Aconselho a leitura disso...

Autor Mensagem
Nowt
Veterano
# abr/06 · Editado por: Nowt


Para as pessoas de boa alma do fórum uma super dica do mestre Conrado Paulino muito boa......

Dicas:

Ao longo de tantos anos dando aula, Conrado notou um problema recorrente: há alunos com facilidade para desenvolver o ouvido musical mas com dificuldade para a teoria, e, inversamente, alunos que tem muita facilidade para a teoria mas dificuldade para tocar "de ouvido". Em outras palavras, há alguns alunos que tocam mais do que sabem e outros que sabem mais do que tocam. Mas o ideal seria que o músico toque tanto quanto sabe e saiba tanto quanto toca. E como chegar nesse equilibrio?

Esse é o assunto de um dos workshops que Conrado ministra pelo Brasil, chamado "Tocar de ouvido ou saber teoria?" (veja o programa deste e outros workshops em www.conradopaulino.com.br/wshops.htm )

Este texto resume -bem superficialmente - o conteúdo do workshop, porém não mostra os exercícios práticos para desenvolver o ouvido e o racicínio musical.

Saber teoria ou tocar de ouvido?

Por que existe a rixa entre os que defendem a idéia de que é melhor tocar "de ouvido" (e até se orgulham de não saber teoria) e os que acham que quem não sabe teoria musical não pode chegar a tocar bem? Afinal, quem está com a razão? Para entender este assunto, é necessário primeiro explicar quais são as áreas do conhecimento que estão em jogo quando tocamos um instrumento ou, melhor, quando fazemos música.

As três áreas que formam o músico:

A mais importante é a musicalidade, que envolve intuição, criatividade, memória, senso harmônico, senso melódico, senso rítmico, etc. É difícil de avaliar, porque não é mensurável, além de ser muito subjetiva. Mas todos nós conhecemos alguém que toca bem sem ter conhecimento de teoria, ou "tira" harmonias complicadas rapidamente, ou compõe músicas sem sequer tocar um instrumento, ou canta muito bem... Essas pessoas provavelmente têm boa musicalidade e, por uma série de motivos que não cabe comentar aqui, desenvolveram desde cedo essa aptidão.
O conhecimento formal se refere às informações teóricas que o músico adquiriu (escalas, acordes, intervalos, progressões, em suma, a lógica da música), como ele as processa e, principalmente, com que velocidade. Isso significa que não adianta, por exemplo, estudar as escalas e não conseguir localizar rapidamente as notas ou um intervalo qualquer.
A terceira área em questão é a técnica (ou habilidade motora), que envolve precisão, sincronia, rapidez, força, resistência, coordenação, o "toucher" ou "pegada", etc. O aluno iniciante se liga mais nessa área já que as outras duas são mais difíceis de entender e avaliar para quem está começando. Mas na realidade a habilidade motora é a mais fácil de se conseguir, já que não exige nem ouvido, nem inteligência, somente repetição. O aluno pode ser burro como uma porta e ter o ouvido musical de uma pedra e, no entanto, ter uma tremenda técnica, porque só existe um meio de conseguir destreza ou rapidez: através da repetição. Já a musicalidade e o conhecimento teórico...

E onde está a briga?

Aparentemente uma área não se opõe à outra. Mas o problema é que é muito difícil ser um músico com as três áreas bem desenvolvidas.
Existem músicos com tremenda musicalidade, mas ruins de teoria, e vice-versa. Ou ainda, músicos muito criativos e com grande domínio da teoria, porém com técnica fraca (e vice-versa também).
Já os grandes são certamente bons nas três áreas, ou seja, são muito musicais e criativos, sabem tudo de teoria e ainda por cima tem uma tremenda técnica, como por exemplo, Pat Metheny, Jaco Pastorius, Herbie Hancock, Chick Corea, Michael Brecker, Nicholas Payton ou Hermeto Paschoal.
Outros compensam falhas de um lado com talento demais de outro. Tomemos como exemplo George Benson, um colosso da guitarra que é um tanto fraco de teoria.Ele não é um músico de grande conhecimento formal, mas é extremamente musical, muito criativo, tem um senso rítmico e um suingue extraordinário, além de uma técnica infernal, o que significa que ele não precisa se preocupar com seus "defeitos".
Já Jim Hall não tem uma técnica própria de virtuose (nem nunca quis tê-la), mas é um músico com uma linguagem muito especial, também muito criativo, e dono de um estilo muito sofisticado que evidencia seu altíssimo nível de conhecimento.
O pianista César Camargo Mariano não é um virtuose do ponto de vista técnico, mas é um músico genial, grande arranjador, e não há livro que possa ensinar a ter o seu "balanço". Já Al de Meola (por citar um exemplo qualquer) tem ótima técnica, mas no quesito musicalidade deixa muito a desejar.

