Produzindo suas musicas.

    Autor Mensagem
    alexdiffer
    Veterano
    # set/06


    Neste topico colocarei algumas dicas de composicao, gravacao e producao musical tentando assim tirar algumas duvidas muito frequentes entre os iniciantes.
    Como sempre organizo meus topicos este sera organizado da seguinte forma:

    1-Pré-producao
    2-Compondo
    3-Na hora de gravar
    4-Gravando as faixas
    5-Mixando
    6-Masterizar?

    Véi Angelo
    Veterano
    # set/06
    · votar


    eu prefiro gravar e depois compor
    \m/

    alexdiffer
    Veterano
    # set/06
    · votar


    A pre-producao

    Organize um plano como um esquema tatico, por exemplo:

    Primeiro eu gravo o contra-baixo, depois eu gravo a bateria, depois igualo os volumes...etc.

    Primeiramente se voce vai gravar com sua banda organize da seguinte maneira, fassa questoes para si mesmo:

    1º De que instrumentos eu disponho? Tá temos dois guitarristas, um baterista, um baixista, um tecladista e um vocalista.

    2ºQuem comeca e quem finaliza a gravacao?
    Vamos comecar gravando as guitarras base, primeiro a parte limpa depois as partes distorcidas, logo depois vamos gravar as linhas de baixo teclado e bateria, pronto tendo toda a base musical gravada vamos gravar os riffs de guitarra, pronto agora todos os solos e por ultimo vamos ajustar todos os volumes e equalizar pronto dai jogamos os vocais e finalizamos.

    Pronto voce já tem um esquema formado agora fica mais facil tendo um plano em mãos.

    Midgard
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Véi Angelo

    o_O como isso??

    Véi Angelo
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Midgard
    o.O

    LoCorS
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Midgard
    LoL este kra tem titulo de Flooder xD nunk vi isto hehe

    alexdiffer
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Compondo

    Aqui esta sua arma letal, tenha em seu time (banda) sempre bons musicos e equipamentos a sua disposicão, ou voce mesmo estude sempre muito cada vez mais, estude harmonia, improvisacao eu tenho um topico postado com o titulo:
    escalas o metodo pratico, procure vai enrriquecer bastante seu vocabulario musical, na hora de compor de preferencia a sua intuicao, nao va colocando num papel tal grau + tal grau que nao vai soar legal, pois a musica é a arte de expressar mediante o som todo o sentimento da nossa alma entaum o estudo vale para tirar ideias e naum como regras de composicao ok?

    Crie riffs marcantes mas que soam bem, os arranjos de cordas devem ser os pontos altos da sua musica, faca fundos bem sofisticados com arranjos de metais e teclados.

    Nos solos tome cuidado para nao sair fora da harmonia, lembrando que nao é necessario seguir uma escala de ponta a ponta voce pode sair da escala desde que soe bem aos seus ouvidos.

    alexdiffer
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Na hora de gravar

    Siga seus planos, nao fuja muito daquilo que voce planejou, adapte somente as partes que nao cairam bem, ouca sempre as opnioes da banda e tenha sempre alguem que entende do assunto, já que nao temos grana pra ter um produtor neh?!

    Com a musica pronta grave uma versao sem vocal e perceba as partes que nao soaram bem na musica seja por equalizacao ou pela composicao mesmo, e anote num caderninho a parte, corrija os erros e vamos lá grave de novo sem vocal se agora tiver soando legal ahhh lembrando isso tudo sem equalizacao, compressao reverbracao sem nada o seu som seco só o efeito dos seus pedais e amplis, bom dai prossiga para a proxima parte a gravacao oficial a que vai ficar!

    alexdiffer
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Gravando as faixas

    Eu dividirei este post em algumas partes:

    °Gravando
    °Equalizando
    °Adicionando efeitos


    Gravando

    Como disse antes grave segundo seus planos, os efeitos a serem usados serao só o de seus pedais ou amplificador, porem nao use delays e nem reverbs nestes efeitos, estes efeitos podem ser adicionados com plugins de audio que encontramos para baixar na net. Existem presets legais que já vem com os plugins dai voce adapta de acordo com as necessidades da musica.

    Equalizando[b]

    Teste muitos tipos de equalizacao até chegar em uma em que todos os intrumentos se encaixem em perfeita harmonia sem soterrar os outros dando impressao de que nao existe contra-baixo, guitarra base ou solada.

    [b]Adicionando efeitos


    Os efeitos mais utilizados nas finalizacoes de gravacoes profissionais sao os compressores, que servem para nivelar as frequencias altas permitindo que o som nao sature ao serem ouvidos no volume maximo e nao percam a definicao, e os reverbs que sao usado levemente para dar ambiencia ao som.

    alexdiffer
    Veterano
    # set/06
    · votar


    mixando

    Para mixar uma musica e para que elas fiquem com cara de gravacao profissional, iguale os volumes e acentue as partes que elevam a musica, para nao sair gritado aplique compressores nas guitarras, contra-baixo e principalmente nos vocais, assim o som fica mais definido e nao perde a cor e o brilho, abuse um pouquinho do pan da sua mesa de som ou do seu mixer virtual, o pan serve para jogar uma faixa de audio um poko pro falante esquerdo ou pro direito, entaum por exemplo coloque um pokinho pra esquerda o bumbo, a guitarra base pra direita equilibre os graves do contra-baixo e da bateria nao ponha por exemplo a bateria e o contra baixo para a esquerda, nivele os dois e quando ficar equilibrado perante sua opiniao é hora de mixar tudo em uma unica faixa de audio, de preferencia em salvar como mp3 pois é o formato universal de divulgacao na net para gravar em cd grave em wave .wav que pode ser reproduzido na maioria dos aparelhos de som.

    alexdiffer
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Masterizar?

    Muitas pessoas me perguntam de que se trata, tento explicar da forma mais simples possivel, imagine voce gosta de uma banda, blz dai voce vai na loja e compra um aparelho de som de uns 2600watts pmpo, ai voce vai e compra tambem o cd daquela banda que voce tanto gosta poe no som novo e coloca no ultimo nivel do volume e o som sai mucho, baixnho mesmo tento 2600watts pmpo, ou o som sai todo distorcido feio e sujo, e voce se pergunta oque aconteceu?

    Eu tenho a resposta isso é resultado de uma má masterizacao, como o nome proprio diz é elevar a qualidade sonora fazer uma finalizacao perfeita, e como fazer isso?

    Aplique efeitos novamente os compressores e reverbs.

    Comprimindo

    Mixagens profissionais sao em geral super comprimidas, este é o motivo pelo qual soam tao altas e com pegada. Se um vocal ou instrumento ondulam muito dinamicamente, podem perder a clareza na mixagem.
    Um pouco de compressao podem manter um vocal caminhando bem acima da base.
    Comece com um Threshold a -3dB e Ratio 2:1 aumente os niveis onde necessario

    Cuidado com o reverb
    Todos amam o reverb em especial os vocalistas, mas se voce abusar dele sua mixagem pode ir por agua a baixo, para suas mixagens soarem cristalinas e com peso, e melhor mixa-las o mais seco possivel por isso eu falei pra nao usar o delay ou o reverb dos seus pedais espere pra ver como vai soar em relacao aos outros instrumentos.

    Mixe muitas vezes
    porque se prender a uma mixagem teste, abuse e experimente novas texturas sonoras!!!

    Bom essas sao minhas dicas espero ter ajudado!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Produzindo suas musicas.