Qual o problema com as pentas?

Autor Mensagem
NowhereMan
Veterano
# mar/06


Tem um monte de guitarristas por onde eu moro que odeiam a penta, e metem a boca em todos os guitarristas que usam a penta, Na maioria das vezes são fritadorezinhos que se matam pra tocar rapido, e mostrar que são virtuoses pra todo mundo.
vcs veem algum problema em guitarristas que como eu, usam a penta em 90% das improvisações, dos solos e de praticamente tudo? Pq tipo no estilo que eu toco é dificil encaixar muitas outras escalas e ficar a mesma coisa que quando se usa a penta. Ou c vc é um guitarrista-pentatonico e tb sofre com esse preconceito, quais são suas dicas pra se livrarem dessas pragas chatas?
e tb queria saber se vcs conseguem tocar rapido(quase fritando, ou fritando) usando apenas a pentatonica, e como vcs fazem isso. pq tipo quando eu toco mais rapido eu fico reptindo uma ou duas frases varias vezes numa velocidade q eu considere rapida, é isso ae.

GuitarHouse
Veterano
# mar/06 · Editado por: GuitarHouse
· votar


pq tipo quando eu toco mais rapido eu fico reptindo uma ou duas frases varias vezes numa velocidade q eu considere rapida, é isso ae.
:S


galera nao curte pentas pq nao tem 3 notas por corda, permitindo mais velocidade hehe
alem do mais, ha mais possibilidades de sonoridade em outras nas quais a penta faz parte, como as maiores e menores

eeevee
Veterano
# mar/06
· votar


NowhereMan
e tb queria saber se vcs conseguem tocar rapido(quase fritando, ou fritando) usando apenas a pentatonica, e como vcs fazem isso. pq tipo quando eu toco mais rapido eu fico reptindo uma ou duas frases varias vezes numa velocidade q eu considere rapida, é isso ae.

procura a vídeo-aula do shawn lane, power solos se não me engano, é só penta.

Guilherme Ghelfi
Veterano
# mar/06
· votar


Eu sempre uso a penta para improvisos, adoro usa a penta blue.... E frito tambem, meu esse lance de solar é fóda tem quem goste de simples e pura tecnica e quem goste de puro e extremo feeling....

As duas coisas é legal mas acaba de alguma forma meio que anulando a magia de uma com a outra....

Penta é a base para empreovisos, porem não é tudo que se usa, isso não se deve esquecer.

Guilherme Ghelfi
Veterano
# mar/06
· votar


http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=3&t opic=127044&page=-1#7

Me ajudem?

NowhereMan
Veterano
# mar/06
· votar


galera nao curte pentas pq nao tem 3 notas por corda, permitindo mais velocidade hehe
alem do mais, ha mais possibilidades de sonoridade em outras nas quais a penta faz parte, como as maiores e menores

É isso mesmo que eu acho eheuheu. E é foda quando percebem q to improvisando com a penta e ficam olhando torto pra mim ueahea.

procura a vídeo-aula do shawn lane, power solos se não me engano, é só penta.
onde?

Digao
Veterano
# mar/06
· votar


cada um faz o q quer do jeito q pode e assim a gente vai levando...

Luckas_Guitar
Veterano
# mar/06 · Editado por: Luckas_Guitar
· votar


Toca a penta a assim:
e12-17-15-12-17-15-12-10-15-12-10-15-12---------------------
B--------------------------------------------------10h12p10h12h15p12-1 5b
G-----------------------------------------------------------
D-----------------------------------------------------------
A-----------------------------------------------------------
E-----------------------------------------------------------


É penta e bem legal rápida.

Mas pra rockão mesmo penta manda! Contudo gosto de adicionar outras notas inclusive a 4#, fica muito bom.

Digao
Veterano
# mar/06
· votar


NowhereMan

E é foda quando percebem q to improvisando com a penta e ficam olhando torto pra mim ueahea.

onde isso??? num show???

Alex Pires
Veterano
# mar/06
· votar


O Blues Saraceno usa praticamente só pentatônica menor, b7 e modo dórico e soa lindo. Se é rápido? Só quando ele quer.

Como citaram ai o Shawn era um dos que tocava ela rápido, tem o Eric Johnson e o Greg Howe como exemplos tambem.

Lembrem-se de que pentatônica pode ser tocada de mil maneiras: Sweepando, Ligando e usando tapping, 3 notas por corda e em forma de micro sweeps. Dá pra tocar rápido que nem o cão usando isso

NowhereMan
Veterano
# mar/06
· votar


Digao
Não.. quando eu tocando com amigos, ou um pessoal desconhecido. eu nao faço muitos shows, minha banda ainda nao ta muuuito bem ensaiada, mas quando começarmos eu vo meter penta em tudo tb hweuahwa

Drinho
Veterano
# mar/06
· votar


e quem disse q em penta nao da pra tocar rapido?

