Solos/melodias com qualidade...

Autor Mensagem
Pseudonimum
Veterano
# abr/06


Tenho ouvido muito Pink Floyd ultimamente. E, na verdade, mais concentrado nas letras do que nas melodias hehehehe, mas, como guitarrista e músico, não podia deixar de notar as magníficas melodias.

Notando as linhas de guitarra, vi como o Gilmour é um gênio.
O cara consegue encaixar a nota certa no lugar certo! É tão simples, mas tão perfeito... As linhas melódicas do cara são muito bem feitas.
Como é que pode uma melodia tão profunda?! Aqueles bends que vão até a alma e vc não acredita que não passa de uma música... putz!

Enfim, eu queria abrir uma discussão sobre isso.
Vcs acham que conseguem fazer isso? Encaixar a nota certa no lugar certo?
Conseguem fazer isso nas suas composições? Como?

LukeBR
Veterano
# abr/06
· votar


Cara...quando ouvi Echoes cara...achei um absurdo, em todos os sentidos
O Gilmour fazia uns absurdos totalmente fora as regras de harmonizacao, e nunca tinha me ligado nisso antes de ver as cifras
E Putz, eu falei, que absurdo...como o cara me consegue fazer isso e compor essa genialidade
Fora seus solos...que saum muito simples, mais vaum ateh o fundo da alma e voltam

ateobaldo
Veterano
# abr/06
· votar


Gilmour para o G3!!!!!!!!!!!!!
Ele é foda

LukeBR
Veterano
# abr/06
· votar


Cara...muitas vezes fasso minhas composicoes por instinto...
Ouvido msm...tanto que depois que termino a obra...vou analisar oque fiz e vejo que tah tudo fora de escala e harmonizacao...Mais se fica bom, fica ueh...e deixo assim msm

Luigi LeBeau
Veterano
# abr/06
· votar


Vcs acham que conseguem fazer isso? Encaixar a nota certa no lugar certo?
Conseguem fazer isso nas suas composições? Como?

ah, o Eric Clapton, claro! pra mim o maioral, mas os varios do Blues fazem isso de forma impressioante: Buddy Guy eh impressionante, BB King dispensa apresentaçoes, Hendrix e SRV tbm neh? e por ai vai, tem otimos musicos por ai, mas tem q garimpar ai vamos de Duane, Cray, Wells....

Pseudonimum
Veterano
# abr/06
· votar


LukeBR
É, man! O cara é muito animal!
Lindas melodias, solos que vão até o fundo da alma...
Ouvir os solos dele (e as músicas em si do PF, é claro) de olhos fechados é uma viagem!

ateobaldo
Gilmour para o G3!!!!!!!!!!!!!
\o/

Philipius
Veterano
# abr/06
· votar


Isso é bem interessante!

Realmente um solo é uma voz e precisa passar uma mensagem, seja ela qual for.
Grande solos, como o de Stairway to Heaven, certamente complementam a música e transmitem uma mensagem.

Mas, pra não ficar somente no campo dos solos "bonitinhos", reafirmo que qualquer mensagem pode ser passada com um solo.

Como exemplo, peço que escutem uma música de minha banda de Death Metal, a Last Gate:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/131363/

Escutem os solos.
Quem escutar sem prestar atenção vai dizer que eles não passam mensagem alguma.
Mas quem acompanhar a agonia da música pela letra vai ver que os solos são vozes que complementam a mensagem.
Eu não poderia criar na "bonitinho" para esses solos, por exemplo.

Mas é isso, temos sempre que tentar transmitir a mensagem.
Se preocupando logicamente com a idéia da música, pois certamente não faço o mesmo solo que fiz na Last Gate quando vou tocar com a Mothership V (minha banda de Hard Rock e Rock Progressivo).

Abraços.

