O confronto Shelter SST62 V.S TAGIMA (resultado dos testes). Luthiers entrem...

Autor Mensagem
edilsonaragaojr
Veterano
# mar/06


Aew pessoal, desculpa bater mais uma vez na mesma tecla, mas acho extremamente necessário desvendar o mito Shelter x Tagima. Primeiro de tudo gostaria de dizer que os modelos a serem comentados são Shelter SST62 e Tagima 735. APENAS ESTES. Outro dia, fui a uma loja aki em Fortaleza e testei a Tagima 735, devo dizer que a achei uma excelente de guitarra, muito bem acabada, som cristalino, não chia muito, braço confortável...Enfim, uma ótima guitarra, e o melhor...Testei ela para canhoto...Seria um ótimo custo benefício se não fosse o preço exorbitante 1125 reais, mas posso conseguir pela internet por 800 reais em várias vezes. A Shelter SST62, infelizmente ainda não tive a oportunidade de testar, mas enviei um e-mail para a Habro (distribuidora nacional) e soube que as shelters canhotas estão previstas para chegar em Julho...No submarino, o preço está avaliado em 369 reais...Estou me informando muito sobre as duas guitarras...A shelter possui um alder asiático similar ao americano, por isso seu preço baixo...As tagimas podem ser em marupá (madeira não muito boa pois racha muito) ou em cedro (ótima madeira), as tagimas possuem o braço em pau-marfim, isso me preocupa um pouco...As shelters possuem braço em maple, escala em rosewood, enfim, madeiras SIMILARES às fenders...Conversei com luthiers experientes como Henry Ho e Celso Freire, ambos me garantiram que ambas são boas guitarras...Devo ressaltar soh mais uma coisa...Que aprendi peskisando...Não adianta a madeira ser boa, por exemplo, não podemos dizer que alder eh melhor que cedro ou vice-versa, pois existe tbm a seleção de QUAL PEÇA da madeira iremos usar nas guitarras, e se elas estão devidamente secas (algumas tagimas apresentaram problemas no processo de secagem, o que fazia com a madeira, ainda verde nas guitarras, encolhesse e causasse sérios problemas às guitarras afetadas) isso aew eh mais com o Bertola e com o Fábio Seiji. Queria pedir a algum usuário do FCC que testasse as duas e fizesse seu review, tentando ser o mais imparcial possível, de preferência alguém que não possua nenhuma das duas guitarras, destacando os aspectos positivos e negativos...Devo concluir ressaltando que essas foram as minhas impressões.A Shelter eh uma guitarra boa e acima de tudo ESTÁVEL com madeiras bem selecionadas, nada comparado à fenders vintages, mas uma boa guitarra, com captação simples tbm...A tagima possui o incoveniente do preço e das madeiras que podem ser quebradiças (marupá) ou ateh instáveis (braço em pau-marfim, que necessita de um corte radial extremamente delicado), mas como soh testei a tagima, GARANTO que AS QUE EU TESTEI são ótimas guitarras, com certeza compraria se estivesse com o dinheiro em mãos, agora precisa saber escolher para não ter dor de cabeça depois...Enfim, keria pedir que alguns usuários postassem sons das duas guitarras, falando quais pedais, amplificadores, efeitos foram usados...Vamos tirar de vez essa dúvida. Porque se a shelter realmente for boa, será o melhor custo x benefício do mercado, senão pelo menos poderemos prevenir dores de cabeça, e pegar a tagima (diga-se de passagem uma EXCELENTE guitarra).

diogocv
Veterano
# mar/06 · Editado por: diogocv
· votar


edilsonaragaojr

Cara, quanto a questão da madeira acho que vcse equivocou um pouco. Não adianta de nada a guitarra ser em Alder, Maple ou Rosewood (esses últimos no braço) se a SECAGEM e CORTE da madeira tiverem sido feitos de forma errada. Quanto as madeiras nacionais tanto o Bertola Quanto o Seiji e inúmeros outros Luthier's consideram exelentes, e até melhores que as "gringas". Só um toque ;)

EDITADO: Putz, só agora eu vi que tu falo da secagem e do corte da madeira. Falha minha =p

GuitarHome
Veterano
# mar/06
· votar


edilsonaragaojr
329 reais é a SST1 ou a STT2 ou seja as básicas.

e a guitar top das stratos da shelter nao é a SST62 e sim a SX FST62 =)
abraços.

