Técnicas para solar rocks clássicos

Autor Mensagem
SaldanhaPessoa
Veterano
# nov/06


Glr toco MPB(com violão) na noite de Fortaleza. Atulamente, comprei uma guita pra me aperfeiçoar nas técnicas e poder montar talvez uma banda com musicas mais "agitadas"(hehe)... Gosto mto de dire straits, guns, eric clapton, hendrix... Improvisar eu jah tenho noção, pois jah toco violão há um bom tmp. Meu grande problema está nas técnicas de solo e velocidade. To penando pra caramba... solos como o de Sultans of swing, Smoke on the water (e vários outros...)... to tendo dificuldade pra fazer igual (ou até msm parecido). O q eu faço, claro além de treinar, para me aperfeiçoar nessas técnicas? Jah tenho noção musical, harmonia, ritmo, enfim... Mas solar (com a guitarra) tah sendo complicado... Se alguém tiver alguma solução prática pra esse problema... por favor ajudem aew!!
Agradeço desde jah
Abraço

janick
Veterano
# nov/06
· votar


Se alguém tiver alguma solução prática pra esse problema... por favor ajudem aew!!
Você mesmo já resolveu seu problema. Aí sua solução; Prática, Prática e Prática. Com treino que você vai aperfeiçoando sua técnica, e algum dia você consegue!

Steve Van Halen
Veterano
# nov/06
· votar


Cara, violao e guitarra sao instrumentos totalmente diferentes, apesar d q mta gente tenta adaptar um no outro, tocar violao MPB num quer dizer nda na ora de solar, vc vai ter o msmo nivel tecnico de um mlk q começou a estudar musica essa semana

billy ramone
Veterano
# nov/06
· votar


to tirando meu primeiro solo (Stairway to Heaven - no violao), tenho treinado bastante mas ainda travo na primeira parte, que *****


e---------5--------------------------------------------
B-----------8--5---------------------------------------
G--7b------------7--5----7--5------------------------
D-----------------------7--------7--5------------------
A---------------------------------------8---------------
E-------------------------------------------------------


billy ramone
Veterano
# nov/06
· votar


a parte em negrito eh a parte que travo

Bog
Veterano
# nov/06
· votar


SaldanhaPessoa

Bom, vale lembrar que o mr. Knopfler do Dire Straits toca sem palheta! Acho que é impossível tocar aqueles solos com palheta, mas por outro lado você pode aprender com mais facilidade, porque já deve estar acostumado a tocar desse jeito!

Fora isso... eu sei exatamente como você se sente, porque também comecei a tocar guitarra depois do violão. E sinceramente, nunca tive muita paciência para aqueles exercícios chatos todos, e serei eternamente meio lerdo por causa disso. Neste ponto, não tem nem como discutir, toco violão bem melhor (ou menos pior) que guitarra. E você vai ser assim também, a não ser que se disponha a ficar naqueles exercícios de palhetada alternada, ligados e afins.

Outro problema que eu tive ao passar de violão para guitarra é que eu jamais consegui me adaptar à tal da alavanca. Me embolava todo. Novamente, para não tornar minha diversão relaxante uma obrigação frustrante, guitarra para mim, agora só com ponte fixa, hahahahah

Midgard
Veterano
# nov/06
· votar


billy ramone

faz uma mini pestana com o dedo 3 mas toque com palhetada alternada abafando na ponte pra nao embolar

darkwolf
Veterano
# nov/06
· votar


Bom, vale lembrar que o mr. Knopfler do Dire Straits toca sem palheta! Acho que é impossível tocar aqueles solos com palheta
eu toco com palheta.. sem palheta tb..

JoeCruzGuitar
Veterano
# nov/06
· votar


Cara, me parece que voce precisa de exercicios bem mecanicos e psico-motores.

Series cromaticas com palhetada alternada (4 notas por corda), com ligados, etc.

Depois escalas (3 notas por corda) com palhetada alternada e ligados.

Depois faça estas mesmas escalas com pulsação ritimica diferente, compasso binario, ternario e quartenario.

Tudo em velocidade lenta e com o maximo de precisão possivel na intensidade e duração da nota.

Só aumenta a velocidade depois de dominar bem o exercicio.

JoeCruzGuitar
Veterano
# nov/06 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


Vou te passar uns exercicios do método de guitarra do Daril Parisi.

Cromaticas
http://img138.imageshack.us/my.php?image=exerciciocromaticasbu7.jpg

Digitação Psicotecnica
http://img151.imageshack.us/my.php?image=exerciciodigitacaopsicook9.jp g

Padrões Melodicos e Ritimicos
http://img177.imageshack.us/my.php?image=exerciciopadroesmelodichy8.jp g

JoeCruzGuitar
Veterano
# nov/06
· votar


Treine isto semanalmente, durante uns 4 a 5 meses, que sua destreza com a palheta vai melhorar pra caramba.

Faça tudo devagar, quando estiver dominando aumente a velocidade, e se possivel treine com o apoio de um metronomo.

Rapha_krust...
Veterano
# nov/06
· votar


e lembre-se nunca queira começar a tocar músicasa novas rapidão como o knopfler naquela parte do sultans ....

sempre começando de vagar e depois vai almentando a velocidade

se bem executado de vagar é bem executado rápido

se mal executado devagar , merda quando aumentar a velocidade...

oq que vale é a vontade de aprender e isso ja vi q vc tem ...

