Análise harmônica: como descobrir o tom de uma música?

Autor Mensagem
Extrapolation
Veterano
# out/06
· votar


silverchairfan
Cadd9 Fadd9
a primeira vista, pode ser tanto C maior ou F maior o tom

primeiro, entenda o q quer dizer Xadd9: T 3M 5 9

entao, nao tem 7ª nesses acordes, portanto a harmonia nao te dá a funçao do acorde. como nao tem funçao, nao tem tom. a definicaçao de tom e tonalidade existe na harmonia funcional e tradicional (q sao duas coisas diferentes mas bem parecidas).

podem ter mais analises pra essa tua progressao

marcelgtvcbx
Veterano
# out/06
· votar


silverchairfan
bem nao sei c ta certo hehehe mas pelo q entendi pode ser varios tons, isso desde q vc respeite os intervalos dos acordes... eu poderia escolher C (no caso Cadd9 seria o I grau, e Fadd9 o IV), mas tb acho q poderia ser o tom de F ( ae o Fadd9 seria o I grau, e o Cadd9 seria o V grau) bem, com relaçao a modos eu ainda n tenho conhecimento suficiente para dizer c algum caberia nessa progressao, penso q deve haver sim... logico q esses 2 acordes soltos poderiam ser um mont de coisas, coloquei aki essas tonalidades maiores pq acho + facil de entender o raciocinio...

pq tipo, eu nao entendi NADA mesmo !

quando vc diz isso fica dificil entender q parte vc n entendeu.. respondi acima o q eu achei q fosse a sua duvida... c vc for + especifico pelo menos ateh onde vc entendeu fica + facil de ajudar hehehe :)

*****bem c eu tiver errado a galera gente fina desse forum vai com certeza me corrijir... mas acho q o raciocinio eh este mesmo...

marcelgtvcbx
Veterano
# out/06
· votar


Extrapolation
putz nem tinha visto hauhauhau :p

Extrapolation
Veterano
# out/06
· votar


marcelgtvcbx
nem, mas falasse certo
é isso ae mesmo cara

marcelgtvcbx
Veterano
# out/06
· votar


Extrapolation
:) aproposito ja passei no caixa huahuahauhauha zuera :p

Yngwie Slash
Veterano
# out/06
· votar


uhauhahauauhauhauh quanta porcaria.....

silverchairfan
Veterano
# out/06
· votar


EXTRAPOLATION

vlw ai cara !

marcelgtvcbx

era isso mesmo cara ! botei uma pentatonica nisso e fico manero UAEhuaEHuhAEihaEIuhaeIuheaiU

vlw a ajuda de vcs !

brasil telecom
Veterano
# jan/08
· votar


esse é um assunto pouco falado aqui fórum!!

brasil telecom
Veterano
# jan/08
· votar


esse é um assunto pouco falado aqui fórum!!

thiagop6
Veterano
# mar/12
· votar


Gente me respondem, por far vor.

eu quero saber como fazer pra descubrir o tom de uma musica, mais vejo que aqui só esta falando sobre câmpo harmonico, e eu não sei nada sobre isso emtão quero saber como descubrir o tom de uma musica, se eu tenho que estudar câmpo harminico, ou outra coisa, ou emtão não precisa, seila, eu quero saber, me ajudem ?

De Ros
Veterano
# mar/12
· votar


thiagop6

Se quer saber de verdade, dominar o assunto e obter o conhecimento, tu vai ter que estudar.

Aliás, isso é algo meio redundante...

thiagop6
Veterano
# mar/12
· votar


De Ros

Tha.. mais explica melhor né, oque eu vou teque estudar, por que eu to fazendo uma banda, e acho que temque saber esse negocio de tom da musica ! emtão me explique melhor Manim oque eu preciso saber ?

clebergf
Veterano
# mar/12
· votar


thiagop6

Se vc não sabe nada, então tem tudo para aprender...se sabe um pouco, tem o restante... xD
Cara, estuda teoria musical e já era...

22222 oirartnoc oa
Veterano
# mar/12
· votar


Não há Tom, só intenções.

De Ros
Veterano
# mar/12
· votar


22222 oirartnoc oa

"Não há Tom, só intenções.
"

Jesus...

thiagop6

Começa por intervalos, depois formação de acordes e escalas e depois campo harmônico.

Onde? Usando a busca!

Abração!

