Autor |
Mensagem |
fgr Veterano |
# ago/07
· votar
tchock Entendi brother.. Vou te dar essa resposta explicado(ou tentando rs) como eh a montagen de um acorde:
1º Agente pega a triade do acorde, no nosso caso o C é formado por C - E - G. 2º Nao importa em que região do braço, se voce aplicar essa triade na guitarra ou em qualquer instrumento vc terá o C
Então alguns C nessa afinação:
e---0---0---0---3----------------------------------------- C---0---4---4---4----------------------------------------- G---0---0---5---5----------------------------------------- C---0---4---4-------------------------------------------- G---0---0---5-------------------------------------------- C---0---0------------------------------------------------
Sacou?
|
tchock Veterano |
# ago/07
· votar
so pra fazer uma comparativa do alto nível de jimi, comparado aos outros artistas da sua época e até os de hoje mesmo, vamos analisar o seguinte: 1-jimi apredeu num violão, nao fez escola de música 2- ganhou sua primeira guitarra eletrica com uns 12/14.(+nao tina grana pra envestir em nada, pedais, caixas, etc...) 3-foi pro exercito(acho que la nao tinha como tocar muito ne...)se nao nas horinhas vagas, mas como era tempo de guerra sei nao... 4-voltou e ja estava tocando em bandas,(ate ai sera que teve tempo pra ficar desenvolvendo técnicas e tudo mais...???)ja tinha era que estar pronto 5-jimi forma sua banda, e sai fazendo shows,(ate entao deu pra aprender mais?, se nao entrou em nenhum curso ou oficina, tambem nao dava tempo....) 6-jimi ja estava as voltas de gravar seu primeiro album(sera que nesse meio termo, o cara tinha tempo pra ficar estudando escalas novas, modos ou efeitos ou simplismente técnicas de rapidez...?) 7-a vida de jimi ja é a de um super star, em apenas 3 anos de sucesso...que foi quando estourou hae joe!!ate sua morte, bom sera que ele tinha tempo pra se trancar num quarto e ficar 4 a 6 horas estudando escalas, solos e etc,,?aperfeiçoar e melhorar?pois jimi nao tinha tempo nem mesmo pra dormir...
jimi page por ex:, ja era um grande musico de estudio quando formou o zep, ja tinha tocado em banda boa, foi aluno de musica e etc...
entao bota tudo isso na balança, e compare com os guitarristas de sua epoca que estudaram, tiveram instrumentos bons ate amadurecerem tiveram tempo pra se aprimorarem e desenvolverem, leiam uma biografia de jimi, e veram que praticamente, o cara desenvolveu o que sabia em pouquissimo tempo o que muitos guitarristas levaram uma vida toda pra chegarem no nível que chegaram e que nao era perto do de jimi..
|
guilhermerizzo Veterano |
# ago/07
· votar
tchock
E isso tudo cheio de LSD na cabeça!
O Negão já nasceu sabendo...
|
tchock Veterano |
# ago/07
· votar
fgr!!!
po brother agora sim !!!!valeu cara!!!!
|
tchock Veterano |
# ago/07
· votar
gulermerizzo !!!
rsrsrs !!! rsrsrsr!!! realmente isso tudo cheio de LCD, acho que o ácido apenas potencializou e ajudou a exploração da criatividade dos artistas da época, e jimi teve a experiência dele, como os beatles tiveram as suas e saio o saudoso sargent peppers, agora parece mesmo que jimi ja nasceu sabendo, como aqueles meninos de 5 anos que sentavam-se no piano e davam shows e eram classificados como super-dotados,,que tem caso assim na musica tem aos montes, e acho que jimi foi um desses, mas nao tanto assim, pois ele estourou ja em fase adulta, mas era parecido com isso.
|
_Kevin_ Veterano |
# ago/07
· votar
o tópico continua, empesteando o FCC!
|
tchock Veterano |
# ago/07
· votar
nao etendo o que _kevin_ que dizer com isso....(?)(?)
