ponte tremolo( duvida simples)

    Autor Mensagem
    Rodrigues
    Veterano
    # dez/06


    usei um topico antigo ontem pra ver se alguem me respondia, como ninguem respondeu resolvi criar este tópico hoje:
    Esta é minha duvida.

    Não uso pontes flutuantes mas estou com uma duvida que pode parecer um tanto quanto imbecil sobre a ponte tremolo.É que um amigo meu me falou exatamente o seguinte:
    " o negócio é floyd rose, tremolo é uma porcaria porque não dá pra fazer alavancadas pra trás(subir a afinação)"
    Eu achei bem estranho ele dizer isso, já que li numa guitar player que Jeff Beck usa a alavanca da strato pra subir as notas e tal.
    Minha dúvida é essa, dá pra subir a afinação em pontes tremolo?
    Desculpem pela ignorancia.........

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: JoeCruzGuitar
    · votar


    Cara, pra ter bastante liberdade o lance é Floyd Rose COM backbox na guitarra.

    BackBox é uma abertura na madeira, na base onde fica a ponte, que possibilita que a floyd vá para tras.

    Mas por exemplo, as guitarras do Van Halen usam Floyd mas não teem BackBox, ai a ação da floyd fica só pra um lado.

    No caso do Tremulo, ele é ótimo e muita gente usa, eu prefiro hoje em dia ele do que Floyd.

    Teoricamente o lance dele é só pra uma direção tambem, e pra usar moderadamente. Não dá pra descer o braço como numa floyd.

    Mas dependendo da regulagem da ponte, dá pra deixa-la um pouco inclinada, ai voce consegue fazer o movimento pra tras, pelo menos um pouco.

    Corupá
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    JoeCruzGuitar

    Floyd sem back bo dá pra subir sim. Mas é 1 tom e meio mais ou menos. Com back box dá pra fazer mais bizarrices mesmo hehe.

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Corupá

    Só se na regulagem deixa-la meio inclinada.

    Na minha wolfgang ela ficava rente e bem paralela ao corpo.

    A ação era só pra frente.

    SuperGeo
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Rodrigues
    dá pra alavancar pra tras sim, dependendo da regulagem da ponte. Alias li comentários de que deixar a ponte de strato flutuando dá um som mias "organico" do que com a ponte deitada no corpo

    Penta_Blues
    Moderador
    # dez/06 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Boa noite!!!
    Só um detalhe: Floyd é uma ponte do tipo Trêmolo...
    Valeu!!!

    Corupá
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Tenho 2 guitarras com floyd sem back box (Jackson San Dimas-floyd original e Charvel Model. 4a-floyd jt-6 da jackson) e em ambas tão reguladinhas e dá pra alavancar pra trás. Será que não tem a ver com a "altura" dos pivos, tipo da ponte mesmo? Pelo tipo da inserção do braço no corpo acho que talvez a ponte fique mais alta ou baixa (nunca toquei com uma wolfie). Tando mais alta, dá pra alavancar pra trás sem estar inclinada.

    Rodrigues
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: Rodrigues
    · votar


    JoeCruzGuitar

    Entendi.Outra coisa, pra regular este tipo de ponte é chato como nas floyd, ou é mais manha?É que como eu disse não uso alavanca, mas isso não quer dizer que algum dia não irei usar.

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Rodrigues, se for deixa-la paralela ao corpo e encostada na base, eh bem mais facil regular, trocar cordas e talss

    Se voce deixa-la inclinada ai começa complicar um pouquinho, pq ela vai depender mais da regulagem/ação das molas. Ai tem mais lugar pra mexer.

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Corupá
    Será que não tem a ver com a "altura" dos pivos, tipo da ponte mesmo?

    Isso, pode regular na altura dos pivos tambem. Ou na tensão das molas.

    Tendo um espaçozinho dá pra alavancar pra tras.

    Mas na wolfgang (floyd) e na strato (wilkinson) eu deixo a ponte bem paralela ao corpo (encostada mesmo), ai não rola.

    Prefiro paralela pq dá mais contato com o corpo do instrumento, e acredito ser quase imperceptivel mas deve melhor o sustain. Pq fica mais facil trocar corda e mante-la afinada. E pq dá pra mudar a afinação do bordão por exemplo, sem ter q regular nada na ponte.

    Tem suas vantagens heheh

    Rodrigues
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: Rodrigues
    · votar


    JoeCruzGuitar

    Eu tava lendo em outro tópico que um carinha levou a guita num luthier que travou a ponte.No caso pra que serviria esse negocio?

    Soulface
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Rodrigues
    Pra guitarra ficar com ponte fixa.
    QM acha q tremolo (incluindo aí as floyds) são só dor de cbeça, travar é uma opção.
    Mas uma coisa q eu fiquei pensando enquanto lia esse tópico é q, inclinando uma ponte tremolo para q se possa alavancar pra trás e subir a afinação, as cordas tb ficarão mais altas. Será necesário uma regulagem geral no braço e nos saddles.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    É possivel sim regular uma ponte tipo "vintage" ou uma de pivôs para alavancar para trás, mas esta ação será limitada. Outra questão é o esforço e o desgaste que o braço sofre com esta ação, por isto há que se ter muita parcimônia com este recurso. Mas então porque muitos guitarristas profissas o usam? Bem, exatamente pelo fato deles serem profissionais, com estrutura, grana e pessoal à disposição, se o braço danificar a fábrica qu e os "endorssa", dá outro.
    Abç

    Rodrigues
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Muito obrigado a todos que responderam minhas perguntas, estou satisfeito com as respostas e minha duvida já foi solucionada, obrigado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a ponte tremolo( duvida simples)