LukeBR
Veterano
# abr/06
· votar


Pseudonimum
Cara...quando comprei o Dark Side OF The Moon...naum drumia sem escutar inteiro
E os albuns em geral do PF sao assim: quanto mais vc escuta, mais vc escuta, me entende?
Vc sempre descobre alguma coisa que naum tinha notado

Pseudonimum
Veterano
# abr/06
· votar


LukeBR
É, comigo costuma ir mais por uma inspiração momentânea tmb.
Às vezes me dá um "eureca!", daí me tranco no quarto e sai uma melodia. Mas ultimamente não tá saindo NADA. =/

Luigi LeBeau
Todos esses blueseiros são de outro mundo. Eu já fui num show do BB King, cara. Mto bom!
Os vibratos desse cara são de outro mundo...
Outro escrotérrimo é o Albert King. Impressionante!

LukeBR
Veterano
# abr/06
· votar


Pseudonimum
Assim que funciona comigo....
Ow no meio da aula...quando estou dormindo

Luigi LeBeau
Veterano
# abr/06
· votar


Pseudonimum
Eu já fui num show do BB King, cara
PQP, vc realizou um dos meus sonhos! hehehe esse eh um genio assutador!!
o Albert eh d+ tbm! ouça o Freddie King, extremamente coerente em seus solos!

Pseudonimum
Veterano
# abr/06
· votar


Philipius

Perfeito. Tava pensando justamente nisso dia desses, cara.
Se eu crio uma música que passa uma idéia pesada, a melodia tem que ser pesada, o solo, a mensagem, têm que estar de acordo.
O músico, de fato, tem que ter uma visão do todo.
Se o cara quer falar sobre uma batalha sangrenta, não rola fazer um solo de blues, né? :P
Mas se quer fazer uma melodia bonita, para uma garota, por exemplo, aí o solo tem que ser "bonitinho", como você disse...

LukeBR
Os álbuns do PF são todos assim mesmo... vc balança e a cada balançada sai um novo segredo.
As letras pra mim são perfeitas.
Me identifico demaaaais com as letras, com o contexto dos álbuns. The Division Bell então... nem se fala...

LukeBR
Veterano
# abr/06
· votar


Pseudonimum
Division Bell... animal
Mais ainda acho que Dark Side of the Moon eh o melhor

Pseudonimum
Veterano
# abr/06
· votar


Luigi LeBeau
Velho, vi o cara de perto!!!! =D
Foi uma experiência de outro mundo... Apesar de eu não ter dinheiro pra ficar lá na frente (¬¬), teve uma hora que eu me aproximei e vi ele de perto... incrível! Tenho até hoje o ingresso guardado (o show foi em 2003).
Freddie King? Nunca ouvi... vou procurar sobre ele...

LukeBR
Hehehe... pois é. Por mais que a gente não queira, música só sai assim, por inspiração, por "eureca".

Phantom Of Death
Veterano
# abr/06
· votar


quando eu assisti o Live At Pompei pensei comigo mesmo, "caralho eu tenho q tocar guitarra", toco a pouco tempo e ainda não sei compor muito bem, mas um dia quero chegar no nivel do Gilmour... mas não ser igual, soar talvez parecido, eh claro q influencias influenciam rs, mas quero ter minha propria personalidade

Pseudonimum
Veterano
# abr/06
· votar


LukeBR
Claro, Dark Side Of The Moon, é muito bom. Muito mesmo!
Tenho ele em vinil aqui...
Mas não sei, cara, me identifico mais com o Division Bell.
Aquelas mensagens secretas, as letras... ele é um álbum conceitual inexplícito na verdade.

Pseudonimum
Veterano
# abr/06
· votar


Phantom Of Death
Opa! Começou há pouco tempo? Podia te dar uns toques, man. Já toco desde os 8. hehehe

Eu nunca vi esse show, dizem que é mto bom!

De fato, influências influenciam, mas é bom ter uma personalidade... Pq se você não tem, se vc só copia solos, riffs, frases, vc não tá sendo sincero como músico, não tá sendo sincero consigo mesmo. A música não tá refletindo o que vc sente de verdade... entende?