|
tchock Veterano |
# ago/07
· votar
fgr!!!
ate que o lance da formação dos acordes ja tenho estudado e visto muito, se bem que pra mim quando chega a prática a coisa muda, mas nesse quisito pelo menos teoricamente ja estou bem "familiarizado"com essas teorias...a prática é que complica um pouco, pois ainda nao decorei tanto o braço da guitarra, pra poder utilizar os conhecimentos teóricos sobre formação dos acordes..minhas dúvidas com ja pode ver, é um pouco diferente,,,mas vou tentando valeu mano obrigado!!
|
tchock Veterano |
# ago/07
· votar
fgr!!!
o que significa esses símbolos nos acordes ex:
Cadd2 esse ( add) o que significa??
Asus7 esse (sus) o que significa? esse acho que seja sustenido ne? mas o add
Caug esse (aug) esse aug tambem o que significa ?
se diminuto é (dim) ou (º) porque depois do acorde ex; C5-ou C5+ esse (-) ou (+) o que significam, pois diminuto ja (dim)ou (º) e almentado ja é o (M) o que sigifica o sinal (-) depois do número e o de(+)???
|
fgr Veterano |
# ago/07
· votar
tchock add = Adicionado - C com a 2º adicionada Quer q vc deve adicionar o grau indicado na nota. Nesse caso o Cadd2 quer dizer q vc deve montar um acorde de C e adicionar a 2º(sem a 7º)
sus = Suspenso - A com a 7 suspensa(Desconheço esse acorde) Quer dizer q a terça deve ser suspensa, assim conheço esse tipo de acorde. Asus2 quer dizer q no lugar da 3 vc deve colocar a 2º assim como Asus4 onde no lugar da 3º deve entrar a 4º.. Com a 7º eu não conheço.
aug conheço pouco sobre essa formação mas pouco q vi era apenas a 5º aumentada...
+ e - quer dizer aumentado e menor.. A diferença de um C5- quer dizer que somente a 5º deve ser diminuida de meio tom, no caso do C° quer dizer que a 3º e a 5º devem ser diminuida de meio tom. 5- tb pode ser conhecido como meio diminuto.
|
tchock Veterano |
# ago/07
· votar
fgr!!!
valeu cara mais uma vez, só pra te explicar, os exemplos que eu dei, foram exemplos de minha cabeça pois nao lembrava os acordes corretos com ass, add, e aug, ai coloquei com qualquer numero, daí vc nao conhecer eles com a 7ª, pois nao existe realmente, so foi pra mostrar mesmo, nao peguei nenhum acorde realemente como estao aqui, agora:
o que significa uma nota suspensa, ou seja, como vc falou "A com a 7 suspensa" o que siginifica a 7 suspensa?
|
tchock Veterano |
# ago/07
· votar
fgr!!!
valeu cara mais uma vez, só pra te explicar, os exemplos que eu dei, foram exemplos de minha cabeça pois nao lembrava os acordes corretos com ass, add, e aug, ai coloquei com qualquer numero, daí vc nao conhecer eles com a 7ª, pois nao existe realmente, so foi pra mostrar mesmo, nao peguei nenhum acorde realemente como estao aqui, agora:
o que significa uma nota suspensa, ou seja, como vc falou "A com a 7 suspensa" o que siginifica a 7 suspensa?
ou seja o que significa essa "SUSPENSÃO"
|
fgr Veterano |
# ago/07
· votar
tchock o que significa uma nota suspensa, ou seja, como vc falou "A com a 7 suspensa" o que siginifica a 7 suspensa? Asus7 como eu disse eu desconheço esse acorde.
