Será que Jimi Hendrix é tão bom assim?

Autor Mensagem
tchock
Veterano
# ago/07
· votar


scott vai!!

desculpa os lance dos anos 80, realmente interpretei de outra forma o que li, e retificando o texto acima me refiro no sentido de que, acho que se hendrix nao tivesse existido certas coisas, ainda nao teriam feitas..
entao o início do texto é "acho que nao.....(e ai segue o texto)

tchock
Veterano
# ago/07
· votar


é foda escrever o que tem na cabeça certinho, quando se esta no trabalho resolvendo e fazendo varias coisas, pois essa é a hora em que posso participar de um forum como esse, então desculpem certos erros de portugues e concordancias verbais e nominais....

tchock
Veterano
# ago/07
· votar


fgr!!!

ve se da pra ajudar ou alguem ai da galera!!!

bom se eu afinar a minha guitarra em D, ou G, para fazer slides ou tocar mais blues possível, o resto da banda tem que fazer o mesmo com seus instrumentos?? ou eu teria que tocar os acordes diferente???como fica isso, colocando a guitarra numa afinação fora do padrão E,D,G,A,B,e ....valeu!!!

burnsp
Veterano
# ago/07
· votar


jimi foi auto-didata
e jimi teve otimos professores

Ops

fgr
Veterano
# ago/07
· votar


tchock
Os outros integrantes não precisam mudar afinação.
Vc terá q adequar seus acordes nessa nova afinação, existem muitos tipos de afinações como afinar em C por exemplo onde as cordas ficariam CGCGCE o q quer dizer q uma pestana em qualquer casa vai dar uma nota Maior, muito interessante pra slide já q slide eh uma pestana então um E por exemplo seria vc colocar o slide no 4º fret.

Existem varias outras afinações, Jimmy Page e Keith Richards eram mestres nisso!

tchock
Veterano
# ago/07
· votar


burnsp!!!

ops porque????ele foi auto-didata porque aprendeu sozinho a tocar sem ter entrado em uma escola de música ou ter se formado em música, e teve professores porque ele frequentava vários bares e cafes que tinha jans sessions, e antes de ter sua banda, foi guitarristas de grandes guitarristas e tocou com grandes guitarristas, como tambem frequentava clubes de guitarra, onde as pessoas trocavam ideias e tendencias, vc acha que ele nao aprendeu com todos esses guitarristas, com que ele cruzava ou tocava junto???assista um vídeo no youtube, em que ele e os rollings stones fazem uma apresentação juntos, no camarim, o guitarrista dos rollings pega a guitarra e jimi a sua, e ficam trocando ideias sobre modos de tocar, vc acha que ambos nao aprenderam algo de novo um com o outro???

tchock
Veterano
# ago/07
· votar


valeu fgr!!!

agora pra afinar assim tem que ter um diaparzão não é??porque no ouvido fica um pouco difício saber que afrouxando um pouco vai dar D ou outro C, a questão é, fazer os acordes no mesmos lugares??normalmente??

tchock
Veterano
# ago/07
· votar


fgr!!
vc colocou que nessa afinação em C, uma pestana em qualquer casa gera uma nota maior, e pra dar uma nota menor, precisa digitar alguma coisa e com a pestana em slide???como ficaria o acorde menor nesse sentido da coisa????

Wrvieira
Veterano
# ago/07
· votar


Gente, é INACREDITÁVEL que num fórum sobre guitarra surja um tópico como esse! Isso depõe contra a reputação dos membros do FCC!

No mundo da guitarra, Hendrix é indiscutível.
(2)

Cara, é como Pelé no futebol. Vc tem todo o direito de não achar Jimi Hendrix o melhor, mas tem que, no mínimo, respeitá-lo muito, por tudo o que fez pela guitarra.

fgr
Veterano
# ago/07
· votar


tchock
agora pra afinar assim tem que ter um diaparzão não é??porque no ouvido fica um pouco difício saber que afrouxando um pouco vai dar D ou outro C, a questão é, fazer os acordes no mesmos lugares??normalmente??
É brother, o ideal pra afinal um instrumento é smepre ter um diapasão ou afinador a tira colo. Quanto aos acordes vc não poderá fazer um shape de Ré e esperar que soe um Ré, só p esclarecer, se vc fizer um shape de Ré nessa afinação vc terá um F7 (F A C Eb).
-------------------------
vc colocou que nessa afinação em C, uma pestana em qualquer casa gera uma nota maior, e pra dar uma nota menor, precisa digitar alguma coisa e com a pestana em slide???como ficaria o acorde menor nesse sentido da coisa????
Como em um solo vc usualmente usa 1 nota ou 2, claro q isso não é regra mas nesse caso vc ou iniciaria um compasso com 1 ou 2 notas do acorde(se for um acorde menor vc usaria a tônica e a 5º pois a 3° teria q ser menor) e faria um slide caíndo meio tom pra alcançar a 3º ou viajaria pelo braço pra encontrar uma sonoridade melhor... Vc não tem que fazer um acorde pra tocar slide, isso não é regra...

tchock
Veterano
# ago/07
· votar


fgr!!

entao assim pra te simplificar a minha dúvida, permanecendo no exemplo da afinação em C, digamos que o outro guitarrista esta dando um C, na afinação normal, e eu com a guitarra afinada em C, aonde eu faria o meu C, na primeira gegião do braço por exemplo????como tenho que tocar esses acordes pra ficar em conformidade com o outro guitarrista que esta na afinação normal...???

