Autor |
Mensagem |
saullo Veterano |
# set/06
awe galera, estava eu no msn pegando umas dicas com o valhala viking aqui do forum, qdo ele falou pra eu saber todos os intervalos em todos os tons, blza entao fui montar os intervalos de D, mas ai e que ta o problema na minha tabela a 6m ficou igual a 7dim!!alguem poderia me ajudar, vou digitar a tabela aqui alguem me mmostre onde eu errei por favor!
todos sao de D
2m=D# 2M=E 2aum=E# 3m=F 3M=F# 3aum=G
4dim=F# 4J=G 4aum=G# 5dim=Ab 5J=A 5aum= A#
6m=Bb 6M=B 6aum=B# 7dim=Bb 7m=B 7M=C
e awe onde ta o erro?
|
alele Veterano |
# set/06 · Editado por: alele
· votar
acho que é isso aqui:
D = Tônica
D# = 2 menor
E = 2 Maior
F = 3 menor
F# = 3 Maior
G = 4 Justa
G# = 4 Aum / 5 Dim
A = 5 Justa
A# = 6 menor
B = 6 Maior
C = 7 menor
C# = 7 Maior
D = 8 (Oitava)
acho que você não devia misturar sustenidos e bemóis na mesma escala pra não se confundir
|
sobrevivente Veterano |
# set/06
· votar
acho que você não devia misturar sustenidos e bemóis na mesma escala pra não se confundir [2]
|
Fernando de almeida Veterano |
# set/06
· votar
saullo
Kara intervalo é problema sério, sempre existe uma nota que se analisada de formas diferentes terá vários nomes de intervalos mas sempre será a mesma nota, ex.: 4 justa = 3 aum. ou ainda 6 menor = 5 aum ou ainda 2 menor = 1 aum e veja 5 justa = 6 dim, etc.
Para diminuir a confusão existem uns padrões que o pessoal segue, e pra falar a verdade eu não sei se é regra:
D = Tônica
Eb = 2 menor
E = 2 Maior
F = 3 menor
F# = 3 Maior
G = 4 Justa
G# = 4 Aum / 5 Dim
A = 5 Justa
A# = 6 menor
B = 6 Maior
C = 7 menor
C# = 7 Maior
D = 8 Justa
Ah, mais uma coisa que pode ajudar muito enquanto vc não fica craque em intervalos é: você não devia misturar sustenidos e bemóis na mesma escala pra não se confundir 3
|
Fernando de almeida Veterano |
# set/06 · Editado por: Fernando de almeida
· votar
saullo
Caso vc queira tornar seu estudo de intervalos uma zona:
D = Tônica = 2 dim
Eb = 2 menor = 1 aum.
E = 2 Maior = 3 dim.
F = 3 menor = 2 aum.
F# = 3 Maior = 4 dim
G = 4 Justa = 3 aum.
G# = 4 Aum / 5 Dim
A = 5 Justa = 6 dim
A# = 6 menor = 5 aum
B = 6 Maior = 7 dim.
C = 7 menor
C# = 7 Maior = 8 dim.
D = 8 Justa = 7 aum.
Enfim ISSO É SÓ INFORMATIVO, enquanto vc não manjar muito de intervalos "normais" ou "padrão", ignore esses intervalos loucos.
|
Extrapolation Veterano |
# set/06
· votar
saullo
ta aqui o erro:
2m=D# 2M=E 2aum=E# 3m=F 3M=F# 3aum=G
4dim=F# 4J=G 4aum=G# 5dim=Ab 5J=A 5aum= A#
6m=Bb 6M=B 6aum=B# 7dim=B 7m=C 7M=C#
7dim=7bb=6M
7m=7b= um tom abaixo da tonica
7M=7= meio tom abaixo da tonica
só isso, o resto tá certo
|
LeandroP Moderador |
# set/06
· votar
saullo
* Não existe 6a aumentada;
* Sétima diminuta e Sexta maior são as mesmas notas. Use o intervalo de sexta maior em acordes maiores e menores. Sétima diminuta só aparece se o acorde for diminuto.