Mas por que a teoria parece tão difícil?

Em primeiro lugar, imaginemos um aluno começando a aprender: ele ainda não desenvolveu nem o ouvido, nem a técnica e não sabe teoria. É capaz de errar as notas e não perceber (ouvido), quer tocar rápido e não consegue (técnica), e também não entende porque o solo é assim ou assado, enfim, qual a lógica na escolha das notas, etc (teoria).
À medida que começa a praticar, o ouvido e os dedos melhoram, mas o raciocínio acaba ficando para trás. Mas por que isso acontece? Porque o aluno não tem consciência de que, assim como treina o ouvido e a técnica, tem que treinar os neurônios! Então, com o tempo, esse aluno consegue "tirar" alguma melodia ou um acompanhamento simples. Também a sua habilidade motora vai melhorando, já consegue tocar mais rápido ou fazer pestanas, por exemplo.
Mas provavelmente ainda demora em achar as notas do instrumento, "apanha" para ler partitura, se confunde com as distâncias entre as notas, etc. Isso, se ele tiver um professor que lhe ensine teoria. Caso contrário, nem isso sequer.
E, se esse aluno for realmente bom de ouvido, ele vai desenvolver mais rapidamente a intuição e vai ficar defasado em relação à teoria, porque será mais rápido para ele confiar na intuição do que pensar. E esse é o xis da questão: enquanto para você for mais rápido "chutar" do que pensar, você vai chutar! Pode estudar quanta teoria quiser, na hora "h" não vai usá-la, vai apelar para o ouvido mesmo.

Mas aí chega a pergunta: é necessário saber teoria?

Sim e não, dependendo do estilo e do músico. Geralmente não é necessário saber teoria para tocar blues ou rock'n'roll, que são estilos intuitivos e de estrutura simples (estamos julgando a estrutura formal, não questionando o gosto musical). O mesmo acontece com a música sertaneja, pagode, forró e folclore no geral. Imagine alguém fazer faculdade de música para tocar sertanejo ou pagode!
Já para tocar Jazz ou MPB -tocar bem mesmo- é necessário saber teoria, é quase impossível tocar só de ouvido esses estilos, exceto para alguns escolhidos como Wes Montgomery (que também não era assim tão ignorante como reza a lenda).
É que, devido à complexidade harmônica, melódica e rítmica desses estilos, é necessário tocar "pensando", é dificil desligar completamente o raciocínio. O que não significa falta de sentimento ou de "feeling".
No entanto, com o blues se dá o inverso: ele é pura intuição e exige principalmente domínio da linguagem, do sotaque característico, e, se complicar muito, deixa de ser blues.
O mesmo acontece com os estilos "comerciais" como o pagode ou o sertanejo: quanto mais o músico sabe, mais atrapalha. Se ele colocar outras harmonias, ou fizer solos com escalas mais sofisticadas, vai ficar estranho, fora do contexto. Mas, seja qual for o estilo, é imprescindível tocar com o sotaque próprio dele, com a linguagem e a "pegada" características. É por isso que às vezes um guitarrista de jazz não consegue tocar rock ou blues, pois ele tem o conhecimento e a técnica necessários, mas não tem incorporado o sotaque e a "pegada" do estilo. Já um guitarrista de rock pode até ter a técnica necessária para tocar jazz, mas, além de não ter o sotaque, provavelmente vai lhe faltar o conhecimento necessário. (O nível de complexidade entre o rock e o jazz é muito diferente. Um exemplo: no rock geralmente é possível utilizar uma única escala para toda a progressão harmônica. Já no jazz, cada acorde tem uma escala diferente).

O que fazer então?

