usar. Não precisam lançar signatures pra isso...
Que façam lá o modelo popularzão, mas que tenhamentão pelo menos uns 3 modelos top de linha para que o publico se identifique com a MARCA e não com o MUSICO

Coisa de BRasil...

A Fender, lógico que tem os modelos signature dela, mas o basicão mesmo são as stratocasters que são show de bola.
As gibson idem. AS standard e Custom são show de bola e aclamadas pelo público...
As Parker também... PRS...

Daqui a pouco vão lançar a Tagima Chimbinha... Frank Aguiar... Junior Lima...

E aproveitando o gancho, dá pra ver que os caras das fábricas não tem nenhuma visão...

Olha só:

Tá havendo uma super valorização das guitarras Giannini (o que já foi alvo de discussão aí no FCC com relação à qualidade x vintage), onde uma guitarra Sonic da década de 80, que foi minha primeira guitarra, e não pagaria dé-real por ela, tem neguinho pedindo mais de 200,00 reais.
Puro saudosismo...

Mas que estão tendo uma valorização, estão sim...
Só que a Giannini perdeu o controle sobre a época de seus instrumentos, de modo que parece que os técnicos de lá só se baseiam naqueles catálogos disponíveis no site, onde uma guitarra pode ser de 1978/79 ou 1984/86 sem qualquer parametro para identifica-la.

Porque os caras não pesquisam a fundo saber a data de fabricação, origem das peças, madeiras utilizadas, fazem uma espécie de recall para identificação??
Isso faria com que as guitarras de 1960/1970/1980 tivessem uma valorização o que alavancaria a marca Giannini.

Afinal, aqui... somente quem tem história pra contar é a Giannini... o resto só lança signature...

Mickey Mouse IV
Veterano
# jan/07
· votar


Sinceramente?

Garoto, procure pesquisar mais sobre os produtos nacionais. Não seja tão imprudente nos seus comentários, você falou muita coisa aí que, sinceramente...tem muito o que aprender.

Um abraço

JoeCruzGuitar
Veterano
# jan/07
· votar


Já eu acho que muito do que voce falou tem muito sentido.

A Tagima por exemplo, usa o nome de grandes musicos nacionais pra tentar alavancar vendas, pq os instrumentos são ruins.

E mesmo considerando os instrumentos de primeira linha signature deles, dá pra comprar muita coisa bastante melhor pelo mesmo preco.

Já foi o tempo em que o Tagima prezava pela qualidade.

Hoje o lance é fazer grana com baixo custo e a qualidade fica em segundo plano.

JoeCruzGuitar
Veterano
# jan/07
· votar


Hoje em dia na industria nacional é Marketing 99.99% e qualidade 0....001%, infelizmente.

Pra gastar pouco podem até valer a pena, pra gastar um pouco mais a saida é comprar instrumento de marca boa/reconhecida ou investir num hand made brasileiro, e nisso a gente tem varios muito excelentes.

edalko
Veterano
# jan/07 · Editado por: edalko
· votar


Sinceramente?
Garoto, procure pesquisar mais sobre os produtos nacionais. Não seja tão imprudente nos seus comentários, você falou muita coisa aí que, sinceramente...tem muito o que aprender.
Um abraço


Opa...
Desculpe amigo, não quero criar discussões, mas acho que o leviano aqui é vc.
Garoto????
Tenho 33 anos toco desde os 12 anos, e tive acesso a muito equipamento nacional (quando vc nem tinha nascido ainda - pois tem apenas 18 anos né??) quando ainda nem eram liberadas as importações.

Então tenho respaldo para apontar meu ponto de vista em relação às fábricas nacionais e sobre o tema do tópico.

edalko
Veterano
# jan/07
· votar


JoeCruzGuitar
Membro


Que bom... uma cabeça pensante...

silvio_rp
Veterano
# jan/07
· votar


Eu concordo contigo mas tem alguns pontos que fica complicado. Se voce hoje tivesse uma marca de guitarras, ja pensou em quais modelos voce fabricaria??? Voce teria que desenvolver modelos novos. Se fossem baseados, nao seriam tao bons e nao teriam tanto prestigio quanto os originais. Se fossem próprios, dificilmente teriam aceitação pela maioria dos guitarristas. Entao vc fica num quadro complicado pois todo mundo quer os mesmos modelos, hoje.

E o pior eh que se voce copia e sua guitarra fica boa começa a tirar mercado e toma processo, como Fender e Gibson fizeram com alguma marcas a um tempo atras.