DrBlueSS
Veterano
# set/12
· votar


cara eu vejo assim...
se a musica começa em (Am) ela e do campo harmonico de (C)logo fica facil achar as outras notas.
se ela começa em (Bm) e do campo de (D) e assim por diante.
quando ela começa pela sexta voce tem que achar a tonica pra ficar mais facil,quando começa pela tonica ja fica mais facil ainda jogar as outras notas.
flw...

Tomaz.
Veterano
# set/12 · Editado por: Tomaz.
· votar


DrBlueSS

Tem músicas que começam em Am e a tonalidade é G, por exemplo. Essa tua análise é muito simplista e pode confundir quem é iniciante.

É o mesmo erro de quem acha que o primeiro acorde sempre dá a tonalidade da música.

starling_music
Veterano
# set/12
· votar


Eu escrevi algo sobre isso aqui:
Como saber o tom da musica?
http://www.mateusstarling.com.br/pt/blog/140-como-saber-o-tom-da-music a

entamoeba
Membro Novato
# mar/15
· votar


Sempre apanho da tal teoria! Ando tentando fazer as pazes com a figura, mas ela não me dá folga. Será que meus caros colegas de fórum podem me dar uma luz?

O caso é o seguinte. Compus, junto com parceiros, uma música que usa basicamente os seguintes acordes:

G#m, B, F#, C#, D#m

Ela usa todas as notas da escala de F#, só que o acorde predominante é o G#m. Posso dizer que o tom da música é G# dórico?

Ismah
Veterano
# mar/15
· votar


Dentro do meu conhecimento... pode.

rcorts
Veterano
# mar/15 · Editado por: rcorts
· votar


entamoeba

Pra ser encarado como dórico teria que ter bem marcada a presença da nota que dá a "cara" do modo, que no caso corresponderia à nota F, que só está presente nestes acordes naturais aí no C#. Adicionalmente a nota G# (tônica do modo) e o B natural (3ª menor de G#m) ajudam a compor a sonoridade do modo. O acorde de C#7 apresenta tanto o B quanto o F e o G#, por isso ele seria a "melhor" opção, ou opção mais óbvia para interagir com o G#m nesse esquema.

Um exemplo muito comum no modo dórico seria usar o G#m seguido de um C#7.

Outra ideia interessante e que funciona, mas corre o risco de ficar meio repetitiva e cansativa é aplicar as notas do modo dórico nos demais acordes que você escolheu na progressão.

Tente: G#m Bsus(#4) F#sus4 C#/F e D#sus2




e--------4-----7--------------------------------------
B--------4--6--7--6--6-----------------------------------
G--------4--4--6--6--8----------------------------------
D--------6--4--4--6--8----------------------------------
A--------6--x-----8--6----------------------------------
E--------4--7-----------------------------------------


Jube
Veterano
# mar/15
· votar


entamoeba
Sempre apanho da tal teoria! Ando tentando fazer as pazes com a figura, mas ela não me dá folga. Será que meus caros colegas de fórum podem me dar uma luz?

O caso é o seguinte. Compus, junto com parceiros, uma música que usa basicamente os seguintes acordes:

G#m, B, F#, C#, D#m

Ela usa todas as notas da escala de F#, só que o acorde predominante é o G#m. Posso dizer que o tom da música é G# dórico?


As notas que você usou lembram a escala de G#m ou sua relativa maior, a B, com exceção do C# que seria com 3m mas no seu caso está com 3M.

Jabijirous
Veterano
# mar/15
· votar


Você possui uma mistura de escalas. G#m B F# ambos pertencem a escala menor natural, C# pertence ao modo dórico e D#m escala menor natural. Seria melhor você dizer que o tom é G#m e não G# dórico, pois você não está trabalhando com a escala dórica, apenas pegou um acorde emprestado. Chamá-la de G#m menor, pra mim, é a melhor opção, ou melhor, a opção mais tradicional!

Daniel_tecladista15
Membro Novato
# mar/15
· votar


Pessoal,
O que eu penso é que para se determinar a tonalidade de uma música não basta saber os acordes. É muito importante também informar a progressão deles na música.

De nada adianta eu falar que minha música tem os acordes C Em Am G e querer supor que está em C maior. Depende da progressão.

Por exemplo, pegando os quatro acordes acima e montando a progressão G Am C Em ( I, IIm, IV, IIIm), esta se enquadraria melhor na tonalidade de G (ocorre ali no final uma resolução deceptiva em IIIm).

Observe que esta progressão não faria sentido (considerando a harmonia funcional) na tonalidade de C maior (V, VIm, I, IIIm).

