campo harmonico duvida

    Autor Mensagem
    Turuhga
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: Turuhga


    usandu a escala do C (C D E F G A B C)
    tem-se as relativas menores (harmonica e melodica - Am)

    duvida:
    pode-se usar os acordes como "C7(b5)" ou "F°" dentro de uma musika tonada em C???

    LeoFS
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    cara eu nao posso te dar 100% de certeza , mas o C do campo harmonico maior de C seria C7M ou seja , ou seja , um acorde formado pelas seguintes notas : C E G B . Este C7(b5) no caso eh formado por C E Gb Bb podendo concluir q nao se encaixa no campo harmonico maior de C . Mesma coisa com o F meio diminuto . Foge do campo harmonico maior de C . Acho q eh + - isso ai cara .

    22222 oirartnoc oa
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Vc poderia fazer um esmprestimo modal ou até mesmo uma modulação. pode-se tudo na verdade, pega por exemplo o q se faz mt, usa a IVm

    Sir Cam
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    emprestimo modal

    Turuhga
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: Turuhga
    · votar


    entaum no caso o q eu fiz foi um emprestimo modal???
    tpw eu fiz um progressão (nem lembro mais qua era) e os acordes se encaixaram ( eu usei tanto o C7(b5) como o F°)
    ah e soh mais uma coisa esse "F°" num seria o Fá Diminuto, naum o Fá meio-diminuto citado acima?!?!
    vlw aew \,,/

    LeoFS
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    eh viajei . Diminuto sim

    Extrapolation
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Turuhga
    usandu a escala do C (C D E F G A B C)
    tem-se as relativas menores (harmonica e melodica - Am)

    q?????????????
    tas loco???
    relativa menor de dó maior é lá menor só
    harmonica e melodica é outro papo

    pode-se usar os acordes como "C7(b5)" ou "F°" dentro de uma musika tonada em C???
    pode... pode ter havido uma modulaçao tb... poe a progressao ae
    esse C7(5b) normalmente, olha bem, normalmente, é usado para resolver em Fm7 ou Dbm6
    o Fº, q é Fá diminuto ( T 3m 5dim 7dim=6maior ) é uma inversao de Bº, q está em C menor harmonico... se a musica está em C maior, entao esse Bº é um acorde de emprestimo modal, e ele tem função dominante tb, pode resolver tanto em C7M quanto Cm7

    é isso ae, posta a progressao ae

    Jabijirous
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    o fá ali é fá e nao F°/B

    se for como eu to pensando acho que C7b5 nao tem como resolver em Dbm6
    acho que nem modulando por enarmonia! pq o tritono é o mesmo sem falar que Dbm6 é igual a uma 2 inversao de dominante no caso ali ficaria Gb7, me explica como ele resolve em Dbm6 ae fiquei curioso hehehehe

    Extrapolation
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Jabijirous
    C7b5 pode ser tb VII da menor melodica
    chuchu hehe

    e como assim o Fá nao é Fº? o cara boto Fº, ele corrigiu depois?

    LeandroP
    Moderador
    # ago/06
    · votar


    Tô na dúvida se ele quis dizer Cm7(b5) ou C7(#4)

    A única escala que eu conheço capaz de gerar um acorde C7(b5) é a escala alterada:

    C - Db - Eb - Fb - Gb- Ab - Bb - C

    E mesmo assim, ela poderia ainda adicionar um intervalo de b9 ou #9 na sua formação.

    Levando em conta a enarmonia, o intervalo de 4a diminuta (Fb) assumiria o papel de 3a maior (E).

    Esta escala é o VIIº da escala de Dbm_melódica, como disse o Extrapolation.

    Acho que este acorde pode assumir muito bem a função de SubV7, e preparar pro acorde Bm(7) ou B(7M), substituindo o acorde F#7.

    Em função deste acorde conter dois trítonos (entre a T e b5 e entre a 3 e a 7a), ele também pode substituir o Ab7.

    Em outro caso, você pode considerar este intervalo de b5 como sendo #4, usando a escala conhecida como mixolídio_#4, escala do IVº grau de Gm_melódica.


    e-----------------------|------------------------------
    B--------5-----------4--|--------5---------------------
    G------3---3-------3----|------3---5/6-----------------
    D----4-------4---4------|----4---------6---------------
    A--3-----------2--------|--3-------------7-------------
    E-----------------------|------------------------------
    C7(b5) B7M C7(b5) E6



    Extrapolation
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    LeandroPanucci
    báááá
    pior, eu nunca tinha percebi q X7(4#) tem dois tritonos heheheh

    Jabijirous
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Levando em conta a enarmonia, o intervalo de 4a diminuta (Fb) assumiria o papel de 3a maior (E).

    Esta escala é o VIIº da escala de Dbm_melódica, como disse o Extrapolation.


    sim, mas ele falou em resolução, ele nao resolve em Db, tudo vai depender do acorde seguinte hehehe

    Jabijirous
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Em função deste acorde conter dois trítonos (entre a T e b5 e entre a 3 e a 7a), ele também pode substituir o Ab7.
    li isso agora :P

    mas o acorde Xm6 pra mim sempre vai soar como uma inversao de um dominante por causa do tritono! se fosse para Dbm ou Db maior tudo bem até mesmo um Dbm7M vai mas Dbm6 pra mim nao tem cara de resoluçao!!

    LeandroP
    Moderador
    # ago/06
    · votar


    Jabijirous

    Eu uso muito o modo dórico (Xm6) sobre dominantes (X7).

    Se sobre um acorde X7 eu tocar uma escala de Xm6, terei apenas uma nota diferente, a b3, que num acorde X7 soa muito bem (#9), dando uma ótima intenção blues.

    Extrapolation
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Jabijirous
    eu tb trato às vezes o Xm6 como inversao de um V7, mas tb uso como tonica de uma menor melodica
    se eu tiver um Xm6 e nao fazer o tritono dele resolver... entao prefiro pensar q ele é outra coisa do q uma "resolução deceptiva"

    Jabijirous
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    eu só uso o Xm6 em raras ocasiões!! a nao ser por aquela famosa jogada Xm Xm7M Xm7 Xm6 hehehe

    gabert
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Não seria mais simples ver por este ângulo: Qualquer C7 prepara para um F. Sendo assim é possível, estando em Dó maior, cadenciar para um F ou Fm, este último torna-se realmente um empréstimo modal.

    Extrapolation
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    gabert
    q é é... mas nao dá pra ver por angulo nenhum pq o cara nao postou a progressao hehe

    Jabijirous
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    nao se esqueça do dominante sem função de dominante tudo vai depender do acorde seguinte, só que o cara até agora nao botou hehe

    jfguittar
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Vo aprender mais um poko

    Extrapolation
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Jabijirous
    heheh esse dominante sem funçao dominante, já tive varias ideias chinelas pra fazer ele ter funçao, mas nao experimentei ainda, mas deve ficar uma chinelagem hehe

    LeandroP
    Moderador
    # ago/06
    · votar


    nao se esqueça do dominante sem função de dominante tudo vai depender do acorde seguinte, só que o cara até agora nao botou (2)

    gabert
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: gabert
    · votar


    Extrapolation, se bem entendi, ele perguntou se é possível um C7 qualquer, estando na tonalidade de Do Maior. Pelo menos foi isso que eu entendi... Penso que não é necessário ver a progressão para dar-lhe a resposta. Mas vou colocar uma para ilustrar um caso simples.

    Ex: C C7 F G7 C

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a campo harmonico duvida