Epiphone Les Paul Standard - Dúvidas sobre o braço e captação

Autor Mensagem
ewertonrodrigo
Veterano
# mai/06


Eae galera...

Seguinte:

Peguei uma Epiphone Les Paul Standard, q me parece ser da década de 90.
O acabamento dela é mto bom e talz, mas estranhei duas coisas nela.

1ª- O braço não é colado, é parafusado, ao contrário da maioria das Epiphone Les Paul.

Isso muda mto o timbre?? a guitarra é pior, melhor ou naum tem tanta diferença pras atuais??
E ouvi comentários q o madeiramento das Epiphones mais antigas (tipo década de 90) é maciço, ao contrário das atuais, sendo consequentemente melhor. Isso procede?

2ª- A captação dela é original, mas apita mto em volumes relativamente altos e com nem tanto ganho - tenho uma Jackson com Seymour JB e uma Ibanez Custom Made com captação QM1 e QM2 que nem esboçam qqer sinal de microfonia nesse mesmo volume. Nem com aquela tradicional abafada com a mão diminui.

Em relação ao timbre, apesar da microfonia, achei bem bacana tanto o limpo qto o drive dele. Eu estou usando ela com um Crate Vintage Club 50 modelo 5115. Com certeza o ampli deu uma boa modelada no som dela, tanto no limpo qto no drive. Mas achei q o drive é um pouco "fraco" em relação a minhas outras duas guitas. Mas até aí normal pq são guitarras com características diferentes.

Resumindo:

Essas guitarras da década passada realmente tem alguma vantagem sobre as atuais nos quesitos descritos acima???
Quem puder me dar mais informações que possam ajudar, será bem vindo, pois é a primeira vez q mexo com Les Paul e não conheço mta gente esclarecida nesses assuntos para me auxiliar.

Abração...

Atum Bluesman
Veterano
# mai/06
· votar


ewertonrodrigo
a Aminha eh Standar e eh braço colado, alias, todas são, tão te enganando cara.

Gasoline
Veterano
# mai/06
· votar


Atum Bluesman
Na verdade, teve uma série de Standards, durante os anos 90 que eram braço parafusado. As STDs BO (como são comumente referidas) aqui no Brasil elas são um pouco mais raras (assim como as STD + ), mas lá fora são bem comuns.

Um outro caso parecido é do das Epiphone Studio, que também são braço parafusado e tem o visual das Gibson Studio.

Quanto a qualidade delas, não posso afirmar nada, já que nunca toquei em uma de braço parafusado.

ewertonrodrigo
Veterano
# mai/06
· votar


Atum Bluesman

a Aminha eh Standar e eh braço colado, alias, todas são, tão te enganando cara.

Não cara, qto a isso naum tem erro, ela é epiphone mesmo e standard, o acabamento dela naum deixa dúvidas.

Atum Bluesman
Veterano
# mai/06
· votar


ewertonrodrigo
então deve ser a q o cara flw acima^^

ewertonrodrigo
Veterano
# mai/06
· votar


Atum Bluesman

então deve ser a q o cara flw acima^^

é por aí mesmo...

mas ainda falta alguem pra falar das especificações dela....

mas vlw mesmo assim...

abração....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/06
· votar


ewertonrodrigo
Cara, tirando a caracteristica de braço aparafusado essa guitarra é identica em madeiras e medidas à Standart. Não é uma guitarra ruim, mas não tem o mesmo sustain de uma de braço colado (embora essa diferença seja sutíl). Vc fez uma boa compra.
Abç

ewertonrodrigo
Veterano
# mai/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bom, na verdade foi uma troca...
Peguei ela no valor de 1500...

Mas ela é dourada (sempre quis ter uma Les Paul Dourada) e não tava mto fácil de encontrar essa cor...

Acredito q prejuízo eu naum tomei....

Mas e o lance dos caps... é padrão da epiphone mesmo essa microfonia em volumes "altos" com um ganho relativamente alto???

Abração....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/06
· votar


ewertonrodrigo
Sim, os captadores das Epis não são lá essas coisas. Troque-os por Gotohs, SD ou DM.
Abç

ewertonrodrigo
Veterano
# mai/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Pensei em fazer um teste com os f5000 da Spanich, ouvi falar mto bem deles... e eles tem um custo razoável, pq grana agora é o meu problema...

Alguma consideração sobre essa idéia???

Abração....

Slash_Wylde
Veterano
# mai/06
· votar


A minha é com o braço colado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/06
· votar


ewertonrodrigo
Eu iria de Spanich PAF no braço e Har Rock na ponte.
Abç

ewertonrodrigo
Veterano
# mai/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Eu pensei no Hard Rock... por enqto é só na ponte q eu vou pensar, pois 2 já ferrariam meu bolso (na verdade um já ferra)...

Tipo, eu curto o timbre do JB da Seymour... sabe qual o modeloda Spanich com as características mais próximas??? (só naum diga q é o Thrash, pois só o nome já me desanima)....

