Independência dos dedos e precisão de movimentos

    Autor Mensagem
    Omni
    Veterano
    # ago/06


    Toco há 1 ano e meio, e até hoje não consigo precisão em sequências de pull off 3 notas por corda. A partir da segunda ou terceira corda, sai tudo fora do tempo.

    Por muito tempo axei q fosse falta de força mesmo, pra fazer o peteleco do pull off na hora certa, mas agora estou certo de que é falta de independência entre os dedos. (Não tenho problemas com sequências 124 pra 134 ou 14341, etc, pensava que era até aí que ia a independência dos dedos, mas...)

    Parei pra refletir na minha maneira de tocar, e percebi outro aspecto da falta de independência entre os dedos: a altura dos dedos sobre as cordas.
    Sempre ouvi que era necessário manter uma altura baixa entre os dedos e as cordas para ter maior velocidade, mas nunca dei muita bola, e sempre pensei 'ou isso vem com o aumento da destreza, ou eu aprendo a mover eles mais rápido'. Mas isso nunca veio.

    Tentei fazer exercícios pra independencia dos dedos, aquele de levantar um dedo de cada vez, e não consegui resultado algum com meus pull-offs, nem com a altura dos dedos.
    Tentei praticar mais os pull offs, tentei faze-los em conjunto com saltos de corda. Só consegui dores nas mãos.

    O que me trouxe resultados mesmo foi treinar a tal da altura dos dedos.
    A maneira que eu consegui pra prevenir o mindinho de sair voando toda hora, e o resto dos dedos de acompanhar o movimento de qualquer dedo que esteja tocando, foram os seguintes exercícios:

    1) Colocar um dedo sobre cada corda, no esquema

    ___4 |
    __3_ |
    _2__ |
    1___ |

    mantendo sempre os dedos encostados nas cordas tocando uma corda de cada vez.
    É o mais fácil, e se você pratica com distorção, além do feedback visual do que cada dedo está fazendo. Se um dedo fica pressionado, ou solta a corda, você percebe na hora, e corrige.

    2) Colocar um ou mais dedos encostados em uma das cordas, e com os outros dedos, tocar uma sequência qualquer na corda acima, ou abaixo, palhetando sempre ambas as cordas, para ter o feedback auditivo (evitando as casas que possuem harmônicos naturais).

    O melhor é começar com sequências simples, mas sempre deixar estacionados os dedos mais problemáticos (o mindinho e o _|_, no meu caso). Partindo depois para sequências simples de hammers e pulls.

    Nick_Oliveri_Guitar
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Não tem essa de ser melhor fazer assim ou assado, cada um tem um jeito de tocar... um posição que se adapta melhor e etc. Alguns vícios devem ser evitados, nada mais que isso.

    Outra coisa, destreza é repetição... repetir tudo milhões de vezes, ou seja, treine muito todos os dias.

    paulo_les_paul
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: paulo_les_paul
    · votar


    2) Colocar um ou mais dedos encostados em uma das cordas, e com os outros dedos, tocar uma sequência qualquer na corda acima, ou abaixo, palhetando sempre ambas as cordas, para ter o feedback auditivo (evitando as casas que possuem harmônicos naturais).

    tem como explicar melhor essa parte aí? não entendi muito bem..

    Digao
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    isso só vem com o tempo...

    é claro q tem esses "macetes" como altura dos dedos ai q vc vai descobrindo sozinho...

    nao tem uma formula... varia de pessoa pra pessoa...

    de resto

    repetir tudo milhões de vezes, ou seja, treine muito todos os dias.(2)

    Blue Jazz
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    "repetir tudo milhões de vezes"

    Discordo: assim você pode ganhar de presente uma bela tendinite, e ainda por cima estudar milhões de vezes uma coisa da forma errada. O importante é estudar CERTO... concentre-se em cada detalhe, observe-se bastante... se esses exercícios de independência não estão fazendo efeito, alguma coisa errada tem. Você está fazendo as 24 variações possíveis a partir da quinta casa? E como está fazendo isso? Exercícios de graus conjuntos? E a altura das cordas em relação ao braço, como está? E a altura do instrumento em relação ao corpo? E... etc.

    Procure um bom professor.

    Halludryehl
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    eu tinha problema com pull off até um tempo atrás, to com um ano e meio também. mas como um grande admirador de Michael Romeo fico treinando aqueles tappings dele q tem bastante pull off e isso acabou passando naturalmente

    meu problema agora é alternada
    músicas q eu tirava como Far Beyond The Sun e 17th Century Chicken Picking, quase na velocidade normal, eu tirava fazendo aquelas progressões com sweep e não alternando TODAS as notas...
    agora pra alternar todas as notas com velocidade, eu não consigo

    quando eu vou tocar algo rápido eu faço automaticamente esses sweeps e acredito q isso esteja prejudicando meu desenvolvimento :/
    to ruinzão na alternada, ruim mesmo

    Blue Jazz
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Não sei não, cara... conciliar essas duas coisas... além de não ser muito fácil, descaracteriza um pouco o estilo. Tem quem faz, mas fazer apenas uma delas bem já é um problemão do cacete.

    jet
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Sobre "repetir tudo milhões de vezes"

    Acho muito equivocado dizer isso, e é o que todo mundo prega por ai. Não é bem assim. Repita milhões de vezes sim, mas repita certo.
    Não é treinando o exercicio errado que ele milagrosamente passa a ser certo, pelo contrario, quanto mais vc fica martelando o errado mais dificil vai ficar de fazer o certo, vc vai viciar.
    E é nessa hora que um professor faz falta, pra te mostrar o erro.
    Mas vale 1 hora fazendo o exercício com bastante atenção e paciência do que 10 horas na velocidade da luz todo torto e sujo.

