Braço- regulagem

    Autor Mensagem
    bgdaniel
    Veterano
    # set/05


    Que tipos de regulagems terei de fazer para repor o braço???

    Quanto ao tensor..qual é o sentido de rotação dele? É muito perigoso mexer nele ou é lenda?
    Expolique-me

    abraço.

    Gustavo Mandelli
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Nunca se arrisque a mecher no braço se vc não tiver total certeza doque esté fazendo... deixa isso para um Luthier

    bgdaniel
    Veterano
    # set/05
    · votar


    É uma guitarra teste..apenas para aprender a mexer.

    bgdaniel
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Esse luthier tmb apreneu de alguma forma não?

    sirios
    Veterano
    # set/05
    · votar


    se vc mexer no tensor vai empenar o braço e fode-lo

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/05
    · votar


    bgdaniel
    Sim , é verdade. Mas eu aprendi VENDO meus mestres fazerem o serviço e me ensinando, e não "às cegas". Inclusive, como Professor eu digo que ABSOLUTAMENTE NADA substitui a relação (que é ao mesmo tempo intelectual e emocional) Professor - aluno. Auto-didatismo pode ser efetivo, mas nem sempre e nem para todos.
    Abç

    nobre
    Veterano
    # set/05 · Editado por: nobre
    · votar


    Sei que é um tanto crítico e realmente nao é para todos, mas acho que antes de tudo isso é uma escolha de cada um, se o kra realmente vai tentar mexer sozinho, que pelo menos tenha informação a respeito...
    Primeiro afine bem o instrumento e ajuste a altura dos saddles pra verificar qual empenamento o braço tem... Pode ver no olho ou segurando a primeira e ultima casa ao mesmo tempo e olhando lá pela 12a casa quanto espaço sobra... Se for mais que uns 4mm, ou completamente colado no braço, está empenado.
    Agora afrouxe um pouco as cordas que tampam o acesso ao tensor... Se tiver um óleo em spray pra jogar no tensor é bom antes de ajustar... Ele fica muitos anos parado ali e dependendo do caso pode estar meio duro, o que não é bom na hora de regular.
    Sentido horário aperta o tensor, corrige uma concavidade demasiada (cordas altas demais). Sentido anti-horário solta o tensor, ou seja, deixa a pressão das cordas agirem sobre o braço, trazendo ele pra frente, corrigindo trastejamentos exagerados que não dá pra corrigir levantando as cordas na ponte.
    Tudo isso com cuidado e movimentos curtos (1/4 de volta de cada vez) e leves de cada vez, afinando novamente a cada ajuste e verificando o resultado... Se depois de duas ou três tentativas o braço aparentemente não se mexer, melhor não mexer mais e deixar o serviço pra um profissional pois podem haver problemas no tensor daí só desmontando o braço e tirando ele que resolve

    Por favor me corrija de alguma besteira que falei aqui Bertola, pois pode ajudar muitos que nao tem fonte de como proceder pra isso

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/05
    · votar


    nobre
    Cerreto.
    Eu acrescentaría que os movimentos devem ser feitos lenta mas firmemente.
    Eu não reafino as cordas após o "descanço" do braço, apenas confiro com uma régua de metal, às vezes faço a regulagem sem corda alguma, dada minha experiência. O fato é que o processo exige cuidado, habilidade, experiência e bom senso.
    Abç

    Vinicius PF
    Veterano
    # set/05
    · votar


    dexa no sol por 10 horas :P

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Vinicius PF
    Isso aí vc tem que fazer é com berimbau!!!!

    sirios
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    uahuahuahuah
    cara, eu tenho uma pergunta pra vc...qto vc cobraria uma escalope de braço, e se isso afeta a marcaçao do mesmo (pergunta imbecil, eu sei, mas eh uma duvida minha uaheauheuahe, eh q tipo, eu amo a marcaçao de "dente de piranha" da minha guitarra)...
    abçs :)

    bgdaniel
    Veterano
    # set/05
    · votar


    movimentos curtos (1/4 de volta de cada vez) e leves de cada vez
    nobre


    Era exatamente isso que eu queria saber, sempre mexi um pouco na guitarra e até que já tenho um pouco de senso, mas nunca me atrevi a mexer no tensor por que eu tinha medo.
    O que vocês aparentavam é que um grau no tensor e meu braço já saia voando, quebrava no meio e uma lasca entrava no meu olho.

    Ps: essa guita é uma uitya teste, estou com ela só pra aprender a mexer, não sou tão insano.

    Grato

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/05
    · votar


    sirios
    Vai acabar com a marcação "dente de tubarão" (ou de piranha, como queira).
    Abç

    bgdaniel
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    mudando de assunto...você constrói amplis não?

    bgdaniel
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    mudando de assunto...você constrói amplis não?

    bgdaniel
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Ouitra coisa..ninguém me falow sobre:

    Que tipos de regulagems terei de fazer para repor o braço???

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/05
    · votar


    bgdaniel
    Não, não faço.
    Que tipos de regulagems terei de fazer para repor o braço??? - como assim?

    bgdaniel
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Já que eu quero destroir essa guitarra..quero tirar o braçi tmb, para repor, precisarei fazer que tipo de regulagem nos parafusos, se é que existe..
    Por que as cordas estavam muito altas e não tem como baixar mais, estou pensando em colocar um solso no braço então..

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/05
    · votar


    bgdaniel
    Cara, sem querer ser chato, dê uma melhorada no seu português, ok!
    Os parafusos só servem para prender o braço mesmo (embora a Fender haja "bolado" um sistema nesse sentido na década de 70). Coloque um calço.
    Abç

    bgdaniel
    Veterano
    # set/05
    · votar


    pode crer..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Braço- regulagem