Até mesmo marcas com qualidade indiscutível ficam um pouco apagadas, como ESP, Chavel, etc...

Mickey Mouse IV
Veterano
# jan/07
· votar


JoeCruzGuitar
Não citei a tagima, até porque nunca toquei nas signatures. Mas tive o prazer de tocar em uma Craviolla, e digo. mas que produto de qualidade. ÓTIMA guitarra. confortável, soa muito bem, realmente impressionante. Por isso continuo dizendo que foi imprudência isso. Estereótipos assim não fazem sentido.

Mickey Mouse IV
Veterano
# jan/07
· votar


edalko
JoeCruzGuitar
Membro

Que bom... uma cabeça pensante...


Quer falar alguma coisa comigo por acaso?

edalko
Veterano
# jan/07
· votar


Mickey Mouse IV
Membro Novato


Cara... se prestar a atenção no que vc disse, vc citou a Craviola: instrumento original Giannini... Tá certo que lançou o modelo Frejat, mas o modelo Craviola foi criado por ela...
É aqui que quero chegar...
Entendeu???

A marca ter uma identidade própria, antes de lançar signatures a rodo...

silvio_rp
Veterano
# jan/07
· votar


Mickey Mouse IV

No caso você baseia sua opinião no teste de apenas um instrumento e que é um modelo exclusivo, sem concorrentes e unico? Realmente discutível isso.

edalko
Veterano
# jan/07
· votar


Não to reclamando da fabricação... se ler bem o dselvolvimento do tópico verá que cito o fato de a marca nem ter uma identidade PRÒPRIA de guitarra e já lança zuzentas signatures....

Gostaria que a industria nacional tivesse uma identidade ´própria... ficou mais claro?

JoeCruzGuitar
Veterano
# jan/07
· votar


Silvio, pode crer, mas ESP por exemplo não faz mercado aqui, mas é muito forte na Asia e Europa.

Independente disto, os instrumentos deles são muito bacanas, mesmo os de segunda linha.

Isso que eu não curto na industria nacional, mesmo fazendo coisa barata, acho q a gente ainda fica bem atras de marcas como : Olp, Shelter, Cort, Ltd e outras.

Ai vem aquela discussão sobre a mão de obra na Asia, mas mesmo assim, aqui temos ótimos recursos naturais e bons profissionais, acho q com um pouco mais de boa vontade dava pra fazer equipamentos musicais com qualidade boa.

Eu acho por exemplo q uma Tagima "de fabrica" hoje em dia fica bem atras de uma Shelter, q é importada, e que chega aqui no Brasil com o mesmo preco de uma Tagima.

Impostos e mão de obra a parte, acho q a qualidade ainda nao chega nos niveis dos coreanos.

Pra bater equipo gringo e top então, só com bons luthiers mesmo.

edalko
Veterano
# jan/07
· votar


silvio_rp
Moderador


Realmente...

Mas achoq ue com a chegada da China, que chutou o balde e ferrou com tudo, lançando equipamentos com qualidade (discutível) a preço miserável, tentar lançar equipo de baixa qualidade seria suicídio.

Então porque não lançar equipamento nacional de boa-ótima qualidade?

É o que aconteceu com a industria de calçados:
Em Franca as fabricam fecharam aos montes por causa dos sapatas de plástico dos Chineses. Mas a Democrata investiu em sapatos de couro, caros (em termos) e comqualidade e ganhou mercado dentro e fora...

Eu só acho (na minha opinião) que o lançamento de signatures não é o caminho para marketing das fábricas...

Mickey Mouse IV
Veterano
# jan/07
· votar


silvio_rp
Estou só citando um exemplo, isso comparado à outras signatures que já toquei, que não foram poucas, e isso comparado a outras guitarras nacionais. Não concordo. talvez algum dia mude em relação à isso. E essa é minha opinião. Não gostou?
Lamento.

edalko

Não preciso de explicações. Acho que o mercado nacional tem a sua cara, diga-se de passagem os ótimos luthiers que temos por aqui. Cito aqui o Di Castelli`s(toquei em uma hoje, maravilhosa), Márcio Zagannin, Fabio Seiji, dentre outros bons profissionais. Realmente tem muita coisa boa no mercado nacional.

edalko
Veterano
# jan/07
· votar


Pra bater equipo gringo e top então, só com bons luthiers mesmo.

