Exercícios Cromáticos ou Escala Pentatonica? Iniciando solos fritados.

    Autor Mensagem
    Slegin
    Veterano
    # out/11


    Olá CifraClub!
    Toco a dois anos mas só agora comecei a desenvolver minha velocidade e resistência com um metrônomo e o exercício de "1234", já consigo fritar um pouco, mas a questão é que não faço ideia de como improvisar fritado, apenas executo o "1234". Andei pesquisando e li sobre as escalas e exercícios cromáticos, mas não sei sobre qual eu devo realmente aprender, já que toda vez que pesquiso sobre escalas e exercícios, encontro um diferente do outro e para vários tons.

    A onde quero chegar? Pretendo solar e tocar Power Metal (Angra, Dream Theater) e sei que para isso é preciso treino intenso e conhecimento, mas para começar meus treinos, o que vocês me recomendam? Escala Pentatonica ou Exercícios Cromáticos?
    Outra dúvida que costuma me rodear é: Escala Pentatonica e Pentatonica Menor é a mesma coisa? Qual a melhor para o estilo do Heavy e Power Metal? Vocês podem me passar links com elas e talz?


    Acho que vale a pena visar que o meu forte é improviso, particularmente solo em bases de blues com muita criatividade e jeito, mando bem mesmo. Mas é o seguinte né, é solo lento/corrido, não fritado. Só comecei a fritar recentemente, mas não tenho base nenhuma pra improvisar um solo fritado, apenas toco "1234" rapidamente subindo e descendo e dou um bend na tônica, o que não fica legal.

    Então é isso CifraClub, espero que tenham entendido minha dúvida e possam me ajudar! Pretendo treinar com cronometro a escala/exercicio mais correto para começar até atingir uma alta velocidade de BPM.
    Desculpa se me confundi durante o texto...
    Grato!

    Vingança Troll
    Veterano
    # out/11
    · votar


    faça isso sobre a escala ... exemplo veja another day o solo ... o lick rapido eh uma descida da escala maior acho que de si se nao me engano... sobe e desce a escala assim ... ai depois vai fazendo com salto de cordas ... pega algum lick q tu goste e tente fazer ele mais rapido... eu treinei assim e continuo treinando assim acho q ta dando resultado ... o 1234 e bom tambem muitos solos desses shredds usam esse tipo de esquema .. .vide synyster gates

    Slegin
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Slegin
    · votar


    faça isso sobre a escala ... exemplo veja another day o solo ... o lick rapido eh uma descida da escala maior acho que de si se nao me engano... sobe e desce a escala assim ... ai depois vai fazendo com salto de cordas ... pega algum lick q tu goste e tente fazer ele mais rapido... eu treinei assim e continuo treinando assim acho q ta dando resultado ... o 1234 e bom tambem muitos solos desses shredds usam esse tipo de esquema .. .vide synyster gates

    Mas Vingança Troll, essa escala de B, só vou poder usar em músicas com tom de B?
    Você poderia me passar ela? Sabe me dizer quais são as escalas mais usadas? Da pra aprender uma escala inteira e depois adapta-la ao tom da musica? Tipo uma escala "universal"? Grato.

    RennanGuitar
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Slegin
    cara toco a 1 anor e 9 meses e digo q na primeira semana foi dureza treinar com o metronomo mas hoje musicas como far beyound or the sun (Yngwie Malmmsteen) sem problemas,isso tudo com metronomo quase que 5 vezes por semana 4 hrs por dia e isso quer dizer que com treinamento á melhoras tecnicas
    quanto a teoria,sou muito ligado a kiko loureiro e dragonforce,almah,angra,yng malmmsteen,ambos tem teoria dinamica e de entedimento um pouco complicado para um iniciante.Bom o resultado disso é que hoje toco musicas deles (a maioria) com execuçao perfeita e com velocidade considerável.

    aqui vai algumas dicas de teoria

    -estude pentas escalas maiores menores,harmonicas e melodicas,
    -treine,treine e treine
    -pratique triades,tetrades,arpejos,palhetadas sweep,alternada,hibrida e tudo mais...


