Padroes melódicos

Autor Mensagem
    viola
    Veterano
    # ago/03

o que são?VI isso naquelas liçõeszinhas da guitar class,mas não entendi direito o que são ,é tipo aqueles negócio de tercina,sextina?Pra que que servem?

John Andrade
    Veterano
    # ago/03
    · votar

é a divisão do tempo.
    Tercina = 3 notas por tempo
    Sextina = 6 notas por tempo

Isso muda completamente a dinâmica. é sempre legal você misturar diferentes padrões melódicos pra num ficar aquele treco quadrado (sempre do mesmo jeito, sem sal)

naka
    Veterano
    # ago/03
    · votar

jonh acho q c ta viajando cara ... é padraozinho de intervalos tipo intervalos de segunda em tercinas ascedente e etc ... tb tem os compostos que o nome ja explica

John Andrade
    Veterano
    # ago/03
    · votar

Nananinanão
    Intervalos e padrões melódicos são diferentes.
    Padrões em tercinas, em uma escala se refere ao patterns.
    tipo vai 3 e volta 1 em tercina, etc.

lkzone
    Veterano
    # dez/12
    · votar

o que sao padrões melódicos ?

lkzone
    Veterano
    # dez/12
    · votar

up

LeandroP
    Moderador
    # dez/12
    · votar

lkzone

Em vez de tocar a escala com as notas em sequencia, tipo 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, você pode criar um padrão e tocar saltando terças, por exemplo: 1, 3, 2, 4, 3, 5, 4, 6, 5, 7,

Veja como fica interessante a sonoridade:

Escala de Sol maior - sem padrão melódico
    .
    e---------------------------------5-7-8--
    B---------------------------5-7-8--------
    G---------------------4-5-7--------------
    D---------------4-5-7--------------------
    A--------3-5-7---------------------------
    E--3-5-7---------------------------------
    .
    Escala de sol maior - padrão melódico de terças diatônicas
    .
    e------------------------------------------------------
    B--------------------------------------------5---etc---
    G--------------------------------4---5-4-7-5---7-------
    D--------------------4---5-4-7-5---7-------------------
    A--------3---5-3-7-5---7-------------------------------
    E--3-7-5---7-------------------------------------------

Você pode experimentar outros saltos melódicos, como de 4as diatônicas, 6as diatônicas (inversão das terças), etc.

cafe_com_leite
    Veterano
    # dez/12
    · votar

LeandroP
    Se é oque eu to pensando, o Metallica usa muito esses padrões, tipo no solo da introdução de One, só que ele dá umas cortadas, não faz as notas todas, eu quando vou tocar esse solo uso todas.

nos 00:44

LeandroP
    Moderador
    # dez/12
    · votar

cafe_com_leite

Existem várias possibilidades de padrões melódicos, e pra ser uma padrão melódico não precisa tocar a escala inteira, necessariamente. É legal praticar como forma de exercício.

Nessa música já começa com padrão melódico, com 3as diatônicas, e de forma descendente:

Asa Branca

http://www.youtube.com/watch?v=A5r2_wGk1dI

cafe_com_leite
    Veterano
    # dez/12
    · votar

LeandroP
    Mas de usar todas, eu não to falando de usar todas as notas da escala, to falando que no solo do metallica ele meio que dá umas falhadas, saca? até mesmo pra caracterizar mais ainda o solo, eu no caso uso as notas que eles "falham"

lkzone
    Veterano
    # dez/12
    · votar

LeandroP
    valeu

lkzone
    Veterano
    # dez/12
    · votar

LeandroP
    você pode experimentar outros saltos melódicos, como de 4as diatônicas, 6as diatônicas (inversão das terças), etc.

eu to vendo que sextina é 6 notas por tempo e tercina é 3 notas por tempo... as 'ina' eu ja descobri o que é ... mas como funciona essas das diatônicas e da inversão de terças ?

LeandroP
    Moderador
    # dez/12 · Editado por: LeandroP
    · votar

lkzone

Tercina ou sextina não tem nada a ver com padrões melódicos. Se fosse padrão rítmico aí tudo bem, porque você estaria utilizando figuras rítmicas. O padrão melódico é feito com os intervalos, e por isso é chamado de "melódico". Se você vai tocar os padrões utilizando colcheias ou tercinas, isso não importa, e já é um outro assunto. O padrão melódico é a forma sistemática de como as notas da escala são ordenadas. Em vez de tocar uma nota após a outra, você pode pular uma ou mais notas, aplicando a mesma ideia aos outros graus da escala (padronizando), como eu fiz na tablatura anterior. Uma tablatura está com a escala de Sol maior na sua sequencia natural, e a outra tablatura sempre pulando uma nota, o que determina um padrão com "salto de terças diatônicas" (*). Se por exemplo, em vez de pular uma nota você pular duas notas, então terá um "salto de quartas diatônicas" (*), o que também é um padrão melódico. Se pular três notas terá um "salto de quintas diatônicas" (*), e assim por diante.