Fernando de almeida
Não existe 2a diminuta, existe a tônica.
Não existe 7a aumentada, existe a 8a, repetição da tônica.
Não existe 3a diminuta.
ATENÇÃO!!!!
|
Peik Veterano |
# set/06
· votar
Segunda menor 1/2 tom (1 traste)
Segunda maior 1 tom (2 trastes)
Terça menor 1 1/2 tons (3 trastes)
Terça maior 2 tons (4 trastes)
Quarta perfeita (ou justa) 2 1/2 tons (5 trastes)
Quarta aumentada ou Quinta diminuta 3 tons (6 trastes)
Quinta perfeita (ou justa) 3 1/2 tons (7 trastes)
Quinta aumentada ou Sexta menor 4 tons (8 trastes)
Sexta maior ou Sétima diminuta 4 1/2 tons (9 trastes)
Sétima menor 5 tons (10 trastes)
Sétima maior 5 1/2 tons (11 trastes)
Oitava 6 tons (12 trastes)
Hauhauahua estudei intervalos ontem....hehehehehe Bom tirei de uma apostila q estav estudando... mui boa.hehehehe espero q ajude....
|
Fernando de almeida Veterano |
# set/06
· votar
LeandroPanucci
Não existe 2a diminuta, existe a tônica.
Não existe 7a aumentada, existe a 8a, repetição da tônica.
Não existe 3a diminuta.
ATENÇÃO!!!!
Tô ligado brow, só quis mostrar que se o saullo
levar ao pé da letra, vai chegar numas conclusões malucas tipo essas que citei.
|
LeandroP Moderador |
# set/06
· votar
D = Tônica ou Fundamental
Eb = 2a menor
E = 2a Maior
F = 3a Menor (2a aumentada se a nota for E#)
F# = 3a Maior
G = 4a Justa
G# = 4a Aum (5a Dim. se a nota for Ab)
A = 5a Justa
Bb = 6a menor (5a aum. se a nota for A#)
B = 6a Maior (7a dim. se a nota for Cb)
C = 7a menor
C# = 7a Maior
D = 8 Justa (repetição da TÔNICA ou FUNDAMENTAL)
|
LeandroP Moderador |
# set/06
· votar
Fernando de almeida
hehehehe maluca mesmo :)
|
Peik Veterano |
# set/06
· votar
LeandroPanucci
deixa te fazer uma pergunta a Eb e a mesma q D# nao é?
entaum a D# vai ser menor tomem?
|
biana Veterano |
# set/06
· votar
LeandroPanucci
meu querido estou adquirindo um peqno conhecimento de teoria no momento e gostaria de saber na integra como faço para praticar os intervalos no violão para q eu possa assim me aperfeiçoar
|
biana Veterano |
# set/06
· votar
tem alguem na sala
|
Peik Veterano |
# set/06
· votar
biana
Tipo tente estudar primeiro as escalas cromaticas
os intervalos é aparti dai...
|
Christhian Moderador
|
# set/06
· votar
Peik
deixa te fazer uma pergunta a Eb e a mesma q D# nao é?
Vou responder por ele...
Isso vai variar da maneira como o compositor ou quem escreveu a partitura escreveu na msm. A sonoridade pode até ser a msm, mas todas as notas naturais incorrem em acidentes.
bjs.
|
Peik Veterano |
# set/06
· votar
Christhian
Vou responder por ele...
Isso vai variar da maneira como o compositor ou quem escreveu a partitura escreveu na msm. A sonoridade pode até ser a msm, mas todas as notas naturais incorrem em acidentes.
bjs.
Tipo eu só tinha ficado na duvida pq ele colocou Eb.
|
alele Veterano |
# set/06
· votar
Peik
ele usou Eb, pq o intervalo é de 2a menor
se a segunda de D é E, logo, a segunda menor é Eb, sacou?
quando se pensa em escala, fica estranho dizer que a 2a menor de D é D#, mas sim Eb.
|
Peik Veterano |
# set/06
· votar
alele
ele usou Eb, pq o intervalo é de 2a menor
se a segunda de D é E, logo, a segunda menor é Eb, sacou?
quando se pensa em escala, fica estranho dizer que a 2a menor de D é D#, mas sim Eb.