    Teoria é chato,é,mais necessário para ser um guitarrista

    Slegin
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Slegin
    cara toco a 1 anor e 9 meses e digo q na primeira semana foi dureza treinar com o metronomo mas hoje musicas como far beyound or the sun (Yngwie Malmmsteen) sem problemas,isso tudo com metronomo quase que 5 vezes por semana 4 hrs por dia e isso quer dizer que com treinamento á melhoras tecnicas
    quanto a teoria,sou muito ligado a kiko loureiro e dragonforce,almah,angra,yng malmmsteen,ambos tem teoria dinamica e de entedimento um pouco complicado para um iniciante.Bom o resultado disso é que hoje toco musicas deles (a maioria) com execuçao perfeita e com velocidade considerável.

    aqui vai algumas dicas de teoria

    -estude pentas escalas maiores menores,harmonicas e melodicas,
    -treine,treine e treine
    -pratique triades,tetrades,arpejos,palhetadas sweep,alternada,hibrida e tudo mais...


    Teoria é chato,é,mais necessário para ser um guitarrista


    Valeu as dicas cara! Kiko Loureiro é influencia aqui também.
    Acho que vou começar por essa escala:


    1ª Posicion:
    ------------------------5-8-5------------------------
    --------------------5-8-------8-5--------------------
    --------------5-7-8---------------8-7-5--------------
    ----------5-7---------------------------7-5----------
    ----5-6-7-----------------------------------7-6-5----
    5-8-----------------------------------------------8-5

    2ª Posicion:
    -----------------------------8-10-11-10-8-----------------------------
    ------------------------8-10--------------10-8------------------------
    ------------------7-8-9------------------------9-8-7------------------
    -------------7-10------------------------------------10-7-------------
    --------7-10----------------------------------------------10-7--------
    8-10-11--------------------------------------------------------11-10-8

    3ª Posicion:
    -----------------------------------10-11-12-11-10-----------------
    -----------------------------10-13----------------13-10-----------
    ------------------------9-12----------------------------12-9------
    ---------------10-12-13--------------------------------------13-12
    ---------10-12----------------------------------------------------
    10-11-12----------------------------------------------------------

    ------------------
    ------------------
    ------------------
    -10---------------
    ----12-10---------
    ----------12-11-10

    4ª Posicion:
    ------------------------------------12-15-12----------------------
    ---------------------------13-15-16----------16-15-13-------------
    ---------------------12-14----------------------------14-12-------
    ------------12-13-14----------------------------------------14-13-
    ------12-15-------------------------------------------------------
    12-15-------------------------------------------------------------

    --------------
    --------------
    --------------
    12------------
    ---15-12------
    ---------15-12

    5ª Posicion:
    ---------------------------------------15-17-15-------------------
    ------------------------------15-16-17----------17-16-15----------
    ------------------------14-17----------------------------17-14----
    ------------------14-17----------------------------------------17-
    ---------15-17-18-------------------------------------------------
    15-16-17----------------------------------------------------------

    --------------------
    --------------------
    --------------------
    14------------------
    ---18-17-15---------
    ------------17-16-15

    Estas posições estão corretas e confiáveis? Posso pegar? Esta escala é recomendável pra solos fritados e melódicos? Ah, se possível, alguém poderia me destacar as tônicas?

    RennanGuitar
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Slegin
    blz cara ta no caminho

    daniels07
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Essa escala, se não me engano, é a Escala de Blues (isso não significa que só toque blues, é o nome da escala mesmo) de Am.

    Um bom exercício agora pra você é você mesmo procurar a tônica (A), não adianta ficar querendo tudo na mão...

    Mas acho que você deveria começar pela Pentatônica Menor de Am. Dar uma pesquisada que tu acha.

    ps.: Só para deixar claro que o estudo e prática de uma escala não significa que você tem que parar com os outros exercícios. Cada vez mais será exigido mais tempo para estudo devido à quantidade de escalas e técnicas.

    Vingança Troll
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Mas Vingança Troll, essa escala de B, só vou poder usar em músicas com tom de B?
    Você poderia me passar ela? Sabe me dizer quais são as escalas mais usadas? Da pra aprender uma escala inteira e depois adapta-la ao tom da musica? Tipo uma escala "universal"? Grato.



    eh soh tu transpor o tom cara

    e tu quiser por ela em mi e so subir 2 tons e meio!

    celotoledo
    Veterano
    # out/11 · Editado por: celotoledo
    · votar


    Slegin


    Acompanhe as video-aulas de escalas do Cifra Club, tem até apostila.

