Duvida cruel na maneira de palhetar

    Autor Mensagem
    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # out/06


    Toco ha 1 ano e 2 meses, tudo que sei aprendi aqui no forum ou perguntando por ai, porem semana passada comecei a fazer aulas de guitarra.

    Logo na primeira aula meu professor reparou algo na minha palhetada e tentou me ensinar uma maneira melhor de se fazer.
    Sempre quando estou solando procuro abafar ou "cancelar" o som da corda de cima com o lado do dedao da mao direita (dedao que segura a palheta), ou seja, vou descendo palhetando e abafando as de cima, porem meu professor disse que o ideal seria eu deixar o dedao "flutuando", sem encostar em corda nenhuma e abafar com a barriga da mao, semelhante ao palm mute.

    Ate ai tudo bem, senti dificuldades no inicio, porem resolvi tentar mudar, treinei essa semana inteira dessa maneira mas a coisa ta feia, eu pareço um iniciante tocando, erro demais, algumas cordas que nao foram abafadas direito começam a soar, a sonoridade em si fica muito suja e nao to vendo muita perspectiva de melhoras... eu tento tocar meus proprios solos e nao consigo...

    Pra finalizar, to pensando em voltar a tocar do jeito antigo, mas tenho medo que aquela tecnica me deixe "limitado" e tambem nao quero ficar tocando "errado", entao queria ajuda de vcs ai, o que eu devo fazer?

    (o Dr Stein deve ta puto comigo de tanto que eu falo nisso haha)

    Gabriel Anjos
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Rodrigo Yoshida
    Voce ja viu o jeito que o Marty Friedman palheta?

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Gabriel Anjos

    sim, ele parece que palheta com a mao quebrada hahahah...

    Gabriel Anjos
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Rodrigo Yoshida
    sim, ele parece que palheta com a mao quebrada hahahah...
    Então pra voce tá preocupado com a maneira correta de palhetar?

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Gabriel Anjos

    tipo, tenho medo que essa minha tecnica atual me atrase no futuro e tenha que mudar meu jeito de palhetar, iria ser muito pior do que mudar hoje, por isso ainda to meio confuso sobre o assunto

    Raven_Heart
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Rodrigo Yoshida
    Cara, acho que isso aí é mais preciosismo do teu professor...não vejo porquê essa maneira de palhetar vá te limitar em alguma coisa, e se vc já tá acostumado e palhetando legal desse jeito, não tem porque mudar. Também não acho que seja "tocar errado", é apenas o teu jeito. Mesma coisa que já comentaram do Friedman aí em cima.

    Daniel Jr
    Veterano
    # out/06
    · votar


    O diferencial de cada músico estar no seu jeito de tocar e não acredito que tenha um fórmula para palhetar ou uma posição padrão, então brother se tu è melhor palhetando da forma que vc esta acostumado manda ve desse jeito mesmo..

    trendkill
    Veterano
    # out/06
    · votar


    mano, eu sou da queles, se tu se sente bem palheta até com o pinto...



    mas fique atento, pois as vezes uma leve correção de alguma mania vai poder ajudar na tua agilidade

    Nick_Oliveri_Guitar
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Rodrigo Yoshida

    Um professor antigo que tive enchia meu saco pq eu palhetava com o dedinho apoiado no escudo da guitarra... isso nunca me atrapalhou em nada... depois fui ver vídeos de guitarristas e muitos dos que eu curto apoiam tb. Entonces...

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Nick_Oliveri_Guitar

    opa, mas no caso sobre o tipo da minha palhetada, vc ja viu alguem fazendo dessa maneira?

    Rachmaninoff
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Rodrigo Yoshida
    Eu acho que a correção que teu professor fez é válida. Não que você esteja "tocando errado", mas pelo que você falou, esse dedão é um fator limitante, porque ele meio que "amarra" sua mão numa determinada posição. Já abafando com a palma da mão (eu também abafo com a palma da mão), sua mão direita tem muito mais liberdade, visto que a palma da mão tem uma área de cobertura muito maior. Obviamente você sente dificuldade com a mudança, mas isso é passageiro.

