como testar uma guitarra?

Autor Mensagem
FrangoLight
Veterano
# mar/06


tô querendo comprar uma guitarra assim quias são os macetes pra testar ela além da aparência o que devo perguntar pro vendedor essas coisas.

lula_molusco
Veterano
# mar/06
· votar


Toque nela e veja se o seu som, a sua pegada e a sua aparência lhe agradam. Não compre guitarra só porque fulano ou ciclano disse que era boa.

Thedekai
Veterano
# mar/06
· votar


primeiro vc faz tudo que o lula molusco disse
depois vc vem aqui e pergunta pra gente :)

Renato Dell
Veterano
# mar/06
· votar


Peça pra alguém mais experiente testar

Thedekai
Veterano
# mar/06
· votar


pede umas opiniões pro teu professor
se vc fizer aula hehe

Led_Zeppelin
Veterano
# mar/06
· votar


além da aparência o que devo perguntar pro vendedor essas coisas.

Toca Stairway to heaven. (zoeira)

Primeiro tenha em mente mais ou menos o tipo de guitarra que quer. Por exemplo, se baseie em seus idolos. Se você gosta de blues, Clapton, SRV provavelmente uma Stratocaster é sua escolha. Se gosta de hard rock, Slash, Led Zeppein uma Les Paul pode ser mais interessante. Se gosta de Vai, Satriane e fritações em geral uma Ibanez é legal.
Segundo veja a faixa de preços que poderá comprar.

Tendo em mente mais ou menos o modelo de guitarra em mente e o quanto pode gastar vai na loja e:
1 - Liga ela num amp igual ou parecido com o seu. Se não tiver amp já liga ela num amp que pretenda comprar.
2 - Toca coisas que você normalmente vai tocar. Ritmos, arpejos, powerchords etc.
3 - Testa todos os captadores e combinações que a guitarra oferece.
4 - Testa ela com som limpo e sujo/distorcido (se for o caso, é claro. Se você for tocar jazz esqueça o som distorcido) pra ver como os captadores se comportam nas duas situações.
5 - Não tente impressionar vendedor tocando coisas manjadas como Stairway ou Smoke on the water (a menos que seja só essas músicas que você saiba) pois além de não impressionar ninguém ainda vai atrapalhar seu teste se ficar preocupado com a performance.
6 - Não se deixe impressionar pela marca. Uma Fender Americana é uma Fender americana e uma Gibson Les Paul é uma Gibson Les Paul, são duas guitarras consagradas, mas você pode achar o seu timbre em guitarras de preço mais em conta.

ESP
Veterano
# mar/06
· votar


FrangoLight

O principal, pergunte se a vistá tem desconto!

Led_Zeppelin
Veterano
# mar/06
· votar


o que devo perguntar pro vendedor
Pro vendedor só se pergunta preço e em quantas vezes ele parcela (minha opinião). Infelizmente o intuito do vendedor é vender e ele vai (muito provavelmente) te empurrar qualquer coisa (sem generalizar, é claro) sem te ajudar muito.
Informações sobre as guitarras procura se informar antes em fóruns como esse ou em sites como o www.harmony-central.com

FrangoLight
Veterano
# mar/06
· votar


Led_Zeppelin


toco stairway to heaven hehe tava pensando em testar a guita com stairway e smoke agora não sei nenhuma hehe, zuira toco iron man do Black Sabbath ou eh manjada tbm?

Gasoline
Veterano
# mar/06 · Editado por: Gasoline
· votar


FrangoLight
Não toca nada.
Nenhuma música. Tu não precisa disso.

Quanto eu testo uma guitarra, eu apenas verifico :

A) se ela é confortavel, fico pressionando acordes, power chords e descidas de escala (normalmente com a guitarra ainda desligada, normalmente sem nem palhetar)

B) se o braço está reto (olhando longituginalmente (ou seja lá como se escreve essa palavra) e olhando o braço em de diversos angulos) (ainda com ela desligada), apertando o 1o e ultimos trastes ao mesmo tempo, e verificando a ação no meio (12 traste, normalmente).

C) se os trastes estão bem colocados e polidos (passo a mão em cima da escala bem devagar para verificar diferença de altura entre eles, ou pegada) e passo o braço na parte de "cima" e de "baixo" do braço, para verificar se não há sobra de trastes.

D) verifico a parte de trás do braço, se tem algum acabamento estranho, ou bolha no acabamento, no braço é essencial que o acabamento atrás (afinal é aonde minha mão vai ficar 100% do tempo) esteja 100%.

E) Olho detalhes gerais de pintura, colocação dos knobs, tarrachas, pontos de ferrugem, etc.

Estando OK, eu peço para ligar-la.

Fazendo isso, eu :

Testo todos os captadores com uma chave qualquer de metal ("batendo" de leve nos polos, e mexendo na chave seletora), fecho e abro todos os potênciometros para ver se estão arranhando. Coloco uma distorção no talo, e fico sem tocar nas partes metálicas, para ver se há problemas de aterramento.

E toco um pouco.