Em primeiro lugar, faça uma auto-avaliação para saber que tipo de músico é você. No geral, existem dois tipos de músico (principalmente guitarristas): aquele que toca mais do que sabe e aquele que sabe mais do que toca (é claro que entre as duas alternativas, é melhor a primeira, sem dúvida). O ideal seria saber tanto quanto toca e tocar tanto quanto sabe, aliado a uma boa técnica.
Se você se encaixa na primeira categoria, então precisa saber mais. Se, pelo contrario, você é um musico do segundo tipo, esqueça a teoria e desenvolva seu ouvido.
Vamos explicar melhor: quem toca mais do que sabe depende somente da intuição e não conta com a ajuda da teoria. Por isso no geral ele fica estacionado, ou seja, quando atinge o limite da sua intuição (chamada popularmente de "antena") ele passa a tocar sempre igual, mantendo mais ou menos o mesmo nível. E como melhorar então? Como conseguir dar uma "deslanchada" evidente? Bom, se ele toca mais do que sabe e atingiu o limite da sua intuição, então ele precisa desenvolver mais o conhecimento formal. Em outras palavras: se os dedos funcionam e o ouvido também funciona e mesmo assim ele se sente estacionado, a solução é saber mais.

Nowt
Veterano
# abr/06
· votar


Continuando...
No entanto, se o seu caso é que sabe mais do que toca, então esqueça por um tempo a teoria, e direcione seu estudo para o desenvolvimento da intuição, a musicalidade, a "antena". Nessa situação é bom tentar tirar harmonias, melodias, solos ou batidas de ouvido mesmo. Veja que não faz sentido conhecer muita teoria, ler muito bem partitura e não conseguir tirar músicas simples como as de Green Day ou Legião Urbana. A solução é, basicamente, muita paciência e ouvido na vitrola, como se dizia antigamente.
E se você não desenvolveu nem o ouvido nem o conhecimento, somente a técnica, então provavelmente pode vir a ser aquele tipo de músico que toca "decoreba", sem musicalidade nem compreensão do que está executando (literalmente). Fique esperto e equilibre sua formação musical procurando a orientação de um bom professor.

Resumindo...

O músico precisa fazer periodicamente uma auto-avaliação para verificar se está desenvolvendo equilibradamente a musicalidade, o conhecimento e a técnica.
O ouvido e a técnica são muito importantes, mas não se pode permitir que "o dedo passe na frente da cabeça". Mas atenção: se você não sabe nada, nada mesmo de teoria e consegue improvisar maravilhosamente sobre "Giant Steps" de John Coltrane, ou tira tranqüilamente todos os solos de Steve Morse e Greg Howe, ou toca blues como Steve Ray Vaughan (que não sabia nem meia nota), ou tem a "pegada" poderosa do Van Hallen, acha todas as harmonias do Toninho Horta, ou tira os arranjos do Martin Taylor ou do Raphael Rabello, então não se preocupe! Você não precisa saber teoria mesmo!
Infelizmente a maioria dos mortais não tem essa intuição excepcional, precisam unir a musicalidade com o conhecimento (grande dupla!), exceto, como dissemos antes, se o estilo não exige conhecimento formal. Mas mesmo nesse caso o conhecimento ajuda, de nenhuma maneira atrapalha, desde que o músico saiba utilizar a linguagem certa.
Resumindo, se você precisa do conhecimento formal (como a maioria dos músicos) então faça que ele seja muito mais rápido do que a sua técnica, (não se preocupe, o pensamento é muito mais rápido que o dedo mais veloz, é só praticar).
Caso contrário estará estudando teoria à toa e ainda corre o risco de se tornar não um músico e sim um "digitador", em outras palavras, um datilógrafo em lugar de um poeta.

MatheusMX
Veterano
# abr/06
· votar


A terceira área em questão é a técnica (ou habilidade motora), que envolve precisão, sincronia, rapidez, força, resistência, coordenação, o "toucher" ou "pegada", etc. O aluno iniciante se liga mais nessa área já que as outras duas são mais difíceis de entender e avaliar para quem está começando. Mas na realidade a habilidade motora é a mais fácil de se conseguir, já que não exige nem ouvido, nem inteligência, somente repetição. O aluno pode ser burro como uma porta e ter o ouvido musical de uma pedra e, no entanto, ter uma tremenda técnica, porque só existe um meio de conseguir destreza ou rapidez: através da repetição. Já a musicalidade e o conhecimento teórico...

haeuheuhae

Nowt
Veterano
# abr/06
· votar


EduArdanuy
hehe, eu so o contrario só tenho a teoria

Curly
Veterano
# abr/06
· votar


tomemos como exemplo George Benson, um colosso da guitarra que é um tanto fraco de teoria.


sinceramente, com todo respeito ao mestre Paulino, não acredito...

