Lição - Facilitando a Abertura dos Dedos

Autor Mensagem
The Splinters
Veterano
# fev/06 · Editado por: The Splinters


"Não consigo tocar em alta velocidade numa distância de várias casas"

Essa é uma preocupação que você tem, com relação às passagens rápidas de músicas com licks velozes, onde há uma abertura de, possivelmente 7 casas(podendo variar entre a 14-21 e a 17-24, dependendo da escala)?

A solução é simples, no entanto, envolve tempo e disponibilidade de treino. Tudo que você precisa praticar limita-se em alguns poucos exercícios de aquecimento, alongamento e, em seguida palhetadas e ligaduras entre grandes intervalos de notas.

Ter uma boa abertura é uma vantagem na hora de improviso com relativas e oitavas, além da execução de músicas onde estão inseridas distâncias consideráveis, em passagens rápidas.

Lembre-se de alongar bem, antes de executar exercícios, principalmente exercícios para abertura dos dedos, para evitar problemas como tendinite. Este site indica excelentes alongamentos para o cuidado com as mãos.

Antes de mais, utilize um metrônomo, para controlar sua frequência. Baixe um, virtual, aqui.

Esse é um exercício muito comum, também utilizado como cromatismo. Comece numa velocidade relativamente baixa e aumente conforme sua precisão evidencie. Palhete todas as notas.


e--------------------------------------1-3-5-----------
B-------------------------------1-3-5------------------
G------------------------1-3-5-------------------------
D-----------------1-3-5--------------------------------
A----------1-3-5---------------------------------------
E---1-3-5----------------------------------------------
-
e--5-3-1--------------------------------------------------
B---------5-3-1-------------------------------------------
G----------------5-3-1------------------------------------
D-----------------------5-3-1-----------------------------
A------------------------------5-3-1----------------------
E-------------------------------------5-3-1~~-------------


Pressione, com o dedo 1(indicador), todas as primeiras notas de cada tercina; alterne entre os dedos 2 e 3 para as segundas; e use o dedo 4 para pressionar as últimas.

Outro exercício simples é alternar entre as cordas, realizando cromatismos 1-5.

-------------------------------------------------------------
Os exercícios acima são mais fáceis de executar, portanto, recomendo às pessoas que estão no início da "jornada guitarrística", embora os de nível acima também devam praticá-los de vez em quando. Para estes últimos, há exercícios mais complexos, misturando técnicas e exigindo maior atenção.

O próximo exercício foi composto por Joe Satriani, na mújsica "The Mystical Potato Head Groove Thing". Possui uma dificuldade mais elevada, pois você deve "martelar" todas as notas - apenas uma nota por corda. Abafe, com a mão da palheta posicionada ao lado do capotraste, todas as cordas, para que estas não soem quando você levantar o dedo após a martelada. Posicione a mão da escala à frente da outra:


e----------------12--------------------------------------
B-------------10----10-----------------------------------
G-----------7----------7---------------------------------
D-------11---------------11------------------------------
A-----9---------------------9----------------------------
E---7-------------------------7--------------------------
-
e-----------------16----------------------------14------
B--------------14----14----------------------12---------
G-----------11----------11----------------11------------
D--------14----------------14----------14---------------
A-----12----------------------12----12------------------
E--10----------------------------10---------------------


Nota: Este também pode ser utilizado como exercício para ligados.
-------------------------------------------------------------
Retirado da faixa "Far Beyond The Sun", de Yngwie Malmsteen, esse seguinte exercício exige uma palhetada poderosa com o mínimo de movimento, mantendo seu braço e punho parados e movimentando apenas os dedos indicador e polegar da mão direita para palhetar:

e--12-14-16-17-16-14-21-14-16-17-16-14-21-14-16-17-----
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
-
e--16-14-21-14-16-17-16-14-17~~-0----------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


É desenvolvido em apenas uma corda, mas possui grande dificuldade em termos de abertura da mão da escala entre as casas 14 e 21(F#-C#), o que nos auxilia na lição.
------------------------------------------------------------
É isso aí! Pratiquem com paciência e verão resultado.

