Problemas de afinação (instabilidade)

    Autor Mensagem
    belinox
    Veterano
    # nov/06


    Olá galera do cifraclub.
    Eu estou com o seguinte problema com a minha guitarra(uma Fender Mexicana):

    Quando eu afino a mizona com um harmonico na 12a casa ou entao tocando a corda solta de leve ela afina normalmente. Mas se eu tocar com mais força, o pitch da uma ligeira subida e depois vai descendo aos poucos ateh chegar no tom correto. As oitavas estão perfeitamente afinadas. Eu uso encordoamento 09 e minha ponte não é flutuante. Eu jah fiz de tudo. Eu acredito que o problema seja no nut mas nao tenho certeza.
    Alguem pode me dar uma ajuda?

    janick
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    belinox
    Suas tarrachas podem estar desgastadas, ou a ponte mesmo, ou a guitarra simplesmente necessita uma regulagem.

    danilomagacho
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    belinox

    Isso é normal

    belinox
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    danilomagacho

    Eu sei que se sair ligeiramente do tom eh normal, mas acredito q a variação está grande demais , não sei. Acho q vou levar num luthier msm para ver. Eu dei uma regulagem geral na guitarra mas não resolveu o problema.

    Soulface
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    belinox
    a variação está grande demais
    Vc realmente percebe isso ouvindo?
    Bom, eu não sou nenhum expert em eletrônica, mas pense bem...
    Se vc está sentado quieto no seu sofá e de repente vc ouve um barulho bem alto, oq acontece?
    Vc leva m susto, dá um pulo e depois volta a ficar sentada normalmente.
    Eu acho q é masi ou menos isso q acontece com o seu afinador (eu falei "acho". pode ser q não tenha nada a ver).
    Ele está lá, sem receber sinal nenhum e de repente vc joga um sinal nele.
    Ele dá aquele "sinal de vida" repentino, e depois te mostra aonde está a afinação. E por masi q esse "susto" q ele dê seja grande, eu acredito q o movimento ali não passa nem da metade de meio tom. Ou seja, é imperceptível para a imensa maioria das pessoas.
    Se desligue um pouco dos equipamentos eletrônicos e regras, e siga um pouco mais seus instintos.

    belinox
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Soulface
    Colega, a variação pode ser percebida de ouvido -.-

    Soulface
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    belinox
    Caralho cara... sério mesmo?
    Muito estranho isso.
    Tem como vc gravar isso pra gente ouvir?
    Tua guitarra é nova ou tá bem surradinha já?

    ki_suco
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    se acontecer só com corda solta eu acho que é normal, pois a corda tem muito mais amplitude no movimento (posso estar falando merda, mas sempre percebi essa oscilada quando a corda tá solta)

    belinox
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Soulface
    Fica dificil fazer uma gravação.
    Ela nao chega a desafinar tanto assim nao. As otras cordas estão ok. Da pra tocar com ela tranquilo, inclusive jah fiz shows com ela assim.
    Ela soh sai mto se der uma paletada com toda força na corda, nesse caso a afinação sobe cerca de 1/4 de tom.

    Crazy Guitar
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: Crazy Guitar
    · votar


    belinox
    Mas se eu tocar com mais força, o pitch da uma ligeira subida e depois vai descendo aos poucos ateh chegar no tom correto.
    Ela soh sai mto se der uma paletada com toda força na corda, nesse caso a afinação sobe cerca de 1/4 de tom.
    eh claro que isso vai acontece velho! quanto mais forte vc palhetar, maior sera a oscilação da corda (falei bonito nao? hauhauah). traduzindo: quando mais forte vc tocar, mais a corda vai se mecher, e, consequentemente, vai sair um som diferente, quen ao vai ta na afinação normal... experimente tocar mais fraco, pra ver se nao vai ficar no tom certinho...

    flw ae!

    Soulface
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    belinox
    1/4? Só com toda a força?
    Bom, sinceramente eu acho q vc não tem com oq se preocupar.
    Existem vários fatores envolvidos aí. Como disse o ki_suco, na 6ª corda o movimento é maior. Tocando com tanta força assim, ela pode simplesmente sair do campo de captação do pólo do captador... não digo totalmente, mas uma pequena variada.
    Sei lá cara, e pra q tocar com tanta força desse jeito??? hehehehehehe
    Se vc quiser levar num luthier de confiança pra ficar masi seguro, tudo bem. Mas eu acho desnecessário.

    LeandroP
    Moderador
    # nov/06
    · votar


    belinox

    Tarrachas com trava.

    belinox
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Crazy Guitar
    A amplitude da oscilação nao interfere na frequencia, por isso que acredito que isso nao tenha muito a ver e sim outros fator causados por essa grande amplitude.

    Soulface
    Isso é uma possibilidade. Porém a variação é audivel, se vc prestar mta atençaõ tocando com força normal.
    Eu rpetendo fazer gravações com essa guitarra, por isso tanta rpeocupação.

    LeandroPanucci
    Essa dica é boa! ;)
    Deve com certeza dar uma melhorada. Apesar q minhas tarrachas são boas (tarrachas de Fender Americana)
    De qualquer maneira será um bom investimento. Vou juntar $$$! :)

    Soulface
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    LeandroPanucci
    Mas acho q esse "problema" nem as travas dão jeito.

    Crazy Guitar
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    belinox
    quanto maior for a amplitude de oscilação de uma onda (neste caso, a sonora) ela nao vai aumentar mais a frequencia de Hertz (que eh a frequencia a qual um afinador usa) ?

    hauhauahuah

    flw velho!

    belinox
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    O maior problema não é a variação do pitch que não é tão grande, mas o tempo que a corda está demorando pra voltar ao tom correto. Acho q vou levar a um Luthier pra fazer uma regulagem mais prescisa e avaliar o problema.

    tomarock
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    belinox
    vc afina a guita no tom normal??
    acho q vc pode resolver seu problema passando pra corda 0.10, Dai as cordas vibrarao menos. 0.09 dependendo da guitarra fica com muita oscilaçao. alem de o som da 0.10 ser mais massa (na minha opiniao).
    abraços

    belinox
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    tomarock
    Sim, eu jah pensei nisso, boa dica.
    Obrigado

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas de afinação (instabilidade)