Desenvolvimento do Fraseado

Autor Mensagem
EDER R SANCHES
Veterano
# nov/06


Olá amigos,
Sou de Curitiba, toco guitarra há uns 7 anos mas sou autodidata. Até conheço alguns shapes das escalas pentatônica, pentatônica blues e menor harmônica, mas tenho muitas dificuldades de desenvolver o fraseado, quando eu tento improvisar eu acabo apenas executando as escalas... O que devo fazer para conseguir desenvolver mais esse lado de improvização? Infelizmente no momento eu não estou podendo fazer aulas de guitarra então gostaria de algumas dicas do pessoal aqui do fórun mesmo.
PS: Sou um autodidata então não entendo termos "técnicos", será que alguêm pode tentar ajudar um leigo a ser mais feliz?

Obrigado

Beatlemaniac
Veterano
# nov/06
· votar


digo o mesmo haeuheahuea
sei escalas mas como sou autodidata naum tenho muita noção de harmonia pra improvisar

nyurig3
Veterano
# nov/06
· votar


EDER R SANCHES
tambem tenho interesse no assunto
alguem pode ajudar ai?

diditarra
Veterano
# nov/06
· votar


bom uma boa formula pra quem ta querendo improvisar...e ter criatividade...e um bom começo hehe

alexdiffer
Veterano
# nov/06
· votar


DICA-1

Tente NÃO seguir um padrão de escala se preocupe com o que vc ouve, se eh agradavel aos seus ouvidos foda-se as regras ateh pq estamos falando de guitarra e naum se deve levar tudo a risca ok?
DICA-2
Tente se preocupar em finalizar cada frase com a tonica ou uma 5ª

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# nov/06 · Editado por: Nick_Oliveri_Guitar
· votar


EDER R SANCHES

1º - Você precisa saber os shapes de escalas para improvisar SIM! Não se prenda a eles somente para as coisas que for fazer tipo: GRAVAR O SOLO de uma JAM... mas é sempre bom saber os shapes.

2º - Para melhorar seu fraseado, ouça coisas diferentes do que está acostumado a ouvir e sempre cante as notas do solo antes de executá-lo. Depois execute-o rápido ou devagar, dependendo o que a música exigir.

Eu consegui melhorar o meu fazendo exatamente assim e com ajuda do pessoal mais experiente aqui do FCC. Não se preocupe em fritar, isso vem com o tempo, preocupe-se em fazer bem feito, controlar vibratos, bends afinados...

Esse negócio de seguir o seu ouvido não funciona muito não. Você vai sair catando notas aleatórias e muitas vezes sair do campo harmônico e fugir do tom da música.

pedrobrito
Veterano
# nov/06
· votar


DICA-2
Tente se preocupar em finalizar cada frase com a tonica ou uma 5ª


Dica-3, nada a ver essa dica

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# nov/06 · Editado por: Nick_Oliveri_Guitar
· votar


Dica-3, nada a ver essa dica. (2)

pedrobrito
Veterano
# nov/06
· votar


Bom cara, algumas coisas que ce pode fazer que devem ajudar:

- Decorar alguns padrões, preferivelmente que você crie eles pra não soar como outro guitarrista.

- Procure ouvir vários estilos, e analize o tipo de fraseado de cada estilo, isso vai te ajudar a ter um fraseado mais versátil.

- Improvise muito, isso vai te ajudar a criar um estilo próprio. Baixe várias Backing Trackings na internet, descubra a harmonia e vá tentando improvisar.

- Tire solos e mais solos de diferentes guitarrista. Não é pra copiar o fraseado deles, mas sim se beneficiar um pouco com o fraseado de cada um, criando seu próprio estilo com o tempo.

- Pense em frases e temas na sua cabeça, que te pareçam legais, e vá passando pra guitarra, criando assim frases que serão suas e que com o tempo vão ser mecanizadas pelos seus dedos.