uma nota sus(suspenso) eh quando vc tira a terça e coloca o grau q vem indicado na notação. Por exemplo
Csus2 = C - D - G => A 3º que teria q ser E foi tirada e colocada o 2º Grau (D)
Csus4 = C - F - G => A 3º que teria q ser E foi tirada e colocada o 4º grau (F) ----------------->
|
fgr Veterano |
# ago/07
· votar
Um exemplo prático disso é na musica patience do Guns quando ele faz essa alternância no D
D Dsus4 D Dsus2 D e-2----3----2----0---2--------------------------------- B-3----3----3----3---3--------------------------------- G-2----2----2----2---2--------------------------------- D-0----0----0----0---0--------------------------------- A------------------------------------------------------ E------------------------------------------------------
|
tchock Veterano |
# ago/07
· votar
fgr!!!
valeu brother sempre tive dúvidas dessas ondas mas nunca tive como tira-las, bom sobre as 7ªque vc nao conheci, ja te expliquei que coloquei a 7ºdepois so pra demostrar a minha dúvida, colocaria outro numero, mas como a 7 é mais familiar nos acordes, mais do que C#m4 ou C5, entao com a 7 C7, F#7, so uma questão de "convívio"com o nº7, rsrs
bom mas se o C é formado pela tríade C-E-G se trocar o E pelo D, o acorde nao deixaria de ser um C???mesmo sendo reescrito por Csus2?
|
fgr Veterano |
# ago/07
· votar
tchock bom mas se o C é formado pela tríade C-E-G se trocar o E pelo D, o acorde nao deixaria de ser um C???mesmo sendo reescrito por Csus2? Na verdade não deixaria de ser um C, na notação esses vc não tem uma regra pra definir um acorde, normalmente vc vai pelo baixo mas a notação pode ser qualquer uma.
Esse Csus2 tb poderia ser chaamado de Gsus4...
|
tchock Veterano |
# ago/07
· votar
FGR!!!
valeu cara nao vou mais afundo porque meios conhecimentos são meio limitados, mas posso te afirmar que tirei várias dúvidas, é que toco a muito tempo, tenho um bom ouvido, tenho uma criatividade boa para "fabricar"uma música, com solos e tudo mais, mas nao sei o que estou fazendo entendi...ou seja nao tenho muito a teoria, mas consigo tirar vários solos, e músicas complicadas, como the wind cries mary(jimi), remember(jimi)angel(jimi)e seus respectivos solos, riffes ou introduçoes, coloco aqui so as de jimi, pois o artista em questao aqui é ele, mas ja tive uma banda de reggae, onde fui o guitarra solo, e me saia bem((pois duas guitarras numa banda onde nenhum dos dois era realmente músicos foi até bom, pois forçosamente tinha que tocar em outras regiões do braço e usar muitas tríades, mesmo nao sabendo nem o que era isso na época rsrs, mas ja fazia os acordes em tríades)) com os solos, frases, riffes e licks, mas tudo no ouvido, sabia exatamente onde começar e terminar, escala no ouvido mas sabia o que tinha que fazer com elas, até tava com uma pedaleira zoom onde fiz vários efeitos bons para o reggae, mas "nao sabia o que estava fazendo"(na teoria)entendie? e curso pra guitarra aqui em salvador(Ba)é escasso e caro, e tambem nao tenho tempo, mas queria muito aliar o que sei do meu ouvido e a técnica com a teoria...mas fazer o que ne...vou engatiando assim mesmo, valeu brother pela força...
|
Homem Cueca Veterano
|
# ago/07
· votar
Mas que tópico inútil.
|
tchock Veterano |
# ago/07
· votar
homem cueca!!!
ate que nem tao inútil assim, o tópico tem título com a seguinte frase "sera que jimi hendrix era tao bom assim..?!!", dentre essa frase, destacam-se pessoas que pensam assim(como a frase), e as que nao, e todos saem aprendendo algo sobre o artista, porque quem pensa que sim, explica vários fatores para justificar sua opnião, como os que acham que não tambem tem seus argumentos, acredito que os que pensam que jimi nao era tao bom assim, saiam daqui, aprendendo mais sobre o cara e, e alguns saiam de opinião mudada convencidos que o cara realmente era tao bom assim, e claro vai ter os que mesmo com os fatos e evidências saiam com a mesma opinião que entrou, e todos aprendem muito, como eu aprendi muito aqui tambem, sobre o jimi e a própia guitarra tambem.
