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Mensagem |
wilsonx Veterano |
# fev/06
Olá pessoal,
Tenho certa dificuldade com solos e gostaria de saber se existe uma "tabela" com tons das músicas e pentatonicas que podem ser usadas.
Por exemplo: A música é em E eu sei que a penta de E fica boa, mas quais outras também ficam boas?
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Sabbath_Maiden92 Veterano |
# fev/06
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quase todas
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toddy_dus_inferno Veterano |
# fev/06
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no caso acho que é a de Cm, não?
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Drinho Veterano |
# fev/06
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T 4 5 maiores
2 3 6 menores
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wilsonx Veterano |
# fev/06
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Esta regra é valida para todos os tons ?
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DIEGOGUITAR Veterano |
# fev/06
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"Não existem notas erradas, e sim escolhas pobres"
Jammey aebersold_Saxofonista
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upca Veterano |
# fev/06 · Editado por: upca
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"Não existem notas erradas, e sim escolhas pobres" (2)
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pagode nem morto Veterano |
# fev/06
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"Não existem notas erradas, e sim escolhas pobres" (3)
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Josh_Home Veterano |
# fev/06
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Existe um jeito simples de aplicar as escalas sem erro mas é complicado explicar por aqui. Assim você saberá aplicar dentro do campo harmônico correto, não vai nessa de aplicar de qualquer jeito que dá merda. Tem que estudar, não tem outra saída. No caso de E seria C#m... G seria Em, A seria F#m.
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Embaixador da Etiopia Veterano |
# fev/06
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wilsonx
a penta m6 de F#, penta maior com com sétima de B e a penta m7 de f#,G# e C#
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LeandroP Moderador |
# fev/06
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wilsonx
Pentatônica é apenas uma Tríade com duas notas "boas" a mais. Pense nas tríades e saberá como aplicar melhor as suas pentatônicas.
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Embaixador da Etiopia Veterano |
# fev/06
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LeandroPanucci
O que eu falei tá certo né?
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LeandroP Moderador |
# fev/06
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Embaixador da Etiopia
Eu não entendi.
Você quer dizer que são as mesmas?
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LeandroP Moderador |
# fev/06
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A penta_m6 de F# é a mesma penta de B7... uma é inversão da outra.
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Embaixador da Etiopia Veterano |
# fev/06
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LeandroPanucci
ah só, foi tipo um pleonasmo
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LeandroP Moderador |
# fev/06
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Embaixador da Etiopia
hehehehe não tinha visto por este lado, mas acho que não.
Toda pentatônica se divide em 5 pentas diferentes, basta inverter seus intervalos.
m6 --> F# - A - B - C# - D#
maior lídio --> A - B - C# - D# - F#
dominante --> B - C# - D# - F# - A
As inversões de C# e D# tem uso prático com acordes dominantes. Começando pela nota C# a intenção blues fica mais evidente, mesmo não tendo a tal "blue-note". Começando pelo D# soa como uma penta meio-diminuta, bons pra acordes D#m7(b5) ou B7(9).
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Rachmaninoff Veterano |
# fev/06
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"Não existem notas erradas, e sim escolhas pobres" (4)
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LeandroP Moderador |
# fev/06 · Editado por: LeandroP
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Embaixador da Etiopia
e---------------------|----------------------
B--------------7--4---|-----------------4----
G----------6-8----4---|-----------4-6---4----
D------7-9--------4---|-------4-7-------4----
A--6-9------------6---|---4-6-----------6----
E---------------------|----------------------
penta B/D# penta B/D#
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Facchini Veterano |
# fev/06
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"Não existem notas erradas, e sim escolhas pobres" (x?)
"A primeira regra que se deve seguir é a de que não existem regras, os grandes guitarrista não seguem regras." (Brian May - Queen)
Não sei se vai ajudar em alguma coisa mas ele falo isso ^^.
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.:Anonimato:. Veterano |
# fev/06
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wilsonx
Eu acho que faço parecido com o Gilmour... gravo-me tocando uma base e depois saio improvisando usando escala de blues e geralmente sempre uso a escala de Lá! To viciado nela! Daí começam a sair coisas boas que eu gravo, escrevo e depois reúno tudo!
O segredo é você brincar com a escala! No começo não saía muito bom, mas depois que eu começei a ouvir Blues tô melhorando! Tô começando a pensar como um daqueles manos!!!! É incrível como eu tenho melhorado no quesito solo!
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wilsonx Veterano |
# fev/06
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Pentatônica é apenas uma Tríade com duas notas "boas"
Pô, to entendendo um pouco melhor.
Eu tinha feito várias buscas sobre o assunto e não tinha encontrado algo esclarecedor, mas depois de ler "a matéria" sobre as tríades minha cabeça abriu . . .
Obrigado
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LeandroP Moderador |
# fev/06
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wilsonx
A intenção era essa mesmo. :)
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robson.crusu Veterano |
# jun/06
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No caso de E seria C#m... G seria Em, A seria F#m.
isso se usa com a penta 1, aplica-se no relativo da tonica se o tom for maior e se for menor no tom msm
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GuitarGabs Veterano |
# fev/12
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deixa eu ver se intendi, num solo, vc usa o tom relativo para solar ? exemplo: num tom de A , na hora do solo usa a pentatonica de A e tbm a de F#m ? desculpa resussita esse topico, existem topicos demais sobre o mesmo assunto :s
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LeandroP Moderador |
# fev/12
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GuitarGabs
Exatamente! São as mesmas notas:
Penta A maior: A, B, C#, E e F#
Penta de F# menor: F#, A, B, C# e E
E se a música for em F# menor menor você também pode utilizar a penta de A maior.
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GuitarGabs Veterano |
# fev/12
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ta , intendo, sao as mesmas notas q forma essas 2 escalas. tenho outra duvida... em uma musica com tom de G , quando improviso um solo começo na pentatonica de G, entao troco pra uma pentatonica de C. que faz um som bem ideal . sabe ql pode ser a ligaçao dessas 2 notas ?
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LeandroP Moderador |
# fev/12 · Editado por: LeandroP
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GuitarGabs
São tons vizinhos. Mas pra entender melhor é bom conhcer a base da escala pentatônica, que é a escala diatônica. Então pra ilustrar, vou postar as duas escalas, de G e de C, destacando em negrito as notas da penta.
C maior: C - D - E - F - G - A - B
G maior: G - A - B - C - D - E - F#
Falando em notas, veja que só tem um acidente entre uma escala e outra (sustenido da nota Fá#). São duas escalas em tons diferentes, só que com apenas uma nota de diferença, e por isso chamado de tons vizinhos. Outra vizinha ao G é o Ré maior.
Se o acorde do tom for o G maior, dá pra usar a penta de C maior, mas eu recomendo tomar cuidado com a nota Dó sobre o acorde G maior. Essa nota forma um intervalo de quarta justa que cria uma tentão de preparação pro próprio acorde, como você pode experimentar tocando os acordes G4 e G (note a força que um acorde exerce sobre o outro).
Quero dizer com isso que não é errado tocar a penta de C maior sobre o acorde G maior, mas com cuidado pra não repousar na nota Dó.
Já sobre o acorde de C maior você tocar a penta de G maior, e o resultado fica bem mais legal, mesmo a penta de G maior não tendo na sua formação a principal nota do acorde C maior, a nota Dó.
Se tiver dúvidas, compare as notas de cada pentatônica com a tônica do acorde e veja a relação intervalar. Estude intervalos. É isso que se toca mesmo. Se não souber o assunto, pode até tocar instintivamente bem ou muito bem. Mas se quiser entender os porquês, aí é intervalo, sempre!
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