as aventuras de um "luthier" prodigio, primeira parte: aprendendo com os erros

    Autor Mensagem
    Ruda_Guitar
    Veterano
    # out/06


    hoje, a uma meia hora mais ou menos, fui aumentar a altura do captador da ponte da minha guitarra (marca e modelo nao interessam)... ela tem aquele corpo "comum", no estilo jackson, ibanez, etc, sem escudo e floyd rose...

    tudo bem, la vo eu, chave philips no parafuro, dou um giro no sentido anti-horario... "péc"... meio captador afundado... "pu** *** *****!" ta bom, calma... vamos mexer no outro parafuso, né? "péc" agora todo o captador esta afundado "pu** *** *****, vai ser burro assim no inferno!"

    e agora?

    vamos la

    primeira tentativa: sem mexer nas cordas, averiguar a situaçao. nao da pra ver nada. eh tudo escuro. nao tem como puxar o captador de volta. bos**.

    segunda: afrouxar as cordas! afrouxo todas as cordas... tento olhar... depois de alguns bons minutos cutucando o captador com a chave de fenda, e averiguando a cavidade... ah! entendi!

    o esquema eh assim: pense no captador visto de cima. no "chao" dele, embaixo dele, tem uma base. essa base tem duas abas, e nessas abas sao aparafusados os parafusos (!) estes, passam dentro de uma mola... esta mola, pelo menos na minha guitarra, tem bastante força. ok... continuando a mexer, tiro a 6ª corda... nada de evoluçao.

    ja chega, terceira tentativa: tirar todas as cordas! =o la vamos nós... arranjei uma borracha pra botar em baixo do floyd rose, para ele nao "afundar"...aprendizado importante nao usem aquelas borrchas metade azul metade vermelha, aquelas q diz a lenda q apagam caneta, porque ela eh muito baixa!

    la vamos nós... tiro a borracha (com a ajuda da minha irma) e arranjo outra, aquela branca q esfarela pouco... agora sim, perfeita. tiro todas as cordas, la la la... ahá! maldito captador! cheguei em voce! tirei a "moldura" de volta do captador, e puxei o maldito pra fora. CUIDADO: ele tem um fio nele (!), mas na minha guitarra da pra puxar ele com carinho e tirar o captador da cavidade...

    agora, com a ajuda da minha irma novamente, vamos montar o captador... captador, mola, moldura e parafuso... força e delicadeza, minha irma parafusa o parafuso (!) ate ficar BEM PRESO na base do captador... mesmo procedimento com o outro parafuso...

    dispenso a minha irma... agora voltando a montar a guitarra...

    com carinho, enfio aquele fio do captador de volta no buraco dele (!), e encaixo o captador... parafuso a moldura... pronto.

    agora, coloco as cordas, ajusto a altura do captador (agora corretamente) e afino... paciencia, afina, afina, afina... pronto... tiro a borracha (com a ajuda da minha irma novamente), afina, afina, afina... trava o braço, ajusta a afinaçao na ponte... pronto!



    aprendizados:

    1- se quiser alterar a altura de seu captador, pra aumentar eh no sentido horario, e pra diminuir sentido anti-horario, mas com muita calma, pra nao desaparafusar o captador!
    2- lembre da borracha... nao corra o risco da borracha de duas cores!
    3- tenha sempre um trocado guardado q vc sabe q pode custar um ajuste de seu luthier, para no caso de uma emergencia como essa, voce nao ser forçado a fazer vc mesmo (como foi cmg :( )
    4- se quiser brincar de luthier, primeiro assuma seus atos, e lembre-se que a pobre coitada da sua guitarra nao tem culpa da sua aventura (e de uma possivel burrada)
    5- PACIENCIA, muita paciencia com sua guitarra... principalmente com o floyd rose... eu ate agora nao sei como eu fiquei tao calmo, como nao joguei a guitarra no chao, nao dei um soco no captador



    acho q eh isso

    crianças, nao façam isso em casa! com certeza minha guitarra ta toda desregulada graças as minhas peripecias, mas faz parte

    ta aí a minha experiencia, q pretendo nao repetir tao cedo!

    falo!

    22222 oirartnoc oa
    Veterano
    # out/06
    · votar




    darkwolf
    Veterano
    # out/06
    · votar


    muito bem

    LFL
    Veterano
    # out/06
    · votar


    hahe, eu estou tentando dar uma de luthier pra arruma a elétrica da minha guitar

    ...to apanhando :T

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # out/06
    · votar


    eu desregulei totalmente a jennifer quando mexi nas molas da ponte =/
    a gente vive e aprende \o/

    ToRReSMo
    Veterano
    # out/06
    · votar


    simples..os captadores soltaram da base...só tirar colokar a mola no parafuso e apartar de novo, vc vai tera que tirar as cordas e tirar o captador

    r2s2
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Sabe o que eu faço? Eu solto as molas da floyd, tiro a ponte com as cordas presas. Faço o que preciso nos captadores aí coloco tudo de volta. É muito fácil.

