Estou querendo regular o tensor, corro risco de ferrar com a guitarra

    Autor Mensagem
    sherminnador
    Veterano
    # dez/06


    Bom, as cordas da guita estão muito altas, ja mexi de todo jeito na ponte, mas o negocio eu acho que é no tensor... O braço não esta empenado, só esta com uma leve curvatura... Se abaixar os carrinhos da ponte as cordas trastejam, então acho que se dar uma reguladinha no tensor resolve, mas estou com medo de ferrar com o braço, nunca mexi no tensor.... eu li que só pode girar 1/4 de volta por vez... Então quero saber se eu mesmo posso fazer isso, ou vou ter que levar em um luthier na cidade vizinha, aki na minha não tem...

    Gabriel Anjos
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    sherminnador
    Voce tem que entender o que o tensor faz e como ele atua, pra depois pensar em mexer nele.

    Qual é a sua guitarra?

    sherminnador
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Gabriel Anjos

    Olha, éh pra ser uma jackson, o kara que me vendeu disse que foi feita por luthier, tem tudo de uma jackson mas esta escrito "Series A" embaixo das tarrachas.

    Sniper
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    aqla chavinha pra regular tensor vende em qlqr loja de guitarra? e qnto custa?

    jimmy vandrake
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    mexer com o tensor vai mudar a tensão das cordas, menos ou mais tensas, ñ necessariamente abaixara as cordas. precisa ver a melhor combinação de tensor com regulagem de ponte. Pequena curvatura no braço faz a diferença nesta hora, vc arruma dum lado e fode do outro.
    leva num caara bom, se ñ vai dar a maior merda.

    jimmy vandrake
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    chavinha de tensor chama-se chave allen, custa + - R$3,00, em casas de ferragens em geral ou ferramentas. tem mais que pardalzinho.

    sherminnador
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Hoje eu abri a paradinha onde fica o tensor, éh mesmo a chave allen que se usa pra regular, vou ter que comprar um jogo de chavinhas pra mim...

    Acho que se eu tentar dar uma regulada, aos poucos éh claro, não vai ter risco de estragar o braço...

    Só pra confirmar, girar no sentido horário diminui a tensão indo a favor das cordas, sentido anti horário aumenta a tensão indo contra as cordas, é isso mesmo?

    Sniper
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Tb to com problemas

    To precisando regular pq apertando a mizona na primeira casa e na ultima ela nao ta encostando em todos os trastes, ta uma distancia de 1mm +- do braço na casa 12
    Eu olhei dentro do braço da minha e tipo tm um parafuso dentro do tensor (é isso mesmo?)
    esse parafuso pelo que vi se aperta com chave philips, agora nao entendi se usa a chave allen pra gira o que ta em volta do parafuso ou uso a philips pra gira o parafuso

    To sem grana pra gastar no luthier mas se for muito complicado isso nao vai ter jeito

    sherminnador
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Sniper

    To precisando regular pq apertando a mizona na primeira casa e na ultima ela nao ta encostando em todos os trastes, ta uma distancia de 1mm +- do braço na casa 12

    O meu éh o mesmo caso...

    Eu olhei dentro do braço da minha e tipo tm um parafuso dentro do tensor (é isso mesmo?)
    esse parafuso pelo que vi se aperta com chave philips, agora nao entendi se usa a chave allen pra gira o que ta em volta do parafuso ou uso a philips pra gira o parafuso


    Tb notei isto, mas acho que sóh vai apertar com a chave allen...

    Sniper
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    sherminnador

    mas a ponta dessa chave tm q ser tipo uma philips pra encaixa no parafuso?

    sherminnador
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Sniper

    mas a ponta dessa chave tm q ser tipo uma philips pra encaixa no parafuso?

    Acho que não, mas vamos esperar alguém que realmente entende do assunto...

    Sniper
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    up

    ogaitnas
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: ogaitnas
    · votar


    não... a ponta da chave não é philips se o parafuso é allen, é só a chave allen
    e pronto, se tem parafuso philips ali tem alguma coisa estranha aí, a minha
    guitarra veio com 2 allens uma para a ponte e outra maior para o tensor, o
    parafuso deve ter uns 4mm dê uma boa conferida no seu parafuso antes de
    mexer nele..
    a chave allen tem formato de hexágono, e encaixa por dentro do parafuso,
    portanto o parafuso tem um furo em formato hexagonal na cabeça... só isso.

    Sniper
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Achei essa foto aq q da pra da uma explicada melhor

    http://img101.imageshack.us/img101/213/tensor2ib.jpg

    Ali dentro onde ta escuro é q tem um parafuso

    jimmy vandrake
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Exatamente este parafuso é o do tensor, que usa allen, os párafusos allen de guita ou viokão sao muito parecidos, com aprox 4mm. Recomendo, não mecha, é preciso saber o sentido em que aperta e afrouxa. Pode dá maior merda.

    Sniper
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    entao mas aq na minha tm um parafuso no meio q se aperta com a chave philips

    se eu mandar num luthier só pra regular isso qnto sera q ele vai me cobra?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Estou querendo regular o tensor, corro risco de ferrar com a guitarra