Autor |
Mensagem |
diogocv Veterano |
# fev/06
Ae galera, tava dando uma olhada na busca, mas só achei 1 tópico sobre esse assunto - e ainda por cima era antigo =/
Resolvi então criar esse aqui pra galera poder debater sobre essa técnica de palhetada. Pra quem não sabe o que é, "Economic Picking" (palhetada econômica em inglês) é uma técnica onde se restringe ao máximo os movimentos desnecessários da mão direita.
Por exemplo, ao invés de palhetar esse trecho assim...
Obs: ^ = palhetada para baixo, e - = palhetada para cima
e--------------------------------5-7-8--------------------
B--------------------------5-7-8--------------------------
G--------------------4-5-7--------------------------------
D--------------4-5-7--------------------------------------
A--------3-5-7--------------------------------------------
E--3-5-7--------------------------------------------------
^ - ^ - ^ - ^ - ^ - ^ - ^ - ^ - ^ -
...palheta-se assim:
e--------------------------------5-7-8--------------------
B--------------------------5-7-8--------------------------
G--------------------4-5-7--------------------------------
D--------------4-5-7--------------------------------------
A--------3-5-7--------------------------------------------
E--3-5-7--------------------------------------------------
^ - ^ ^ - ^ ^ - ^ ^ - ^ ^ - ^ ^ - ^
Ou seja, ao invés de se palhetar para cima na primeira nota da 2ª tercina, palheta-se para baixo (como num sweep).
Eu conheci essa técnica hoje vendo uma video-aula do Michael Romeo. Peguei a guitarra aqui e começei a usar ela e gostei bastante! Vou treinar alternada desse jeito agora =)
Alguem aí mais usa essa técnica?
flw
|
angus junior 2 Veterano |
# fev/06
· votar
diogocv
isso eh coisa do della vega
|
JoeCruzGuitar Veterano |
# fev/06
· votar
Cara, isso é coisa do Frank Gambale.
Na verdade, isso ae é sweep picking, que resulta numa economia de movimentos.
Eu não curto usar, prefiro o ataque das palhetadas alternadas.
|
U1000D Veterano |
# fev/06
· votar
eu economizo sim... pq ñ tme bolso q aguenta 3 reais na palheta
|
diogocv Veterano |
# fev/06
· votar
angus junior 2
Nao, é do Frank Gambale como disse o JoeCruzGuitar ;)
|
Gasoline Veterano |
# fev/06
· votar
JoeCruzGuitar
diogocv
Eu tenho o livro dele aqui, o nome do livro é Speed Picking.
tem vários exercicios sobre esse tipo de sweeping que ele usa.
Bem interessante.
Mas raramente uso esse tipo de técnica (meu cerebro não coordena, haha)
|
gege_correa Veterano |
# fev/06
· votar
Ae galera, tava dando uma olhada na busca, mas só achei 1 tópico sobre esse assunto - e ainda por cima era antigo =/
Procure com o outro nome da técnica, "sweep picking" hehehe
Abraço! ;-)
|
JoeCruzGuitar Veterano |
# fev/06
· votar
Gasoline
Mas raramente uso esse tipo de técnica (meu cerebro não coordena, haha)
O meu também não corresponde.... qdo comecei a tentar fritar, lembro que tentava usar esse tipo de palhetada, mas ficava ruim, a nota palhetada pra baixo sempre saia mais rápida que as demais, ae ficava completamente fora de ritimo.
Quando optei por alternar tudo resolvi o problema.
|
JoeCruzGuitar Veterano |
# fev/06
· votar
Mas o lance é tão mecanico qto a alternada, se treinar bastante pega as manhas
|
elvisinbrain Veterano |
# fev/06
· votar
eu praticamente SÓ uso isso
eu soh consigo tocar arpegios from hell com toque triplo(uma pra cima e duas pra baixo)
|
danilomagacho Veterano |
# fev/06
· votar
JoeCruzGuitar
Eu tinha a video aula do Gambale sobre Sweep Picking em video... hauha... faz muito tempo meu, mais de 10 anos com certeza...
Nunca curti Sweep, prefiro alternada...
|
diogocv Veterano |
# fev/06 · Editado por: diogocv
· votar
JoeCruzGuitar
Mas o lance é tão mecanico qto a alternada, se treinar bastante pega as manhas
É isso que pretendo fazer =)
Eu tinha - e ainda tenho - uma puta dificuldade de treinar tercinas (e outras divisoes ímpares) com o metrônomo pq a segunda (tercina no caso) sempre começava com palhetada pra cima. Aí eu me perdia todo.
