ESTUDAR SÉRIO

Autor Mensagem
    Overdoser
    Veterano
    # ago/03

Quero estudar serio.

eu comprei um violao em 2001 e uma guitarra ha 2 meses. Durante esse tempo sempre gostei muito de estudar teoria, fazer exercicios de cromatismo, tudo pela internet. Nunca fiz aula, pois nao tenho dinheiro e nem tempo.
    Agora acho que cheguei naquela fase em que vc trava. Nao sei mais o que estudar...

Queria perguntar pra quem fez ou faz aula, como é uma aula?
    o que vcs vêem na aula?
    que tipo de exercicios o professor passa?

é possivel levar a serio sendo autodidata? (acho que sim, pois tem muita coisa na internet)

queria saber o que estudar. E se tem algum exercicio que compensa fazer todo dia...

tchuco
    Veterano
    # ago/03
    · votar

Cara, vo ser sincero...
    eu comecei fzndo aula com um professor nao muito bom, ate aprendi o basico msm, tipo, acordes, escalas e tal, mas ae eu desisti e voltei a aprender pela net e com amigos... foi muito bom, vc evolui muito, soh q chega uma hora q nao dah mais, vc se sente meio limitado e precisa d novos "desafios" se eh q eu posso chamar assim, dae eu comecei a fz aula d novo. Faz uns 5 meses q eu to fazendo e eu senti q com o q o professor passou eu ja evolui muito mais do q nos 2 anos q eu tokei sem prof ta ligado, eh muito bom cara, mas desde que o prof seja bom pra ensinar e axo q o mais importante, vc se de bem com ele...
    eu axo q valeu a pena...

ServeTheServants
    Melhor arranjo
    Prêmio FCC violão 2008
    # ago/03
    · votar

Na aula vc ve tudo o que vc quiser, só quem em passo de amrcha lenta, vc no começo não vai sair por ai tocando solos. o professor passa exercicios para soltar o dedo, deopis pra velocidade e tal

Alan Domingues
    Veterano
    # ago/03
    · votar

Bicho eu estudei 4 anos com aulas particular juntamente com aulas na escola de música Villa Lobos. Aula é preciso. De qualquer jeito, na praça tem uma galera que dá aula que enrola mais não são todos. A evolução não é de um mês para o outro, muitos penssam, PO DAQUI A 3 MESES VOU TOCAR PRA CARALHO, e não é assim que anda a parada. Estudo é coisa séria. Separe umas 2 horas do seu dia que não mata ninguem se tranca no quarto e fica só com a guitarra. Só assim você evolui bem num tempo legal.

É isso.

E procure um bom professor. Sózinho agente não sai do lugar. O que adianta ter várias coisas escritas na net ? É a mesma coisa se você está na 1° série do 1° grau e pegar coisas na internet de 2° grau. Você vai ler e não entender nada. É algums casos que acontecem.

É isso bicho. Guitarra é tudo.

C ya

Max Power
    Veterano
    # ago/03
    · votar

Alan Domingues
    Acho q o maior problema de se estudar pela net naum é entender o q ta escrito, muito pelo contrário, o problema é o conteudo muito limitado. As explicações sao muito superficiais, entao nao da pra aprender nada a fundo com o material disponivel.
    A nao ser que voce conheça algum site bom q eu naum conheço...

Kiko_Lima
    Veterano
    # ago/03
    · votar

Cara o que eu aconselho a você é encontrar um professor que já fez conservatório, pois ele além de ter uma boa prática, vai ter uma noção muito maior de teoria...

Overdoser
    Veterano
    # ago/03
    · votar

o problema da aula é que durante a semana eu trabalho o dia inteiro e estudo a noite, ou seja, é so final de semana

eu tenho os dedos soltos e ageis (dentro da normalidade, acho) nao tenho problemas pra tocar nenhuma musica, em questoes de acordes, solos... é so treinar que uma hora consigo.

meu problema acho que é mais teoria... alguem conhece um livro ou coisa assim, p/ que eu possa me orientar?

