roller nut???? é fácil de instalar???

    Autor Mensagem
    superdrive
    Veterano
    # fev/06


    Gostaria de saber se para colocar um roller nut da fender numa tagima strato, se eu conseguiria fazer isso sozinho ou isso é serviço pra luthier mesmo?????

    Fabio Gravata 2
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    coloca um nut de osso, manda passar wd e depois quando colocar as cordas coloque pó de grafite nos vãos, muito melhor, mais barato e mais bonito.

    superdrive
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    wd???? o q é isso???

    O que veio na minha é de latão (eu acho)... está muito bom, quase não perde a afinação... só depois de várias alvancadas, e só dá pra perceber pelo afinador eletrônico, q de vez em qdo, dá uma pequena desafinadinha...

    superdrive
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    como funciona esse pó de grafite??? é fácil de encontrar pra comprar???

    Fisioterapeuta
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    superdrive
    cata um grafite delapis mesmo e raspa

    Luigi LeBeau
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    eu acho o de lataum mais bonito! ams de osso, se bem trabalhado eh bonito q soh tbm neh!!

    Penta_Blues
    Moderador
    # fev/06
    · votar


    Boa noite!!!

    superdrive
    Como diria Jack "O Estripador", vamos por partes...
    Cara, trocar um nut por outro do mesmo tipo é uma tarefa relativamente simples. Agora, colocar um nut diferente, principalmente em suas dimensões, é trabalho pra luthier sim, e dos bem caprichosos, pois se algo der errado, lá se foi sua escala.
    WD é um liquido em spray muito utilizado pra tirar aqueles ruídos de portões, ranger de portas, etc. Eu particularmente gosto de usar, pois como se trata de líquido, lambusa tudo.
    Pó de grafite vc acha em qualquer chaveiro. é um tubinho com uma tampa bem pontuda, parecida com aquela de embalagem de óleo singer (olha o jabá...rs), muito comum.
    Valeu!!!

    superdrive
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Penta_Blues

    E esse pó de grafite é bem eficiente mesmo??? Deixa as cordas com menos risco de travar um pouquinho no nut quando usamos a alavanca?

    danielcastelli
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    superdrive
    Pó de grafite é lubrificante mineral usado em mecânica... ou seja, vai diminuir bastante o atrito. Se a pestana for boa, nao vai emperrar de maneira alguma.

    superdrive
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    danielcastelli

    Então blz.....

    A minha pesta (nut) pelo jeito é ótima, to com uma tagima 735 com tarrachas com travas e to dando um monte de alavancadas e está ótimo.

    Mas vcs sabem como é, eu gostei da "brincadeira" (alavanca), e agora quero ter a maior segurança com isso.

    Vou testar o grafite então!!!!

    superdrive
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Se alguém quiser coloborar com mais informações ou experiências próprias será muito bem vindos!!!

    Renato Dell
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Na GuitarPlayer desse mês, o Eric Johnson ensinou passar lapis 2B mesmo...
    Esse pó de grafite é muito bom... no Carrefour, aquela área automotiva você encontra.
    Óleo de maquina também é legal
    WD é como se fosse óleo de maquina em spray, mas resumidamente.

    Indo ao assunto principal: É facil de colocar sim, nas Fender Deluxe vem de fabrica, mas ainda prefiro o velho nut de resina ou osso

    Carlos Sesti
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Se alguém quiser coloborar com mais informações ou experiências próprias será muito bem vindos!!!

    esse foi o U P mais lindo q eu ja vi depois q foi proibido...parabéns...hehe

    bom,
    apesar de todo mundo estar falando sobre os tipos comuns de nut e tals, eu ainda quero saber mais informações sobre o roller nut...

    e sobre o de latão?...eu msm posso instalar/substituir?...qual tipo de cola se usa?...ele ja vem no tamanho certinho pra escala?...tem de bronze?

    superdrive
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Carlos Sesti

    o q foi proibido????

    Penta_Blues
    Moderador
    # fev/06
    · votar


    Bom dia!!!

    Carlos Sesti
    Cara, se vc tiver paciência e um pouco de habilidade manual, acho que vc faz nut de vários materiais, mas na minha opinião, nem todos servem para nut. Um cara que pode dar dicas mais precisas é o Fábio Seiji.
    Só acho perigoso instalar um nut com medidas diferentes pois obrigará a fazer adaptações na escala (leia-se escavar a madeira) e isso pode ser perigoso, pois a instalação do nut e dos trastes obedece distâncias milimétricas entre eles, ou seja, em caso de besteira sua afinação já era...
    Valeu!!!

