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Turuhga Veterano |
# ago/06 · Editado por: Turuhga
usandu a escala do C (C D E F G A B C)
tem-se as relativas menores (harmonica e melodica - Am)
duvida:
pode-se usar os acordes como "C7(b5)" ou "F°" dentro de uma musika tonada em C???
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LeoFS Veterano |
# ago/06
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cara eu nao posso te dar 100% de certeza , mas o C do campo harmonico maior de C seria C7M ou seja , ou seja , um acorde formado pelas seguintes notas : C E G B . Este C7(b5) no caso eh formado por C E Gb Bb podendo concluir q nao se encaixa no campo harmonico maior de C . Mesma coisa com o F meio diminuto . Foge do campo harmonico maior de C . Acho q eh + - isso ai cara .
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22222 oirartnoc oa Veterano |
# ago/06
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Vc poderia fazer um esmprestimo modal ou até mesmo uma modulação. pode-se tudo na verdade, pega por exemplo o q se faz mt, usa a IVm
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Sir Cam Veterano |
# ago/06
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emprestimo modal
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Turuhga Veterano |
# ago/06 · Editado por: Turuhga
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entaum no caso o q eu fiz foi um emprestimo modal???
tpw eu fiz um progressão (nem lembro mais qua era) e os acordes se encaixaram ( eu usei tanto o C7(b5) como o F°)
ah e soh mais uma coisa esse "F°" num seria o Fá Diminuto, naum o Fá meio-diminuto citado acima?!?!
vlw aew \,,/
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LeoFS Veterano |
# ago/06
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eh viajei . Diminuto sim
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Extrapolation Veterano |
# ago/06
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Turuhga
usandu a escala do C (C D E F G A B C)
tem-se as relativas menores (harmonica e melodica - Am)
q?????????????
tas loco???
relativa menor de dó maior é lá menor só
harmonica e melodica é outro papo
pode-se usar os acordes como "C7(b5)" ou "F°" dentro de uma musika tonada em C???
pode... pode ter havido uma modulaçao tb... poe a progressao ae
esse C7(5b) normalmente, olha bem, normalmente, é usado para resolver em Fm7 ou Dbm6
o Fº, q é Fá diminuto ( T 3m 5dim 7dim=6maior ) é uma inversao de Bº, q está em C menor harmonico... se a musica está em C maior, entao esse Bº é um acorde de emprestimo modal, e ele tem função dominante tb, pode resolver tanto em C7M quanto Cm7
é isso ae, posta a progressao ae
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Jabijirous Veterano |
# ago/06
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o fá ali é fá e nao F°/B
se for como eu to pensando acho que C7b5 nao tem como resolver em Dbm6
acho que nem modulando por enarmonia! pq o tritono é o mesmo sem falar que Dbm6 é igual a uma 2 inversao de dominante no caso ali ficaria Gb7, me explica como ele resolve em Dbm6 ae fiquei curioso hehehehe
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Extrapolation Veterano |
# ago/06
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Jabijirous
C7b5 pode ser tb VII da menor melodica
chuchu hehe
e como assim o Fá nao é Fº? o cara boto Fº, ele corrigiu depois?
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LeandroP Moderador |
# ago/06
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Tô na dúvida se ele quis dizer Cm7(b5) ou C7(#4)
A única escala que eu conheço capaz de gerar um acorde C7(b5) é a escala alterada:
C - Db - Eb - Fb - Gb- Ab - Bb - C
E mesmo assim, ela poderia ainda adicionar um intervalo de b9 ou #9 na sua formação.
Levando em conta a enarmonia, o intervalo de 4a diminuta (Fb) assumiria o papel de 3a maior (E).
Esta escala é o VIIº da escala de Dbm_melódica, como disse o Extrapolation.
Acho que este acorde pode assumir muito bem a função de SubV7, e preparar pro acorde Bm(7) ou B(7M), substituindo o acorde F#7.
