Fender Southern Cross Brasil

    Autor Mensagem
    Ed Van Denio
    Veterano
    # mai/06


    gostaria de ter mais informações sobre essa guitarra

    Williamfw
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    o q sei dela é q foi feita pela giannini no inicio da decada de 90, mas vinha com o nome de fender ou squier southern cross, nunca toquei em uma, mas quem tem diz q é doida, o corpo acho q é de mogno, nao sei ao certo. vlw

    Penta_Blues
    Moderador
    # mai/06
    · votar


    Boa tarde!!!

    Ed Van Denio
    Cara, já tem alguns tópicos com boas opiniões (a favor e contra) sobre esta guitarra que foi uma parceria da Giannini com a Fender que licenciou a produção da guitarra aqui no Brasil. Como vc vai ler, e se tiver oportunidade perceber, o grande problema desta Fender Southern Cross é a grande variação na qualidade do instrumento, ou seja, péssimo controle de qualidade, razão pela qual, inclusive, a Fender cancelou o contrato com a Giannini.
    Confesso que até hoje só vi uma dessas, por isso não posso confirmar esta variação na qualidade, mas ouvi de um lojista amigo meu que realmente o Controle de Qualidade era feito bem "nas coxas"...
    Valeu!!!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    o grande problema desta Fender Southern Cross é a grande variação na qualidade do instrumento, ou seja, péssimo controle de qualidade

    não existia controle de qualidade...então...jah viu...guitas boas...ruins...ótimos...horriveis!!

    mas se tiver paciencia e procurar bem vc acha boas guitas a preços razoáveis...

    Mohammed
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Na verdade, existia controle de qualidade sim... inclusive, se eu não me engano, o primeiro lote fabricado foi vistoriado pessoalmente por técnicos gringos da Fender, que pesaram todos os corpos, conferiram o shape e descartaram todas as peças que não foram aprovadas...

    Mas, realmente, depois disso o controle de qualidade não ficou 100%... existem alguns exemplares bons, outros ruins... mas, vale a pena dar uma testada... já vi gente q testou 2 ou 3 e conseguiu encontrar uma q valesse mto a pena... assim como tb já vi gente q achou uma boa logo d primeira...

    Bom... informações técnicas eu não tenho mtas... o corpo era feito de cedro, em 3 partes... o braço era pau-marfim... a captação original é muito ruim e, encontrando um bom exemplar de Southern Cross ou Squier Series, vale a pena investir em novos captores... o hardware é asiático...

    As chamadas de "Southern Cross" e as "Squier Series" são absolutamente iguais e ambas eram fabricadas pela Giannini... mas, o decalque "southern cross" tava demorando pra chegar, então eles tiveram q usar o "squier series" em alguns lotes...

    Um preço justo para essas guitarras seria entre 450 e 650 reais, dependendo do estado d conservação... porém, nego está inflacionando mto os preços, principalmente no Mercado Livre... NÃO PAGUEM 900, 1000, 1100 reais numa guitarra dessas, como estão pedindo no mercado livre... é absurdo

    Boa parte dessas informações eu li há algum tempo e foram escritas pelo Carlos Assale, q era responsável pelas "Fender brasileiras" na Giannini e, antes disso, foi o fundador da Dolphin (qdo a marca ainda fabricava guitarras e baixos aqui no brasil)... como faz um certo tempo q eu li, uma ou outra informação pode estar equivocada... mas, a essência é essa aí... hehehe

    Engenheeiro
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Olha, tenho uma dessas, comprei pelos idos de 1994, 1995, não lembro ao certo. Posso dizer que a minha é muito boa...acho que dei sorte pelo que vcs dizem. É tão boa quanto a japonesa, sei disso pq costumava ensaiar com uma, tem aquele timbre característico Fender, mas é claro, não supera a americana.

    Mas a minha, com toda certeza é beeem superior as Squiers...da pra ver de cara pelo acabamento. Ela tem um acabamento bem próximo ao da americana, e eu não vendo a minha por 450 ou 650 reais mesmo. Pra falar a verdade nunca pensei em vender, e se fosse nunca seria por esse valor.

    Bom, pelos relatos de vcs acho que dei sorte, só isso.

    Penta_Blues
    Moderador
    # jul/06 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Boa noite!!!

    Engenheeiro
    Parabéns cara, por ter tido sorte na sua aquisição.
    Eu, particularmente, gosto muito da Giannini (tenho uma Trilogy) e não me desfaço dela por nada. Pena que a empresa, que tinha tudo pra ser uma gigante em instrumentos musicais, tenha pecado na qualidade de seus produtos em determinada fase.
    Valeu!!!

