Captadores - DC Resistence e Resonant Peak

    Autor Mensagem
    David Cristian
    Veterano
    # dez/06


    Captadores - DC Resistence e Resonant Peak

    David Cristian
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Por favor me expliquem essas duas variaveis em captadores. O que é mais importante das duas caracteristicas

    bluesband
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Ressucitei esse tópico mesmo, porque to tendo essas duvidas também.

    O DC Resistance quanto mais alto menor a saída do captador?

    E Resonant Peak, o que é ?

    O tipo de Magnet usado na construção do captador influencia na característica sonora dele ?

    Eric Lance Abbott
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    O DC Resistance quanto mais alto menor a saída do captador?

    não
    quanto maior a resistencia, maior a saída, o que não implica que um captador de resistencia maior vá ter saída maior q outro de resistencia baixa
    a saida depende do padrão de enrolamento, dos ímãs empregados E da resistencia
    em geral, quanto maior a resistencia, maior a perda de agudos
    um captador com fio de menor calibre vai ter maior resistencia com menos voltas nas bobinas e menor perda de agudos

    O tipo de Magnet usado na construção do captador influencia na característica sonora dele ?

    sim
    existem várias ligas de cada tipo, mas em geral se usa ímã ceramico ou alnico (quase sempre alnico 5)
    os cerâmicos dão um timbre mais duro e agressivo
    normalmente um grave mais "tight", mais brilho e agudos ríspidos
    o alnico 5 dá um timbre firme, mais musical, com médios e agudos mais macios, mas costuma ficar meio oco nos médios em alguns captadores
    outras ligas de alnico dão resultados diferentes... o 2 tende a afrouxar os graves e acentuar os médios, o 3 e 4 soam mais fracos, com uma resposta mais vintage, o 8 tende a boostar os médios graves
    também tme outros ímãs mais exóticos tipo samarium cobalt e neodymium

    Eric Lance Abbott
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    E Resonant Peak, o que é ?

    não sei definir, mas acredito que seja um conceito semelhante ao headroom dos amps
    eu acho que é a frequência a partir da qual ele começa a comprimir e igualar o sinal

    Soulface
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Eric Lance Abbott
    No site japa da ESP eels vendem captadores originais com ímã de "ALNINO"...
    Deve ser maravilhoso! huaehuaehuhahuaea
    Ou será q esse ALNINO é algum pedal q vem de brinde?

    Eric Lance Abbott
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Soulface

    vai ver é algum fenomeno climático
    uahhua

    bluesband
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Eric Lance Abbott
    Valeu pela explicação...

    Você que comentou uma vez que preferiria o Jazz Model no braço que o '59 Model ?

    Eric Lance Abbott
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    bluesband

    odeio o 59
    hehue
    muito fechado, sem brilho, sem volume, sem médio
    no jazz eu nunca toquei, mas dizem que é mais aberto

    depois de várias tentativas, achei o que procurava
    bare knuckle cold sweat neck
    timbre mais limpo e aberto que já tive no braço, muito sustain e clareza absurda pra solos

    bluesband
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: bluesband
    · votar


    Eu comprei o JB/Jazz Model, pra instalar na minha YAMAHA Strato... Quando tiver pronto, faço um Review. Dizem que o Jazz Model é mais aberto, só que tem menos saída que o '59.

    Olha só as especificações:

    '59 Model

    - Magnet: Alnico V Bar
    - EQ: T:8 / M:3 / B:6
    - DC Resistance: 7.43 k
    - Resonant Peak: 6.8 KHz


    Jazz Model

    - Magnet: Alnico V Bar
    - EQ: T:9 / M:3 / B:5
    - DC Resistance: 7.72 k
    - Resonant Peak: 8 KHz

    Eric Lance Abbott
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    bluesband

    ele tem menos resistencia
    menos saída acho quase impossivel pq a sensação que eu tinha com o 59 era de ter colocado o tone da guitarra no 0 e o volume na metade
    heheheheh
    acho que o jazz deve ficar legal em guitarras magras de cedro por exemplo
    nas minhas les paul acho que ficaria grave e tendendo a fechar também
    pra sua deve dar um bom resultado

    Henrique S.
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Vou dar meu palpite aqui
    O pico de ressonancia seria a frequencia X em que o captador começaria a microfonar (aquele barulho infernal que so para zerando o volume do cap)
    aquilo que as pessoas acreditavam que era resultado de fio solto na bobina, por isso parafinavam, enquanto na verdade a parafina apenas muda o pico de ressonancia....

    bluesband
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: bluesband
    · votar


    No próprio site da Seymour Duncan fala sobre a saída do Jazz Model comparada com o '59:

    Provides an articulate and clear tone. Great for fast runs. The brighter tone has slightly less output and is a good match with most bridge pickups. When distorted, the tone is full and bright. Smooth sustain. Compared to the SH-1 '59 Model, the Jazz has slightly less output and a more detailed treble response. Comes with four-conductor hookup cable.

    Eric Lance Abbott
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    bluesband

    talvez num voltimetro, mas no ouvidão, eu duvido

    bluesband
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Eu to com medo de ficar MUITA diferença de ganho do JB e do Jazz Model
    Mas eu comprei o Kit, vieram os dois juntos, não é possivel que fique ruim!

    E outra

    Sobre o Jazz Model: "Available in both neck and bridge models. Often a Jazz neck is paired with an SH-4 JB (Seymour’s favorite combination) or SH-5 Duncan Custom in the bridge position for diverse tones."

    Sobre o JB: "Recommended for bridge position. Often a JB is paired with a neck pickup like the SH-2n Jazz (Seymour’s favorite) for versatility(...)"

    Eric Lance Abbott
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    bluesband

    acho que o jb não vai alinhar com as cordas
    suponho que a ponte da sua guitarra seja f-spaced
    uma vez deixei de comprar esse set pq so vendia com espaçamento de 50 mm
    meu ducnan custom ficava toalmente fora
    a mizinha ficava quase fora do captador
    claro q todo mundo aqui vai dizer q é impossivel notar a diferença, mas com um noise gate isso conta muito

    bluesband
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Eric Lance Abbott

    Dá uma olhada na ponte e mais ou menos como vai ficar o captador:

    http://img521.imageshack.us/my.php?image=hpim0820ln5.jpg

    bluesband
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Alguém ?

    Eric Lance Abbott
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    bluesband

    olhando assim parece q alinha, mas me parece que o captador original é f-spaced
    pega uma régua e mete a distancia do mizão até a mizinha na altura do captador da ponte
    deve dar 52-53 mm se for f-spaced, 49-50mm se for standard spaced (como os duncan sh)

    GAMMOTH
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Uma outra variável que ninguém mencionou aqui e que dá a percepção da saída do captador é os Volts RMS de output. Acho que só a DiMarzio disponibiliza quantos Volts os caps dela geram. De lá é possível comparar cada modelo e a "potência" de cada captador. E pelo site da EMG que você nota que os mais de 1 V que eles geram chega a ser um absurdo de saída em comparação com os passivos.

    Eric Lance Abbott: Cara, valeu pelo geralzão que você deu sobre a resistência. Por causa das fórmulas da elétrica, sempre tive a impressão que, quanto mais resistência, menor a saída. Mas sabia que isso não batia com os captadores. Pelo menos agora sei o que implica a resistência na característica do cap :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Captadores - DC Resistence e Resonant Peak