The_Trooper
    Veterano
    # ago/03
    · votar

ae eu faço consevatório tem 1 ano e um pessoal tem me falado que conservatório enrola mt... meu professor eh o Marcos de la... o q vcs axam dele???

spy2k
    Veterano
    # ago/03
    · votar

cara..eu acho q é o aluno q faz o professor tá ligado..
    mesmo com professor ruim..soh depende de vc mesmo

Alan Domingues
    Veterano
    # ago/03
    · votar

Max Power

Claro que é. Se você nunca teve aula de guitarra ou de música você vai saber o que é uma colcheia, semi colcheia, modo dórico, modo lídio. Não vai entender nada né ? O cara vai entender se ele já estudou música. Ai sim algumas coisas vão valer. Se você não saca nada entra num site que tem bastante informação (como o própio cifra club). Por mais que esteja detalhado as informações se o cara não sabe nada não vai aprender. Nada melhor do que arranjar um bom professor para se dar bem.

spy2k

Não concordo. o RUIM que se fala é em qual sentido. Do prof. tocar mal ou lecionar mal ? Se lecionar mal não à boa vontade do aluno para se aprender com um cara que lecione bem.

guitar noob
    Veterano
    # ago/03
    · votar

kra eu fazia aula com um professor q soh dava exercicio nunca deu teoria,e isso foi me chateando e eu comecei a desgruda da guita nesse meio d ano,agora eu trokei d professor e tipo aprendi uma koisa mto simples mas q o otro nunca tinha ensinado,os intervalos d nota pra nota,nossa kra dpois q eu fui pra ksa eu pensei oq akele otro pssor me faria d bom,e nada,exercicios pra q,eu nao kero ser rapido e sair fodendo td,eu kero faze uma koisa q eu goste e q eu ENTENDA

pagode alto astral
    Veterano
    # ago/03
    · votar

Se vc tá de boa vontade, interessado mesmo e tem MOTIVAÇÃO pra ficar com a guitarra como se fosse uma namorada recente tua , tens mais de meio caminho andado pra evoluir bem ainda.Treina bem , ouve de tudo e não se bitola (pressão) .A coisa rola natural.

John Andrade
    Veterano
    # ago/03
    · votar

Eu toco faz certo tempo. estudei com professores ruins, perdi tempo. me virava quase sozinho nessa época.
    o Legal é arranjar uma boa escola de música onde possam te ensinar GUITARRA e não tal música, tal estilo, tal tal...
    aprender GUITARRA é o mais importante. teu estilo é você que faz. Procure por boas escolas e bons professores. Tipo.. UM IG&T, um Souza Lima, ou algum professor renomado e tal. se tua praia é jazz, procura o Lupa Santiago, Pollaco, Michel Leme, etc... se tua praia é blues, procura o Marcos Otaviano, sei lá... esses te ensinam mais direcionado. se você quer criar teu estilo, procure uma escola. se você quer aprender Heavy Metal, Procure uma escola também, pois você aprenderá todas as escalas e tal e pode direcionar. Maioria dos guitarristas de internet, tocam Heavy Metal...(Não estou generalizando, vocês sabem qual é a real. ou não sabem ?) aprendem uma bostinha, pegam tabs na net e acham que tão tocando muito porque conseguem tocar uma música do ídolo deles.

Alan Domingues
    Veterano
    # ago/03
    · votar

John Andrade

Concerteza. Tocar músicas dos outros é moleza. Compor com seu estilo são outros 500.

Overdoser
    Veterano
    # ago/03
    · votar

eu consegui entender tudo que li ate agora, mas me falta uma orientaçao de por onde andar.... qual é o caminho certo... falta "o que" estudar...

pagode alto astral
    Veterano
    # ago/03
    · votar

Cara...quanto mais estudares as coisas antigas, mais elas se fixarão na tua cabeça.Não larga os estudos passados.