Em função deste acorde conter dois trítonos (entre a T e b5 e entre a 3 e a 7a), ele também pode substituir o Ab7.
Em outro caso, você pode considerar este intervalo de b5 como sendo #4, usando a escala conhecida como mixolídio_#4, escala do IVº grau de Gm_melódica.
e-----------------------|------------------------------
B--------5-----------4--|--------5---------------------
G------3---3-------3----|------3---5/6-----------------
D----4-------4---4------|----4---------6---------------
A--3-----------2--------|--3-------------7-------------
E-----------------------|------------------------------
C7(b5) B7M C7(b5) E6
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Extrapolation Veterano |
# ago/06
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LeandroPanucci
báááá
pior, eu nunca tinha percebi q X7(4#) tem dois tritonos heheheh
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Jabijirous Veterano |
# ago/06
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Levando em conta a enarmonia, o intervalo de 4a diminuta (Fb) assumiria o papel de 3a maior (E).
Esta escala é o VIIº da escala de Dbm_melódica, como disse o Extrapolation.
sim, mas ele falou em resolução, ele nao resolve em Db, tudo vai depender do acorde seguinte hehehe
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Jabijirous Veterano |
# ago/06
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Em função deste acorde conter dois trítonos (entre a T e b5 e entre a 3 e a 7a), ele também pode substituir o Ab7.
li isso agora :P
mas o acorde Xm6 pra mim sempre vai soar como uma inversao de um dominante por causa do tritono! se fosse para Dbm ou Db maior tudo bem até mesmo um Dbm7M vai mas Dbm6 pra mim nao tem cara de resoluçao!!
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LeandroP Moderador |
# ago/06
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Jabijirous
Eu uso muito o modo dórico (Xm6) sobre dominantes (X7).
Se sobre um acorde X7 eu tocar uma escala de Xm6, terei apenas uma nota diferente, a b3, que num acorde X7 soa muito bem (#9), dando uma ótima intenção blues.
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Extrapolation Veterano |
# ago/06
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Jabijirous
eu tb trato às vezes o Xm6 como inversao de um V7, mas tb uso como tonica de uma menor melodica
se eu tiver um Xm6 e nao fazer o tritono dele resolver... entao prefiro pensar q ele é outra coisa do q uma "resolução deceptiva"
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Jabijirous Veterano |
# ago/06
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eu só uso o Xm6 em raras ocasiões!! a nao ser por aquela famosa jogada Xm Xm7M Xm7 Xm6 hehehe
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gabert Veterano |
# ago/06
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Não seria mais simples ver por este ângulo: Qualquer C7 prepara para um F. Sendo assim é possível, estando em Dó maior, cadenciar para um F ou Fm, este último torna-se realmente um empréstimo modal.
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Extrapolation Veterano |
# ago/06
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gabert
q é é... mas nao dá pra ver por angulo nenhum pq o cara nao postou a progressao hehe
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Jabijirous Veterano |
# ago/06
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nao se esqueça do dominante sem função de dominante tudo vai depender do acorde seguinte, só que o cara até agora nao botou hehe
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jfguittar Veterano |
# ago/06
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Vo aprender mais um poko
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Extrapolation Veterano |
# ago/06
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Jabijirous
heheh esse dominante sem funçao dominante, já tive varias ideias chinelas pra fazer ele ter funçao, mas nao experimentei ainda, mas deve ficar uma chinelagem hehe
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LeandroP Moderador |
# ago/06
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nao se esqueça do dominante sem função de dominante tudo vai depender do acorde seguinte, só que o cara até agora nao botou (2)
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gabert Veterano |
# ago/06 · Editado por: gabert
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Extrapolation, se bem entendi, ele perguntou se é possível um C7 qualquer, estando na tonalidade de Do Maior. Pelo menos foi isso que eu entendi... Penso que não é necessário ver a progressão para dar-lhe a resposta. Mas vou colocar uma para ilustrar um caso simples.
Ex: C C7 F G7 C
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