NowhereMan
Veterano
# mar/06
· votar


3 notas por corda
isso seria juntando dois modelos neh?

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# mar/06
· votar


eu so pró penta os rokão antigo penta cai que nem luva

eeevee
Veterano
# mar/06
· votar


NowhereMan
procura a vídeo-aula do shawn lane, power solos se não me engano, é só penta.
onde?

no google vídeo tem, assim como nos bons e velhos p2p.

Alex Pires
Veterano
# mar/06
· votar


Sim. Vide Colorado Bulldog - Mr.Big

Aquilo é penta de Em, sextina a 140. =)

NowhereMan
Veterano
# mar/06
· votar


e quem disse q em penta nao da pra tocar rapido?
Eu que não fui, hehe.
o meu ploblema é que eu nao consigo pensar muito quando estu tocando rapido. pq eu crio frases na hora, tipo, eu faço na minha cabeça tan tan tum tan tan tanm ae eu passo pra guitarra na hora. mas eu nao consigo fazer isso numa velocidade alta, ae pra tocar rapido, como eu disse, eu toco varias vezes as mesmas frases com toda velocidade, mas eu nao curto muito isso, eu queria saber pensar tocando rapido.

Bendsup
Veterano
# mar/06
· votar


NowhereMan

Cara, se vc usa apenas uma aplicação sempre , isso pode se tornar massante... quero ver falar mal do scott henderson...

Digao
Veterano
# mar/06
· votar


NowhereMan

pô vc tem q se garantir... toque o seu som e os outros q baixem a cabeca...

NowhereMan
Veterano
# mar/06
· votar


Cara, se vc usa apenas uma aplicação sempre
como assim?

Facchini
Veterano
# mar/06
· votar


sofro deste problema também... as pentas me perseguem, parece baranga apaixonada....

NowhereMan
Veterano
# mar/06
· votar


sofro deste problema também... as pentas me perseguem, parece baranga apaixonada....
uwhauhwauhwauhwa

assim como a penta, os bends tb me perseguem(sao os namorados das barangas querendo me pegar)

Digao
Veterano
# mar/06
· votar


NowhereMan

vc nao pode recriminar o pessoal q te olha torto se vc concorda com eles...

Facchini
Veterano
# mar/06
· votar


bends ruleiam fi =)

NowhereMan
Veterano
# mar/06
· votar


vc nao pode recriminar o pessoal q te olha torto se vc concorda com eles...
Mas eu não concordo com eles.. como eu poderia concordar com alguem que odeia guitarristas pentatonicos, sendo que eu sou um guitarrista pentatonico?

Gary Lee Conner
Veterano
# mar/06
· votar


Elas não têm problemas, quem tem são os q as odeiam...

Digao
Veterano
# mar/06
· votar


NowhereMan

vc parece meio frustrado com a penta...

NowhereMan
Veterano
# mar/06
· votar


Digao
vc parece meio frustrado com a penta...
Não, nao é isso..
tipo eu nao gosto muuito de usar outras escalas, como menor harmonica e tals, eu nao consigo fazer frases boas como as que eu faço usando a pentatonica. ainda mais tocando classic rock, e rock'n'roll, que acho que penta-blues se encaixa perfeitamente nisso. Mas o problema é que sempre tem uns ou outros que falam que vc é horrivel pelo simples fato de usar muita pentatonica. tipo "a.. aquele cara até que toca legalzinho, mas usa muita penta, ae é zuado".
Tipo uma vez eu tava na casa de um amigo guitarrista tb, e ele tava com um cd dos grandes guitarristas, e la tinha "crossroads" tocada pelo eric clapton, nao sei se é com o cream, e o cara começou a falar que nao curtia o clapton, e que o clapton não é e nunca foi ninguem na guitarra, ae tipo eu coloquei nessa musica do clapton, tipo a musica bem loca, com umas frases perfeitas, mó pegada, uns vibratos otimos tb, e o cara ficava falando "olha só que lixo, o cara só usa penta, olha que merda de guitarrista"

NowhereMan
Veterano
# mar/06 · Editado por: NowhereMan
· votar


Não to falando q o cara ta errado em nao curtir Eric Clapton, e sim por falar que ele é horrivel só pq usa pentas

Kamelot
Veterano
# mar/06
· votar


c eu nao me engano Zakk Wylde usa muita penta, e ele faz uma boas fritaçoes

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual o problema com as pentas?