Bom, eu toco hardcore e punk rock, então uso um distorção com bastante ganho, mas não curto nd poluído e embolado.... e q tenha uns harmônicos bem fortes....

F5000 ou Hard Rock????


Abração

zekabalawt
Veterano
# mai/06
· votar


Eu tenho uma Epi Std anos 90 com braço parafusado. Elas existem sim !!! São mais raras mais existem... pode ter certeza !!!
A minha tá com captação Gibson Classic 57... Ficou com um timbre muiito bom... e o fato do braço parafusado vc perde um pouco na acessibilidade das últimas casas e no sustain, mas isso é muito sutil como já disseram.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/06
· votar


ewertonrodrigo
Hard Rock

ewertonrodrigo
Veterano
# mai/06
· votar


zekabalawt

Eu tenho uma Epi Std anos 90 com braço parafusado. Elas existem sim !!! São mais raras mais existem... pode ter certeza !!!
A minha tá com captação Gibson Classic 57... Ficou com um timbre muiito bom... e o fato do braço parafusado vc perde um pouco na acessibilidade das últimas casas e no sustain, mas isso é muito sutil como já disseram.


Bom, até aí nenhum problema, naum sou nenhum fritador.... dá pra levar na boa... e valew pela informação.... sabe me dizer se esse fato de ser "rara" aqui no Brasil, ela tem um valor maior???


Mauricio Luiz Bertola

Acho q vou seguir seu conselho, mesmo pq me parece q o F5000 é mais aquele lance Vai e Satriani... talvez caisse legal numa Ibanez....
Acho q o Hard Rock deve ficar mais a cara da Les Paul mesmo....

Se realmente eu conseguir a grana pra comprar, eu posto te falando o q achei.... vlw mesmo pela força....

Abração...

zekabalawt
Veterano
# mai/06
· votar


ewertonrodrigo

Não tem valor maior não... até pelo "mito" de que braço parafusado diminui o sustain.

THE GUITAR MAN
Veterano
# mai/06
· votar


Cara, deixa eu invadir seu tópico aqui...

Tenho uma Epi Les Paul Standart Cherry Sunburst, fabricada em 95 de braço colado, não posso opinar qto à qualidade, mas o que ouvimos dizer é que timbre e sustain muda, mas na boa, eu acho que isso só é perceptível para quem manja mesmo, de resto deve passar desapercebido! Gosto pra kct desta guita, os pickups podem não ser lá essas coisas, aliás, mas tem um som agradável (pra mim) é claro, pro tipod e som que toco, etc...

Uma coisa é certa com um drive meio pesado ela apita a microfonia pega mesmo, por isso gostaria de saber:

Qual PICKUP devo utilizar para obter um som característico de Gibson dos músicos das antigas, tipo Eagles, Led, Sabbath...? Só uma coisa, não abro mão dos pickups niquelados, acho feio pra kct os humbuckers sem aquela capa de níquel, portanto SD e DM não rola e nem dá pra adaptar a capa niquelada.

Valeu

Rabbit
Veterano
# mai/06
· votar


THE GUITAR MAN

Uma boa pedida sao os Gibson '57 Classic, ou burstbucker.

Abraco

THE GUITAR MAN
Veterano
# mai/06
· votar


Me fala uma coisa:

qual a diferença de burstbucker para humbucker? sempre lei isso aki e na busca nada consta...

estes 2 caps que vc citou tem a capa de níquel?

Abçs

THE GUITAR MAN
Veterano
# mai/06
· votar


o Gasoline fez um t´pico show de bola, só faltou um cap que eu tive e que o Petrucci usa = Steves Special e a denominação para Burstbucker...

se ajudar alguém, aí está o atalho:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/126932/

Abçs

Rabbit
Veterano
# mai/06
· votar


THE GUITAR MAN

Burstbucker eh um modelo de cap


estes 2 caps que vc citou tem a capa de níquel?

Tem sim

zekabalawt
Veterano
# mai/06
· votar


THE GUITAR MAN

Vai de Gibson 57 classic ... Não tem erro !!

THE GUITAR MAN
Veterano
# mai/06 · Editado por: THE GUITAR MAN
· votar


Rabbit

Burstbucker eh um modelo de cap

Pow mano, que é um tipo de pickup todo mundo sabe... =/
Não foi isso q perguntei, mas desencana que assim que descobrir eu posto...

...claro que se nenhuma boa alma ajudar!

T+

THE GUITAR MAN
Veterano
# mai/06 · Editado por: THE GUITAR MAN
· votar


zekabalawt

Cara, as especificações desses pickups são:

Gibson 57´ Classic - Cópia fiel dos primeiros humbuckers P.A.F, possui aquele som vintage, e gordo, bastante venenoso. Muito utilizado por músicos de jazz e por guitarristas de classic rock, que procuram recriar os sons do passado. Médios bem abertos, graves prominientes, e agudos não tão acentuados, saida baixa.

Esse lance de saída baixa, o que rola? tem a ver com volume?, ou seja, exatamente o inverso dos Evolution, seria mais ou menos isso?