    A técnica correta existe pra te fazer tocar com menos esforço e com máximo aproveitamento. Se você tem a oportunidade de aprender a técnica correta, então aprenda. Mal não vai te fazer.

    Minha opinião.

    nyurig3
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Rachmaninoff
    corretissimo cara


    Rodrigo Yoshida
    vc deve tirar essa mania de abafar com o dedao, pode te atrapalhar no futuro. quando comecei a tocar guitarra eu segurava a palheta errado, apoiando sobre dois dedos embaixo dela, ai tive que esquecer essa maneira errada para aprender a correta para melhorar a performance. no inicio e desconfortavel, mas vc se acostuma.

    naka.88
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Eu acredito que tem 3 maneiras de palhetar:

    Wander Taffo , Jimmy Bruno , Kirk Hammet - Movimento de braço com pulso reto.

    Paul Gilbert , Steve Vai , Steve Morse - Movimento no pulso com pouco movimento de braço.

    Ardanuy & Alguns Jazzistas - Movimento circular com os dedos.

    É claro que a maioria deles não se prende a somente uma maneira , mas é a predominante na sua pegada.

    O legal seria estudar um pouco de todas pra quando tocar voce ter mais opção de timbre e tecnica.


    *e lendo melhor o tópico não tem nada ver com sua dúvida :(.

    Quico
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Rodrigo Yoshida
    kra eu toco assim abafando com o dedao, tem vantagens e desvantagens...
    na verdade hoje em dia alterno qnd estou tocando entre abafar as cordas de cima c o dedao e o "semi-palm muting".. oq dah pra sentir eh uma diferença de sonoridade. no sweep por exemplo, no MEU caso com o palm sai um som mais kiko loureiro e abafando as de cima um som mais ozielzinho e com palm muting forçando mais o abafamento e palhetando c mais força um som mais malmsteen

    na verdade meu professor q falow pra eu fzr assim na época, e o kra eh mnt competente posso garantir.. palhete desse jeito q vc nao tem nada a perder...mas pra frente qnd tiver uma maior consistencia na palhetada treine esse c palm muting dai tera mais opcoes..
    espero ter ajudado... flw

    ToRReSMo
    Veterano
    # out/06
    · votar


    toque do geito mais confortavel para vc..naum tem essa de palhetada correta..
    eu ja usei tds os geitos que varios guitarristas usam..mas eu sempre muito..minha palhetada é mistura de td..
    ja tentei tokar como o marty fridman para ver c tinha alguma coisas a mais..mas só doeu meu pulso...

    Midgard
    Veterano
    # out/06
    · votar


    mas nao posso negar q aprendi a abafar vendo o james no videos do metallica \m/

    Nick_Oliveri_Guitar
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Rodrigo Yoshida

    Desde que seu dedão não emita o som das cordas que estão sendo abafadas não tem problema, até ajuda seu solo a sair mais limpo. Eu vou fazendo um tipo de palm mute em ataques mais suaves.

    ROo
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Eu acredito que tem 3 maneiras de palhetar:

    Wander Taffo , Jimmy Bruno , Kirk Hammet - Movimento de braço com pulso reto.

    Paul Gilbert , Steve Vai , Steve Morse - Movimento no pulso com pouco movimento de braço.

    Ardanuy & Alguns Jazzistas - Movimento circular com os dedos.


    Nem..
    são 4
    Marty Friedman- Quebrar o pulso com uma marreta e tocar com a mão envergada.