MatheusMX
Veterano
# abr/06
· votar


Nowt
hauehae , eu lembrei do Fareri e de um cara ae q eu , o Deji e o pedrobrito estavamos comentando um dia pelo MSN

Atum Bluesman
Veterano
# abr/06
· votar


Nowt
eh bom cara, eh mais facil estudar pratica do q fikar lendo livros de teoria.

YYuRii
Veterano
# abr/06
· votar


No geral, existem dois tipos de músico (principalmente guitarristas): aquele que toca mais do que sabe e aquele que sabe mais do que toca

Eu me encaixo no que não sabe o que ta tocando. hahahah

Josh_Home
Veterano
# abr/06 · Editado por: Josh_Home
· votar


Nowt - Parabéns velho. Excelente tópico.

Eu já acho que toco mais do que sei... preciso aperfeiçoar técnica e ter mais conhecimento teórico - fazendo uma análise rápida da minha maneira de tocar, acho que é isso.

Mas este tópico é interessante, muito bom. Está tudo escrito aí... uma coisa que venho tentando expressar há um bom tempo aqui no FCC... não adianta ser um excelente DIGITADOR e não saber utilizar essa DGITAÇÃO toda.

Nowt
Veterano
# abr/06
· votar


Josh_Home
não adianta ser um excelente DIGITADOR e não saber utilizar essa DGITAÇÃO toda.
concordo com vc Josh, mas vc é um digitador?

Josh_Home
Veterano
# abr/06
· votar


Nowt

Olha... eu treino escalas direto, mas conheço acordes, campo harmônico (não leio partitura, só tablatura)... mas no fundo, no fundo não uso muita teoria não... resumindo, não sou o cara mais veloz do Fórum mas solo rápido sim, apesar de não ser o meu forte, prefiro compor. O problema é que todo guitarrista gosta de solar e eu não fujo a regra.

Rachmaninoff
Veterano
# abr/06
· votar


Texto muito bom!

Eu estou no caminho certo, tento desenvolver todos os aspectos :)

king_arthur
Veterano
# abr/06
· votar


eu sou bom em teoria, médio em musicalidade e fraco em tecnica.. que que eu faço?? <o>

Metal_X
Veterano
# abr/06
· votar


Sou médio em teoria, bom em técnica e médio em ouvido...

Ainda chego la

Deji
Veterano
# abr/06
· votar


hauehae , eu lembrei do Fareri e de um cara ae q eu , o Deji e o pedrobrito estavamos comentando um dia pelo MSN
EduArdanuy
haahhah

_Du_Du_
Veterano
# abr/06
· votar


Mto legal isso, o foda eh q sou ruim de teoria e de ouvido sudhasdihasiudhasui... Mas ele enrolo alts pra fala q se eh bom de teoria tem q estuda pra ouvido e se eh bom de teoria tem q estuda pra ouvido asudhasidhusaida

Mas axo q pro estilo q toco, Rock em geral, naum preciso mto de teoria, tiro as músicas na net, pra q desenvolve isso, adsuhiashduas, toco por diversão lol..

Flw

LeandroP
Moderador
# abr/06
· votar


Nowt

Parabéns pelo tópico. Concordo com as idéias do Conrado.

Josh_Home
Veterano
# abr/06
· votar


king_arthur

Corta os dedos... heheheheheh... brincadeira... estuda velho, treina pelo menos 1 ou 2 horas todo dia, não tem outro jeito.

Richard Guitar
Veterano
# abr/06
· votar


quem toca mais do que sabe depende somente da intuição e não conta com a ajuda da teoria. Por isso no geral ele fica estacionado, ou seja, quando atinge o limite da sua intuição (chamada popularmente de "antena") ele passa a tocar sempre igual, mantendo mais ou menos o mesmo nível. E como melhorar então? Como conseguir dar uma "deslanchada" evidente? Bom, se ele toca mais do que sabe e atingiu o limite da sua intuição, então ele precisa desenvolver mais o conhecimento formal. Em outras palavras: se os dedos funcionam e o ouvido também funciona e mesmo assim ele se sente estacionado, a solução é saber mais.