As notas que você informou se enquadram perfeitamente na tonalidade de F#.
G#m, B, F#, C# , D#m
IIm IV I V VIm

Mas, novamente, teria que ver como estes acordes progridem na música para determinar a sua função harmônica (e consequentemente, a tonalidade).

sidguitar1
Veterano
# mar/15
· votar


SÓ QUE Dm também tem no campo harmonico de F

Em tem no compo harmonico de G

G TEM NO CAMPO HARMONICO de D

Am tem no campo harmonico de G NO DE F


musica geralmente tem melodia (ou riff no caso de rock e metal)e esta determina tambem a tonalidade , ate a linha do baixo ,vocal, teclado, etc podem determinar quando acontece esses casos de tons vizinhos, quando aparecem as setimas nos acordes fica mais clara a funçao deles , mais com power chords geralmente tem q levar em conta a melodia mesmo
ex(vc pediu exemplo hehe), musica wasting love do iron maiden no começo aparece E5 C5 e D5 , poderia esta em varios tons ou mesmo ser modal mais fica claro q esta em sol maior ja q o riff da musica aparace com notas naturais e o fa sempre sustenido
agora se fosse uma base sem melodia, sem nenhum outro instrumento definindo nada vc poderia dar a intençao dos acorde no teu solo ou improviso(de qualquer forma , mesmo com acordes pesados eu acho bem dificil uma musica q nao de pra definir de uma maneira ou outro o campo harmonico)

sidguitar1
Veterano
# mar/15 · Editado por: sidguitar1
· votar


opa, pa de ouro pra mim, vi o topico subir respondi e depois vi q e de 2006, a essa altura o cara q nao achava o campo harmonico ja e maestro heheh


vamo arruma a caca e responder pra quem upou o topico
entamoeba
na minha opiniao e dorico sim, independente do C# nao ter a setima essa progressao e modal pq o C# e maior , pra vc improvisar e dar o sabor modal(pra falar bonito heheh) ai e outro papo, nao e so fazer a escala de F#, mais essa base ta pra G#m dorico mesmo pq o acorde de C# da a 6 maior no sol menor(a terça maior do do sustenido é a sexta maior do sol sustenido menor)

Daniel_tecladista15
Membro Novato
# mar/15
· votar


sidguitar1
Já ia chamar a atenção!!! hauahaua Normal!!!

sidguitar1
Veterano
# mar/15
· votar


Daniel_tecladista15
hehehe, nao tem jeito nao, dava pra editar mais levei pra casa o trofeu mesmo heheh, abraço

rcorts
Veterano
# mar/15
· votar


Jube
As notas que você usou lembram a escala de G#m ou sua relativa maior, a B, com exceção do C# que seria com 3m mas no seu caso está com 3M.

Então deixa eu ver se entendi, o C# estaria entrando nessa situação como um acorde de empréstimo modal, isso?

Mas, no caso, se essa progressão fosse considerada dentro de G#m/ B, e fosse para pegar um empréstimo do C# no tom de Bm, a ocorrência seria de um C#m7(b5), e não um C#. O único caso que me vem à cabeça agora em que faria sentido pegar um empréstimo modal seria de um B lídio, onde ocorre o C#.

Como o B lídio ocorre em F#, entendo que o tom é realmente F#, porém como G#m ocupando a função tônica. Quanto a ser dórico ou não, é um tanto mais complicado. he he.

LeandroP, dá uma ajuda aí camarada!

Abç.

entamoeba
Membro Novato
# mar/15
· votar


Daniel_tecladista15
O que eu penso é que para se determinar a tonalidade de uma música não basta saber os acordes. É muito importante também informar a progressão deles na música

G#m, B, F#, (F), (F#), G#m, B, C#m, D#

G#m, F#, (F), (F#), G#m, B, F#, F, G#m


Só que o F não é acorde, é a nota solta. Os que estão entre parênteses são passagens breves.

rcorts
A música já está feita e gostamos do resultado. Talvez até façamos alguma mudança, mas, a princípio, minha ideia é analisá-la. Sempre compus ignorando a teoria. Dessa vez, quero entender o que foi feito!


Ismah
rcorts
Jube
Jabijirous
Daniel_tecladista15
sidguitar1

Confesso que achei que o troço era mais simples! Vou reler as opiniões com calma e ver se consigo digerir tudo isso. Obrigado!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Análise harmônica: como descobrir o tom de uma música?