A maior enganação da DIDÁTICA musical!muita coisa só vem pra atrapalhar!muito charlatão

Autor Mensagem
vguitar
Veterano
# dez/06
· votar


pucci

nao critique o q vc nao conseguiu aprender.
se vc optou pelos metodos auto didata, ta ok..hendrix era auto didata e gosto dele.. eu optei em misturar os dois e achei ótimo. Scott Henderson eh um musico de mto estudo teorico..tbm gosto dele.
um abraço

alexdiffer
Veterano
# dez/06
· votar


ABAIXO OS MODOS BOLIVIANOS =)

pr0view
Veterano
# dez/06
· votar


nao sei qual revista q era mas na capa tinha assim:
na fonte impact tamanho 72 ocupando toda a capa da revista:
"MODOS GREGOS NAO SAO SHAPES!"
se o cara pudesse coloca o palavrao deps uehaueha

froggy
Veterano
# dez/06
· votar


pr0view
putz...eu pensava q era...hehehehe

Penta_Blues
Moderador
# dez/06
· votar


Boa noite!!!

pucci
Cara, vou aproveitar que vc falou de matemática pra exemplificar a importância da teoria, seja ela qual for...
Vc já teve alguma aplicação prática pra aula de logarítmos que vc teve na escola? Pois bem. Acredito que muito pouca gente aplicou o que aprendeu nessas chatas aulas de matemática onde o assunto era logarítmos.
De acordo com o seu raciocínio, poderíamos abolir os logarítmos do campo do saber, certo?
ERRADO! Se todo mundo resolvesse tirar das aulas aquilo que pouco ou nada utiliza, não sobraria nada pra ensinar! E, sobre os logarítmos, vc não teria computador pra tc ou deixar opiniões tão radicais quanto algumas que li. Bom senso, meu camarada, bom senso!
Valeu!!!

Marisco
Veterano
# dez/06
· votar


por deus... eu juro que não li esse tópico...

é isso ae, ABAIXO AOS MODOS GREGOS.

ABAIXO TB AO CÁLCULO NA ENGENHARIA.

vamos construir arranha-céus só no feeling...

Fox_scc
Veterano
# dez/06 · Editado por: Fox_scc
· votar


pucci,

vc pode ser excepcional músico sem teoria, para isto vc precisa tocar muitos anos e ainda ter nascido com o dom, enquanto um estudante de música vai conseguir chegar ao seu nível com 10% do tempo.

O estudo da música te ensina muitos atalhos, principalmente se vc tem um bom professor, eu tiro por mim, que era um "true autoditada da guitarra" como o Uilamis, e depois que comecei a tomar aulas, evolui rapidamente, apesar de já ter conhecimento básico de música, ao ponte de saber ler partituras e tudo mais.

Cada um, cada um... se vc se sente mais avontade sem teoria, vai em frente, boa sorte e sucesso.

ricfs2
Veterano
# dez/06
· votar


Acho que o que o pucci falou tem um pouco de fundamento sim.

Toco guitarra a quase 10 anos, sempre toquei de tudo, de rock, jazz, blues e até samba ... isso me ajudou muito a desenvolver minha percepção melodia, harmonica etc ... no começo comecei a estudar um pouco de teoria, mas como nosso amigo, precebi que iria perder muito tempo.

Não manjo nada de teoria, o básico do básico, e mesmo assim a maioria das música que tiro é de ouvido ... e não encontro problema nenhuma em sair improvisando em cima de uma jazz ou de um samba ...

Esses dias estava tocando com uma galera ai começaram a levar um samba pra improvisar, ai um dos caras que toca e estuda guitarra a mais de 15 anos, não conseguiu improvisar por disse que "Tinha que saber o campo Hamonico" pra ele improvisar, e enquanto isso eu e meu amigo que não sabiamos nada de teoria ficamos improvisando, ele ficou olhando meio que indignado hehehe

Toda vez que começo a improvisar com o pessoal, eles perguntam "Ué mas vc sabe o Tom dessa música?" eu falo "Não!!!" apenas saio tocando e a coisa flui ...