Curly
Veterano
# abr/06
· votar


alguns "segredos" de como o Gilmour bola seus solos:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/111077/

Adrianodevil
Veterano
# abr/06
· votar


Vou aproveitar pra postar agora antes que apareça um sem noção para falar de Malmsteen e abrir a velha discussão hehe...

Mto legal isso, eu mesmo vou só no instinto pq teoria que é bom ahuhuahua...

Josh_Home
Veterano
# abr/06
· votar


Nota certa no lugar certo... usar as escalas dentro do campo harmônico e ter bom gosto no solo. Gravar, ouvir os melhores takes e depois tocar o solo inteiro... mas como diz no POST acima sobre o Gilmour... tem que deixar o solo soar natural, pq mesmo tocando as melhores partes depois de escolher os melhores takes, pode soar artificial... pq foram partes gravadas em momentos diferentes...

Thio
Veterano
# abr/06
· votar


Realmente, os solos do GIlmour são belíssimos, quase divinos, mas gosto muito do estilo do Syd Barrett, bem próprio.

brunohardrocker
Veterano
# abr/06
· votar


Eddie Van Halen.

Pseudonimum
Veterano
# abr/06
· votar


Curly
Opa! Valeu, vou dar uma olhada!

Adrianodevil
É... ahuahua... teoria é bom, cara, mas na hora da música, na hora de se expressar, o negócio é mais "irracional" na minha opinião.

Thio
Bem, eu vou ouvir os álbuns mais antigos do PF e vou analisar o som do Barret e depois a gente conversa. ;)
Eu sei que ele tinha muito aquele lance do psicodelismo, coisas malucas e tal. o_O

brunohardrocker
Eddie Van Halen. = tapping

JoeCruzGuitar
Veterano
# abr/06
· votar


Eddie Van Halen. = tapping

Eddie Van Halen = Maior guitarrista de todos os tempos hehehehe

Sobre o Gilmour, concordo com tudo que voce disse. Ele tem uma musicalidade singular.

M.Knopfler
Veterano
# abr/06
· votar


ouça dire straits...

os melhores solos

Luigi LeBeau
Veterano
# abr/06
· votar


Eddie Van Halen = Maior guitarrista de todos os tempos hehehehe
mesno, beeeem menos...

ouça dire straits...
aee! concordo!! eu gosto mais do Knopfler q do Gilmour...

paulinhoux
Veterano
# abr/06
· votar


Luigi LeBeau

menos o cacete
ele é foda

Luigi LeBeau
Veterano
# abr/06
· votar


paulinhoux
eh foda sim, pra kct! mas o melhor de todos os tempos... hm... nem tanto heehhe

Facchini
Veterano
# abr/06
· votar


Krai véi, Gilmour destroi D+! Foi uma das minhas grandes influencias quando comecei a toca guitarra/violão, com músicas e solos como Money e Time no começo, e com a música Wish You Were Here que consegue toka qualqué ser vivente em sã consciencia e que no meu caso, já xorei mto ouvindo esa música (Emo não ¬¬). Músicas desse porte e outras sensacionais como Us and Them, Brain Damage são coisas realmente de outro mundo!! O kara realmente se expressa com a alma. Tenho o DVD do Cd Pulse Ao vivo, o último eu acho, é realmente extraordinário.

Bom isso é opinião particular, é o que eu penso, e tambem acho que as pessoas deveriam ouvir mais a melodia do que a técnica, muitos chamam o malmsteem de REI e falam que gilmour não toka nada (conheço 2 na real), coisa que AO MEU PONTO DE VISTA é simplismente absurdo.

janick
Veterano
# abr/06
· votar


Pseudonimum
Roupa Nova. Sinceramente, gosto muito dos solos do Kiko. Simples, mas com uma musicalidade enorme. Muito bonitos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Solos/melodias com qualidade...