Fritz_mkvl
Veterano
# mar/06
· votar


Tem que ver a tocabilidade também cara, eu por exemplo odiei a tocabilidade da Shelter.

paulinhoux
Veterano
# mar/06
· votar


329 reais é a SST1 ou a STT2 ou seja as básicas.


ta loko? esse preço eh o preço de uma condor rx 30 a vista..
paguei 225 na shelter sst1 q dei pra mina irma, na hendrix

e a guitar top das stratos da shelter nao é a SST62 e sim a SX FST62 =)


sst62 = fst62, só mudou pra "SST" por causa do processo da fender... o.O

-

tocabilidade?

Fritz_mkvl
Veterano
# mar/06 · Editado por: Fritz_mkvl
· votar


paulinhoux
É cara, o tamanho do braço, desenho dele e ta, altura dos trastes, etc...

GuitarHome
Veterano
# mar/06
· votar


paulinhoux
sst62 = fst62, só mudou pra "SST" por causa do processo da fender... o.O

nops...

GuitarHome
Veterano
# mar/06
· votar


A habro me disse que a SST62 mudo em relaçao a FST 62 sim...

Corupá
Veterano
# mar/06
· votar


Olá! Só uma informação me passada pelo meu pai (na verdade não lida nem um pouco com guitarras, mas é Engº Florestal e trabalha muito com o Pau-Marfim na fabricação de espulas-artefato usado em máquinas p/ fabricação de tecidos... enfim, e segundo "n" testes feitos, pesquisas etc, já que a empresa exporta para muitos países, a conclusão é que o Pau-Marfim é muuuuito semelhante ao Maple, tanto que, a exportação de peças feitas em Pau-Marfim são feitas com o nome de Brazilian Maple, e Nunca houve reclamação). Acho que é um pouco de preconceito com as madeiras locais...

edilsonaragaojr
Veterano
# mar/06
· votar


Soh esclarecendo, as madeiras nacionais são realmente boas, nunca disse o contrário, mas há de levar em conta o processo de secagem e tratamento da madeira, pelo que eu sei, o modelo SST62 eh apenas uma atualização do FST62 (mudou soh o design do headstock), o preço eh o que eu falei mesmo, vide no submarino. O modelo SST62 leva o SX no headstock, indicando que eh top de linha da shelter, assim como seu precursor...Tenho certeza do que eu falei, estou me informando muito acerca do assunto, como o fritz falou, o quesito tocabilidade, acabamento e sonoridade eh que devem ser levados em conta, aí eh que eu peço a ajuda de vocês para o "confronto final" entre shelter SST62 e tagima 735. Jah li sobre muitos problemas de secagem e do braço da tagima, mas quando EU fui testá-la achei-a uma excelente guitarra, isso eh o que importa...Claro que não kero ter aborrecimentos futuros (encolhimento da madeira) mas acho que aí tenha apenas um lote, e acredito que o problema jah tenha sido resolvido...Ah soh mais uma coisa, testei a K2 special, não me surpreendi muito com a guitarra, esperava bem mais, preferi a 735 traditional, deve ser pq a série especial eh um pouco inferior à traditional e a signature...Pena que quando a testei (a K2s), não tinha para canhoto, então minha opinião não deve ser levada muito em conta...

edilsonaragaojr
Veterano
# mar/06
· votar


Vamo lah pessoal, manisfestem-se...

gu
Veterano
# mar/06
· votar


vai de tagima
aki tinha 2 shelters na loja, uma sst2 e uma 62, eu testei as 2, e acabei pedindo pro meu pai trazer a tagima de sampa.
se eu tivesse comprado alguma das q tinha na loja eu teria comprado a incrivel samick malibu(stratomelhor q as antigas da samick) q tinha la, mas ela tava 1000 e eu achei q n valia a pena

Corupá
Veterano
# mar/06
· votar


Outro fator, querendo ou não, quando se compra uma guitarra desse nível,é o valor de revenda. Já que, provavelmente no futuro você trocará de guitarra, tenho certeza que as Tagimas tem um mercado muuuito melhor que as Shelter.

edilsonaragaojr
Veterano
# mar/06
· votar


Eh verdade Corupá, decidi-me pela Tagima 735 canhota =]

