Eu e a palheta ainda não entramos em um acordo...

    Autor Mensagem
    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # abr/06


    Opa

    Bom, já postei alguns vídeos, já fiz um monte de perguntas e etc, mas a questão é que não tenho professor e ninguém pra me dar dicas pessoalmente aqui, tudo que vou pegando é na internet, e faz tempo que estou com problemas com a palhetada
    é mais ou menos o seguinte, no último vídeo todos disseram que eu estava meio "travado", isso acontece pois tenho "medo" de palhetar, quando começo a tocar automaticamente minha mão já fica meio tensa posi já sabe que vai errar, ou a palheta vai escorregar...
    então eu resolvi gravar 3 vídeos, com a guitarra desligada, palhetando algumas cordas e queria aí que alguém me ajudasse, pois como já disse o fcc é o único meio onde consigo perguntar tudo isso...
    reparem que no primeiro vídeo acontece algo que me incomoda muito, a palheta "raspa" na corda fazendo um som feio, principalmente com distorção, já com uma palheta mais velha isso não acontece, é só com as novas...
    analisem aí como eu palheto, seguro a palheta, critiquem, deem opinioes, dicas e etc, alguém aí por favor me ajude!!!! hehe

    http://rapidshare.de/files/17316299/palheta_nova_raspando.mpeg.html

    http://rapidshare.de/files/17316402/palhetadas.mpeg.html

    http://rapidshare.de/files/17316551/palhetadas_2.mpeg.html

    Minow
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Rodrigo Yoshida
    analisem aí como eu palheto, seguro a palheta

    cara, nao baixei os videos pq to indo dormir..
    mas olha, isso eh uma coisa mto pessoal... vc só vai melhorar isso treinando, nao vai ser com gente criticando o seu jeito de palhetar...

    já com uma palheta mais velha isso não acontece, é só com as novas...

    tente usar sempre a mesma palheta (se perder, tenha um estoque de palhetas iguais). assim vc se acostuma com a msma palheta e vai ficar com uma pegada mais segura.

    isso acontece pois tenho "medo" de palhetar, quando começo a tocar automaticamente minha mão já fica meio tensa posi já sabe que vai errar, ou a palheta vai escorregar...

    treino!
    vai treinar escalas com um metronomo! vai chegar uma hora q vc vai tar tocando td naturalmente, sem "pensar" no que vc tem q fazer depois.
    outra coisa q eh legal de treinar eh no improviso mesmo... aquece treinando escalas... depois vai improvisar numas bts por ai.. vai melhorar mto a sua pegada.

    Williamfw
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    cara, judia das cordas, ai tu ganha confiança, faz uns acorde simples e mete paulada nas cordas, ai depois toca uma separada e vai dando cacete nela tb, eu faço assim pra me aquece heheheh. Mas um dia tu acha um jeito bom pra ti palheta, eu levei uns 7 meses pra arranja uma maneira boa, vlw

    Rachmaninoff
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Rodrigo Yoshida
    Aí, meu xará... tu se preocupa demais!

    Você tem uns 8 meses de guitarra certo? Sua palhetada está muito boa sim! Você palheta com o pulso, fazendo pouco esforço, o que está correto. O que te falta é simplesmente coordenação motora, algo que vem naturalmente com o tempo.

    Analisando friamente: esse lance da palheta "raspar" é porque sua mão direita é "dura", "travada", e isso você já sabe. O que você não sabe é que essa "mão travada" não é só por causa do nervosismo, mas também por causa do seu estágio natural de desenvolvimento. Cada um tem seu tempo. Uns têm a mão mais "mole" enquanto outros têm a mão mais "dura". À medida que o tempo passa, a coordenação motora se desenvolve naturalmente, e você passa a ter um controle cada vez maior.

    Observe uma criança aprendendo a escrever. Veja como as letras saem tortas, como falta controle do lápis, e como a mão é "dura".

    Na boa, desencane! Quando você parar de se preocupar com isso e passar a se divertir mais, você vai perceber um belo dia que sua caligrafia está bonita e que o lápis dança na sua "mão mole".

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Eu e a palheta ainda não entramos em um acordo...


    Expulse-a de casa, não aguente desaforo.

    Gasoline
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Expulse-a de casa, não aguente desaforo.

    Mas antes corta os cartões de crédito ao meio, na frente dela.

    Dr Stein
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Rodrigo Yoshida
    dnovo rodrigão?!...cara...é como o Rachmaninoff falou, a coordenação motora vem com o tempo....ja tinha t falado isso =D

    o negócio é o seguinte meu.....vai tocando guitar e ñ liga pra essas coisas, tirando musicas q estejam "ao seu alcance" heheh...

    abraço!

    Gasoline
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Tche, quando tu vai me enviar aquele catalogo mega-fod* da ESP ? hein hein hein ?

    Quanto a palhetada, tem que treinar mesmo.

    Vo ver os videos depois (já baixei aqui) e te digo depois o que eu achei..

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Gasoline

    opa! quando for aí pro br eu levo um pra tu haha, vou catar uma porrada e distribuir no br! hehe...

    e toda ajuda é bem vinda, analisa friamente aí minha palhetada como o povo aí fez, realmente preciso muito de ajuda!

    e valew aí por todos que postaram me ajudando!

    Rachmaninoff

    cara, a sua explicação sobre uma criança aprendendo a escrever me clareou as coisas, eu tinha até me esquecido disso! fico me cobrando em tocar bem e acabo pensando merda...

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Rodrigo Yoshida
    Você usa que palheta? Se for Jazz III compre das pretas que são mais asperas. Se for outra use o truque de um colega meu de fórum. Cole um pedaço daquelas fitas dupla face na palheta pra ela grudar no seu dedo.