Edit:

* Notas "diatônicas" são aquelas que pertencem a escala.

lkzone
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: lkzone
    · votar

LeandroP
    entendi ...
    valeu mais uma vez cara

lkzone
    Veterano
    # dez/12
    · votar

axei uns melodic patterns legais aqui

Groups of four

1a-- 1234, 2345, 3456, etc.
    1b-- 4321, 5432, 6543, etc.
    1c-- 1243, 2354, 3465, etc.
    1d-- 1321, 2432, 3543, etc.

Groups of three

2a-- 123, 234, 345, etc.
    2b-- 321, 432, 543, etc.
    2c-- 132, 243, 354, etc.
    2d-- 312, 423, 534, etc.

Intervallic

3a-- 13, 24, 35, 46, etc. (thirds)
    3b-- 31, 42, 53, 64, etc. (rev. thirds)
    3c-- 13, 42, 35, 64, etc. (rev. every 2nd)

4a-- 14, 25, 36, 47, etc. (fourths)
    4b-- 41, 52, 63, 74, etc. (rev. fourths)
    4c-- 14, 52, 36, 74, etc. (rev. every 2nd)

5a-- 15, 26, 37, 48, etc. (fifths)
    5b-- 51, 62, 73, 84, etc. (rev. fifths)
    5c-- 15, 62, 37, 84, etc. (rev. every 2nd)
    --------------------------------

Prof_Guita
    Veterano
    # dez/12
    · votar

Fiz há uns anos, acho que pode te ajudar

LeandroP
    Moderador
    # dez/12
    · votar

Prof_Guita

Ilustrou o tópico com perfeição.
    +1

Prof_Guita
    Veterano
    # dez/12
    · votar

LeandroP

Vlw...

Abç

kalango_hendrix
    Veterano
    # fev/14
    · votar

Galera, eu,como guitarrista iniciante, tenho dificuldades em criar padrões ainda, e principalmente, achar padrões na internet. Na hora de aplicar o SHRED fica difícil sem conhecer padrões melódicos legais, que guitarristas famosos usam. Então venho aqui pedir a ajuda de todos, pois imagino que há outros como eu.

É complicado ficar subindo e descendo a escala. O legal é aquele padrão que é mais longo. Eu só conheço alguns poucos e preciso deles para enriquecer meu improviso

OBS: JÁ PROCUREI NA BUSCA E O QUE ACHEI É POUCO.

Lelo Mig
    Membro
    # fev/14
    · votar

Caras...de boa, não levem à mal o que vou dizer, não é uma crítica, apenas reflitam um pouco a respeito e se discordarem...tudo bem, direito vosso.

Mas, uma coisa me incomoda um pouco nessa geração de vocês......tudo "é desenho", "tudo é padrão", "tudo necessita de uma referência" didática e pronta.

Vocês já pararam para tentar criar seus riffs, licks e solos, sem pensar se é a escala X ou Y, no padrão Z? apenas pela sonoridade?

Sabe, quando comecei a tocar, eu não sabia nem o que era uma escala de dó maior. Eu tirava os solos, inventava outros, improvisava.... com o tempo, aí sim, senti a necessidade de compreender se havia uma lógica no que eu fazia, se existia algo que dava sentido para meus solos, riffs e licks, estarem em consonância com a harmônia ou não. Porque algumas coisas soavam bem e outras não? Porque algumas pareciam totalmente fora da harmonia?

À partir daí, por necessidade e curiosidade, fui aprendendo o "porque" de algumas escalas e desenhos, porque elas soavam melhor.......mas eu já tocava, e intuitivamente, tocava certo e no tom.

Eu não sou gênio, não tenho ouvido "absoluto", não tenho nada especial......apenas pegava minha guitarra e entre erros e acertos.....tocava.

Sei que muitos irão me trucidar, vão achar que estou falando para esquecer o estudo.......mas não é nada disso!

Apenas, de vez em quando, esqueçam escalas, padrões, e desenhos.......apaguem a luz, coloquem uma venda nos olhos, esqueçam em que casa/nota do braço você estão e prá onde vão........apenas toquem........

Ouvindo, despido da razão, apenas tocando e embalado pelo som, meu dedo vai ao lugar certo.......porque os seus não irão também?

Pelo menos tentem.......e me digam no que deu!

Abç!

mjbg
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar

não to nem aí.. só sei que postei um site animal no outro tópico.. quando enviei o tópico já tinha sido bloqueado.. coisa irritante do cacete

kalango_hendrix
    Veterano
    # fev/14
    · votar

Lelo Mig

Po mano isso eu já faço.O que perguntei aqui é se alguém pode enriquecer meu conhecimento, quero aprender. Pode ser que se tenha algumas coisas decoradas, mas quando aprendo, procuro saber teoricamente o que estou fazendo. Assim, posso usar e desenvolver.

LeandroP
    Moderador
    # fev/14
    · votar

kalango_hendrix

Já leu o que foi escrito acima?

Padrões melódicos são mais simples de assimilar em teoria do que na prática.

Conhece intervalos?

Jm7
    Veterano
    # fev/14
    · votar

Lelo Mig , concordo plenamente, esta nova safra de guitarristas só querem saber de pentatônicas, de subir e descer cada vez mais rápido e acabam se esquecendo do feeling.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Padroes melódicos