_Kevin_
Veterano
# ago/07
· votar


Gente, é INACREDITÁVEL que num fórum sobre guitarra surja um tópico como esse! Isso depõe contra a reputação dos membros do FCC!

No mundo da guitarra, Hendrix é indiscutível. (2)


(3)

tchock
Veterano
# ago/07
· votar


porque se eu nao posse usar os mesmos chapes fica assim entao mais difício usar outra afinação pra tocar com outros musicos dentro de uma banda..., ai eu desisto!!!rsrs

guilhermerizzo
Veterano
# ago/07
· votar


Moderadores, por favor, fechem e excluam esse tópico!

tchock
Veterano
# ago/07
· votar


porque ai a dúvida pra que usar outra afinação?so pra fazer o mesmo acorde em lugar e maneira diferente???ou isso é uma propriedade apenas para melhor som e funcionamento com o slide???

tchock
Veterano
# ago/07
· votar


fgr!!! help!!

porque se eu nao posse usar os mesmos chapes fica assim entao mais difício usar outra afinação pra tocar com outros musicos dentro de uma banda..., ai eu desisto!!!rsrs

porque ai a dúvida pra que usar outra afinação?so pra fazer o mesmo acorde em lugar e maneira diferente???ou isso é uma propriedade apenas para melhor som e funcionamento com o slide???

tchock
Veterano
# ago/07
· votar


guilhermerizzo!!!

"Moderadores, por favor, fechem e excluam esse tópico!"

porque vc quer isso brother?????

maggie
Veterana
# ago/07
· votar


Nunca saberemos a resposta, no máximo dá pra especular sobre o assunto.

_Kevin_
Veterano
# ago/07
· votar


tchock
"Moderadores, por favor, fechem e excluam esse tópico!"

porque vc quer isso brother????


Já foi respondido. Isso depõe contra a reputação dos membros do FCC!!!!

guilhermerizzo
Veterano
# ago/07
· votar


tchock

Como assim???

É como disse o Wrvieira, não é cabível que se discuta a qualidade do Hendrix como guitarrista num fórum sobre guitarra. É como se alguém questionasse a genialidade de Pelé, num fórum de futebol!

Se você quer trocar idéias sobre afinações alternativas e tal, abra um tópico sobre o assunto. É um assunto interessante, já experimentou baixar os Mis para Rés e o Si para Lá? A guitarra fica com uma sonoridade incrível!

A intenção não é abreviar a sua conversa, mas evitar que um tópico absurdo como este (Será que Hendrix é tão bom assim??) fique no ar.

tchock
Veterano
# ago/07
· votar


GUILHERMERIZZO!!

primeiro nao vou fazer isso(abrir um topico com assunto em afinação e etc...) ate porque nao sei como fazer, e segundo, as pessoas ou melhor a pessoa estão me ajudando nesse mesmo, então porque mudar?na minha opinião esse tópico é válido mesmo assim, porque pessoas que sao um pouco leigas e tem essas ideias, podem aprender mais sobre o artista e ate mesmo aprender sobre outras coisas mais nesse universo da guitarra e musica, como vê nada é totalmente inutil, apartir dessas discordancias, ja vio o quanto foi apresentado coisas e curiosidades do artista em questão e outras coisas tambem, com isso saimos daqui aprendendo mais um pouco de alguma coisa(guitarra e jimi). E obrigado pela dica de afinação, tavendo mais uma que aprendi...entao.......

Wrvieira
Veterano
# ago/07
· votar


tchock

Cara, agora que me liguei que sua dúvida veio bem depois da abertura do tópico. Tá certíssimo no procedimento: usou a busca, viu um tópico relacionado e postou em cima. O que o guilhermerizzo e o
_Kevin_ querem dizer é que o próprio título do tópico (e o tópico em si, até a sua dúvida surgir) é uma ofensa aos princípios básicos de qualquer guitarrista, já que Hendrix é referência absoluta.

Mas, como eu disse, sua dúvida não tem nada a ver com isso e vc está certo, seguindo as regras do Fórum. Além de ser uma dúvida bem interessante.

É que eu não posso evitar em ler esse título e ficar angustiado... :P

Abraços e boa sorte!

fgr
Veterano
# ago/07
· votar


tchock
porque se eu nao posse usar os mesmos chapes fica assim entao mais difício usar outra afinação pra tocar com outros musicos dentro de uma banda..., ai eu desisto!!!rsrs

porque ai a dúvida pra que usar outra afinação?so pra fazer o mesmo acorde em lugar e maneira diferente???ou isso é uma propriedade apenas para melhor som e funcionamento com o slide???