Isso é fato...
Vc citou a COrt... esses dias vi a Zenoxx e babei... qualidade de cosntrução inacreditável... som bacana, ótima pegada, sem rebarbas, pintura fosca linda... por 610,00!!!!!

é fogo

JoeCruzGuitar
Veterano
# jan/07 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


Mickey Mouse IV

Sou amigo pessoal do principal luthier da Giannini.

Ele tem criacoes proprias tão bacanas ou até superiores que uma Craviola, mas é um anonimo e não tem o poder de uma marca por tras dele.

A Gianinni faz uma guitarra industrializada aqui no Brasil, e ela chega no mercado na base de uns R$ 6000... e sem muito valor de revenda depois.

Com essa grana dá pra bancar Gibson e Fender usadas e de serie bacanas, e com valor de revenda garantido num futuro. Ou melhor, dá pra fazer com o proprio Luthier pela metade do preco e com hardware melhor.

Por este ponto de vista, acho os precos de uma Craviola Giannini completamente absurdos.

Apesar de reconhecer a grandiosidade do luthier que esta trabalhando lá. Acho que é um cara no nivel de um master luthier da custom shop gibson ou fender.

Mas por ser um instrumento feito no Brasil, com materia prima daqui, acho a politica de precos deles muito ruins.

Outro exemplo são os amplis deles, lancaram uma reedicao do Tremendão q chegou em lojas na base dos R$ 6000 tambem, sabe quem ajudou no projeto ?? Um cara do RJ q manja pra cacete de amplis. Sabe quanto ficaria um ampli do mesmo nivel feito diretamente com ele E COM PECAS SUPERIORES ? Talvez por pouco mais da metade do preco.

Tem todo o lance dos encargos, folha pagamento, etc.... Mesmo assim ainda acho q a industria nacional é muito ruim.

edalko
Veterano
# jan/07
· votar


Mickey Mouse IV
Membro Novato


Mas de ótimos luthier o Brasil tem até pra exportar...
E isso não é ponto de discussão porque eles é que salvam a industria nacional.
Eu tenho uma DiCastellis que mandei fazer em 1993 e não troco por nada...

To citando as Industrias mesmo: Tagima, Giannini, e outras (se houver)

silvio_rp
Veterano
# jan/07
· votar


E o pior eh que se o cara aqui tem grana pra comprar uma coreana top na loja, ele com a mesma grana consegue mandar um luthier conceituado como o Seiji, Bertola ou outros construir uma guitarra com captadores gringos, madeiras boas e hardware gotoh, pra exemplificar... quer dizer, temos ótimos profissionais que nem cobram tanto pelo trabalho em si e que se nao fossem os impostos, com certeza essas pessoas estariam dispostas a expadir suas produções a fim de abranger um público maior.

Mas essa linha de pensamento ainda anda ao contrário das atuais fabricas de instrumentos nacionais onde reina a linha de produção e o lucro e deixa a qualidade de lado.

Mesmo assim, pra quem nao quer esperar sua guitarra ficar pronta (como está acontecendo com os handmades de amplificadores), essas marcas que voce citou de segunda linha mesmo acabam pegando a maior parte do mercado, subjulgando as marcas nacionais. Vamos ver até quando isso vai durar neh...

trendkill
Veterano
# jan/07
· votar


a questão não é criar os modelos completamente distintos, eu particularmente odeio a tagima! porque 90% das guitarras deles são copias de fender (e strato) e eu odeio strato!
a questão não é fazer um modelo completamente diferente de tudo (leia-se bc rich) o esquema é adaptar esses modelos, quer fazer strato? porra, foge um pouco dos padrões, olha a infinidade de ibanez/jackson e agora as schecter, as vezes é um corte diferente e simples, ou um não escudo que vai dar um astral, mas não sempre fica nessa merda de formula! aquela droga de mão, algumas com braço claro, marcação sempre a mesma, e com varios agravantes:
-pessimo controle de qualidade
-pessima ferragens (nas maiorias)
-preço caro (muita gente paga por uma guita que ja vem torta de fabrica)

se é pra cobrar caro (não é todos os modelos, eu sei!!) mas que tenha o minimo de controle e empenho para uma boa qualidade


outra coisa, discordo de voce edalko no ponto de que uma pessoa não usaria uma guitarra custom de outro cara, as RR da jackson são muito ultilizadas por diferentes musicos (claro que sofreu varias mutações, mas algumas continuam iguais) as dimebag (ultilizadas por muitas pessoas de grandes bandas) e são modelos bastante "particulares"

edalko
Veterano
# jan/07
· votar


Apesar de reconhecer a grandiosidade do luthier que esta trabalhando lá. Acho que é um cara no nivel de um master luthier da custom shop gibson ou fender.