Ha ta tipo eu entendir o q vc quis dizer.... mas isso é mas pela forma nao é nao....tipo embora seja estranho D# correto tomem né?
|
eeevee Veterano |
# set/06
· votar
Peik
Ha ta tipo eu entendir o q vc quis dizer.... mas isso é mas pela forma nao é nao....tipo embora seja estranho D# correto tomem né?
teoricamente fica errado se tu colocar o D#, apesar de q na prática, éa mesma coisa.
|
Peik Veterano |
# set/06
· votar
eeevee
teoricamente fica errado se tu colocar o D#, apesar de q na prática, éa mesma coisa.
essa era minha duvida pokfofuxo. heheheheeh.
hauhauahuahauahauahauahauah
|
eeevee Veterano |
# set/06
· votar
Peik
^^
|
LeandroP Moderador |
# set/06 · Editado por: LeandroP
· votar
biana
Com a tônica na 6a corda, 3o traste:
e-----3- tônica ---------------------------------------
B-----3- quinta justa ---------------------------------
G-----3- terça menor ----------------------------------
D-----3- sétima menor ---------------------------------
A-----3- quarta justa ---------------------------------
E-----3- tônica ---------------------------------------
Com a tônica na 5a corda, 3o traste:
e-----3- quinta justa ---------------------------------
B-----3- segunda maior --------------------------------
G-----3- sétima menor --------------------------------
D-----3- quarta justa ---------------------------------
A-----3- tônica ---------------------------------------
E-----3- quinta justa ---------------------------------
Com a tônica na 4a corda, 3o traste:
e-----3- segunda maior --------------------------------
B-----3- sexta maior ----------------------------------
G-----3- quarta justa ---------------------------------
D-----3- tônica ---------------------------------------
A-----3- quinta justa----------------------------------
E-----3- segunda maior --------------------------------
Tomando como referência a tônica numa determinada corda e
memorizando os intervalos em relação a tônica,
você encontra com mais facilidade os demais intervalos.
Sabendo onde está a terça maior por exemplo, se você subir um
semitom, você encontrará uma quarta justa. Se subir mais um tom
inteiro terá uma quinta justa.
Dependendo da afinação, os intervalos aparecem formando desenhos
característicos, facilitando a interpretação do intervalo (visualmente
falando), por exemplo:
e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G---2-|------------------------------------------------
D---3-|- intervalo de terça maior ou ------------------
A--------intervalo de sexta menor (se inverter a tônica)
E------------------------------------------------------
e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G---5-|------------------------------------------------
D---3-|-- intervalo de quinta justa ou ----------------
A---------intervalo de quarta justa (se inverter) -----
E------------------------------------------------------
e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G---4-|------------------------------------------------
D---3-|- intervalo de quarta aumentada ou -------------
A--------quinta diminuta - o famoso trítono -----------
E------------------------------------------------------
|
Penta_Blues Moderador |
# set/06
· votar
Bom dia!!!
LeandroPanucci
Acho bastante interessante essa forma de estudar intervalos por referência pois, como brinde (...rs), vc decobre uma maneira bem prática de localizar notas ao longo do braço.
Valeu por mais esta aula, meu camarada!!!
biana
Aproveita as dicas do mestre...rs
Valeu!!!
|
naka.88 Veterano |
# set/06
· votar
LeandroPanucci
Sintetizou meus pensamentos rapaz!
|
darkwolf Veterano |
# set/06
· votar
eu só estudo tecnica.. depois q eu tiver uma boa técnica, começo a estudar teoria.
|
Jimi Halen Benitz Veterano |
# set/06 · Editado por: Jimi Halen Benitz
· votar
4dim=F# 4J=G 4aum=G# 5dim=Ab 5J=A 5aum= A#
exatamente aqui, 4ªaum e 5ªdim são a mesma nota.
E tem outra, Fb=E e Cb=B.
|