- Grave o máximo que puder dos seus improvisos, assim você vai ver os seus pontos fracos e vai poder trabalhar neles.

alexdiffer
Veterano
# nov/06
· votar


DICA-2
Tente se preocupar em finalizar cada frase com a tonica ou uma 5ª

foi soh uma dica mesmo naum uma regra acho q isso ajuda tbm

pedrobrito
Veterano
# nov/06
· votar


alexdiffer

Nunca li isso num livro e em nenhum lugar, mas pode ser opinião sua, tudo bem...

darkwolf
Veterano
# nov/06
· votar


pedrobrito
BAN

Alex_Guitar
Veterano
# nov/06
· votar


EDER R SANCHES
Camarada, como já foi dito anteriormente, ter domínio do braço do instrumento é essencial para que vc. possa "voar" com a sua imaginação.
Quanto a outra parte, na minha opinião, acho que seria legal vc. tentar escutar tudo o que puder, mesmo que algumas coisas não soe tão "amistosas" aos seus ouvidos, mas tente extrair disto as coisas boas, tentando absorver partes que vc. julgue interessante.
Um bom exemplo, acho que seriam trechos de algumas músicas clássicas que, na minha opinião, têm alguns dos fraseados mais fantásticos que eu já escutei. Até mesmo em músicas infantis, existem pequenos trechos que, se tocados com uma articulação diferentes das notas, geram um fraseados super interessantes.
Tentar reproduzir estas partes na guitarra também é um ótimo exercício e faz com que vc. assimile e memoriza aquele fraseado para ser usado em um momento oportuno enquanto estiver improvisando.

Bom, pelo menos isso foi o que eu fiz quando eu tocava p'ra valer...
:o)

LeandroP
Moderador
# nov/06
· votar


EDER R SANCHES

Uma escala tem muitas notas pra serem tocadas. Experimente criar frases usando apenas as tríades da escala.

Dentro de uma escala maior, se você saltar uma nota quando toca, você estará tocando tríades. Por exemplo:

C - D - E - F - G - A - B

Se você tocar apenas a 1a, a 3a e a 5a, já tem aí uma tríade (C, E, G). Se encarar a segunda nota como a primeira e aplicar os mesmos saltos, estará tocando uma tríade menor (D, F, A). Repetindo os processos pros outros intervalos da escala você vai acabar descobrindo outras tríades.

Um exercício técnico e também melódico ajuda a se desprender do movimento de subir e descer da escala, saltando intervalos específicos e criando padrões (patterns).


e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D------5--------7---------9----------10----------------
A--3-7---7--5-8---8--7-10---10--8-12----12-- etc... ---
E------------------------------------------------------
C Dm Em F ...


e-----------------------------------------3---5-3------
B-----------------------------3---5-3-6-5---6----------
G-----------------2---4-2-5-4---5----------------------
D-----2---3-2-5-3---5----------------------------------
A---3---5----------------------------------------------
E------------------------------------------------------

Escala de Dó maior usando saltos de 3as diatônicas.



Aplique estes procedimentos à outras escalas do seu repertório.

Beatlemaniac
Veterano
# nov/06
· votar


LeandroPanucci
very good man ! valeu ae
porra c tinha q morar em bh sô, pra eu fazer aula com voce heauheauheauaueaheaae

LeandroP
Moderador
# nov/06
· votar


Beatlemaniac

Bem que eu gostaria de viver uns tempos em BH. Mas aí tem ótimos professores. Aliás, muito das coisas que eu gosto na música vem de Minas.

LeandroP
Moderador
# nov/06 · Editado por: LeandroP
· votar


O lance é ser criança no instrumento, brincar.

Como diz John McLaughlin: Toque com o coração e a mente aberta e não tem como errar.

Como ligar um C com um F numa intenção blues:


e------------------------------------1-----------------
B----8---7---6---5---4---3---2---1---------------------
G--/9--/8--/7--/6--/5--/4--/3--/2--2-------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
C F



Se quiser que a progressão mude pro acorde G ao invés do F, é só parar quando tocar a nota B na corda G.

Se sobrar tempo, volte um desenho uma casa pra trás e avance novamente uma casa pra frente, dá um sabor de aproximação e cria uma espectativa muito boa.