    Fábio Seiji
    Luthier
    # fev/06
    · votar


    Penta_Blues
    Oi Luís, tive problema em envernizar o braço e tive que lixar e refazer o verniz
    =(
    Hoje eu terminei de envernizar e segunda feira vou lixar e polir, te mando umas fotos na segunda feira.

    abç

    Carlos Sesti
    Não existe padrão para as dimensões da pestana, porisso quando vc compra uma peça de latão, osso, bronze, graphtec, madeira, plástico e etc normalmente eles vêm maior do que o necessário.
    Pra colar eu uso cola branca ou super bonder, mas bem pouquinho, 3 gotículas; pois essa é uma peça que precisa ser substituída quando estiver desgastada, então não pode ser muito difícil de descolar mas não pode soltar à toa também.
    Não é tão simples de fazer os canais para a passagem das cordas, pois precisa trabalhar muito cuidado... vc precisa de serrinhas, limas, lixas e um bom olho para a regulagem e muito capricho.
    No site da Stewmac tem um tutorial:
    http://www.stewmac.com/nuts

    Carlos Sesti
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Fábio Seiji

    Opa, valeu por esclarecer mais ai cara...
    entao, eu rabalhava numa loja de instrumentos musicais, e sempre chegava alguns intrumentos pra por o nut, (cavacos, violões de varios tamanhos de escala, guitas), eu fui aprendendo na marra, a nao disperdiçar material, a reutilizar alguns nut´s e tal. Como vc disse é dificil fazer os canaizinhos de passagem da corda...haha...estraguei mto nut com isso, e umas escalas q tem aquele primeiro "traste guia"...mas agora acho q ja nao to mais tão "Cru"... :p
    mas a minha duvida para se trabalhar com materiais mais duros, como o latão, o bronze, usa-se a msm tecnica q é usada nos demais? (osso, resina), lixa-se?...é claro q tem q desbastar, mas da pra eu fazer em casa, sem sofrer mto com lixinnhas e limas????

    então, vale a pena o roller nut?
    outra coisa...bronze é bom?...abraço...valeu de novo pela atenção ai...


    superdrive

    opa cara, entao, so tava fazendo um comentario...
    é q o administrador do forum pediu pra gente nao utilizar mais os famosos "UPs" para colocar a topico na primeira pagina, entao ele sugeriu q usassemos formas melhores, como perguntar se algume tinha mais alguma opinião...

    e a sua forma de perguntar eu achei legal, entende???...só tudo isso, num sie pq eu to explicando hahahah...é pq eu to animado pra digitar...
    abração ai...

    Fábio Seiji
    Luthier
    # fev/06
    · votar


    Carlos Sesti
    Bronze é muito duro de trabalhar, faz de latão se vc gosta de um som mais metálico; eu, particularmente, prefiro nut em osso.
    Pra fazer em metal a técnica é a mesma, o suor é que é maior e algumas ferramentas não servem, como raspilhas. Tem que ser na lima e na lixa mesmo, mas dá pra fazer em casa, sim...dá pra construir um navio em casa, se vc tiver condições...rs

    bgdaniel
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Eu não entendo essa parada de veterano...

    Vá á uma pet shop e compre cnela de boi..dá pra fazer o nut perfeitamente.

    Penta_Blues
    Moderador
    # fev/06
    · votar


    Bom dia!!!

    Fábio Seiji
    Oi Luís, tive problema em envernizar o braço e tive que lixar e refazer o verniz =(
    Só pra dar mais emoção né?...rs
    Cara, deixa eu te perguntar uma coisa: Vc respondeu aquele E Mail que te mandei sobre eu ficar com as cordas? Tive que formatar meu PC e como minha esposa baixou meus E Mail antes de eu ler, fiquei preocupado com a possibilidade de vc ter me mandado a conta pra eu enviar o dinheiro. Caso tenha acontecido, me desculpa e por favor manda de novo.
    Valeu meu camarada!!!

    Fábio Seiji
    Luthier
    # fev/06
    · votar


    Penta_Blues
    Pode ficar tranquilo, na distribuidora não tinha a caixa 3D das 010, mas a moça me fez 3 jogos pelo mesmo preço da caixa e ainda com a mizinha extra!! =D.
    Eu instalo um jogo e coloco os outros 2 jogos dentro do bag.
    A gente acerta quando ficar pronto, acho que vai ter que ficar pra depois do carnaval; tudo bem?

    abç

    Fábio Seiji
    Luthier
    # fev/06
    · votar


    bgdaniel
    Vá á uma pet shop e compre cnela de boi..dá pra fazer o nut perfeitamente.

    Eu já fiz isso, hahaha; mas peguei num açougue mesmo (pior) rssrs.
    Olha eu não aconselho, melhor comprar o nut blank, pois quanto menos tiver que lixar melhor, pois o negócio cheira à obturação de dentista e faz muito mal.

    Penta_Blues
    Moderador
    # fev/06
    · votar


    Boa noite!!!

    Fábio Seiji
    O patrão é vc meu camarada!...rs
    Valeu!!!

    Carlos Sesti
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    pois o negócio cheira à obturação de dentista e faz muito mal.

    uhauhauhahuahha....
    Nossa, o pior q o cheiro fica grudado uns 3 dias depois no ambiente...

    eu usei um osso q eu peguei no pet shop tb....hahahha....Puta trampo...usei até o Esmirilho (asssim q escreve?)...nossa...um cheiro de osso queimado, o pó...nossa, nojento...

    Fábio Seiji

    Brigadão ai cara.
    mas sobre o navio, hahaha...vou ver se começo com um veleiro ou barco pesqueiro, pra pegar pratica...:p

    abração!!!!!! =)

    Fábio Seiji
    Luthier
    # fev/06
    · votar


    Carlos Sesti
    vou ver se começo com um veleiro ou barco pesqueiro, pra pegar pratica...:p

    Tá podendo, hein !!!! rs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a roller nut???? é fácil de instalar???