Qualquer dúvida, basta perguntar.

Outras lições:
Fortalecendo os dedos - Bend e Ligados(Exercícios)

Valeu!

marcio_zav
Veterano
# fev/06
· votar


The Splinters
Boa!

A do Satch meu professor passou. Bem massa!

Esse lick do Rei eh foda, mas meu dedinho ainda nao chega =/

Domine
Veterano
# fev/06
· votar


massa velho!!!

The Splinters
Veterano
# fev/06
· votar


marcio_zav
=D
Essa The Mystical Potato Head Groove Thing é demais. O Satch apavora. :)

Eu só sei esse e outros licks da Far Beyond The Sun certinho. Ô música complicada. Hehe!

The Splinters
Veterano
# fev/06
· votar


Domine
=]

The Splinters
Veterano
# fev/06
· votar


Oi

ki_suco
Veterano
# fev/06
· votar


bons exs... mas aquele da mytical potato head é foda hehe....pra isso aí é legal tb pegar umas partes tipo aquela da summer song quando tá tem G q vai tipo assim:

|--22-15-22-15-15-21-15-15-20-15-20-15-------------------------------- ----|
|--------------------------------------------------------------------- ----|
|--------------------------------------------------------------------- ----|
|--------------------------------------------------------------------- ----|
|--------------------------------------------------------------------- ----|

|---20-15-18-20-18-15-18-15-17-18-17-15----15-18-20-18-15-19-15-17-18- 17--|
|18-------------------------------------18---------------------------- ----|
|--------------------------------------------------------------------- ----|
|--------------------------------------------------------------------- ----|
|--------------------------------------------------------------------- ----|
|--------------------------------------------------------------------- ----|


MatheusMX
Veterano
# fev/06
· votar


The Extremist tb tem parte legal

The Splinters
Veterano
# fev/06
· votar


ki_suco
EduArdanuy
Satriani humilha demais. \o/

The Splinters
Veterano
# fev/06
· votar


=(

spainEL
Veterano
# fev/06
· votar


Legal é fazer arpejos diminutos de 3 notas por corda... isso sim é abertura dos dedos

The Splinters
Veterano
# fev/06
· votar


spainEL
E pra fazer fode. :)

Ninja_SoAD
Veterano
# fev/07
· votar


Bem q eu queria que meus dedos fossem de borracha AUshSuAShu

sidguitar1
Veterano
# out/09
· votar


na musica cowboys from hell do pantera tem dois exemplos pra quem quer ganhar abertura,em painkiler tem outro,eu gravei tocando esses solos a um tempo atraz,ta meio tosca a gravaçao,com alguns erros,mas da pra ver as digitaçoes,vou passar o link é so procurar em meus favoritos,solos de guitarra.abraço

sidguitar1
Veterano
# out/09
· votar


http://www.youtube.com/watch?v=KMsj_u5Onhs tem outros solos que gravei em meus favoritos,se ajudar posso gravar outros.valeu

sidguitar1
Veterano
# out/09 · Editado por: sidguitar1
· votar


judas (corda si casas 14 17 21,corda mi 14 17 21 desce oitavando ate sexta corda em 2,16minutos do video),o do pantera eu acho que é um dos melhores exercicios de abertura que existem(corda mi casas 20 15 12 com a mesma abertura ate corda re 4,55min do video)se alguem quizer posso gravar aquele que foi passado aqui no forum do malmsteen acho um otimo exercicio de abertura e tambem de palhetada alternada.abraço

sidguitar1
Veterano
# out/09
· votar


esse topico nem é meu mas vou tentar dar um up a pedidos do jakson5....abraço e qualquer coisa to ai pra ajudar

jacksonfive
Veterano
# out/09
· votar


sidguitar1
aeeeeeee vlw irmão , to precisano disso !!!
abção

sidguitar1
Veterano
# out/09 · Editado por: sidguitar1
· votar


massa,eu to sem camera mas vou emprestar uma,da pra gravar essas paradas bem lento pr todo mundo poder pegar,conheço vario exercicios da epoca que eu fazia violao classico que sao animais,tem um muito massa da primeira video aula do petrucci q é f... .vou postar tambem.abraço