Flw

zekabalawt
Veterano
# mai/06
· votar


THE GUITAR MAN

Exatamente. A saída é em mvolts. Quanto mais saída melhor para tocar sons pesados com distorção ..mas o som limpo fica comprometido. O 57 classic é um meio termo, tem um som limpo bonito e dá pra tocar até uns Hard Hock na boa. O som é aveludado e bem definido...não embola, cada corda é ouvida com clareza. Se vc quer algo muito pesado..realmente não é recomendado. Mas as Gibson mais cobiçadas vem com esse SET. É muito versátil e tem ainda o Gibson 57 Classic Plus que tem uma saida um pouco maior e é usado na Ponte. Tem tambem os dimarzio PAF Classic que são constridos baseados nas especificações dos PAFs originais.

Gasoline
Veterano
# mai/06
· votar


THE GUITAR MAN
Vamos por partes :

1 - Burstbucker não é tipo de captador e sim um modelo. O Burstbucker é um humbucker, fabricado pela Gibson, o nome do modelo é Burstbucker, mas ele é em dimensões e visual, exatamente igual a um humbucker, ok ? Ele é bem legal, pude tocar pouco, mas deu para sentir um pouco o bichinho (numa Epipoca Joe Perry).

2 - A saida baixa tem a ver com ganho e volume. Ganho é a capacidade do captador distorcer naturalmente o som, e volume é o volume do som. A saida baixa significa que ele tem pouco ganho, ou seja timbre limpo (normalmente bem definido também) e um pouco menos de volume.

Para teu caso, eu recomendaria : o Gibson 57´ Classic Plus na ponte e um 57´ Classic no braço. Ia dar uma diferençazinha de ganho e uma melhora no timbre, na minha opinião.

ok ?
qualquer dúvida, pergunta.

ewertonrodrigo
Veterano
# mai/06
· votar


Gasoline

Para teu caso, eu recomendaria : o Gibson 57´ Classic Plus na ponte e um 57´ Classic no braço. Ia dar uma diferençazinha de ganho e uma melhora no timbre, na minha opinião

Po galera... na boa.... pra gastar 1000 reais em 2 pick ups pra por numa Epiphone é meio doloroso hein.... tem q rolar um bom senso... esses pick ups são tops da Gibson...

Acho q um par de Spanich Hard Rock (pra gastar uns 350), ou até mesmo um par de Seymour Duncan Alnico II Pro (pra gastar uns 600) seriam muito mais vantajosos... Pra gastar 1000 reais de captação, numa guitarra q vale 1500, é mais fácil juntar um pouco mais e pegar uma Gibson....

Abração....

ewertonrodrigo
Veterano
# mai/06
· votar


THE GUITAR MAN

Qual PICKUP devo utilizar para obter um som característico de Gibson dos músicos das antigas, tipo Eagles, Led, Sabbath...? Só uma coisa, não abro mão dos pickups niquelados, acho feio pra kct os humbuckers sem aquela capa de níquel, portanto SD e DM não rola e nem dá pra adaptar a capa niquelada

Po velho, tá cheio de Gibson sem essa capinha, nem se preocupa com isso.... vai de Seymour Duncan ou até mesmo Spanich, foda-se essa capinha, o q importa é o timbre q vc vai ter...

THE GUITAR MAN
Veterano
# mai/06 · Editado por: THE GUITAR MAN
· votar


ekabalawt3

Hm entendi cara, to precisando capitalizar pra pegar uns caps desses então, apesar de gostar de heavy metal, na minha banda tocamos muito pop rock e hard rock, então, eu acho que seria uma boa pedida!

Obrigado pela ajuda!

Gasoline

Brother, show de bola, é bom poder aprender sobre um assunto que vc não domina mas tem sede de conhecimento, obrigado mesmo.

Agora vamos para mais algumas duvidas, aproveitando o tópico do nosso amigo ewertonrodrigo.

1) Esse Gibson 57 Classic e o 57 Classic Plus são Humbuckers ou Burstbuckers?

2) Numa outra guitar SX Strato SST62 aproveitei que é uma edição que plagearam legal a Fender Stratocaster 1962 (corpo Alder, 21 casas, dimensões iguais, enfim, réplica...) eu coloquei um par de tarracha Fender das antigas modelo 62 e caps Cabrera Hot Alnico, adorei o som, muita qualidade, timbrezinho bacana. A diferença dos caps feitos de alnico e outros cerâmicos está no timbre? saída? Ou seja, alnico tem mais timbre e ceramico tem mais saída? Seria isso?

ewertonrodrigo

É brother, a vontade de pegar uma Gibson é grande, mas infelizmente não posso dar um salto grande de pegar uma Gibson, por isso que sempre estamos tentando melhorar o que temos em mãos e mesmo pq eu curto a Epi, achei uma guitarrinha muito honesta, mas o lance dos 1000 é realmente foda!!!!

[]s


Grande abraço a vc man!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Epiphone Les Paul Standard - Dúvidas sobre o braço e captação