Pra compor também Harmonia tudo de ouvido.

Bom mas acho que isso varia de pessoa pra pessoa ... e de algum jeito a teoria pode ajudar para uns ou atrapalhar para outros.

Pra mim música acima de tudo é arte!!!, tá certo que vc consegue explicar muitas coisas na música usando logaritmos e coisas matemáticas, mas quando se começa a ir muito pra esse lado se perde muita coisa ... tentem balancear os dois ...

[]'s

UGO_RJ
Veterano
# dez/06 · Editado por: UGO_RJ
· votar


Técnica é importante para chegar ao feeling....

sem mais...

e lembrem-se que a musica surgiu antes da escrita...

Regnum_irae
Veterano
# dez/06
· votar


O importante é o equilibrio. A teoria nada mais é do que expressar em símbolos e letras o que ocorre na natureza.De que adianta vc saber toda a teoria se vc simplesmente não sabe como a natureza funciona??? Pessoas que nascem com o dom são algo meio que "JEDI" , O cara percebe a harmonia , melodia, escalas , intenções de som e consegue expressar o que ele quer. Agora falar que certas escalas são inúteis é a mesma coisa que falar que vetores são inúteis para a engenharia , a teoria tem que estar completa afinal a natureza é extremamente complexa.

Fox_scc
Veterano
# dez/06
· votar


Um bom músico precisa de PERCEPÇÃO, TÉCNICA e TEORIA. Concordo que percepção é super imporante, mas o conjunto é imbatível.

Penta_Blues
Moderador
# dez/06
· votar


Boa tarde!!!

ricfs2
Cara, me permita fazer alguns comentários...

...ai um dos caras que toca e estuda guitarra a mais de 15 anos, não conseguiu improvisar por disse que "Tinha que saber o campo Hamonico" pra ele improvisar,...
Se com 15 anos de estudo teorico seu amigo não consegue identificar o tom da música, tem algo muito errado com o método de estudo dele.

Toda vez que começo a improvisar com o pessoal, eles perguntam "Ué mas vc sabe o Tom dessa música?" eu falo "Não!!!" apenas saio tocando e a coisa flui ...
Longe de fazer qualquer julgamento, até porque não nos conhecemos, vc já parou pra analizar isso que vc faz quando sai tocando? De repente são Modos que vc por desconhecer a teoria acaba não sabendo que está usando, mas que os Modos estão lá, estão...

Um analfabeto pode não saber como escrever, mas ele se comunica. Da mesma forma vc pode tocar sem conhecer teoria, mas no fundo, sempre será uma comunicação "parcial".

Valeu!!!

Curly
Veterano
# dez/06 · Editado por: Curly
· votar


é demais... o cara criou dezenas de tópicos azucrinando a paciência de todo mundo com perguntas sobre teoria e agora vem com essa, totalmente incoerente esse camarada:

* alguém aqui conhece algúm músico que não sabe de toria e mesmo assim toca muito bem?
* cada um fala uma coisa sobre livros de harmonia!ian guest,chediak,nelson faria!
* ?Por Quê os músicos são a classe mais desunida que existe?
* (G13) ou D6/9!como eu faço descobrir qual modo grego usar nos acordes?
* alguém sabe uns "sites" de cifra certo!bossa nova jazz MPB!tem muito site com cifras errad
* Quando a técnica se une ao sentimento !a técnica serve para deixar o coração voar livremente
* os guitarristas que pensam MAIOR!alguém sabe de outros guitarristas q pensam maior?
* Arnold shoenberg?é um bom livro de harmonia?alguém tem esse livro e sabe do seu conteudo?
* Arnold Schoenberg,ian guest ou amir chediak?qual o melhor livro de harmonia?qual vcs indicariam?
* alguém tem o livro de harmonia do ian guest pra vender?ou algum outro q seje bom o quanto
* na sua opinião o que é imprescindivel o músico saber? decorar escalas?intervalos?harmonia? o q?
* extrapolation,jaborius,LuizFB aquela velha dúvida!alguém sabe?
* Análise harmônica: como descobrir o tom de uma música?
* qual o melhor guitarrista de jazz na sua opinião:? queria conhecer novos guitarrista de jazz
* ai Jabijirous e leandro panucci voltei!qual a caracteristica do som de vocês?Aperguntaépratodos
* LLeandro ppanucci pode me responder?estou com dúvida me ajuda ai!valeu pela força!obrigado!
* Jabijirous e Leandro panucci!mais uma pergunta ai foi mal mas eu tenho q perguntar,as duvidas vão
* harmonia!Leandro panucci me ajuda mais essa vez valeu cara!ou quem quer q saiba!a dúvida ta
* Leandro panucci ou Jabijirous mais uma pra vcs?
* Leandro panucci!da um toque ai cara!ou qualquer outro q saque de teoria!obrigado pela força!
* ae Leandro panucci.você pode me dizer qual a escala ele está usando?tem alguma forma de saber isso?
* é importante para o músico saber modos gregos?ou isso é superficial?
* alguém consegue tirar de ouvido as músicas do Tom Jobim?eu tiro choro mas não tiro acordes jazz!
* como se para contar os compassos de uma música?como é q eu faço pra saber se a musica é 2x2 ou 4x4?
* o q são terças?por ex:terça de C é E?então eu só fico tocando essas duas notas?
* improvisação!!!!tem que fazer tudo isso!!ou é mentira?
* alguém sabe dizer se jimi hendrix estudava música?ele sabia o q era intervalos?


Dr Stein
Veterano
# dez/06
· votar


nossa, esse cara NUNCA vai ser um músico.....


esse tópico bateu o recorde de tudo q eu ja vi aqui, e olha q faz tempo q eu to aqui já

o.O

Homem Cueca
Veterano
# dez/06
· votar


ricfs2
isso chama-se percepção musical...teu camarada que estuda a mais de 15 anos, com certeza esqueceu de estudar o principal...percepção musical.

ateobaldo
Veterano
# dez/06
· votar


Belo site de teoria esse
Já coloquei o link lá no tópico essencial

ricfs2
Veterano
# dez/06
· votar


Penta_Blues

Claro com certeza pode ter alguma problema da forma que ele estudou todos esses anos ...

Quanto aos modos, com certeza eles estão lá, no momento que eu toco, não disse que não os usos, eu apenas não sei teoricamente, quais são todos os modos, os shapes etc ... assim como o tom da música, campo harmonico etc ... vc pode não saber mas eles fazem parte da música como um todo.

Homem Cueca
Com certeza percepção musical é super importante ... acho que é isso que a pessoal que criou o forum quis dizer mas não se expressou direito ...
é que hoje em dia o pessoal quer saber de estudar somente teoria e se acha um músico completo, como disse anteriormente tem que ter um balanceamento entre teoria e pratica. Não adianta nada um matématico saber resolver zilhões de calculos, sendo que ele não sabe aplica-los na pratica ...

Não estou defendendo nem um lado nem um outro ... acho que como músicos quanto mais conhecermos o instrumento, vai nos ajudar bastante, e temos que saber como aplicar tomo esse conhecimento também.

[]´s

[raptor]
Veterano
# dez/06
· votar


Você pode datilografar de duas formas:

- Catando milho com dois dedos (e sim, você pode até datilografar rápido assim, mas chega num limite)

- Usando os dez dedos e aquele negócio de asdfgh... Você não somente vai datilografar mais rápido que o cara com dois dedos, mas vai se cansar menos já que você estará usando todos.

Eu faço essa analogia com a teoria musical: Você pode tocar sem, e até tocar bem, mas além de esbarrar em certos "limites", o outro cara que aprendeu teoria vai tocar melhor e com menos "esforço", já que ele irá entender perfeitamente o que ele está fazendo, ou você acha que "fílin" é fácil? Pra mim "fílin" é um dom que poucos nascem com... os outros estudam para adquirir.