Garrett
Veterano
# out/09
· votar


Segue uns exercícios de abertura interessantes...


abs.. rsrs

sidguitar1
Veterano
# out/09
· votar


Garrett esse ja é quase uma tortura,muito massa,abraço

Juh_Cruz
Veterano
# out/09
· votar


Minha mão é pequena =/
será q consigoooo fazer esses exercícios!?!?!
O lokooo

sidguitar1
Veterano
# out/09
· votar


quando estudei no souza lima fiquei de cara,o joe mograbi tem uma mao relativamente pequena,e destroi,oq manda é a abertura,ve um video do violonista yamandu costa,tem uns dedos gordos e nao sao tao grandes e ocara é muito foda,nao adianta ter a mao do p gilbert sem abertura,mas acho que quem tem a mao pequena tem que trabalhar bem mais a abertura,mas nao acho impossivel naoJuh_Cruz .abraço

jacksonfive
Veterano
# out/09
· votar


sidguitar1
quando estudei no souza lima fiquei de cara,o joe mograbi tem uma mao relativamente pequena,e destroi,oq manda é a abertura,ve um video do violonista yamandu costa,tem uns dedos gordos e nao sao tao grandes e ocara é muito foda,nao adianta ter a mao do p gilbert sem abertura,mas acho que quem tem a mao pequena tem que trabalhar bem mais a abertura,mas nao acho impossivel naoJuh_Cruz .abraço
minha mão é uma chulapa (do tamanho da mão do pg , talvez maior) , mais en não consigo fazer abertura de jeito nenhum !!! meu dedos dõem quando eu forço a abertura , vo tenta pratica esses exercicio ai pra ve si eu consigo !!!
vlw

jacksonfive
Veterano
# out/09
· votar


up (pros novatos na guitarra ... como eu)

Garrett
Veterano
# out/09 · Editado por: Garrett
· votar


sidguitar1
Valeu, ficar postando vídeo nao tem muito haver com o tópico, mas é pra dar uma idéia do que é possível fazer na guitarra e tb mostrar pra quem não conhece, pois acho que todo mundo deve conhecer esses caras bons que acabam ficando "apagados" pelas modinhas que aparecema todo tempo

Abertura não depende muito do tamanho da mão mesmo e acho que estudar abertura é muito bom pra tudo, principalmente quando se mistura exercícios de abertura com ligados por exemplo... pois o esforço é maior e assim esses exercícios melhoram o condicionamento, ajudam a definir as marteladas e os pull-off, o que deixa os ligados bem mais limpos. Outro benefício é o de melhorar a coordenação e força, destaque para o dedinho(4), que quase todo mundo tem dificuldade com ele... o que pra mim é um caso perdido porque o dedinho, assim como todos os outros dedos, não melhora nunca não importa o que eu faça.
abs

jacksonfive
Veterano
# out/09
· votar


eu acho video mio qui tab

Daniel_MV
Veterano
# out/09
· votar


ter dedos pequenos é um caralho mesmo

sidguitar1
Veterano
# out/09
· votar


faz igual eu façlei,sei que nao é guitarrista mas ve o yamandu(violao),a mao do cara nao e grande e sai tudo oq o cara quer,quando começei nao conseguia fazer nem penta pq minha mao nao é tao grande e meus dedos sao tortos com uns ganchos hehhee,mas sao os unico que tenho faze oq??queria poder pegar e implantar uma mao igual o do paul gilbert.mas temos que melhorar a abertura mesmo nao desanime pq tem a mao pequena que nao adianta nada.abraço

jacksonfive
Veterano
# out/09
· votar


tem o michael romeo tamem , o cara tem a mão piquinininha e os dedos da grussura de uma bisnaga e é um dos caras mais rapidos qui eu ja vi !!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Lição - Facilitando a Abertura dos Dedos