Tipode de Afinações- topico de ajuda

    Autor Mensagem
    luis7777
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: luis7777


    leio muito sobre afinaçoes do tipo aberto, fechado e por ai vai.
    mas me vem sempre a duvida: "o que fulano quer dizer com afinaçao X aberto, ou afinaçao X fechado?"
    acho que isso é duvida de muita gente e, quem puder contribuir para explicar esses e outras afinaçoes (se existirem), serei muito grato.

    =D

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Fechado nunca ouvi falar...

    No meu programa de afinação instrumental o AP Guitar Tuner, muito bom por sinal, tem muitos tipos de afinação onde os nomes que aparecem mais são Standard X (Padrão), Open Y (Aberto), Drop Z (?), W major, K minor... e por aí vai...

    pacman jp
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    dobre acorde aberto e fechado, é simples...

    saca qdo a gente vê aquela cifra de uma musica fodona, e vc vê q a cifragem tá com um monte de G, C e Am?

    então...
    pra se fazer a musica só com violão base, por exemplo, mas ela soar parecido com o arranjo da musica, feito com mais de um violão, se faz um acorde mais "aberto", q abranje mais notas, pra soar mais parecido com o arranjo da musica...

    por exemplo, qdo eu tirei Wish You Were Here, tirei de ouvido, e mal tirada, e fazia apenas um Am em certo momento da musica...
    pra q ele soasse melhor, passei a fazer um acorda q é mais o menos assim (não me lembro ao certo a nomeclatura dele, então mostro na tab, certo? hehehe)


    e---3-------
    B---0-------
    G---5-------
    D---5-------
    A---0-------
    E-----------


    saca como é?
    outro exemplo, é a introdução de Stairway to Heaven, q começa com Am,depois vem umas variações, mas os acordes são feitos abertos, tipo, abrangindo mais notas, completando a harmonia...

    pra ter mais exemplos, procure um dicionário de acordes e cite um acorde e ele te dará até doze modos de fazê-lo...


    abraços, e espero ter ajudado

    eeevee
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Bom, afinações abertas é quando você afina as cordas da guitarra para que elas toquem um acorde quando se toca todas as cordas soltas.
    Ex> E aberto - as cordas devem se afinadas assim (da grave pra fina):
    E
    G#
    E
    G#
    B
    E

    eeevee
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Bom, e existem diversas afinações alternativas, dependendo do que vc queira tocar. Existem afinações para blues, para músicas celtas, e para árias outras coisa que fogem da afinação tradicional.
    Só pra testar, vc pode pegar a Mizinha e afinar ela em Ré, e começar a brincar com dedilhados e cordes. Garanto que vai lhe dra várias nova idéias.

    luis7777
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    pacman jp
    putz cara, nao era sobre acorde, era sobre afinaçao, eu errei hora de escrever =/
    apesar de ja saber sobre esses acordes, valeu!

    luis7777
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    eeevee
    Bom, afinações abertas é quando você afina as cordas da guitarra para que elas toquem um acorde quando se toca todas as cordas soltas.
    Ex> E aberto - as cordas devem se afinadas assim (da grave pra fina):
    E
    G#
    E
    G#
    B
    E


    nesse E aberto, a terceira corda de cima para baixo poderia ser B?

    eeevee
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    pacman jp
    pra q ele soasse melhor, passei a fazer um acorda q é mais o menos assim (não me lembro ao certo a nomeclatura dele, então mostro na tab, certo? hehehe)
    Am 7/9

    luis7777
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    eeevee
    acho que saquei viu

    D aberto:

    D
    F#
    D
    F#
    A
    D


    acertei?

    eeevee
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    luis7777
    pode tb.

    eeevee
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    luis7777
    bom, por causa das tensões das cordas, acho melhor botar o D aberto assim (da grossa pra fina):
    D
    A
    D
    F#
    A
    D

    luis7777
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    eeevee

    pode tb.[/i]
    entao o objetivo nao é seguir esse seu shape, e sim fazer com que as cordas, soando soltas, resultem em um acorde?

    outra coisa, posso fazer um, sei la, E7+/9/6/4 aberto? (vamos supor que eu retire a tonica dessa nova afinaçao).

    luis7777
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    eeevee
    bom, por causa das tensões das cordas, acho melhor botar o D aberto assim (da grossa pra fina):
    D
    A
    D
    F#
    A
    D


    é msm, nem pensei nisso
    =D

    eeevee
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    luis7777
    claro que pode.Não existe nenhuma regra pra isso, só o bom gosto. \o/

    luis7777
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    eeevee
    cara, se nao sabe quanto tempo eu tava com essa duvida de X aberto, valeu!11

    \o/

    eeevee
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    luis7777
    precisando, é só chamar! \o/

    128556
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    dicionario de acordess rulaa !

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tipode de Afinações- topico de ajuda