Palhetas,palheta ou paletais?

Autor Mensagem
Edu Hendrix
Veterano
# set/06


Bom,criei este tópico pois nunca ouvi ninguém falar a fundo sobre este assunto.
Como todos sabem,a palheta é tão importante quanto um bom efeito ou um bom equipamento de som.Não ainda pegarmos uma palhetinha,daqueles de cavaco,e tentar tocar um rock pauleira,pq não vai dar certo.

Pra poder me expressar melhor,vou dizer o que aconteceu comigo.

Comprei uma palheta de 1.50 mm da NIG.Aqueles porrinhas são grossas pra poder se tocar com palhetada alternada.Mas a inferior a ela,é fina demais,chega a entortar.Outro problema,esta palheta até que tá dando pra levar,só que como ela é muito lisa,ela não fica tão firma na minha mão,pois vou suando e ela escapa um pouco dos dedos!

Qual palhetas vcs acham que seria melhor pra se usar,thin,medium ou heavy?
Devo raspar a palheta pra ela ficar áspera e poder fixá-la melhor nos dedos?

ClaudioSF
Veterano
# set/06 · Editado por: ClaudioSF
· votar


Cara, tem uma da Jim Dunlop q tem um relevo, é excelente pois não escorrega qdo vc sua, uso essa. Mas ela custa um pouco mais q R$ 1,50.

MyNameIsRevolution
Veterano
# set/06
· votar


dependo do que o musico toca e sua preferencia, ou seja:

não é um assunto discutivel

Rachmaninoff
Veterano
# set/06
· votar


Acho que é um lance muito pessoal.
O ideal é que você teste todas.
E lixar pra deixá-la áspera me parece uma boa idéia.

Edu Hendrix
Veterano
# set/06
· votar


Eu tbm usava uma da Jim Dunlop só que acabei perdendo ela.
Adorei us-a-la,muito boa!

Root
Veterano
# set/06
· votar


Jim Dunlop 3.0 mm

Saitu
Veterano
# set/06
· votar


Eu costumo usar as dunlop tortex de 1mm ou as fender heavy e medium, pq me amarro em palhetada alternada e são as que não me atrapalham quando toco, quando eh pra ser pedrerão eu uso nig 1.50

Edu Hendrix
Veterano
# set/06
· votar


MyNameIsRevolution


Pode até ser,mas não estou aqui pra discutir.Procuro soluções e sugestões!

Drexler
Veterano
# set/06
· votar


Cara, eu toco há algum tempo e ainda não decidi qual palheta eu prefiro...

Saitu
Veterano
# set/06
· votar


E lixar pra deixá-la áspera me parece uma boa idéia.

Meu pai me enviou umas do japão que vem com lixa, a marca eh fernandez, não sei se acha delas por aki ^^ mas são muuuuuuito boas taum boas que num uso, soh em ocasiões especiais hehehe

Edu Hendrix
Veterano
# set/06
· votar


A Jim dunlop que usava,era medium e era fina.Ou seja,forte mais fina!

ClaudioSF
Veterano
# set/06
· votar


A Jim Dunlop é a que eu mais gosto, tambem uso a Fender Medium, acho q vou experimentar lixar a Fender pra ver o resultado, ainda não tinha pensado nessa possibilidade.

Gnomo_Silvestre
Veterano
# set/06
· votar


demorei muito tempo pra descobrir q palheta se usar,usei aquelas de 0.7,1.0,até q descobri na casa de um amigo meu a Jim Dunlop Big Stubby de 3mm,ela é ótima e tem um relevo pra nao escorregar,depois q toquei nessa palheta nao uso mais outra...
mas isso depende de q estilo vc toca e a q melhor se adapta a vc...

ClaudioSF
Veterano
# set/06
· votar


Gnomo_Silvestre

Cara, essa palheta vicia :)

Marisco
Veterano
# set/06
· votar


A espessura da palheta utilizada deve estar diretamente relacionada com a espessura das cordas. Quanto menor o calibre da corda, menor deve ser a espessura da palheta.