Agora essa técnica só vale pra divisões rítmicas ímpares (tericina, quintina, septina). Nas pares vai alternando tudo no "Anyway Picking" hehehehe
flw
|
mateus_bezerra Veterano |
# fev/06
· votar
Vale muito a pena, tenho treinado a um tempo essa técninca, em trechos ímpares como o diogocv falou tento só usar isso.
|
be yourself Veterano |
# fev/06
· votar
Uma vez li na Guitar Player que Economic Picking e Sweep Picking são as mesmas coisas...
|
GuitarHouse Veterano |
# fev/06
· votar
Na verdade, isso ae é sweep picking, que resulta numa economia de movimentos.
poize...sweep nao eh apenas aquelas descidas e subidas gigantes...
Eis a famosa tecnica do gambale...por isso ele eh fodao
|
be yourself Veterano |
# fev/06
· votar
GuitarHouse
Exatamente...
|
phmp Veterano |
# fev/06
· votar
Eu toco assim... mas tenho que aprender a palhetar sempre alternado.. ta sendo dificil palhetar soh alternado agora... tenho que me reacostumar.
|
marcio_zav Veterano |
# fev/06
· votar
Rusty Cooley usa essa parada ae
|
MAF1050 Veterano |
# fev/06 · Editado por: MAF1050
· votar
eu comecei a utilizar essa tecnica há pouco tempo........ comecei a experimentar após assistir essa mesma vídeo aula do michael romeo..... ela eh de difícil adaptação....... mas naum eh nada q uma boa prática naum dê jeito........... ela permite uma maior velocidade na execução........ mas particularmente eu acho q ela naum soa taum bem qto a palhetada alternada........... eu acho q a utilidade desta técnica está mais ligada a passagens rápidas onde a palhetada alternada fica difícil de executar
|
diwillo Veterano |
# fev/06
· votar
Na verdade, isso ae é sweep picking, que resulta numa economia de movimentos
bem isso...
Mas eu nao gosto nao..prefiro os super power picking do petrucci hehehee
|
pedrobrito Veterano
|
# fev/06
· votar
Eu uso veio, é bom demais...
|
pedrobrito Veterano
|
# fev/06
· votar
O foda de usar economic picking é que fica muito mais difícil acentuar notas, muito mesmo, o som tende a ficar meio "reto"
|
Luckas_Guitar Veterano |
# fev/06
· votar
be yourself
Uma vez li na Guitar Player que Economic Picking e Sweep Picking são as mesmas coisas...
Realmente, nego fica inventando nomes diferentes pra coisas já existentes... Gosto dessa técnica(sweep), uso muito.
|
Fernando de almeida Veterano |
# fev/06
· votar
diogocv
Kara isso aí é Sweep Picking e poucos usam. A maioria usa palhetada alternada e ligados (palheta a primeira nota de cada corda e faz hammer-on ou pull-off para as outras notas da mesma corda)
|
Luckas_Guitar Veterano |
# fev/06
· votar
Fernando de almeida
Cara misturo tudo, sweep, com alternada com ligados, numa putaria só. Depende muito da região do braço que estou tocando, em algumas uso mais determinada técnica por achar mais confortável.
|
MAF1050 Veterano |
# fev/06
· votar
pedrobrito
exatamente...........
|
MAF1050 Veterano |
# fev/06
· votar
Luckas_Guitar
uma vez um cara postou um tópico sobre essa mesma técnica aqui no fórum........... soh q ele a chamava de Speed Picking....
|
SRV5150 Veterano |
# fev/06
· votar
Eu acho meio complicado utilizar somente determinada técnica em uma região, pois se vc estiver improvisando terá q se deslocar para executar determinado lick e poderá cagar a frase por causa disso....
E é importantíssimo ter na manga alguns licks e saber utilizar em outras tonalidades, pq ser um guitarrista campeão do Em e G é algo meio complicado... o legal é dominar algumas técnicas legais e saber aplicar em todas tonalidades, pq o mais importante é unir musicalidade c/ velocidade...
Eu posso estar falando besteira por não conhecer a fundo essa tese de speed picking, mas eu acho q tocar da maneira q eu escrevi acima é ser musical sem soar como exercício mecânico...
|
Quico Veterano |
# fev/06
· votar
kra, desde q eu comecei a tocar guitarra eu toco assim
|