Valeu pelo post.
Acho que estou nesse ponto.

Nowt
Veterano
# abr/06
· votar


Eu acho que voltei pro FCC xD, espero que gostem da proxima dica

Marisco
Veterano
# abr/06
· votar


Curly
Pior eh que eh fato. O próprio Benson admite que não saca quase nada de teoria. Mas ainda assim é um músico fantástico.

eeevee
Veterano
# abr/06
· votar


eu acho que sei mais teoria do que toco. Acho que preciso tomar vergonha na cara e voltar a estudar técnica.

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# abr/06
· votar


eu não sei porra nenhuma de teoria, mas nao me orgulho disso em envergonho e muito, eu seria muito melhor tento conhecimento teorico para aplicar..

powerguitar10
Veterano
# abr/06
· votar


Sou médio de tecnica, fraquissimo de ouvido ( serio...depois de dois anos e poco, agora que estou tirando musicas...) e médio de teoria, pq agora estou estudando mais!





O que eu faço?

eeevee
Veterano
# abr/06
· votar


maykow_torres
continua estudando técnica e teoria, mas passa a dar mais ênfase ao teu ouvido, começa a tirar mais solos e harmonias.

Kiko_666
Veterano
# abr/06
· votar


ótimo texto, falou tudo!

acho que to no caminho certo hehe, nao tenho muita teoria mas compenso nos outros aspectos

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# abr/06
· votar


eu sei fazer as notas maiores e menores em acordes em uns 3 lugares do braço, sei usar pentas razoavelmente bem para improvisos, minha tecnica de palhetada é razoavel, mando bem em bends, sou razoavel com bends com vibratos, ligados sou medio tmb, velocidade eu peco não sou rapidão não, de ouvido sou legal, pegada boa, to mandando bem nos HA, nao sou bom com tecnicas de alavanca, sou bom com ritimos diversos, des de bases funkeadas a metal melodico e me dou bem com os tempos de progressivos tmb, conheço uns 4 shapes 5 talvez de escalas que pouco uso em improvisos e que nao sei o nome, odeio ler tablaturas, só conheço um shape de arpejo que pega todas as cordas, e só consigo tocar ele nitidamente misturando alternadas e sweep.


to treiando um shape dos modos gregos, criando uns padroes nele treiando salto de corda com ele, ligados e esse tipo de cvoisa, e a maior parte do tempo ligo o som e fico brincando de descobrir o tom e fico fazendo participaao especial nas musicas UAHuihau

Blue Jazz
Veterano
# abr/06
· votar


Curly,

O Benson é quase um analfabeto. Mas isso não é nada perto do Django, que era COMPLETAMENTE analfabeto. Outro exemplo INCRÍVEL? Wes Montgomery. O inverso? Joe Pass.

gu
Veterano
# abr/06
· votar


olha, eu n sei nd de teoria, o q eu tento tirar de ouvido sempre sai errado "por pouco", eu sei escalas mas n consigo compreende-las
mas tenho uma boa tecnica, toco segundo meu professor a 6 meses atras(qdo eu parei com a aula) mt rapido pro tempo q eu toco, tenho bons bends e vibratos legais, uma pegada boa e tal
mas eu n toco so decoreba, eu sei o q esta sendo tocado tpw, eu n sei a nota, mas por exemplo qdo eu to com um amigo meu q tira as coisas mt bem de ouvido rola umas coisas legais tpw
eu -conhece tal musica de tal cara?
ele - nunca ouvi falar
eu - (solfejo a tal musica)
ele - tira na hora

ou seja, eu sei a batida em q a musica ta sendo tocada e sei as notas, so n consigo achalas na guitarra
pra compor MESMA COISA, eu imagino um ritmo e tal, imagino um solo, mas chego na guitarra n faco a minima ideia de como fazer akilo ;/
isso eh MT TRISTE n desejo isso pra ng
ioashdhioasdhio ;/

Nowt
Veterano
# abr/06
· votar


eu imagino um ritmo e tal, imagino um solo, mas chego na guitarra n faco a minima ideia de como fazer akilo ;/ também acontece comigo
gu só que eu so pior ainda, nem power chord eu sei faze direito hehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aconselho a leitura disso...