    Rodrigo Yoshida
    Seu professor só quis te dar um toque que vai te ajudar mais pra frente, porque talvez essa posição te limite, mas eu acredito que a palhetada é muito particular, cada um tem o jeito que mais agrada e da segurança...e depois de ver o Marty Friedman tocar eu não vejo no que você pode ficar limitado tocando do jeito que você falou òÔ.

    naka.88
    Veterano
    # out/06
    · votar


    ROo
    Marty Friedman não conta hehahehaha , aquilo é malabarismo ^^.;

    edukl
    Veterano
    # out/06
    · votar


    alguem consegue virar a mão daquele jeito como o Marty e toca direito?eh mt dificil tentei esses dias

    Rachmaninoff
    Veterano
    # out/06
    · votar


    edukl
    alguem consegue virar a mão daquele jeito como o Marty e toca direito?

    Eu até consigo mas toco ruim pra cacete.
    E não faço idéia de como ele consegue abafar as cordas!

    nyurig3
    Veterano
    # out/06
    · votar


    alguns ai chamam a parte entre a mao e o antebraço de PULSO quando na verdade e PUNHO!!!

    Steve Van Halen
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Veio e tenho uma Guitar Palyer aq com umna entrevista do Eric Johnson q ele fla: "o importante eh vc abafar em todos os lugares q vc naum ta tocando. Este abafamento pode ser com a palma da mao ou com o dedao".Se o EJ fla q tanto faz, eu axo q tanto faz, afinal eu axo q o EJ manja mais q o seu prof. Alem disso, o Michael angelo abafa com o dedao.

    Alem do jeito q o pessoal flo, tem o feito do Steve Morse: ele num abaja nem com a palma da mao nem com o dedao, ele abafa com o punho!!

    diegoamora
    Veterano
    # out/06
    · votar


    eh , eu tb tenho essa duvida na palhetada...como nunca fiz aula fico na duvida entre apoiar com a parte da palma da mao , a logo depois do punho... ou apoiar alguns dedos no escudo....como vou entrar numa aula logo logo irei tirar essa minha duvida...mas q me deixa encabulado deixa...pq apoiando com a palma da mao eu tenho mais precisao , so que na hora de solar nas cordas de cima fica meio chato , e ja apoiando no escudo eu erro bem mais as cordas e tb perco forca na palhetada =/
    e ai ? qq eu faco ? =/

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Nick_Oliveri_Guitar

    eu uso o dedao exatamente pra nao soar as cordas que nao estou tocando, pelomenos comigo funciona mas ta dificil fazer do jeito que meu professor ensinou, deu uma melhorada mas esta longe do aceitavel, pra falar a verdade eu reparei que estou tocando muito pior assim hehe...

    Steve Van Halen
    Michael angelo abafa com o dedao.

    po kra eu queria ver isso, tem algum lugar dizendo algo parecido?

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # out/06
    · votar


    soh pra acrescentar no topico, olhem o jeito que esse cara palheta:

    http://www.youtube.com/watch?v=y2WyBBSVsmY

    nyurig3
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Rodrigo Yoshida
    e bom quando agente palheta da forma mais confortavel para agente mas nem sepre o mais confortavel e o correto... uma pergunta: quando vc sola na mizinha como vc faz para abafar as cordas la e mi? com o dedao? osso!!!
    tenta com a palma da mao vai... vc vai ver como e bem mais logico e pratico

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # out/06
    · votar


    nyurig3

    tipo, quando eu toco na mizinha eu abafo todas as de cima com o dedao e o resto da mao, indo ate o pulso, nao tenho problemas com cordas soltas sujando o som tocando dessa maneira, pra falar a verdade estava tudo bem ate o meu professor resolver pedir pra eu mudar meu jeito de palhetar

    mas se ele pediu talvez tenha um por que, e eh isso que to tentando descobrir, talvez esse meu jeito me atrase, nao sei muito bem...

    alias, sobre ser mais logico e pratico, isso vai de cada um, pra mim eh mais dificil hehehe...

    -Dan
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Engraçado que o Kiko Loureiro ensina a abafar igual ao jeito que o carinha achava que tava fazendo errado.

    Heehehe

    Desenterrei sim.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida cruel na maneira de palhetar