Curly
Veterano
# mar/06 · Editado por: Curly
· votar


Dessas guitarras baratas tenho 3: TG 635, Shelter FST62 e Yamaha Pacifica 312. A TG o braço dela encolheu, foi construído com madeira verde, o instrumento ficou horrível de tocar. se vcs entarem numa loja e passarem a mão ao longo do braço das TG talvez encontrem várias com os trastes "sobrando"... O timbre clean dela é meio xoxo, sem vida, mas qdo equipada com caps duplos tem um bom timbre com drive... A minha FST62 é uma das 1as (logo Shelter Hand Made) q saíram, tem belas madeiras, bom timbre e é razoavelmente bem construída mas não concordo com quem acha que iguala a uma Fender, nem mesmo as mex, tá mto longe disso... Já Pac 312 (é igual a 112 com ferragens douradas) foi minha 1a guitarra, é com alder/maple e está equipada com caps tex-mex. Apesar de ser da mesma faixa de preço das 2 anteriores dá um banho na FST e na TG, tem uma construção impecável mesmo, acabamento mto bom, boas tarraxas e um timbre que chega a assustar... não dá nem pra começar a comparar... Considero a SH e a TG fabricantes com controle de qualidade bastante irregular... Das guitarras com preços acessíveis acho que só a Yamaha e a Cort produzem instrumentos realmente 100%...

edilsonaragaojr
Veterano
# abr/06
· votar


Aew Curly, outra vez vi um vídeo de um cara testando uma yamaha pacífica, realmente gostei do timbre da guitarra, aparentemente muito bem construída, eh outro modelo a se pensar, haja vista que existe para canhoto =] . Mas tem q ver q esse negócio da Tagima tu deu azar...Será que uma tagima em perfeitas condições num eh melhor que a Yamaha não?

YYuRii
Veterano
# abr/06
· votar


Nunca toquei na Shelter SST-62. Mas já toquei em uma Tagima Strato na boa eu achei horrivel o braço dela, o som era legalzinho para os singles originais não tinha tanto chiasso, mas o braço meu deus era muito gordo parecia uma Les Paul hahahah..

Eu tava pra comprar uma Tagima mas acabei não comprando porque não gostei do braço dela não.

Fritz_mkvl
Veterano
# abr/06
· votar


Essas Yamahas parecem ser boas mesmo.

edilsonaragaojr
Veterano
# abr/06
· votar


Braço da tagima, gordo? Na boa cara, eu testei a tagima e achei o braço muito confortável...

Fritz_mkvl
Veterano
# abr/06
· votar


Eu também acho o braço da Tagima mais fino e confortavel, pelo menos comparada com a Shelter que eu toquei.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar


O problema com as Tagimas, principalmente as atuais, é o de sempre nas fábricas nacionais: Falta de controle de qualidade, descuido com a matéria-prima, etc (nem irei falar do design ridículo das Tagimas novas); privilegia-se o lucro fácil da produção em massa e a qualidade vai "por água abaixo". Por isso é que, quem tem uma 635 antiga (dos anos 90), não vende.
Abç

Centauro
Veterano
# abr/06
· votar


edilsonaragaojr
Fritz_mkvl
YYuRii
A tagima com braço fino e confortável??? é, tá certo que isso é de cada um, eu nem gosto muito da pegada das Les Paul mas conheço as Shelter Strato e toquei numa Tagima 735 e realmente não gostei, principalmente pelo braço ser bem mais gordo que o da Shelter fora o acabamento que caiu demais em relação às primeiras tagimas...

THE GUITAR MAN
Veterano
# abr/06
· votar


Bom, não sei se acrescenta algo, ou não mas em breve (hoje anoite) poderei dizer-lhes se a tal SST 62 é boa mesmo ou não, consegui uma através do ML, detalhe: ela deve ser uma ótima guitarra sim, pq pelo que fiquei sabendo, a Fender meteu no pau a SX exatamente por que ela fez uma cópia fiel da Fender, ou seja, escalas do braço, head stock, as 21 casas imitando os modelos + antigos da Stratocaster, madeira igual, ou seja, Alder no corpo, pode não ser o Alder amercicano, mas e daí? só pq não é americano a madeira é ruim? Sem chances. Estou postando aqui neste tópico porque li vários tópicos de SX SST 62 e só nesse me deparei com peeoas falando mal, acho que é válido a sugestão de todos, mas vamos falar as coisas com mais ceretza, eu no caso acredito nesse instrumento e acho que ele é bem honesto, caso contrário não teria comprado um instrumento muscical pela net sem nem ter visto...

OBS. vou fazer logo de cara uma transformação: 1 hembucker Steves Special (Bridge) e 1 Humbucker Tone Zone (Neck) que estão na minha Ibanez que vou passar nos cobres, (700,00 - setecentos mangos leva) só tem 1 mês de uso, adorei a guitarra, ela está totalmente ajustada pelo meu Luthier Vellozzo, mas não me adaptei com a Floyd Rose, por me causar certos trasntornos para trocar de corda, etc...

Vou colocar o botão push pull para defasar, explorando da guitarra as captações originais (single coil), talvez tire a chave seletora de 5 posições para 3 posições pois o single cil que sobrará no meio eu nao utilizarei pois já estou dafasando 2 hambuckers, nao tem porque utilizar um single original SX no meio de 2 Di Marzio né? rsrs.

