Regulagem do Braço

    Autor Mensagem
    Ponty_Guitars_Lover
    Veterano
    # mar/06


    Sempre tenho dúvidas quanto a regulagem do braço. Principalmente pq tenho guitarras com modelos de construções bem diferentes. Qual é a posição ideal para o braço? Não é possível deixar o mesmo totalmente reto, pois as cordas necessitam de um espaço para vibrar, correto? Portanto não existem braços totalmente retos, certo? Como gosto de tocar com cordas mais altas pq tenho uma pegada mais forte qual seria a regulagem ideal do braço com relação a folga para a vibracao das cordas? Noto que se o braço estiver com a menor folga possível e com as cordas baixas se eu não alterar a intensidade da minha pegada a guitarra vai trastejar, se eu tocar a corda E solta, mas se eu tocar com uma pegada mais suave não trasteja. Portanto, até quando a “folga” no braço é saudável? Esses trastejamentos da corda solta devido a intensidade da pegada, digamos, é normal?

    O Mineirinho
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Existe um critério a respeito considerando cada modelo e estilo de guitarras e a sua função. Como por exemplo; já tive várias guitarras de modelos diferentes, vamos pensar em dois modelos de guitarras bem diferentes; Strato e Semi Acústica Menos Bojuda.
    * A Strato a característica varia muito do sua utilidade e estilo. Se o estilo for o Blues e Rock e HardRock, normalmente é utilizado por guitarra a corda me média altura até um pouco mais alta , isso considerá-se também o podemos usár o slide. (preferência cordas mais altas). Numa altura mais baixa é normal estalar a corda nos trastes se a pegada for boa. Se a pegada é mais leve para base e solos mais armônicos é ideal a corda mais baixa, porém muitos guitarrista neste foco preferem as semi acústicas e Les Paul´s, (guitarra com timbles mais gordos em encorpados). Nas strato o braço é menos reto com um pouco de envergadura (a medição é considerável a tensão da corda utilizada).
    * Semi Acústica o estilo é mais é menos relativo e fechado, ideal para Blues, Jazz e Pop. Se adotar o blues a tendencia natural da guitarra é a pedaga mais forte, isso para explorar mais o timble da guitarra do que o sustain. Neste caso por exemplo e corda é levemente alta e baixa, isso numa altura confortável, o estalado é normal porém com pouca tensão. Se o estilo for o Jazz aí mudá-se totalmente o formato do braço é mais reto de uma envergaruda com um ajuste detalhado da ponte para ressaltar os armônicos, e a corda baixa com a utilização do cordoamento de 10, 11, 12 (11 e 12 é muito usado para este estilo o Flat).
    Alguma guitarra já na sua construção é permitido alguma ajuste para algumas caracteristica de estico como os Jazz Marter, as Les Paul, SG. e alguns outros projeto de modelos. As guitarras com Floyd Rose, para solos rápidos para estilos como Heavy Metal, o braço normalmente já vem de fábrica com o braço reto e a corda rente ao traste. Neste caso é possível uma digitação mais confortável e eficaz. Espero ter ajudado
    Um abraço

    Ponty_Guitars_Lover
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Obrigado pela pronta resposta no tópico, mas ainda restaram algumas dúvidas. Na minha guitarra que tem Floyd Rose não sei se a regulagem da posição do braço está correta, lembrando que uso cordas médias altas, utilizo calibre 010 na guitarra com Floyd e 011 na Les Paul. As Les Paul são construídas com o braço ligeiramente inclinado pra trás, acredito q seja por causa do Arch Top, a famosa barriguinha, mas não tenho certeza. Já a minha guitarra com Floyd, uma Washburn Dime USA Custom, cujo corpo é totalmente flat, o braço já segue as construções padrões, assim creio. Portanto, ao usar cordas com altura média-alta e calibres mais grossos o braço deve ser regulado pelo tensor com uma certa curvatura para que as cordas tenham espaço suficiente para vibrar e não trastejar. Eu não diria que é trastejamento, o que escuto é aquele sonzinho chato “buzzz” no final da nota, qnto toco a E solta. Abraço.

    Fábio Seiji
    Luthier
    # mar/06
    · votar


    Ponty_Guitars_Lover
    É normal trastejar se as cordas estiverem baixas e sua pegada for muito forte.
    Mas vc precisa verificar toda a regulagem da guitarra pra ver exatamente a causa do trastejamento.
    Se a sua guitarra estiver com os trastes niveladinhos e o nut reguladinho é só ajustar o tensor e a altura da ponte de forma que fique legal pra vc tocar.
    Se esse trastejamento não estiver "matando" a nota e não aparecer no ampli não tem problema, a não ser que esteja te incomodando.

