Dúvida sobre Modos Gregos que nunca vi aqui no fórum

    Autor Mensagem
    emiliomiguel
    Veterano
    # jul/06


    é o seguinte, aki no forum tem um monte de coisa sobre modos e tal...
    intao dexa eu ve se intendi -

    uma escala em um certo tom pode gerar 7 modos diferentes, o Jonio dorico frigio lidio mixolidio eolio e locrio.
    a diferença de cada uma dessas escalas nao é as notas q compoem ela, e sim os intervalos das notas, o dorico começa pela segunda nota, e os intervalos entre as notas mudam totalmente.

    ---------MAAASSSS-----------

    se eu fizer o desenho de um dó jonio, só q excluindo a nota mais grave da escala, isso na realidade vai ser um ré dórico???

    se a resposta for sim: quer dizer q se eu fizer um solo em dó jonio, só q nao usar o dó mais grave, eu vo tá usando um ré menor dórico? a nota mais grave do meu solo tem q ser o dó? axo q viajei nessa

    eeevee
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    emiliomiguel
    se eu entendi direito, tu quer saber se tu tiver tocando um Dó Jônio e em vez de começar pelo Dó tu começa pelo Ré, né isso?
    Se for, teoricamente, tu vai tá tocando na escala de Ré dorico sim.

    teuabreu
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    emiliomiguel

    Sim, mas não significa que não pode usar o "C mais grave" as notas de repouso normalmente são a tonica Ré, fá, Lá(tonica, terça menor, quinta justa) nesse caso, mas não obrigatoriamente tem que usa-las como nota de repeouso, não é regra imutavel.

    emiliomiguel
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    certo.
    vcs num axam q é melhor aprender e fixar bem na cabeça a posição de cada nota no braço da guitarra em vez de usar os modos? ou vcs axam q usar os modos pode dar mais feeling pro solo?

    eeevee
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    emiliomiguel
    fixar bem na cabeça a posição de cada nota no braço da guitarra

    bom, eu me guio por isso, não me preocupo com desenhos de escalas não. Acho melhor vc conhecer todo o braço da guitarra, e saber na sua cabeça as notas pertencentes a escala que vc vai usar, pra mim, funciona melhor assim.

    sobrevivente
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    LeandroPanucci chegando...

    U1000D
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    acho q já mataram a dúvida

    agora, e a jam dos modos? cade?

    Kirk_Hammett
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Sim

    Kirk_Hammett
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Sim, não

    emiliomiguel
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    eh mais quem tive otra opiniao ae, eh sempre bom!

    Kirk_Hammett
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    se a resposta for sim: quer dizer q se eu fizer um solo em dó jonio, só q nao usar o dó mais grave, eu vo tá usando um ré menor dórico

    pensando bem, essa pergunta foi meio estranha

    Kirk_Hammett
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    emiliomiguel

    eh mais quem tive otra opiniao ae, eh sempre bom!


    Tá bom cara, agente já entendeu, vc quer o veredicto do Panucci e só heuahe

    entendemos

    eeevee
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    U1000D
    agora, e a jam dos modos? cade?

    O Marisco falou que ia voltar a organizar elas, mas até agora nada... =\

    emiliomiguel
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Kirk_Hammett
    nao véi, quero a dele, a sua e a de todo mundo, isso é um forum



    esse negocio da nota mais grave q me dexo com duvida...

    joao 5murf
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    meu, se tu comecar uma escala de dó maior pelo ré, vai continua sendo dó jonio, a nota que comeca nao muda. mas se tu pega tipo, uma progressao, C - Dm - Em, no ré menor tu pode usa a escala de dó jonio normal, so que dai vai se ré dorico. ou em vez de ré dorico tu pode usa ré eolio ou ré locrio pra da uma sonoridade diferente, pq a importancia dos modos gregos é pra isso mesmo, pois tu pode saber so a escala de dó jonio pra improvisa em qualquer acorde dessa tonalidade.

    Kirk_Hammett
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    emiliomiguel

    ah cara sei la

    tem que ver, a ritmica e tal

    se as notas mais acentuadas , as de repouso, forem da triade de dó jônio, mesmo nao tendo o do como nota masi grave, vai ser dó jonio

    eeevee
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    depois que eu vi uma frase do George benson eu comecei a desencanas desses negócios de modos e escalas. A frase é mais ou menos essa:
    "Eu toco jazz bem porque a única coisa que fiz nesses últimos anos foi tocar jazz, todos os dias. E eu sei exatamente como cada uma das 12 notas soa sobre um acorde de Dó maior."

    Tento isso hoje em dia, pensar na melodia que eu quero, e transpor isso pro instrumento, sem limitações de escalas, modos e coisas do tipo.

    busterchair
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    cade o LeandroPanucci

    sobrevivente
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    busterchair
    Uma hora ele aparece...

    StoneColdDead
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    cara nao interessa a nota q tu começa. e sim a maneira cotu raciocina em cima do shape...re dorico pode se qlquer shape no tom de C...desde q vc use as notas alvo pensando em re, sobre um acorde de Dm. isso q vai daer a sonoridade dorica.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/06
    · votar


    Pra quê veredito de uma coisa que vocês já sabem?!

    Kirk_Hammett
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    LeandroPanucci

    vc é o mestre

    Bob Marques
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Sou novo em forum, mas ja toco algum tempo. Estudo musica sozinho, mas chega uma hora q não da....eu confesso, eu confesso...estou precisando de ajuda.
    Se alguem me fornecer algum material que fale de campo harmonico e modos gregos me ajudaria bastante

    Se alguem quiser tambem tenho algumas materia sobre harmonização

    meu mail é: rkrencadernacoes@gmail.com

    Penta_Blues
    Moderador
    # fev/07
    · votar


    Boa tarde!!!

    Bob Marques
    Cuidado com a divulgação de seu EMail por aqui. Não por causa dos usuários, mas sim dos Spam´s que vc pode receber.
    Aqui mesmo no FCC existe um excelente material sobre Campo Harmônico, Modos Gregos e sua aplicação.
    Pra começo de estudo não precisa nem usar a busca, basta ler os tópicos de guitarra com stick (!). Não tem erro são os primeiros da lista de tópicos no Fórum de guitarra e se anda não forem suficientes, deixe sua dúvida no tópico ou use a Busca para mais tópicos relacionados.
    Valeu!!!

    ROo
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Bob Marques
    Usa a busca que tem bastante coisa legal.
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/124871/
    Nesse topico estão os essenciais \o

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre Modos Gregos que nunca vi aqui no fórum