John Andrade
    Veterano
    # ago/03
    · votar

Estuda tudo o que vc puder, desde pentas (que vão ser suas melhores amigas pra sempre) até as escalas hibridas, como o harmoeolio. estude muita harmonia. o povão acha que tocar rápido é saber tocar. existem muitos Chord melodys que quebram vários solos (se bem que não se pode comparar uma coisa com outra). Ouça o máxim de coisas diferentes que puder, pra formar sua cabeça. Eu já ouvi mto iron maiden na minha infancia, steve vai, Satriani, Blues, até já ouvi penderecki !!! acredito que tudo o que eu aprendi, mesmo as coisas babacas, tiveram alguma informação pra me passar. Só não se limite. Conheço um carinha que se limita e psso dar exemplo... eu lembro que ele me falou: tirei Fire and Ice do Malmsteen, to tocando pra caralho e você nem tira ela...
    eu não esperei 2 vezes, coloquei um playback dum blues em A e ele ficou meio perdido... uma coisa aparentemente fácil se torna muito dificil quando agente se limita.

Overdoser
    Veterano
    # ago/03
    · votar

tem umas paradas de blues-jazz, onde os musicos de jazz, ao tocar blues eles harmonizam os 12 compassos classico do blues.... fica muito massa.... depois vou postar aqui...

alguem sabe um pouco disso?

John Andrade
    Veterano
    # ago/03
    · votar

Tem uma levada de blues que chama walking blues. onde você toca o acorde, depois só um baixo em 2ª, depois o acorde de 3ª depois só o baixo em 4ª e por ai vei...

Overdoser
    Veterano
    # ago/03
    · votar

John Andrade
    vc fala igual aquela boom boom nao sei o que do john lee

John Andrade
    Veterano
    # ago/03
    · votar

hahaha... John Lee Hooker é "o" cara ! Boogie MAN !

Bieh
    Veterano
    # ago/03
    · votar

O SESC VILA MARIANA TEM AULA BARATA.

C VC TEM GRANA VAI NO IG&T, QUE É BOM.

viola
    Veterano
    # ago/03
    · votar

o difícil em estudar sozinho é arrumar material,tem que ir atrás das paradas,gastar dinheiro em livros e principalmente em videos(eu particularmente acho a internet uma merda pra aprender),quando tiver uma dúvida que não se consegue esclarecer de jeito nenhum ,o negócio é perguntar pra alguem que vc conheça,ou até mesmo aqui no fórum

Não é Impossível aprender sozinho, se vc tem vontade mesmo de aprender, se consegue.

Juneca
    Veterano
    # ago/03
    · votar

As vantagens de estudar com um bom professor são muitas. Uma delas é a de ter uma meta semanal de estudo para apresentar, é ter alguem te corrigindo postura, dando dicas de posicionamento, de velocidade, de pegada, etc. É como um personal trainer em uma academia. Pra que vou pagar um personal trainer se na academia tem professores que vão me ensinar? Porque os professores de academia me ensinarão uma vez e me largarão de lado e um personal vai ficar ali todo o tempo me cobrando, me treinando, mesmo nos dias em que bate aquele cansaço. Semana passada o meu professor disse que eu estava tocando tecnicamente bem uma música do malmsteen, mas estava sem alma, sem emoção. Esta semana ele já disse que parecia que eu estava tocando outra música pois a minha pegada melhorou muito. Estou com dificuldade em alguns acordes, e ele disse que semana que vem vai me passar uma bossa nova. São coisas que sozinho dificilmente conseguiriamos fazer, fora o material amplo que um bom professor tem. Isso tudo sem se falar em partitura. Raramente alguem aprende a ler partitura sozinho, solfejar ritmos, etc. Esse negócio de achar que ler partitura é bobagem é a maior burrice que tem. Um bom músico tem que saber ler partitura. A maioria dos músicos de primeira linha leem partitura.
    Pensem nisso.

cabeçaloureiro
    Veterano
    # ago/03
    · votar

cara...falar p/ vc assim é meio díficil...eu não sei como vc toca , suas dificuldades, suas facilidades...taí a importância de um professor...mas tem que ser bom...

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a ESTUDAR SÉRIO