    Fábio Seiji
    Luthier
    # mar/06
    · votar


    Ponty_Guitars_Lover
    As Les Paul são construídas com o braço ligeiramente inclinado pra trás, acredito q seja por causa do Arch Top, a famosa barriguinha, mas não tenho certeza
    Essa inclinação é pq a ponte é alta

    O Mineirinho
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    É a contrução da Les Paul funciona desta forma mesmo, tente a corda nº 9 de Folk (bronze). Você deve gostar, ela vai ter uma tensão melhor e dar um grave bastante encorpado com brilho. Poderá estalar um pouco no inicio mais é normal. Agora a Floyd Rose, este tipo de guitarra é mais chata porque temos que levar em conta a ponte c/ micro... tudo deve ser regulada, Pelo calibre da corda que você usa, não é normal trastejar, pode acontecer de estalar mais trastejar não , isso pode acontecer somente para as cordas novas. Agora!!! é importante também levar em consideração a tensão da corda que você está usando, pois mesmo que a calibragem sera 10 tem que pensar e procurar cordoamente com a maior tensão e a menor vibração e qualidade do cordoamento também conta. Contudo mesmo com as cordas certas deve-se regular a ponte juntamente com o braço, após ainda estiver trastejando é melhor levá-lo a um luthier de sua confiança. Vale a pena! Pergunta; qual o fabricante as suas guitarras? isso pode ser muito importante.

    O Mineirinho
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Qual o fabricante da les Paul e do Floyd?

    marc.cr
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Fábio Seiji
    Trazendo de volta o assunto sobre minha "guitarra" que trasteja a beça, a pegada inclúi a palhetada também? Pois se eu palhetar "fraquinho" na minha, não trasteja... Pode ser que o problema esteja na minha mão ao invés de estar na guitarra?

    Fábio Seiji
    Luthier
    # mar/06
    · votar


    marc.cr
    Trazendo de volta o assunto sobre minha "guitarra" que trasteja a beça, a pegada inclúi a palhetada também? Pois se eu palhetar "fraquinho" na minha, não trasteja... Pode ser que o problema esteja na minha mão ao invés de estar na guitarra?

    Eu acho que a guitarra tem que se adaptar ao guitarrista... claro que dentro de alguns limites.
    Pede pro seu luthier ajustar o tensor e a altura da ponte pra se adaptar à sua "pegada". Se vc achr que as cordas ficaram muito altas e tá dificultando a sua técnica treina durante um tempo com a guitarra assim e depois vai abaixando as cordas e maneirando a "pegada" aos poucos.

    marc.cr
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Fábio Seiji
    Pede pro seu luthier
    Aí é que tá o problema... meu Luthier non ecsiste... EU sou meu Luthier, e meu Luthier num saca nada....
    Tem uma guitarra de um colega que as cordas são muuito altas, eu não consigo tocar nela... vou tentar aumentar a ação da minha só um pouco, pra ver se manera o trastejamento; mas antes vou comprar chave allen e tirar a minha ponte de dentro da ferrugem.

    Valeu por responder minha 726 x 10³ dúvida..

    Ponty_Guitars_Lover
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Valeu pelas contribuições pessoal, demorei para postar pois estou no trabalho. Seiji meu amigo, sou o Eduardo das marcações q vc mandou lembra? Então, a Lespaul não tem floyd não, so citei a lespaul pq eh uma guitarra que gosto mto, inclusive em sua tocabilidade. Bem minha guitarra com Floyd eh uma Washburn Dime USA Custom, com Floyd Rose da Schaller, é redundante dizer que é bem estável e é uma exelente Floyd Rose, alavanco bastante e não desafina nenhuma corda. E sobre o trastejamento, o buzz não sai no amplificador, só percebo mesmo quando toco em casa com volumes baixos, e também não está matando a nota. Na primeira regulagem do Luthier ela estava maravilhosa, não trastejava em nada, porém as cordas estavam baixíssimas, coisa que não me adapto, e tive que aumentar um pouco, foi aí que ficou o pseudo-tastejamento, creio que devo pedir para o luthier ajustar também o tensor ou não?

    Quanto as cordas só uso Ernnie Ball. Qual marca possui menos vibração? Menos vibração significa menos sustain?? Abraço a todos.

    Fábio Seiji
    Luthier
    # mar/06
    · votar


    Ponty_Guitars_Lover
    Como tá indo a explorer?? eu não encontrei a planta e eu acho que a solução seria comprar, mas tb não encontrei quem vendesse =S

    A ponte Floyd é baixinha; a tune-o-matic é alta; tem 17mm de altura; porisso o braço é inclinado em relação ao corpo, pras cordas ficarem "paralelas" à escala.

    Não sei o que vc quer dizer sobre "menos vibração"; acho que nem vc sabe; mas uma corda mais tensionada ou mais dura vibra com uma amplitude menor, maior frequência mas com maior duração... em geral !


    marc.cr
    estude sobre regulagem.
    temos vários tópicos ensinando como verificar e regular o tensor, ponte e nut.
    utilize a busca e divirta-se; o seu luthier agradece =D

    nearg
    Membro
    # ago/13
    · votar


    Se eu deixar minha Strato com cordas numa altura média, como devo deixar o braço pra que o trastejamento pare na E solta ?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Regulagem do Braço