Vicio em "economic picking"

    Autor Mensagem
    Zep Rose
    Veterano
    # set/11


    Antes de mais nada eu quero dizer que procurei na busca e vi sim tópicos, porém todos eram antigos e meu problema é mais pessoal...

    Enfim, falando agora do meu problema, depois de todo esse tempo que toco guitarra só hoje vim descobrir que tenho um problema na palhetada, que não sei exatamente se pode ser chamado de "problema".
    Descendo e subindo escalas de 3 notas por corda eu costumo ser bem rápido, mas vendo umas video aulas e afins, eu percebi que quando se desce desse jeito a maioria das pessoas costuma fazer na alternada mesmo, desse jeito.

    e--------------------------------5-7-8--------------------
    B--------------------------5-7-8--------------------------
    G--------------------4-5-7--------------------------------
    D--------------4-5-7--------------------------------------
    A--------3-5-7--------------------------------------------
    E--3-5-7--------------------------------------------------

    ^ - ^ - ^ - ^ - ^ - ^ - ^ - ^ - ^ -

    Eu por exemplo, quando vou passar da 6 corda pra 5 não alterno a palheta, simplismente desço e sigo meu rumo palhetando. Faço numa ordem assim: ^ - ^ ^ - ^ ^ - ^ ^ - ^ ^ - ^ ^ - ^ etc... E pra subir é a mesma coisa.

    Pesquisando também eu vi que alguns grandes guitarristas usam muito essa técnica, como michael romeo, e desde que eu me entendo como guitarrista isso pra mim sempre era a alternada, erro meu...

    Tento fazer a alternada normal agora mas sei lá... Não consigo, por mais que eu treine e treine ainda sai lento, e quando vou tocar alguma musica com esse tipo de escala, instintivamente eu uso o "economic picking"

    O que eu quero saber é se esse vicio pode me limitar a alguma coisa, se ele é bom ou ruim e se for limitar, de que forma isso vai acontecer por exemplo?

    Um aceno de longe o/

    daniel_guitar
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Zep Rose
    calma, metronomo e vídeo aula de frank gambale vc resolve, mas não vejo isso como problema e sim como um vício

    Zep Rose
    Veterano
    # set/11
    · votar


    daniel_guitar

    Que video aula exatamente?

    daniel_guitar
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Zep Rose
    frank gambale speed picking tem uma vídeo aula e uma apostila que vc pode achar na net

    Kold_02
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Zep Rose
    Po, vc me fez ver q eu tambémtenho um pouco desse problema, não prestava atenção nisso!
    Vou me ligar nisso ae também!

    Zep Rose
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Kold_02

    É muito usado pelo michael romeo, fiquei feliz em saber disso huahuahuahua. Acho que essa técnica é importante, mas a palhetada alternada deve ser tao importante como essa.

    O foda é que em mim se tornou um vicio e eu to procurando resolver agora.

    daniel_guitar

    Vlw man! Vou pesquisar aqui.

    Kold_02
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Zep Rose
    Tem razão, o legal é vc se ligar nisso e saber os dois bem, e se adequar ao que tu gosta mais, depois a gente bate um papo. Abraço!

    Zep Rose
    Veterano
    # set/11
    · votar


    daniel_guitar

    Cara, eu vi aqui a apostila e ela tem justamente o que eu já sei fazer. O que eu quero é uma que me "reensine" a fazer a palhetada alternada normal.

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # set/11
    · votar


    Zep Rose
    Esse "vício" é comum, vejo vários alunos meus com esse "problema", n q isso seja um, na verdade é uma forma alternativa de palhetar, mas penso o seguinte em relação a essa técnica: vc ganha na velocidade, mas perde na dinâmica e na pegada, recomendo procurar um bom professor pra te ajudar a se acostumar a aplicar as duas técnicas, pois cada uma tem sua hora pra ser aplicada, espero ter ajudado.

    Zep Rose
    Veterano
    # set/11
    · votar


    brunoepronto

    Poisé cara... Mas é que aqui na cidade que eu to morando (bragança - PA) não tem nenhum professor bom de verdade que eu conheça. E só volto a morar em belém no fim do ano eu acho, pra voltar a estudar com meu antigo professor que é ótimo.

    Por isso to procurando um meio de me virar sozinho.

    victorhb
    Veterano
    # set/11
    · votar


    O que o bruno falou realmente faz sentido pra mim, com a palhetada econômica a divisão rítmica fica mais dificil de ser feita com precisão. Aí depende do caso, nesses licks de três notas por corda que só vai descendo, talvez seja melhor mesmo a palhetada do jeito que vc faz. Em padrões melódicos daqueles vai e volta, aí a alternada deve ser mais eficiente. Mas tem a ver com estilo também, o Gambale independente de qualquer coisa, sempre mantém o sentido da palhetada ao mudar de corda.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vicio em "economic picking"