Qto às Tagimas acredito que açgumas venham a dar problema sim, mas acho que a Tagima depois que deixou de pertencer ao Seiji Tagima, a qualidade não é a mesma não viu, assim como a Fender encrencou com a SX, encrencou tb com a Tagima, e eu acho que estes fabricantes menores acabaram por diminuir a qualidade dos produtos, se bem me recordo, a Fender exige pelo menos 7 diferenças entre as modelo criadas pela Fender, a mesma coisa com a Gibson x SX...

powerguitar10
Veterano
# abr/06
· votar


THE GUITAR MAN



Qual Ibanez??? marllon.torres @ gmail . com flw??? Se for RG 270 eu acho q pego

Dr Stein
Veterano
# abr/06
· votar


THE GUITAR MAN
Qto às Tagimas acredito que açgumas venham a dar problema sim, mas acho que a Tagima depois que deixou de pertencer ao Seiji Tagima

q?!?!?!

THE GUITAR MAN
Veterano
# abr/06 · Editado por: THE GUITAR MAN
· votar


Dr Stein

Acho que me expressei mal, o que realmente quiz dizer é que as Tagimas feitas (Hand Made) pelo Sr. Seizi Tagima, são instrumentos totalmente diferentes das que estao a venda "hoje" no Mercado a fora, tendo em vista os pontos negativos como por exemplo várias guitarras com braço torcido, isso nada mais é que falha no controle de qualidade, isso vem desde o corte da madeira, secagem, etc...

Mas tb ouvi boatos que a marca agora só leva o nome dele, pois já não pertence mais ao Seizi, mas isso eu duvido muito pois as novas Tagimas como a modelo Coyote vem com assinatura no captador (Seizi Tagima) inclusive, há no mínimo uma informação errada nesse história.

Deixo bem claro que se há um probema de qualidade que antes não existia nas guitarras Tagima é porque houve sim queda no pradrão de qualidade, mesmo pq com os Tigres Asiáicos dominando o comércio, ou seja, squier, shelter, sx, ibanez, etc tudo mão de obra quase escrava com um gasto mínimo para com os funcionários que trabalham no sistema de produção em larga escala...

Bom, fica aí o que eu penso e nada mais é do que a verdade, tenho empresa tb e sei o qto é dificil mander padrões de qualidade, ou será que o ISO não serve pra nada?

THE GUITAR MAN
Veterano
# abr/06
· votar


a guita que estou vendendo tem 1 mes de uso = Ibanez GRG270
cesar_ogrande hotmail

Marcel MSL
Veterano
# abr/06
· votar


Por isso é que, quem tem uma 635 antiga (dos anos 90), não vende.

amém!!!

THE GUITAR MAN
Veterano
# abr/06
· votar


Bom, só pra finalizar, comprei hj por 470,00 a guitar, tá show de bola mesmo, e detalhe o cara que me vendeu onde eu fui buscar tem 2 fender stratocaster uma modelo antigo com 21 casas e outra nova com 22 casas, meu, até o headstock é idêntico ao modelo 62 da SX, o som é bom, mas com um drivezinho já dá microfonia, eu ia coocar 2 Hambucker Di Marzio que tenho aqui comigo, mas acho que não vou mexer na originalidade da bixa e vou colocar uns caps Fender originais americanos que encontrei por 350,00 o set (3 single coil). Acho que o Tone Zone e o Steves Special iria ficar muito agressivo nela. Alguma sujestão?

Fábio Seiji
Luthier
# abr/06
· votar


edilsonaragaojr
cara, testa antes de comprar; e como a diferença de preço é grande acho que vale à pena vc testar a shelter também; como o Bertola disse, o controle de qualidde da tagima pode não ser regular e assim vc precisa comprar exatamente a guitarra que vc testou e não ir pelo modelo ou comprar pela internet (nesse caso).
Esse negócio do marupá ser quebradiço é besteira, se a madeira estiver bem selecionada e seca não tem problema; quanto à estabilidade do pau-marfim é um problema dependendo do clima da região onde vc mora; principalmente pq o braço é fino e está constantemente sendo tensionado pelas cordas.

Corupá
Para instrumentos o pau-marfim não é tão semelhante ao maple quanto se imagina; o pau marfim é muito mais duro e soa menos que o maple (A. saccharum); também não dá pra levar o nome que eles batizam a nossa madeira em consideração pq eles chamam a imbuia de brazilian walnut, o jatobá de brazilian cherry...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O confronto Shelter SST62 V.S TAGIMA (resultado dos testes). Luthiers entrem...