    Slegin
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Slegin
    · votar


    Agradeço a ajuda de todos, muito obrigado MESMO!

    E daniels07, não achei a "pentatonica menor de Am", só desenhos da "Pentatonica de Am".
    É a mesma? Posso começar por esta?

    De Ros
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Slegin

    Cara, é impossivel para ti fazer umas aulas? Se tu não tem realmente condições de fazer aulas, leia os tópicos sobre intervalos, formação de acordes e escalas.

    Mas, com um bom professor, esses teus dois anos teriam passado em dois meses...

    Night Guitar
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Cara, o maior segredo de um improviso legal é primeiramente, parar [manter numa nota por mais tempo] apenas em T 3ª 5ª, para evitar tensão [a não ser que use emprestimo modal ou queria dar a tensão de forma proposital] e usar as escalas referentes à base, respeitando o campo harmonico, pra improvisar fritando pratique todas as escalas que puder usando padrões [patterns] e depois de muita pratica seja feliz, o importante se quer fritar e treinar treinar e treinar, sempre com o metronomo inciando devagar a aumentando a velocidade gradativamente, não adianta querer tocar a 180bpm sem aquecer, comece do 80 toca um pouco, aumenta 10 depois mais 10 etc... use o cromatismo de diversas formas diferentes, evite ficar só no 1234 faça variações como 2341, 4312 etc...

    Renato F
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Slegin
    Me parece que vc não tem conhecimento teórico. Antes de pensar em improvisar e/ou 'fritar', entenda as escalas e suas aplicações, estude como são formadas, intervalos característicos. Estude harmonia, função dos acordes.

    Acho que vou começar por essa escala:

    Essa escala é conhecida como penta-blues. É a penta menor acrescida de uma 4ª aum. Na verdade chamá-la de penta é errado pois ela possui seis notas, mas esse termo já caiu nas graças dos guitarristas. Vc vai começar por ela?

    Achei que já conhecesse...

    ↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓

    Acho que vale a pena visar que o meu forte é improviso, particularmente solo em bases de blues com muita criatividade e jeito, mando bem mesmo.

    Acho que não.... Procure um professor!

    Abraço!

    Slegin
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Slegin
    Me parece que vc não tem conhecimento teórico. Antes de pensar em improvisar e/ou 'fritar', entenda as escalas e suas aplicações, estude como são formadas, intervalos característicos. Estude harmonia, função dos acordes.

    Acho que vou começar por essa escala:

    Essa escala é conhecida como penta-blues. É a penta menor acrescida de uma 4ª aum. Na verdade chamá-la de penta é errado pois ela possui seis notas, mas esse termo já caiu nas graças dos guitarristas. Vc vai começar por ela?

    Achei que já conhecesse...

    ↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓

    Acho que vale a pena visar que o meu forte é improviso, particularmente solo em bases de blues com muita criatividade e jeito, mando bem mesmo.

    Acho que não.... Procure um professor!

    Abraço!


    Valeu a dica Renato!
    No momento não tenho condições pra aula, ano que vem pretendo entrar pra um conservatório... Mas até lá vou trabalhar minha velocidade e precisão junto de escalas, pra me dar uma boa base. =]

    rasjr1305
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Caro amigo, treine o shape da escala Maior. Ela tem mais notas que a pentatonica, precisando de um pouco mais de atenção e técnica para executar. Assim fica fácil de utilizar a técnica adquirida para improvisar em musicas em tom maior. Depois passe para o shape da escala Menor Harmônica , com ela você vai poder improvisar em muitas musicas do malmsteen .

    aensid
    Veterano
    # out/11
    · votar


    É verdade, cara, arranja um projessor, nem que seja algumas aulas para vc tomar rumo, 99% das pessoas que aprendem sosinhas tem vícios que te atrasam MUITO...

    Eu achava que não, mas até achar um professor, por 4 anos, eu não fazia um bend certo, e segurava a palheta de um jeito horrivel de tocar... Eu posso dizer q nesse 1 mês de aula q eu to fazendo, eu evolui mais que nos 4 anos ( claro q eu to me dedicando pra caralho agora...).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Exercícios Cromáticos ou Escala Pentatonica? Iniciando solos fritados.