Normalmente faço acordes em todas as regiões do braço, assim como pequenas passagens de 3,4 notas, por corda, por região, para sentir o som das notas em si, e das combinações delas, em toda a extensão do braço, e e em todas a cordas, e com todos captadores.

Depois toco algum powerchord com palmmuting, para ver se a guitarra cruncha bem, como os captadores reagem a esse tipo de técnica. Faço também alguns harmonicos artificiais, para sentir como os captadores reagem a essa técnica especifica.
Normalmente toco algum tapping ou ligado, também, pode ser lento (normalmente faço bem lentamente).
Por último toco notas soltas, e pressionadas, longas, para sentir o sustain da guitarra.

Sempre observando a afinação.

Se a guitarra tiver alavanca, toco uma nota, e tento ouvir se ela desafinou ou alguma outra corda desfinou após alavancada.

Ah sim, sempre peça para o vendedor, para afinar o instrumento, caso o mesmo já não esteja. Isso é essencial.

Se estiver ok, e eu quiser/tiver dinheiro, largo a guitarra, e parto para a negociação, senão, "toca começar tudo de novo" com outra guitarra.

No final, não toco música nenhuma, vai entender. Só notas sem sentido, mas que servem para eu avaliar a qualidade e o som do instrumento que desejo adquirir.

king_arthur
Veterano
# mar/06
· votar


se tu curte alavanvacadas (seja no estilo tremolo da strato ou floydrose pra alavancadas mais ignorantes), é bastante importante testar isso tambem..

exagera nos bends pra ver se ela nao desafina dessa forma.. claro, muita coisa se arruma com regulagem, mas teste tambem a afinacao da guitarra em toda a escala...

gu
Veterano
# mar/06
· votar


Gasoline
concordo com tudo mas eu toco musica alem/enqto faco praticamente todas essas coisas q vc citou aih ;p

Ziver
Veterano
# mar/06
· votar


Pergunta para o vendedor "Essa guitarra é boa?"

Rachmaninoff
Veterano
# mar/06
· votar


FrangoLight
O pessoal já deu praticamente todas as dicas aí. Só reforço a idéia de levar, se possível, um conhecido seu que manje, pra te dar uma força.

Ah e teste mais de uma guitarra, teste quantas puder. Assim fica mais fácil de escolher qual te agrada mais.


Gasoline
longituginalmente (ou seja lá como se escreve essa palavra)

"Longitudinalmente". Pense que vem de "longitude".

Gasoline
Veterano
# mar/06
· votar


Rachmaninoff
"Longitudinalmente". Pense que vem de "longitude".

Eu sabia que vinha de longitude, mas dai a conseguir pensar na outra palavra.. ainda mais pensando em outras coisas ao mesmo tempo.

E aliás, fazem mais de 5 anos, que eu não tenho/vou/assisto uma aula de Geografia. hehe.

gu
É que é dificil ter uma música que pegue acordes e solos em todas as cordas e em todas as regiões do braço. Por isso eu faço assim. Mas cada um tem seu método, eu postei o meu.

Dr Stein
Veterano
# mar/06
· votar


como testar uma guitarra

1º pinte um alvo na sua testa
2º pendure a guita na parede
3º pegue impulso
4º e.....PAAAÁAAÁAHH

simples \o/

gu
Veterano
# mar/06
· votar


Testo todos os captadores com uma chave qualquer de metal ("batendo" de leve nos polos, e mexendo na chave seletora), fecho e abro todos os potênciometros para ver se estão arranhando.
estas coisas sao as q eu n faco, pq eu n sei como se faz ;p

marc.cr
Veterano
# mar/06
· votar


FrangoLight
Pergunta pro vendedor se ela é boa, ora.

Mas teste ela sim, é essencial... comprei uma guitarra usada e me arrependi de num ter testado... tá toda ferrada!

FrangoLight
Veterano
# mar/06
· votar


Gasoline

o que eh knobs cruncha bem?

Gasoline
Veterano
# mar/06
· votar


FrangoLight
knobs são os botõeszinhos de plásticos. (aqueles de volume, tom, seletor de captador) os knobs são as partes que tu toca. Os potênciometro, é a parte de dentro dele.

crunchar é criar crunch, seria saturar. Por exemplo, ver se o captador satura com pouca ou quase nenhuma distorção, se ele possui aquela distorção mais macia, ou se é um captador com som de caixa de abelhas.

para mim, crunchar é importante, tem que ter distorção macia, já que (exceto pelas jam aqui do fórum) eu não toco som muito pesado.
para ti, pode não ser.. então pode pular esse espaço.

pedrobrito
Veterano
# mar/06
· votar


Ve se o braço é bom, se os captadores são de qualidade, se a guitarra está regulada, afinação de oitava, se a guitarra está trastejando.
Se tiver floyd rose manda ve nela pra ver se aguenta o tranco.
Teste os harmonicos, teste o som limpo, o som com distorção, e veja se a pegada te agrada.
Veja se a guitarra é confortável para voce e se o hardware é de qualidade.
Veja se a guitarra está bem montada e tal...