Abigobaldo
Veterano
# set/06
· votar


A espessura da palheta utilizada deve estar diretamente relacionada com a espessura das cordas. Quanto menor o calibre da corda, menor deve ser a espessura da palheta.

vix... intaum to laskado... uso 009 com palheta d 1.50 =P, mas eu tb sumi minha verdinha preferida da planetwave T.T

pedrobrito
Veterano
# set/06
· votar


Marisco

não concordo

Gnomo_Silvestre
Veterano
# set/06
· votar


ClaudioSF
é mesmo,hehehehe


Abigobaldo
pior eu q uso corda 0,09 com palheta de 3mm,huahuahuaha

Abigobaldo
Veterano
# set/06
· votar


pior eu q uso corda 0,09 com palheta de 3mm,huahuahuaha

o que ta na moda hoje e taka 0,15 e palheta 3mm XD

Squall
Veterano
# set/06
· votar


Marisco

também não concordo não, isso não dá pra ser tomado como via de regra...

Snakepit
Veterano
# set/06
· votar


Eu uso essa aqui:

http://www.musiciansfriend.com/product/Dunlop-475R-Big-Stubby-Picks?sk u=110096

Muito boa pra palhetada alternada, nao escorrega (tem um "buraco" no meio pro dedo nao esocrregar), a ponta eh bem fina, e ela desliza bem nas cordas e é silenciosa, tem palheta que da uma barulheira. É só ver o conmentario do pessoal pra ver que elas sao boas. Agora tu tem q comprar e ver se se dapata.

saullo
Veterano
# set/06
· votar


po eu comprei uma planet wave 1.0 e to gostando muito!! so que ela e lisa mas ate agora nao me deu problemas qdo suo nao!

Squall
Veterano
# set/06
· votar


Eu uso 3.0 pra treinar.... mas pra tocar na vera mesmo, uso umas da dunlop, eu acho, aquelas "jazz medium", que são feitas de um plastico beeem duro, que envergam muito dificilmente... devem ser 1.2, algo assim, e são bem pequeninas. Essas big stuby são ideais, mas acho a textura dessas que eu disse, bem melhor.

tiago_rsilva
Veterano
# set/06
· votar


Jim Dunlop Jazz III

hyperfuzz
Veterano
# set/06
· votar


as dumlop preta de 2.0 mm são tri boas..já essas de jazz são mto pequenas p meu gosto...axo palheta fender uma porcaria...tu toka um som é já ta gasto..essa dunlop de 2mm eu tenhu faz um ano...mas tenhu uma caixinha de relógio cheia de palheta..p dedilhados a lá george harrison uso as thin da fender....p toka base uso a dunlop rosa(bem gay) de 0.73mm eu axo.....quando é + p "pega p capa" aí uso essa dunlop de 2mm...mas não axo ruim essa nig de 1.5...mas pior q essa escorrega mesmo...mas p mim as fender medium escorregam + sei lá pq....tenhu uma palheta de madeira..mas só usei uma vez pq ela é meio grande d+...to guardando p quado eu tive uma semi-acústica e souber toca q nem o john mclaughin

Ch4p0L1N
Veterano
# set/06
· votar


eu uso uma dunlop porosa, nao escorrega, e o tamanho eh 0.70, nao entorta e da pra fazer palhetada alternada mto bem

sirios
Veterano
# set/06
· votar



Jim Dunlop Jazz III (2)


Midgard
Veterano
# set/06
· votar


dunlop rosa da tartaruga eh a melhor

Gan
Veterano
# set/06
· votar


uso 0.5mm, e o dedão às vezes

Dark Angel
Veterano
# set/06
· votar


Bom, como já disseram, uma saída seria vc começar a utilizar as dunlops q são porosas, realmente funcionam nesse quesito!!!
Para mim, o grande problema da palheta escorregar e algo q realmente me incomodava, era o tamanho da palheta, queria q ela fosse um pouco menor, aí acabei testando a dunlop jazz III e me adaptei perfeitamente, ela se enquadrou direitinho no q eu queria, pqna, com isso consigo segurá-la com mais fmz sem riscos de perdê-la no meio de uma música!!!
Mas como tb já falaram, é muito pessoal, as vezes vc pode se adaptar a palheta q vc usa pois vc curte ela, ou simplesmente troca pq não aguenta mais ela escorregando na mão!!! rs

Abraços

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Palhetas,palheta ou paletais?