    Kirk_Hammett
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Blue Jazz
    e ainda por cima estudar milhões de vezes uma coisa da forma errada.

    ninguem é tão imbecil assim, po

    Kirk_Hammett
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Eu só digo uma coisa:

    As vezes é bom tirar uns 2,3 dias de folga da guitarra, parece que quando vc volta fica um pouquinho mais fácil as coisas (claro que vc demora um pouco mais do que o normal pra aquecer, mas depois..)

    Flying CCCP
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Kirk_Hammett
    Eu só digo uma coisa:

    As vezes é bom tirar uns 2,3 dias de folga da guitarra, parece que quando vc volta fica um pouquinho mais fácil as coisas (claro que vc demora um pouco mais do que o normal pra aquecer, mas depois..)


    Eu também achava a mesma coisa, mas agora estou acostumando a ficar mais estável...

    Flying CCCP
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Spyder Walk é o que há _\m/ ...

    Halludryehl
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    E é nessa hora que um professor faz falta, pra te mostrar o erro.

    acabei ficando bom numa parada q "não queria" por causa disso :P

    passei o dia inteiro tocando far beyond the sun, só até os solos de teclado.

    dedo médio tá com a ponta arregaçada de bend sem alavanca, tudo em alternada. praticamente :P

    to mais confiante agora

    LeandroP
    Moderador
    # ago/06
    · votar


    Eu não consigo executar ligados com o dedo anelar e mindinho.

    Tiruk
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    LeandroPanucci
    vá tocar emo.
    quem é true faz ligados até com o dedão

    LeandroP
    Moderador
    # ago/06
    · votar


    Tiruk

    Eu não consigo executar ligados com o dedo anelar e mindinho.

    E com os outros dedos eu sou péssimo... mas eu chego lá... aonde?... não sei, porra.

    Tiruk
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    LeandroPanucci
    se vc é ruim de ligados, reclama na telefonica

    (axo q tinham q me bani por piada TAO sem graça HAUHAEUHEAHUEAAE)

    Nick_Oliveri_Guitar
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: Nick_Oliveri_Guitar
    · votar


    Tiruk

    Tocar EMO você desaprende como faz... os EMO´s gastam mais tempo chorando do que tocando. Hehehehehehehehe...

    Mas é bem o que eu disse lá em cima... o importante é fazer, não importa se você faz ligado com a orelha, com o nariz... sai bem feito? Sai, então manda bala. É aquele mesmo lance: "Ah, com qual nota devo começar um solo e com qual devo terminar?" - ISSO NÃO EXISTE.

    Comece e termine com as que soarem melhor.

    Omni
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Halludryehl
    Também faço esses sweeps no lugar da alternada.
    Já tentei fazer aqueles exercicios simples de alternada do paul gilbert, mas eu sempre terimino frustrado, pq eu consigo tocar mto mais rapido, com mto menos esforço, e com maior precisão com relação ao tempo usando os sweeps, eles são mto mais lógicos pra mim.

    Vi um topic sobre esse sweep/economic/speed picking, e o pessoal que faz alternada a vida toda pensa a mesma coisa dele. Então sei lá, acho que ambos servem, e nessa altura do campeonato, vale mais eu continuar com os meus sweeps mesmo.


    paulo_les_paul
    Exemplificando: coloque o dedo indicador e o mindinho nas casas 8 e 11 da terceira corda.
    Sem pressionar a corda, apenas tocando os dedos, e sem tirar os dedos, toque uma sequencia 9 10 9 10 9 10 na segunda corda, com os dedos do meio.
    No formato do diagrama:
    |_|2|3|_|
    |1|_|_|4|
    Sendo 1, 2, 3 e 4 os dedos da mão que convencionalmente pressionam as cordas.

    Esse é um exemplo, sendo possiveis quaisquer combinações de dedos estacionados sobre uma corda, e dedos pressionando na outra, dando prioridade para as combinações que apresentarem maior dificuldade na execução.

    skolnick
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    putz eu tb tenhu grande dificuldade com ligados executados com o mindinhu e anelar!!!
    Parece qui nunca vou conseguir fazer ligados decentes com eles!

    Eh normal o dedo indicador fikar deitado pra esquerda???
    Achu qui soh o meu eh torto assim!

    =(

    Halludryehl
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    HAEIUHAUIHAEUIAEHUIAEHUIAEH
    to ligado, finalmente alguem q se sente como eu

    eh tipo "perda de movimento"
    vc desce a corda sem tocar pra depois bater voltando
    eh um desperdício!!! :P

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Independência dos dedos e precisão de movimentos