Brunozzy
Veterano
# mar/06
· votar


marc.cr
Pergunta pro vendedor se ela é boa, ora.

na maioria das vezes o vendedor vai falar que eh boa, mesmo se a guitarra nao for boa. Afinal, o objetivo dele eh vender

Guitar Man 20
Veterano
# mar/06
· votar


na maioria das vezes o vendedor vai falar que eh boa, mesmo se a guitarra nao for boa. Afinal, o objetivo dele eh vender
eh mesmo, tinha uma guitarra bem podrona quando eu fui comprar a minha SG e ele falou: Essa daqui é muito boa...
tome cuidado com isso, o kra vai tentar empurrar de tudo pra vc.

Mohammed
Veterano
# mar/06
· votar


o que devo perguntar pro vendedor essas coisas.

Não pergunte nada pro vendedor além do preço e das condições de pagamento... 99% dos vendedores só falam merda (corre o risco de nem saberem lhe informar o preço)...

Quando eu era bem mais novo e tava partindo pra minha segunda guitarra, entrei numa loja aki do rio, vi uma Epipoca LP Special (q, nakela época, não era tão queimada qto hj... não era de "conhecimento público" q é feita d compensado, laminado ou sei lá o q) e perguntei ao vendedor "de que madeira é feita essa guitarra?"... ele me respondeu: "de madeira normal, ué"... e fez um cara de deboche, como se estivesse pensando "que porra de pergunta idiota"...

A maioria dos vendedores é composta por asnos vestindo uniformes... infelizmente... uns não sacam nada... outros atendem mto mal... triste... mto triste mesmo...

Se um dia eu estiver na merda d dinheiro, acho q vou tentar virar vendedor... tô longe de ser um expert, mas, com meus conhecimentos (básicos), é capaz de eu me sobressair tanto que logo logo vão me colocar pra gerente... ahauhauhauhuha... se bobiar, o dono da loja ainda me bota noivo da filha dele... pra vc ter uma idéia do nível dos vendedores q vemos por aí...

Mohammed
Veterano
# mar/06
· votar


Aliás, poderíamos criar um tópico pro pessoal postar as pérolas ditas pelos vendedores...

Aqui perto de casa tinha uma loja onde só rolava guitarra merda... muita Jennifer... o TOP da loja eram as Strinberg... hehehe... eu sempre dava um rolé lá no fds pra ver as bizarrices e trocar uma idéia com uma das vendedoras, q era mó piranha...

Aí, um dia tava eu e um amigo olhando uma Jennifer, com akeles botões individuais para os captadores que parecem chave on/off de carrinho de pilha do paraguai... akela chave, geralmente vermelha ou preta, que tu liga debaixo do carrinho e ele começa a andar d um lado pro outro, tocando sirene e piscando luzes...

A gente tava rindo pra kct da guitarra... reparando nos defeitos todos... inclusive, a ponte era de PLÁSTICO... podre... aí eu falei "caralho, mlk... olha esses botões... igual de brinquedo"... e a vendedora, q já tava puta com nossos comentários, se meteu na conversa e falou "mas assim q é bom... se der defeito, vc compra outro numa loja d ferragens... sai bem mais barato"... e o pior é q ela falou sério...

Todo sábado eu entrava lá e fazia a mesma pergunta "vcs trabalham com amplificadores fender?"... ahauhauhauha... perguntava só de sacanagem... pq sabia q eles não trabalhavam e tb não tinha o mínimo interesse em comprar um... mas, akele serviço deles era tão monótono e entravam tão poucos clientes, que, qdo eu aparecia pra encher o saco, o pessoal até ficava feliz...

marcio_zav
Veterano
# mar/06
· votar


Qdo comprei minha guitarra nao sabia nem tocar...

=/

foi um teste "joinha"

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/06
· votar


toca come as you are com muito feeling nela

Guitar Man 20
Veterano
# mar/06
· votar


Mohammed
Todo sábado eu entrava lá e fazia a mesma pergunta "vcs trabalham com amplificadores fender?"... ahauhauhauha... perguntava só de sacanagem... pq sabia q eles não trabalhavam e tb não tinha o mínimo interesse em comprar um... mas, akele serviço deles era tão monótono e entravam tão poucos clientes, que, qdo eu aparecia pra encher o saco, o pessoal até ficava feliz...
nossa, que loja boa...
quando eu tiver uns 16, 17 anos vou trabalhar em uma loja de instrumentos e botar ordem na parada...

marc.cr
Veterano
# mar/06
· votar


Brunozzy
na maioria das vezes o vendedor vai falar que eh boa, mesmo se a guitarra nao for boa. Afinal, o objetivo dele eh vender

Eu falei zuando, mas deixa pra lá.

Também testei a minha guitarra quando comprei:

Vi se tinha ponte, braço e tal, o dono tinha tocado na minha frente e funfo legal '¬¬, vi se tinha as cordas... num sabia absolutamente nada de guitarra, nem sabia que dava pra desmontar ela toda...

Detalhe: o dono compru ela já usada em 1995!

FeNtO
Veterano
# mar/06
· votar


kra.. eu vi uma foda.. u kra disse q u Bassman nunk foi um amp d baixo e sim q era um amp feito prum kra i q Bassman era q u kra tokva munito... v c pod...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a como testar uma guitarra?