na sua opinião o que é imprescindivel o músico saber? decorar escalas?intervalos?harmonia? o q?

Autor Mensagem
folha_nunes
Veterano
# fev/10
· votar


pucci

não sei os demais mais o caetano saca geral de teoria ele estudou com um grande violonista, nao me recordo o nome dele, mas sei que ele, morreu atropelado enquanto esperava o onibus

mas gostei muito do seu comentario

!abraços

Socomegaton
Veterano
# fev/10
· votar


Na minha modesta opinião, acredito que não tem nada mais produtivo para o músico desenvolver, que o ouvido.

Pelo menos foi para mim.

Antes eu tinha que ficar decorando a sequência dos acordes pra tocar, e quando errava era pego "de surpresa" pelo acorde fora.

Conforme meu ouvido foi melhorando (e ainda tem muito a melhorar) eu comecei a conseguir prever o acorde me familiarizando com a sonoridade do mesmo. Tanto acorde como notas de solo.

Isso é um ganho imensurável, porque você acaba focando mais no tom da música, e o resto acaba vindo no instinto.
É o que separa, a meu ver, um profissional de um amador.
Não é nada relacionado à conhecimento nem tecnica, mas sim ouvido mesmo.

Mas a dica principal para se desnvolver ouvido: Afine sempre sua guitarra pelo diapasão.
Fazendo isso, o cérebro começa a "fazer amizade" digamos :-P com o tom correto das notas.

Marc Snow
Veterano
# fev/10
· votar


Acho que deve saber o suficiente para se virar em qualquer situação.

Slash Hammett
Veterano
# fev/10
· votar


nao eh imprescindivel, mas ajuda MUITO saber teoria, escalas, modos, padroes e etc.

victorhab
Veterano
# fev/10
· votar


ROBERTO CARLOS SABE ALGUMA COISA DE TEORIA?

CAETANO VELOSO?SABE?

JIMI HENDRIX SABE?

LUIZ GONZAGA SABE?

RAUL SEIXAS


VENTANIA SABE ALGUMA TEORIA?!
VENTANIA RLZ!

Gabriwell
Veterano
# fev/10
· votar


Até hoje nunca ouvi falar de ninguém que não sabia de um pouquinho sequer de teoria.

Duvido que o Hendrix não sabia uma pentatônica.

Duvido que o Raul não sabia nem porque um acorde era maior ou menor.

Duvido muito que qualquer músico não saiba nada de teoria!


Não tem isso de coisas imprescindíveis para um músico, todo mundo começa com um pouco de teoria do que for, depois alguns continuam nisso e viram virtuosos, outros param porque não evoluem e outros com mais paciência para tocar ou facilidade para escutar podem vir a se tornar aqueles "guitar heroes" que tanto guitarrista por aí diz que são uma merda só porque o cara não é muito rápido ou só porque o cara só usa a pentatônica. Porra, as notas da pentatônica não são notas também?

Enfim, no final você vai fazer tudo diferente do que te indicaram ou falaram, porque todos somos diferentes.

Pegue o disponível, estude e treine muito e não se iluda porque a grande maioria aqui nunca virá nem a tocar em um palco sequer.

Pronto, falei! =D

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a na sua opinião o que é imprescindivel o músico saber? decorar escalas?intervalos?harmonia? o q?