ajuda com intervalos

    Autor Mensagem
    saullo
    Veterano
    # set/06


    awe galera, estava eu no msn pegando umas dicas com o valhala viking aqui do forum, qdo ele falou pra eu saber todos os intervalos em todos os tons, blza entao fui montar os intervalos de D, mas ai e que ta o problema na minha tabela a 6m ficou igual a 7dim!!alguem poderia me ajudar, vou digitar a tabela aqui alguem me mmostre onde eu errei por favor!

    todos sao de D
    2m=D# 2M=E 2aum=E# 3m=F 3M=F# 3aum=G

    4dim=F# 4J=G 4aum=G# 5dim=Ab 5J=A 5aum= A#

    6m=Bb 6M=B 6aum=B# 7dim=Bb 7m=B 7M=C



    e awe onde ta o erro?

    alele
    Veterano
    # set/06 · Editado por: alele
    · votar


    acho que é isso aqui:


    D = Tônica
    D# = 2 menor
    E = 2 Maior
    F = 3 menor
    F# = 3 Maior
    G = 4 Justa
    G# = 4 Aum / 5 Dim
    A = 5 Justa
    A# = 6 menor
    B = 6 Maior
    C = 7 menor
    C# = 7 Maior
    D = 8 (Oitava)


    acho que você não devia misturar sustenidos e bemóis na mesma escala pra não se confundir

    sobrevivente
    Veterano
    # set/06
    · votar


    acho que você não devia misturar sustenidos e bemóis na mesma escala pra não se confundir [2]

    Fernando de almeida
    Veterano
    # set/06
    · votar


    saullo
    Kara intervalo é problema sério, sempre existe uma nota que se analisada de formas diferentes terá vários nomes de intervalos mas sempre será a mesma nota, ex.: 4 justa = 3 aum. ou ainda 6 menor = 5 aum ou ainda 2 menor = 1 aum e veja 5 justa = 6 dim, etc.

    Para diminuir a confusão existem uns padrões que o pessoal segue, e pra falar a verdade eu não sei se é regra:

    D = Tônica
    Eb = 2 menor
    E = 2 Maior
    F = 3 menor
    F# = 3 Maior
    G = 4 Justa
    G# = 4 Aum / 5 Dim
    A = 5 Justa
    A# = 6 menor
    B = 6 Maior
    C = 7 menor
    C# = 7 Maior
    D = 8 Justa

    Ah, mais uma coisa que pode ajudar muito enquanto vc não fica craque em intervalos é: você não devia misturar sustenidos e bemóis na mesma escala pra não se confundir 3

    Fernando de almeida
    Veterano
    # set/06 · Editado por: Fernando de almeida
    · votar


    saullo

    Caso vc queira tornar seu estudo de intervalos uma zona:

    D = Tônica = 2 dim
    Eb = 2 menor = 1 aum.
    E = 2 Maior = 3 dim.
    F = 3 menor = 2 aum.
    F# = 3 Maior = 4 dim
    G = 4 Justa = 3 aum.
    G# = 4 Aum / 5 Dim
    A = 5 Justa = 6 dim
    A# = 6 menor = 5 aum
    B = 6 Maior = 7 dim.
    C = 7 menor
    C# = 7 Maior = 8 dim.
    D = 8 Justa = 7 aum.

    Enfim ISSO É SÓ INFORMATIVO, enquanto vc não manjar muito de intervalos "normais" ou "padrão", ignore esses intervalos loucos.

    Extrapolation
    Veterano
    # set/06
    · votar


    saullo
    ta aqui o erro:
    2m=D# 2M=E 2aum=E# 3m=F 3M=F# 3aum=G
    4dim=F# 4J=G 4aum=G# 5dim=Ab 5J=A 5aum= A#
    6m=Bb 6M=B 6aum=B# 7dim=B 7m=C 7M=C#

    7dim=7bb=6M
    7m=7b= um tom abaixo da tonica
    7M=7= meio tom abaixo da tonica

    só isso, o resto tá certo

    LeandroP
    Moderador
    # set/06
    · votar


    saullo

    * Não existe 6a aumentada;

    * Sétima diminuta e Sexta maior são as mesmas notas. Use o intervalo de sexta maior em acordes maiores e menores. Sétima diminuta só aparece se o acorde for diminuto.

