ajuda com cordas 0.11 , já usei a busca!

    Autor Mensagem
    LeoHendrix
    Veterano
    # out/06


    olá pessoal, tenho uma shelter sg e ontem resolvi trocar o encordoamente(ainda original), decidi colocar 0.11, porém só depois de por as cordas, pensei que talvez fosse necessario regular o tensor, vim aqui no forum e constatei em alguns topicos que algumas pessoas falaram que realmente seria necessário, eu tenho a chavezinha de mexer no tensor, mas NÃO SEI como mexer e fico com receio de piorar a situação... tenho show sábado e depois desse show não vou tocar muito na guitarra, então deixaria no case dela bem guardada, qual o risco de empenamento do braço? luthier agora nem pensar, ate pelas poucas opções aqui na cidade... o que fazer? se eu usar uma afinação mais baixa reduz as chances de empenar? ou se eu deixar simplesmente com as 0.11 pode não dar em nada? agradeço quem puder colaborar ai.

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Que calibre estava usando antes? Se era .009, uma regulagem vai bem. Mesmo pq, é capaz até de trastejar (se usa ação baixa). É claro que não empenar em 5 minutos, mas uma afinação reduz chances de problemas.

    Tópicos obre regulgem de tensor:

    http://forum.cifraclub.com.br/?action=busca&ordenacao=1&q=tensor &boolean=1&forum3=1

    Midgard
    Veterano
    # out/06
    · votar


    LeoHendrix

    leia o topico do q o BlaCk LaBeL
    recomendo e uma boa sorte pq eh chato ficar regulando :P

    Midgard
    Veterano
    # out/06
    · votar


    ainda bem q tu nao tem floyd senao ia ver a dor de cabeça :P

    LeoHendrix
    Veterano
    # out/06
    · votar


    BlaCk LaBeL
    pior é isso, nem sei qual o calibre das originais... suspeito que seja 0.09 mesmo. vou dar uma lida no tópico.

    Midgard
    vou dar uma lida lá!

    ahh vale deixar claro que assim que essas cordas forem pro espaço eu pretendo voltar pra 0.09 ou 0.10, ai vou ter que mexer no tensor de novo??

    Midgard
    Veterano
    # out/06
    · votar


    LeoHendrix
    ahh vale deixar claro que assim que essas cordas forem pro espaço eu pretendo voltar pra 0.09 ou 0.10, ai vou ter que mexer no tensor de novo??

    vai ter q mexer denovo sim :)

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # out/06
    · votar


    LeoHendrix

    cara, tensor eh um negocio meio perigoso de se mexer pois o povo acha que tem que ficar dando voltas, depois que aprendi a fazer eu nem esquento mais, eu mesmo ajusto, aprendi a fazer isso aqui no forum e ja regulei duas guitarras minhas, ficaram perfeitas...

    o esquema eh o seguinte, de 009 pra 011 vc vai ter um bom aumento de tensao, eh quase certo que vai puxar o braço um pouco pra frente, coloque as cordas, gire apenas 1/4 de volta e deixe a guitarra parada por algumas horas, olhe de novo, se ainda tiver gire mais um pouco, talvez um pouco menos, vai repetindo o processo ate ficar bom respeitando o tempo certo e sempre girando apenas um pouco, nao mais que 1/4 de volta, nao eh uma regra mas nao eh bom abusar...

    se vc usa 009 e afina em E, vai pular pra 011 e vai cair um tom, D, talvez nao aconteça nada, vai depender muito da sua guitarra, alias, pra ver se o braço ta empenado eu nao faço aquele esquema de apontar a guitarra e ver por tras, prefiro apertar corda por corda na primeira e ultima casa, olho a distancia no traste 12, tem que estar com uma pequena distancia, talvez um pouco menos que 1mm...

    pra finalizar, nao confie muito em mim! hahaha, eu aprendi isso aqui no forum e deu certo comigo, hoje sinto confiança pra mexer nas minhas guitarras, estou te passando minha experiencia mas eh bom vc pesquisar bastante antes...

    LeoHendrix
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Rodrigo Yoshida
    cara muito obrigado pelas informações ai! vão ser muito úteis!
    "apesar de eu não ter criado coragem pra mexer ainda"

    se eu não fizer nada e conviver com esse "empenamento" até essas cordas irem pro espaço, pode dar algum problema mais serio? ou depois que eu voltar pra 0.09 ou 0.10 e colocar as cordas mandar dar uma regulagem geral fica td ok?? porque como eu disse, depois do show que farei sabado a guitarra vai ficar um bom tempo(ate o fim de novembro) dentro do case, mal vou ter tempo de tocar até la!

    Soulface
    Veterano
    # out/06
    · votar


    LeoHendrix
    Bom, vc já colocou as cordas né?!
    Está trastejando? Estão muito altas? Q afinação vc usa? De q madeira é o braço da sua guitarra?

    Baron GTR
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Sem medo...

    Pega a chave de fenda ou philips (aquela que é assim * )

    tira com cuidado a tampinha que fica no headstock...

    Olha dentro do buraco, e você verá um cabeça de um parafuso tipo alen (aquela chave em formato de L )

    Reza dois avemaria, 4 pai nosso, pede pra mãe fazer novena e vai na Fé.

    Geralmente pra direita voce corrige este tipo de problema, e estou falando pra você girar a chave alen NÃO mais que 10 minutos de um relógio de ponteiro (estou falando o tanto que você vai virar a chave, e não o tempo que você vai ficar virando)

    Calma e tranquilidade, faça isso com a guitarra virada com as cordas pra você.


    Qualquer problema pergunte de novo.

    Boa sorte, e faça isso com calma.

    BaNdAiD
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Reza dois avemaria, 4 pai nosso, pede pra mãe fazer novena e vai na Fé.
    Será q eh suficiente?? ehehehehe
    Mas cara, naum tem segredo p regular tensor naum!! eh só ter paciencia e naum querer atropelar as coisas!! da um quarto de volta e espera!! depois afina, regula, ve se ta baum...se naum tiver faz de novo!!
    seja inteligente, tipo...se vc deu um quarto de volta e mexeu tanto, da p calcular mais ou menos o quanto ainda falta girar o tensor p ficar bom, entendeu???
    o mais importante eh ter calma!! eh bom q vc poupa os 50 conto q o luthier te cobraria p fazer isso!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a ajuda com cordas 0.11 , já usei a busca!