|
tchock Veterano |
# ago/07
· votar
fgr!!!
se eu tiver pra fazer um solo em uma progressão ou melodia do solo com as notas, D>Bm>D>Bm>D>C#m>Bm>G>A, que tipo de escala terei que usar ? maior, menor, que modo?posso empregar? a música se trata de um reggae melódico tipo balada.
|
fgr Veterano |
# ago/07
· votar
tchock Escala de D maior...
D Em F#m G A Bm C#m5-
o tom da musica é D maior, bem caracteristico de um reggae!!
|
tchock Veterano |
# ago/07
· votar
fgr!!! obrigado brother !!!
mas que tipo de escala pentatônica.....?? ou alguma outra? que tipo de modo? dórico....e etc....essas coisas, que ai eu posso visualizar essa escala e então faze-lo...
|
tchock Veterano |
# ago/07
· votar
fgr!!! obrigado brother !!!
mas que tipo de escala. pentatônica..... ou alguma outra? que tipo de modo? dórico....e etc....essas coisas, que ai eu posso visualizar essa escala e então faze-lo...
|
Dublues Veterano |
# ago/07
· votar
Irônico, um tópico sobre Hendrix estarem discutindo teoria musical? Aposto que ele estava cagando para tudo isso... hahahahaha
Pelo amor de Deus!!!
|
TheChaosSpirit Veterano |
# ago/07 · Editado por: TheChaosSpirit
· votar
alguem já viu o hendrix improvisar ?
eu já
Genial alias .... 1969 o cara já fritava,improvisava,tentava grudar alma as notas , evh e malmstin estavam chupando sorvete e assistindo tv nessa época
Se isso não é Um dos mais fodas improvisos ao vivo que eu já vi , eu sinceramente não sei o que é improviso
Genial é pouco para expressar o que hendrix fez ao blues e ao rock
|
fgr Veterano |
# ago/07
· votar
Dublues O mal é vocês acharem que conhecimento cai do céu. Não pensei que uma pessoa auto-ditada ou que não saiba ler partitura não saca nada de teoria.. Muita injenuidade de sua parte acreditar que uma pessoa que já tocou com James Brow, Tina Turner e ainda desapontou com uma carreira solo como o melhor guitarrista de todos os tempos não sabia montar uma escala, um dia sonhou com uma escala e descobriu a pentatônica, que fazia ligados inocentemente... ------------------------------------------------
|
tchock Veterano |
# ago/07
· votar
dublues!!!
nao estava-mos discutindo teoria musical, apenas fiz uma pergunta ao fgr!! sobre que tipo de escala poderia usar, em determinado solo, com tal melodia que coloquei pra ele, apenas isso, estava tirando uma dúvida com o cara.....e nao falando sobre teoria musical de hendrix!!
|
Dublues Veterano |
# ago/07
· votar
"...desapontou com uma carreira solo como o melhor guitarrista ... "
desapontou??? como assim? estou desapontado então!
Falows, depois dessa discutem mais ai!!
|
fgr Veterano |
# ago/07
· votar
Dublues Tu quer tirar uma palavra que eu escrevi ERRADO pra justificar uma outra coisa?? mas é bom encerrar esse assunto por aqui mesmo porque segundo seu reciocínio, um bom argumentador precisa escrever 100% certo e conhecer a lingua portuguesa maravilhosamente bem né??? O que inverssamente proporcional ao seu raciocínio com os musicos que não precisam saber porra nenhuma de teoria pra serem bons como o Hendrix foi correto?
|
Dublues Veterano |
# ago/07
· votar
reciocínio??? .... :) inverssamente???? :) :)
erros a parte, continua aeh Joe!
|