    Fernando de almeida

    Não existe 2a diminuta, existe a tônica.

    Não existe 7a aumentada, existe a 8a, repetição da tônica.

    Não existe 3a diminuta.


    ATENÇÃO!!!!

    Peik
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Segunda menor 1/2 tom (1 traste)
    Segunda maior 1 tom (2 trastes)
    Terça menor 1 1/2 tons (3 trastes)
    Terça maior 2 tons (4 trastes)
    Quarta perfeita (ou justa) 2 1/2 tons (5 trastes)
    Quarta aumentada ou Quinta diminuta 3 tons (6 trastes)
    Quinta perfeita (ou justa) 3 1/2 tons (7 trastes)
    Quinta aumentada ou Sexta menor 4 tons (8 trastes)
    Sexta maior ou Sétima diminuta 4 1/2 tons (9 trastes)
    Sétima menor 5 tons (10 trastes)
    Sétima maior 5 1/2 tons (11 trastes)
    Oitava 6 tons (12 trastes)


    Hauhauahua estudei intervalos ontem....hehehehehe Bom tirei de uma apostila q estav estudando... mui boa.hehehehe espero q ajude....

    Fernando de almeida
    Veterano
    # set/06
    · votar


    LeandroPanucci
    Não existe 2a diminuta, existe a tônica.

    Não existe 7a aumentada, existe a 8a, repetição da tônica.

    Não existe 3a diminuta.

    ATENÇÃO!!!!


    Tô ligado brow, só quis mostrar que se o saullo
    levar ao pé da letra, vai chegar numas conclusões malucas tipo essas que citei.

    LeandroP
    Moderador
    # set/06
    · votar



    D = Tônica ou Fundamental
    Eb = 2a menor
    E = 2a Maior
    F = 3a Menor (2a aumentada se a nota for E#)
    F# = 3a Maior
    G = 4a Justa
    G# = 4a Aum (5a Dim. se a nota for Ab)
    A = 5a Justa
    Bb = 6a menor (5a aum. se a nota for A#)
    B = 6a Maior (7a dim. se a nota for Cb)
    C = 7a menor
    C# = 7a Maior
    D = 8 Justa (repetição da TÔNICA ou FUNDAMENTAL)


    LeandroP
    Moderador
    # set/06
    · votar


    Fernando de almeida

    hehehehe maluca mesmo :)

    Peik
    Veterano
    # set/06
    · votar


    LeandroPanucci

    deixa te fazer uma pergunta a Eb e a mesma q D# nao é?

    entaum a D# vai ser menor tomem?

    biana
    Veterano
    # set/06
    · votar


    LeandroPanucci
    meu querido estou adquirindo um peqno conhecimento de teoria no momento e gostaria de saber na integra como faço para praticar os intervalos no violão para q eu possa assim me aperfeiçoar

    biana
    Veterano
    # set/06
    · votar


    tem alguem na sala

    Peik
    Veterano
    # set/06
    · votar


    biana

    Tipo tente estudar primeiro as escalas cromaticas

    os intervalos é aparti dai...

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # set/06
    · votar


    Peik
    deixa te fazer uma pergunta a Eb e a mesma q D# nao é?

    Vou responder por ele...

    Isso vai variar da maneira como o compositor ou quem escreveu a partitura escreveu na msm. A sonoridade pode até ser a msm, mas todas as notas naturais incorrem em acidentes.


    bjs.

    Peik
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Christhian
    Vou responder por ele...

    Isso vai variar da maneira como o compositor ou quem escreveu a partitura escreveu na msm. A sonoridade pode até ser a msm, mas todas as notas naturais incorrem em acidentes.


    bjs.


    Tipo eu só tinha ficado na duvida pq ele colocou Eb.

    alele
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Peik
    ele usou Eb, pq o intervalo é de 2a menor

    se a segunda de D é E, logo, a segunda menor é Eb, sacou?

    quando se pensa em escala, fica estranho dizer que a 2a menor de D é D#, mas sim Eb.

    Peik
    Veterano
    # set/06
    · votar


    alele
    ele usou Eb, pq o intervalo é de 2a menor

    se a segunda de D é E, logo, a segunda menor é Eb, sacou?

    quando se pensa em escala, fica estranho dizer que a 2a menor de D é D#, mas sim Eb.