    Gasoline
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Cara, parece estar faltando apenas naturalidade na palhetada.
    Tem que tocar.. é a unica maneira de te tornar intimo do instrumento.

    E relaxa.. tu não tem um mega-vicio que vai prejudicar todo o andamento do deu jeito de tocar.

    Toca como tu acha confortavel, e de maneira natural.
    e relaxa.. não adianta ficar tenso.

    Fora isso, é só ir tocando muito, que a naturalidade vai vindo.
    Exatamente como escrever.

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Fritz_mkvl

    cara, eu gosto muito da jazz III, ela é a que me dá mais velocidade, mas acho muito pequena, eu uso várias, to tentando achar uma que seja melhor pra mim, mas em geral gosto daquelas de tamanho médio mesmo, de 1mm...
    mas esse seu colega cola a fita pq tem o mesmo problema? hehe

    Gasoline
    opa, valew aí pela ajuda!
    o meu maior medo é estar cometendo realmente algo de muito errado ao ponto de acontecer como vc falou, me prejudicar muito, pois acho que a minha palhetada deveria estar melhor pro tempo que estou treinando...

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Rodrigo Yoshida
    é porque a palheta escorregava da mão dele.

    LeandroP
    Moderador
    # abr/06
    · votar



    Exercício que eu faço pra aquecer a mão e praticar a
    palhetada alternada.

    Toque em colcheias

    e--------------------------------------------------------
    B--------------------------------------------------------
    G--------------------------------------------------------
    D--------------------------------0-0-0-0---0-0-0-0---0-0-
    A----0-0-0-0---0-0-0-0---0-0--4/5-------4/5-------4/5----
    E-4/5-------4/5-------4/5--------------------------------

    e--------------------------------------------------------
    B--------------------------------0-0-0-0---0-0-0-0---0-0-
    G----0-0-0-0---0-0-0-0---0-0--3/4-------3/4-------3/4----
    D-4/5-------4/5-------4/5--------------------------------
    A--------------------------------------------------------
    E--------------------------------------------------------

    e----0-0-0-0---0-0-0-0--3p0----------------------------
    B-4/5-------4/5------------3p0-------------------------
    G-----------------------------3p0---2p0----0-----------
    D--------------------------------2p0---2p0-------------
    A------------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------


    GuitarHome
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Acho que seu problema esta na posição da palheta.. axo que vc segura muito embaixo dela e nao inclina muito ela.. mais de resto =))

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    fui lá agora e fiz um pequeno treino, eu tava observando, se depender da mão esquerda eu toco muita coisa, mas a mão direita atrapalha tudo, não sei se é paranóia minha mas minha palhetada não está evoluindo, ela tá igual há muito tempo atrás, por isso estou fazendo esse monte de perguntas
    as vezes isso desanima pra kct, vc treina feito um fdp e não evolui, eu tenho certeza que é algum erro bobo, mas por vídeos fica difícil alguém falar...

    Twinsen
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Rodrigo Yoshida
    Eu acho q eh o medo d errar q te atrapalha, sei lá, toma um suquinho d maracujá pra fica mais calmo e fica tranquilo q com o tempo tu vai melhora a sua palhetada

    Renato Dell
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Já conserto lá do cap com desodorante??

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Renato Dell

    haha, troquei ele por ativos, assim não entra nada! (só se mergulhar o cap)

    mas o ruído foi sumindo com o tempo, acho que foi o tempo de secar mesmo...

    Renato Dell
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Rodrigo Yoshida
    Bateu na tua esposa?? (li que no Japão é onde isso mais acontece)

    FeNtO
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Rodrigo Yoshida
    fz assim kra, discute a relação, ela deve tah sentindo fal disso i tah com vergonha d fla.. qxo q dps melhora.. aushaushaushuahsau

    Renato Dell
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    FeNtO
    Procura lá nos tópicos que ele postou e dá uma lida

    FeNtO
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Renato Dell
    z assim kra, discute a relação, ela deve tah sentindo fal disso i tah com vergonha d fla.. qxo q dps melhora.. aushaushaushuahsau

    isso.... era uma sátira do título do tópico

    RaFaEl69
    Veterano
    # abr/06 · Editado por: RaFaEl69
    · votar


    Rodrigo Yoshida
    cara, eu gosto muito da jazz III, ela é a que me dá mais velocidade, mas acho muito pequena
    por isso q eu adoro ela é pequena...olha que minha mão é grande entaum qdo eu começo a tocar, ela some na minha mão huahuahhauhau

    nossa antigamente eu tocava com umas palhetas de caipira da nig mó giguelona mas agora q eu descobri jazz III puts essa palheta mudou minha vida isso é realmente uma palheta melhorei mto com ela na velocidade e na pegada.

    faz q nem eu começa treinar a palhetada num violão, depois q eu começei treinar no violão eu senti uma diferença grande na minha palhetada eu to com mais sincronia

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Renato Dell
    Bateu na tua esposa?? (li que no Japão é onde isso mais acontece)

    nossa kra, é ao contrário, frequentemente eu apanho dela hehehe...

    bom, acho que a única solução é continuar treinando mesmo, mas desconfio que estou fazendo alguma coisa de errado
    mas blz, vou continuar os treinos aqui, valew aí por quem ajudou!

    teuabreu
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    É bom antes de tocar alguma coisa, fazer um bom aquecimento, e exercícios 1234 e etc, senão a gente fica meio frustrado pega a guita vai tocar e nada de sair legal, as vezes é so "esquentar" os dedos e depois descer o braço na guita.

    Kiko_666
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Expulse-a de casa, não aguente desaforo.

    huahuahuhauuahuha

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Eu e a palheta ainda não entramos em um acordo...