Se vc quiser por exemplo fazer um Dó com a guitarra afinada em Dó basta vc tocar as cordas soltas... O intuito de mudar a afinação é a possibilidade de se tocar algo mais facilmente, como exemplo eu posso citar Higher do Creed que está com a 6° corda afinada em Ré, as musicas do Raimundos assim como tantas outras..Acho que essa afinação é a afinação mais popular depois da standard.. Se vc colocar a 6º corda em Ré vc fará Power Chords assim:


--G--A--E--D
D-5--7--2--0--------------------------------------------
A-5--7--2--0--------------------------------------------
D-5--7--2--0--------------------------------------------

Isso dá mais dinamica na hora de fazer acordes mais rapidamente...

Afinações alteradas produzem sons muito interessantes!!! O intuito dela não pra simplesmente fazer um Dó com shape diferente e sim vc poder alterar esse Dó de maneira fácil e que produza sons interessantes!!! Ouça as musicas do Creed, ouça Silverchair, Rolling Stones... É bem interessante o uso dessas afinações!!

guilhermerizzo
Veterano
# ago/07
· votar


tchock
Errei na afinação que te passei.
O certo é (do grave para o agudo):

D-D-A-Gb-A-D

Dogs2
Veterano
# ago/07
· votar


fgr
Essa coisa de q Hendrix "inventou" efeitos eh mais coisa p aumentar seu pedestal.


(2)

tchock
Veterano
# ago/07
· votar


valeu fgr e guilhermerizzo e wrvieira!!!

obrigado pela ajuda, fgr escuto muiittooo os rollings, ja ouvi algumas do silver... mas pra mim nao consigo identificar que aquelas guitarras estão com uma afinação diferente, pra mim estão tocando normalmente, a nao ser que eu veja, ai eu identificaria, desculpa mas ainda nao tenho esse ouvido rsrsrsr!!!
mas valeu galera!!!

guilhermerizzo
Veterano
# ago/07
· votar


Dogs2
Essa coisa de q Hendrix "inventou" efeitos eh mais coisa p aumentar seu pedestal.


(2)


Bom, a última coisa que o negão precisa é de que alguém ou algum boato aumente a importância da obra dele como guitarrista...

Ele é "a" referência absoluta no mundo da guitarra moderna. Só isso.

tchock
Veterano
# ago/07
· votar


fgr!!!

certo, pra fazer um C na afinação em C(uso C por puro exemplo),basta tocar as cordas soltas, mas e como fica um C no acorde digitado????pronto depois dessa nao te pergunto mais nenhuma rsrsr!!!

fgr
Veterano
# ago/07
· votar


guilhermerizzo
Bom, a última coisa que o negão precisa é de que alguém ou algum boato aumente a importância da obra dele como guitarrista...

Ele é "a" referência absoluta no mundo da guitarra moderna. Só isso.

Ele é a referência, concordo mas dizer que ele inventou efeitos, foi primeiro a atear foto na guitarra no palco em pleno anos 70, o primeiro a tocar com os dentes!!! nooosssaaaaa o q vc acha disso????

tchock
certo, pra fazer um C na afinação em C(uso C por puro exemplo),basta tocar as cordas soltas, mas e como fica um C no acorde digitado????pronto depois dessa nao te pergunto mais nenhuma rsrsr!!!

Não entendi bem sua pergunta, vc quis dizer um dedilhado? arpejo?

tchock
Veterano
# ago/07
· votar


fgr!!

eu perguntei se um cara tiver tocando um C em uma guitarra afinada no convencional, e ou estiver com outra afinada em C, como eu colocaria esse C na minha guitarra, vc disse que n era simplismente colocar um C que sairia a mesma coisa, como se fosse no convêncional e deu um exemplo que se eu colocase um acorde num chape de D, sairia um F7, e falou que pra eu dar um acorde de C com a afinação em C bastaria eu tocar as cordas soltas, agora, e pra eu fazer um C com apertando as cordas, como e aonde eu faria esse acorde(refiro-me na 1ªregião do braço)entendeu agora????

fgr!!! e guilhermerezzo!!

jimi nao inventou os efeitos se quer dizer as pedaleiras, mas inventou efeitos com essas pedaleiras, usando-as de maneiras unicas, e criando ou inventando vários tipos de sons, que por sua vez usou em suas músicas e ate hoje agente vê muitos guitarristas usarem tambem como ref e influência,
foi o primeiro sim a atear fogo em uma guitarra elétrica em pleno show, mas nao foi o primeiro a atear fogo num instrumento depois de um show, essa façanha é de um pianista de jazz que jimi curtia na sua adolescência, e foi o primeiro a tocar com os dentes sim, em um show de rock n roll ao vivo pelos menos nao se tem notícia que alguem tenha feito isso antes dele.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Será que Jimi Hendrix é tão bom assim?