    Ha ta tipo eu entendir o q vc quis dizer.... mas isso é mas pela forma nao é nao....tipo embora seja estranho D# correto tomem né?

    eeevee
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Peik
    Ha ta tipo eu entendir o q vc quis dizer.... mas isso é mas pela forma nao é nao....tipo embora seja estranho D# correto tomem né?

    teoricamente fica errado se tu colocar o D#, apesar de q na prática, éa mesma coisa.

    Peik
    Veterano
    # set/06
    · votar


    eeevee
    teoricamente fica errado se tu colocar o D#, apesar de q na prática, éa mesma coisa.

    essa era minha duvida pokfofuxo. heheheheeh.

    hauhauahuahauahauahauahauah

    eeevee
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Peik
    ^^

    LeandroP
    Moderador
    # set/06 · Editado por: LeandroP
    · votar


    biana


    Com a tônica na 6a corda, 3o traste:

    e-----3- tônica ---------------------------------------
    B-----3- quinta justa ---------------------------------
    G-----3- terça menor ----------------------------------
    D-----3- sétima menor ---------------------------------
    A-----3- quarta justa ---------------------------------
    E-----3- tônica ---------------------------------------

    Com a tônica na 5a corda, 3o traste:

    e-----3- quinta justa ---------------------------------
    B-----3- segunda maior --------------------------------
    G-----3- sétima menor --------------------------------
    D-----3- quarta justa ---------------------------------
    A-----3- tônica ---------------------------------------
    E-----3- quinta justa ---------------------------------


    Com a tônica na 4a corda, 3o traste:

    e-----3- segunda maior --------------------------------
    B-----3- sexta maior ----------------------------------
    G-----3- quarta justa ---------------------------------
    D-----3- tônica ---------------------------------------
    A-----3- quinta justa----------------------------------
    E-----3- segunda maior --------------------------------



    Tomando como referência a tônica numa determinada corda e
    memorizando os intervalos em relação a tônica,
    você encontra com mais facilidade os demais intervalos.

    Sabendo onde está a terça maior por exemplo, se você subir um
    semitom, você encontrará uma quarta justa. Se subir mais um tom
    inteiro terá uma quinta justa.

    Dependendo da afinação, os intervalos aparecem formando desenhos
    característicos, facilitando a interpretação do intervalo (visualmente
    falando), por exemplo:


    e------------------------------------------------------
    B------------------------------------------------------
    G---2-|------------------------------------------------
    D---3-|- intervalo de terça maior ou ------------------
    A--------intervalo de sexta menor (se inverter a tônica)
    E------------------------------------------------------

    e------------------------------------------------------
    B------------------------------------------------------
    G---5-|------------------------------------------------
    D---3-|-- intervalo de quinta justa ou ----------------
    A---------intervalo de quarta justa (se inverter) -----
    E------------------------------------------------------

    e------------------------------------------------------
    B------------------------------------------------------
    G---4-|------------------------------------------------
    D---3-|- intervalo de quarta aumentada ou -------------
    A--------quinta diminuta - o famoso trítono -----------
    E------------------------------------------------------


    Penta_Blues
    Moderador
    # set/06
    · votar


    Bom dia!!!

    LeandroPanucci
    Acho bastante interessante essa forma de estudar intervalos por referência pois, como brinde (...rs), vc decobre uma maneira bem prática de localizar notas ao longo do braço.
    Valeu por mais esta aula, meu camarada!!!

    biana
    Aproveita as dicas do mestre...rs
    Valeu!!!

    naka.88
    Veterano
    # set/06
    · votar


    LeandroPanucci
    Sintetizou meus pensamentos rapaz!

    darkwolf
    Veterano
    # set/06
    · votar


    eu só estudo tecnica.. depois q eu tiver uma boa técnica, começo a estudar teoria.

    Jimi Halen Benitz
    Veterano
    # set/06 · Editado por: Jimi Halen Benitz
    · votar


    4dim=F# 4J=G 4aum=G# 5dim=Ab 5J=A 5aum= A#


    exatamente aqui, 4ªaum e 5ªdim são a mesma nota.

    E tem outra, Fb=E e Cb=B.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a ajuda com intervalos