    Deve ser um crime fazer isso, mas foda-se, é uma guitarra só de treino mesmo.

    Em breve vou começar a pintar ela de tudo q é jeito e treinar arremessos e giros sobre o corpo, tipo o malms-youngchild.

    r2s2
    Veterano
    # out/06 · Editado por: r2s2
    · votar


    Eu instalei na raça um EMG 89 assim, claro que os outros 'passivos (corrigindo)' agora são bizarros, pq o volume deles sempre está no máximo e o EMG sempre tá ligado, mesmo selecionando os outros.

    Aí se eu abaixar o volume e selecionar os passivos, tcharam!!! eles funcionam como se estivesse no volume máximo e o emg some.

    Duvido que mais alguém consiga isso. Hahahahaha

    ToRReSMo
    Veterano
    # out/06
    · votar


    r2s2
    pode fazer isso de boa.huahuhua.
    da nada..c manja de regular a floyd rapido por fazwer

    r2s2
    Veterano
    # out/06
    · votar


    ToRReSMo
    pode fazer isso de boa.huahuhua.
    da nada..c manja de regular a floyd rapido por fazwer


    Mas o legal é q aprendi pra cacete fazendo essas coisas, hj já consigo deixar ela regulada da maneira q eu quero.

    Já funfei tanto nessa guita que acho que ela apaixonou....

    emaniox
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Pelo o que eu entendi, o negocio é ter uma irma.

    froggy
    Veterano
    # out/06
    · votar


    emaniox
    hehehehehehehhe

    Ruda_Guitar
    Veterano
    # out/06
    · votar


    emaniox
    auhauhauhauhauhauha

    essa eh parte fundamental :D

    conehc
    Veterano
    # out/06 · Editado por: conehc
    · votar


    nao usem aquelas borrchas metade azul metade vermelha, aquelas q diz a lenda q apagam caneta, porque ela eh muito baixa!
    essa lenda eh velha, muito velha... hahahahhaa

    Ruda_Guitar
    nao se preocupe... a primeira vez que fui regular uma guitarra foi mais ou menos assim... era uma jennifer e nem era minha...

    ah, outro aprendizado: se por acaso um fio da parte eletrica se soltar, cuidado, ao tentar soldar ele de volta outros dois soltarao tbm, logo, se for mexer na parte eletrica, desenhe todo o esquema dela numa folha de papel.... - que o diga a yamaha strato de um amigo meu que depois de ter sido aberta pra poder trocar a pintura ficou comtodos os pots ajustando volume e um ganho infernal hahahha

    Ruda_Guitar
    Veterano
    # out/06
    · votar


    conehc
    auhauhauhauhauah

    deus me livre, quando for parte eletrica vai direto pro luthier de verdade! uhauhauhauha

    conehc
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Ruda_Guitar
    mas dependendo, imagine vc com uma guitarra que custou 100 reais... o luthier vai te cobrar uns 50 pra arrumar a parte eletrica.... vc nao tem luthier na sua cidade (logo, tranporte entra na conta final)... o jeito eh ir na pagina da saymor duncan pegar esquemas, pegar o ferro de solda, beber uma dose de pinga pra nao tremer e maos na massa...

    Ruda_Guitar
    Veterano
    # out/06
    · votar


    conehc
    auhauhauhauhauha

    nesse caso eh claro! otima oportunidade para mais um aprendizado! huheuheuh

    Williamfw
    Veterano
    # out/06
    · votar


    zaqueu_grunge
    mas essa ja eh desregulada de fábrica:D

    ToRReSMo
    Veterano
    # out/06
    · votar


    se vc verem como eu instalo um floyd rose...
    5 minutos instalada e afinada

    r2s2
    Veterano
    # out/06
    · votar


    ToRReSMo
    se vc verem como eu instalo um floyd rose...
    5 minutos instalada e afinada


    E um com mordanca? Leva mais tempo?

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Williamfw
    q nada =D

    por, mas eh mto legal o cara tentar mecher na guita... desde regular o o braço ateh tirar captador, trocar tarrachas e talz...

    ToRReSMo
    Veterano
    # out/06
    · votar


    r2s2
    as mordancas saum dificieis...tem os sem e com...é foda de instalar os mordanca

    Dr Jivago
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Outro dia estava mexendo no nut da guitarra e acabei fazendo merda, tive que colocar uma fina camada de durepox para manter a corda da guitarra na altura correta.

    Por enquanto está funcionando mas eu sei que vou ter que trocar o nut mais cedo ou mais tarde...com um luthier é claro.

    r2s2
    Veterano
    # out/06
    · votar


    ToRReSMo
    as mordancas saum dificieis...tem os sem e com...é foda de instalar os mordanca

    e os dimaizsô?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a as aventuras de um "luthier" prodigio, primeira parte: aprendendo com os erros