Alex_Guitar
Veterano
# nov/06
· votar


LeandroPanucci
Ave grande mestre !!!
\o/ /o\ \o/ /o\ \o/ /o\

Esse sabe tudo e mais um pouco...

EDER R SANCHES
Camarada, depois dessas dicas aó vc. só não faz as suas frases se não quiser... :o)

Pi_FilosofiaHxCx
Veterano
# nov/06
· votar


Axo q a maioria dos auto-didatas... acbam c tornando algo mecanico e acaba se prendendo apenas a teoria!!!

kra so um desses.!!!!

...este topico me serviu como uma luva!!!

EDER R SANCHES
Veterano
# nov/06
· votar


GALERA,

Muito obrigado a todos que postaram aqui suas opiniões, valeu mesmo. Se todo guitarrista tivesse a sorte de participar de um fórum como esse o desenvolvimento de todo mundo seria otimizado. Valeu mesmo as dicas, mas eu acho que a minha grande dificuldade é transpor o processo mecânico de executar as escalas, porque no fundo é só isso que eu faço... Mas vamos tenando né.

Muito obrigado a todos pelas dicas e pelas tabs.

Grande abraço a todos.

Fabianorenno
Veterano
# nov/06
· votar


poxa isso caiu do céu para mim, muito bom! parabéns!

Eric 146
Veterano
# nov/06
· votar


Parabéns pelo tópico

Thiagoham
Veterano
# nov/06
· votar


podiam fazer um topico sobre fraseado, fixo, pra ajudar a galera dos auto ditatas q sao mt presos nos patterns.. =) ia ser interessante.

stenyosullivan
Veterano
# nov/06
· votar


true total

PigO
Veterano
# fev/13
· votar


ai galera, sempre que eu vo faze algum improviso sempre sai as mesma coisa, as notas em sequencia, nao consigo criar algo legal

ai eu vo tentando pular umas nota e ver como fica e nao fica legal, sei la, quero umas dica, pq ta dificil solucionar isso sozinho!


antes que venham dizer que fraseado vem com o tempo, desde que estudo escala tenho tentado, as frase nao sai, aumentei a velocidade desde entao, porem sempre as mesma sequencia, ou parecidas.....

Geist
Veterano
# fev/13
· votar


PigO
Cara, uma coisa que ajuda, e muito, é não pensar em shapes, licks, padrões, arpejos, e sim, pensar em som. Na sua cabeça, imagine o efeito que quer e tente reproduzir o que pensou. Naturalmente dessa forma irá conseguir encaixar licks e frases. Não toque milhões de notas e nem fique passeando pelo braço apenas por tocar. Faça um tema em cima da escala e desenvolva a partir daí. Lembre-se que menos é mais. Treine muito também os padrões, licks e arpejos(completos, em três cordas, arpejos esticados, com tapping, salto de cordas...) e, com tempo, eles entrarão no seu vocabulário musical.

PigO
Veterano
# fev/13
· votar


Geist


vlw


eu to preso aos shapes, localizo as nota pelos shape dos modos gregos e da penta. o resto vem vindo, ai emendo um no outro, e vai, só que não sai ideia, vou tentar criar tema como vc disse.

leo-guitar94
Veterano
# fev/13
· votar


PigO
Tire musicas, veja como os seus guitarristas preferidos criam os licks e riffs e "copie". Depois que você aprende, você a partir daquilo, vai montando seus próprios. Um professor meu me disse, é como montar lego, você vai encaixando cada peça, tirando o que nao gosta e no final você junta tudo em uma coisa só.

LeandroP
Moderador
# fev/13 · Editado por: LeandroP
· votar


PigO

Se você já tem uma boa desenvoltura com os shapes dos modos, experimente alguns padrões melódicos simples, como salto de terças diatônicas, entre outros intervalos. Isso deixa a escala com uma outra cara. Motivos melódicos também são interessantes. Fiz um tópico sobre os dois assuntos. Dê uma lida neles, pode ser que te ajude ;-]

Rednef2
Veterano
# fev/13 · Editado por: Rednef2
· votar


PigO
Da uma olhada nesse video de Mateus Starling:



Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Desenvolvimento do Fraseado