Mas por ser um instrumento feito no Brasil, com materia prima daqui, acho a politica de precos deles muito ruins.


Então, vc não acha que a Giannini poderia restaurar seu prestigio, recadastrando os instrumentos antigos? dando-lhes autenticidade...
Não cito qualidade, mas se há um saudisismo, isso pode elever a niveis muito alto de avaliação de instrumento pela sua antiguidade, ridade o que poderia alavancar uma marca como a famosa Giannini

trendkill
Veterano
# jan/07
· votar


na verdade por isso que cansei de marcas e mandei fazer algo em um luthier, com o modelo que eu quero, com o acabamento que eu quero, e com ferragens e peças que eu quero, e por um preço arregado, e confio no trabalho do cara, pois ja vi guitarras que superaram e muito minhas espectativas sobre ele

edalko
Veterano
# jan/07
· votar


trendkill
Veterano


É verdade, mas vc citou modelos signatures de guitarristas já falecidos.

Mickey Mouse IV
Veterano
# jan/07
· votar


edalko
Eu tenho uma DiCastellis que mandei fazer em 1993 e não troco por nada...
Sim, deve ser uma ótima guitarra rapaz.

Mas o grande problema, isso não acontece só por aqui. Várias marcas insistem nisso e continuam os problemas. Por isso acho guitarras de luthiers, guitarras muito mais "honestas".

edalko
Veterano
# jan/07 · Editado por: edalko
· votar


Mickey Mouse IV
Membro Novato


Opa... agradecido pelo "rapaz" hahaha
Bom começar o ano assim...


Por isso acho guitarras de luthiers, guitarras muito mais "honestas
Isso é fato...
Gostaria que as industrias nacionais partissem para o pensamento QUalidade x prestígio, do que quantidade x aversão

silvio_rp
Veterano
# jan/07
· votar


Por isso acho guitarras de luthiers, guitarras muito mais "honestas".

Honestas e nao maioria das vezes com melhor custo-beneficio dentro do valor gasto!! Excluindo modelos extravagantes ou com muitos detalhes, que ficam um pouco mais caras e nao acrescentam nada em termos de som ou conforto. Mas dai ja eh opção.

trendkill
Veterano
# jan/07
· votar


edalko

é verdade, nem reparei hehe, mas antes disso mesmo, as dimebags ja eram muito ultilizadas, ou de guitarristas vivos tem as JS, a peavey EVH e etc...

outro ponto tbm é ligar a guitarra ao guitarrista, mas as vezes não é custom do cara, exemplo SG = angus, Iommi

edalko
Veterano
# jan/07
· votar


Saca só as novas Super SOnic e Mastersonic da Giannini. AS guitarras sõ boas, acabamento bom, caps em alnico... mas primeiro que vc não acha em nenhum lugar pra vender.
Aqui em CTba/PR não tem... tinha só na Top SOm...

Depois vi na Americanas.com por mais de R$1.000,00 até porque elas competem com as Squier de 1200,00 e Tagima 740 de 1400,00.

Mas por esse preço, ainda a qualidade deixa a desejar. Na boa. Seriam guitarras para no máximo 600,00 novas!

silvio_rp
Veterano
# jan/07
· votar


SOh tem uma diferença: esses modelos signatures usados por outros guitarristas partem de marcas ja consagradas pela qualidade entregada das quais uma signature saem da divisão custom shop da marca e nao de marcas como tagima onde uma signature as vezes toma um pau de uma ibanez que nem prestige eh.

silvio_rp
Veterano
# jan/07
· votar


Saca só as novas Super SOnic e Mastersonic da Giannini. AS guitarras sõ boas, acabamento bom, caps em alnico... mas primeiro que vc não acha em nenhum lugar pra vender.
Aqui em CTba/PR não tem... tinha só na Top SOm...

Depois vi na Americanas.com por mais de R$1.000,00 até porque elas competem com as Squier de 1200,00 e Tagima 740 de 1400,00.

Mas por esse preço, ainda a qualidade deixa a desejar. Na boa. Seriam guitarras para no máximo 600,00 novas!


E nesses preços vc ja acha OLP's, LTD's ou outras com mais qualidade.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarras Signature: falta de culhões das fábricas nacionais?