Penta_Blues
Moderador
# dez/06
· votar


Boa tarde!!!

ricfs2
Quanto aos modos, com certeza eles estão lá, no momento que eu toco, não disse que não os usos, eu apenas não sei teoricamente, quais são todos os modos, os shapes etc ... assim como o tom da música, campo harmonico etc ... vc pode não saber mas eles fazem parte da música como um todo.
Daí ser importante vc estudar e saber teoria...
Para que vc saiba como e por que eles (os Modos) e tantos outros elementos fazem parte da música.
Valeu!!!

Dogs2
Veterano
# dez/06
· votar


Penta_Blues
Longe de fazer qualquer julgamento, até porque não nos conhecemos, vc já parou pra analizar isso que vc faz quando sai tocando? De repente são Modos que vc por desconhecer a teoria acaba não sabendo que está usando, mas que os Modos estão lá, estão...

então ele não precisou da teoria, uai. O comentário dele tá certo, se for modos gregos, só prova a afirmação dele

tiago0101
Veterano
# dez/06
· votar


por deus... eu juro que não li esse tópico...

é isso ae, ABAIXO AOS MODOS GREGOS.

ABAIXO TB AO CÁLCULO NA ENGENHARIA.

vamos construir arranha-céus só no feeling...
(254! x 4 + 2)

Dogs2
Veterano
# dez/06
· votar


vamos construir arranha-céus só no feeling...

feeling não é sinônimo de ignorância
hahaha

Penta_Blues
Moderador
# dez/06
· votar


Boa tarde!!!

Dogs2
É justamente o fato dele não saber o que usou pra fazer um solo ou improviso que justifica a necessidade de se saber teoria...
Valeu!!!

Rafel Pires
Veterano
# jan/07
· votar


Putz.. to chegando agora aqui e me deparo com isso.... O melhor q esse cara tem a fazer é abandonar a guitarra.... Não tem vocação, não consegue aprender, e bota a culpa nos professores, no modo de aprender música, no SISTEMA!! auhhuauhauhah... E ainda fica falndo q A ou B não estudava teoria.......OK, mas eram gênios!!!!!!!!!!! Foi a maios asneira q eu já vi na minha vida em relação a música!

LeandroP
Moderador
# ago/07
· votar


Tem muito cara picareta, que quer explicar as aplicações de um modo por exemplo. O cara escreve uma tablatura com um lick enorme, e diz que é um exemplo do modo, mas não indica a harmonia e nem a armadura de clave. E na partituta escreve 7a aumentada. Tem muito picareta sim.

Silas Hammett
Veterano
# ago/07
· votar


Música é pura matemática e física.
Ainda bem q eu curto é Rock N' Roll

Silas Hammett
Veterano
# ago/07
· votar


Longe de fazer qualquer julgamento, até porque não nos conhecemos, vc já parou pra analizar isso que vc faz quando sai tocando? De repente são Modos que vc por desconhecer a teoria acaba não sabendo que está usando, mas que os Modos estão lá, estão...
É isso ai.
Vc pode ate nao conhecer teoria e fazer um bom solo,mas si vc for analisar esse solo q vc fez ''sem teoria'' os modos e escalas estao la.
No final vc gasta 1 mes pra ser trÚ e fazer um solo ''sem teoria'' mas si tivesse estudado gastaria 1 dia aplicando a teoria.

_Kevin_
Veterano
# ago/07
· votar


uma VIDEO AULA de uns caras como SHERLOK GOMES

começou mal...

Facchini
Veterano
# ago/07
· votar


Música é arte, mas assim como a escrita (que creio que ser poeta também é uma arte) existem regras a seguir, como a gramática, a linha musical... Entretanto muitos exageram e criam um tabu inquebrável e preconceituam pessoas foras desse tabu, e blábláblá...

edilsonaragaojr
Veterano
# ago/07
· votar


pucci
radicalizou neh...modos gregos são tudo...eh a base de qualquer conhecimento...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A maior enganação da DIDÁTICA musical!muita coisa só vem pra atrapalhar!muito charlatão