    Luigi LeBeau
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Eu, particularmente, gosto muito da Giannini (tenho uma Trilogy)
    epoca de "vacas gordas" da giannini, soh a escala em ebano confirma essa teoria, eh dos anos 80 neh? bela guita!

    tenha pacado na qualidade de seus produtos em determinada fase
    essa fase foi de "vacas magras" ehehe teve q baratear td (entaum cortaram qualidade tbm) pq entrou de forma macica produtos gringos no mercado nacional... agora eles voltaram a fazer coisas boas...

    Penta_Blues
    Moderador
    # jul/06
    · votar


    Boa noite!!!

    Luigi LeBeau
    Sem falar na Ponte Floyd Gotoh, captação EMG... Comprei ela novinha e estou com ela desde então. Minha primeira guitarra sem "paitrocinio"...rs
    Valeu!!!

    Vol-fender
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Pessoal, todo mundo que falou aqui e nunca tocou ou viu está falando por falar, essa guitarra é boa mesmo, e vale muito mais do que pedem no mercado livre.

    Pra entender a história real desta guitarra e do projeto Southern Cross leiam isso:

    Entrevista: Carlos Assale


    Você foi o responsável pelas Fender by Giannini. Como foi possível licenciar a marca Fender?

    É verdade, o projeto Southern Cross. A Giannini tinha conseguido em 1990 uma licença para a fabricação das Fender aqui. O objetivo da fábrica americana era ter um fornecedor de violões tradicional, a quem pudesse confiar essa linha de instrumentos. Foi uma troca de interesses.
    Coincidentemente, foi na mesma época que eu estava deixando a Dolphin. O Giorgio Giannini - que apesar de ferrenho concorrente tinha comigo uma relação de amizade, respeito e admiração - me convidou para assumir a direção técnica da empresa e, entre outras coisas, tocar o projeto Fender/Giannini. Começamos a trabalhar em 1991 e enviar amostras para aprovação. Eu fui a interface com a Fender, acompanhado do Roberto Giannini. Visitamos as fábricas de Ensenada e Corona muitas vezes, trabalhamos o produto, demos aulas sobre design e fabricação de acústicos.
    Aprovamos o braço em pouco tempo mas o corpo levou uns dois anos e MUITAS amostras - foi preciso muitas mudanças de ferramental. É incrível como a Fender é sensível ao shape da Stratocaster, que é na verdade sua marca registrada, sua identificação. No fim recebemos um fax do Dan Smith, diretor de marketing da Fender, dizendo que o produto tinha melhorado 4000% e que a confiança era tanta que pela primeira vez eles iriam permitir que um produto produzido fora de suas fábricas e sem seu envolvimento comercial ostentasse o nome Fender no headstock. Fabricávamos em lotes e eles só iam para o mercado depois que um representante deles viesse fazer uma minuciosa inspeção. Elas eram até pesadas!
    Foram produzidos cerca de 5000 instrumentos de 1993 a 1995. O projeto foi abortado porque as peculiaridades econômicas do Brasil somadas ao royalty muito alto tornaram tudo economicamente inviável. As más línguas dizem que foi por problemas técnicos que tudo parou, mas nunca houve nenhum problema desse tipo.

    As Fender brasileiras tinham a mesma qualidade que as americanas, mexicanas e japonesas?

    Conheci bem essas fábricas e seus produtos. Posso dizer com segurança que, fora o hardware e a captação, não há nenhuma diferença em relação às americanas. Com as outras não há nenhuma. É o que o pessoal que vem testando e comparando tem descoberto.


    retirado do site:
    http://paginas.terra.com.br/arte/circusplace/entrevista/entrevista_ca. htm


    Sem querem ofender ninguém, mas não sabe não abra a boca se não sai caca....

    Rapha_krust...
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    pra quê reviver 4 tópicos dessa guitarra!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


    ¬¬

    Vol-fender
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    mais inf....
    http://www.strat-central.com/fmi.htm

    Curly
    Veterano
    # set/10
    · votar


    registro com tristeza o falecimento do Carlos Assale, uma pessoa que fez muito pela guitarra brasileira:

    http://www.mundo47.com/?p=6377

    Manubio
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Curly
    Nossa, que tristeza, abre um tópico sobre isto depois cara.

    Li diversas entrevistas dele antes de comprar minha Southern Cross, o cara realmente amava as guitarras e os Beatles.

    Sioux
    Veterano
    # set/10
    · votar


    fender brasil?

    isso non ecxiste!

    ;)

    Sir.Paulo
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Que pena!!!






    RoLP
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Tópico antigo!

    Mas somente sobre o fato...já tive esta guitarra e é bem bacana...mas não vale mais do que R$ 900,00.
    A galera do Mercado Livre usa o nome "fender" no headstock e mete o preço para R$ 1500,00 o que é um ROUBO.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fender Southern Cross Brasil