Bog
Veterano
# nov/06
· votar


darkwolf

Quando eu crescer quero ser queném igual você. =)
Mas se você leu meu post inteiro, deve ter notado que eu disse serei eternamente meio lerdo. Hahahaha

SaldanhaPessoa
Veterano
# nov/06
· votar


Pow glr vlw aew. Realmente sem palheta sou bem melhor. Solos de choro, samba-canção, bossa nova... eu consigo com certa facilidade(mas nunca fiz aula n...mas jah toco há 6 anos). Agora essas técnicas de bend, slides, hammer, pull-off, e principalmente, a velocidade com td isso eh q atrapalha. Sempre soube q guitarra violão são bem diferentes... mas n quero está fadado a tocar guita como se fosse um violão... vou treinar pra ser bom nos dois, como se deve ser.
Obrigado msm aew!

Iago
Veterano
# nov/06
· votar


SaldanhaPessoa
escute blues.

LeandroP
Moderador
# nov/06
· votar


SaldanhaPessoa

Pra um cara que vem da mpb, provavelmente não terá problemas com acodes. Experimente trabalhar os double-stops, uma técnica onde se toca uma frase usando 2 ou 3 notas, no rock é muito comum encontrar essas frases apoiadas em escalas pentatônicas. Jimi Hendrix usava este recurso de forma majestral.


Penta de Em - G Exemplo de double-stop

e--3-0----------------------|-/3--0-----------------------
B------3-0------------------|-/3--0-/3--0-----------------
G----------2-0--------------|-------/2--0--/2-0-----------
D--------------2-0----------|--------------/2-0-/2-0------
A------------------2-0------|-------------------/2-0------
E----------------------3-0--|------------------------3~-0-

E nem precisa de nitro nos dedos pra tocar isso :)


froggy
Veterano
# nov/06
· votar


LeandroPanucci
amado mestre!

Jimi Halen Benitz
Veterano
# nov/06
· votar


Improviso vem de dentro de ti, tu tem que aprender a se expressar através de alguma escala. Não existe uma fórmula para se improvisar.

billy ramone
Veterano
# nov/06
· votar


Midgard

valew, so nap entendi o abafando na ponte pra nao embolar

alexdiffer
Veterano
# nov/06
· votar


SaldanhaPessoa


aae aki vao algumas dicas de um outro autodidata.

-compre ou baixe hehe video aulas com exemplos.
-busque na internet pq nela tem um material muito amplo de estudo porem tambem ha muita coisa incorreta em alguns tutoriais e preciso tomar muito cuidado.
-sempre pergunte a alguem nunca fique com duvidas e nao tenha preguiça

se voce souber ou tiver uma noçao basica de ingles aki vai um presentaum:

http://miarroba.com/foros/ver.php?foroid=817951&temaid=4256043

e aki outro com material em portugues


cifras.nom.br/colunas.asp" target="_blank" rel="nofollow">clique aki

alexdiffer
Veterano
# nov/06
· votar


h t t p : / / c a s a . c i f r a s . n o m . b r / c o l u n a s . a s p

copia e cola retirando os espacos


o link de cima saiu errado

SaldanhaPessoa
Veterano
# nov/06
· votar


Esse lance dos vídeos... onde eu acho? Tenho q comprar msm...? ou dah pra baixar? Ouvir as parada eh imensamente mais fácil de assimilar... além de ser imprescindível! To saindo agora pra ir tocar num barzinho aqui em fortal... Bossa Nova na veia!!
hhehe
Abração!

SaldanhaPessoa
Veterano
# nov/06
· votar


Soh pra acrescentar... Acabei de adquirir dois pedais:

Triefx (Landscape) + FatBoy I (Onerr), n preciso de mais nd!!!

Jeff King
Veterano
# nov/06
· votar


Rock Clássico

phill_guita
Veterano
# jan/10
· votar


Eu tenho o método do daril parisi mas não tenho o CD, tem como alguem Upar pra mim? Vlw....

rsf
Veterano
# jan/10
· votar


BOG

Acho que é impossível tocar aqueles solos com palheta, mas por outro lado você pode aprender com mais facilidade, porque já deve estar acostumado a tocar desse jeito

não é não...dá para resolver com a palheta..mas se o cabra tiver uma boa mão direita, fica ainda mais fácil, ou menos dificil, mesclando palheta com os dedos...o dificil nos solos do mark knopfler não é exatamente o solo em si, tecnicamente falando...mas alcançar a dinamica que ele imprime nos solos...eu, particularmente, terei que nascer de novo para alcançar essa dinamica..hehehehehee

Bog
Veterano
# jan/10
· votar


rsf

3 anos depois, eu continuo lerdo e sem saber usar alavanca, haahahhaa. E continuo não conseguindo fazer 1002 coisas com palheta.

Caramba, eu sou mesmo tosco!!! O.o

Andy TheCatSp
Veterano
# jan/10
· votar


SaldanhaPessoa
cara, não tem outra solução =/
a uns tempos atrás eu tambem tava atrás de uma "solução" para melhorar solos e improvisos, mas não tem outro jeito, é treinar/estudar/praticar, treinar/estudar/praticar, treinar/estudar/praticar, treinar/estudar/praticar...

LeandroP
Meu mestre *--*

Andy TheCatSp
Veterano
# jan/10
· votar


Bog
talvéz você não treina o suficiente =/

Bog
Veterano
# jan/10
· votar


Andy TheCatSp

Não mesmo. Tenho outras prioridades na vida. ;)

Era assim em Novembro de 2006, e é ainda mais assim em Janeiro de 2010.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Técnicas para solar rocks clássicos