30 preocupações essenciais de um Guitarrista (by bocadecachaca)

Autor Mensagem
bocadecachaca
Veterano
# fev/06


30 Preocupações básicas para um guitarrista..


1- Amar a guitarra, querer tocar para valer!!! (R. Rhoads que falou)

2- Conhecer bem a guitarra, como sua parte elétrica funciona, conhecer os modelos e para quais estilos de música são mais utilizadas...

3- Definir o estilo musical que pretende dar mais visão

4- Se for estudar com professor, procurar saber os requisitos dele, pesquisar com outros alunos para saber a procedência, e procurar criar um quadro de estudos, condicionando de acordo com horários disponíveis

5- Se for Auto-didata, procurar baixar video-aulas que visam uma boa mecanização das mãos, tipo estudar P.A, ligados, Sweep etc... que no caso visem mais técnica do que teoria, pois o guitarrista iniciante precisa mais palhetar do que ler...

6- Encher o saco da mãe para comprar e estudar com metrônomo (menino de mãe com grana), Se ferrar todo para juntar um dinheiro
e comprar (menino de mãe com dinheiro só no mês que vem)

7- Estudar devagar, mesmo que quando for a video-aula do Paul Gilbert, quando ele faz toda aquela mosntruosidade e deixa a gente deprimido, a consolação é que o Paulinho também passou pelo mesmo e estudou devagar, para ter uma palhetada rápida, limpa e eficiente..

8- Ouvir bastante música, não só guitarristas, mas também saxofonistas, pianistas, gaitistas, e até percussões, tudo isso enriquece nossa alma e nos faz criar nosso próprio senso melódico e musical.

9- Nunca deixar de estudar harmonia, acordes e mais acordes, aproveitando para no embalo ja estudar os arpejos...

10- Estudar ritmos, todos possíveis, sem preconceito e principalmente saber entrar no "sotaque" dele como ja diz o Luciano magno, grande guitarrista daqui de recife.

11- É preciso evitar todo o preconceito, apesar de nós guitarristas termos uma visão mais voltada para o rock, é preciso que aprendamos levadas de samba, baião, chorinho, coisas Brasileiras...

12- Em continuação com o tópico 11, nós precisamos ser versáteis, pois sempre aparecem oportunidades na vida de a gente ter que tocar algo diferente do que a gente gosta, as vezes para se ganhar uma grana, como fazem muitos guitarristas, isso não é se vender, é vender seu produto final...

13- Muitos ficam por ai dizendo, ahhh guitarrista bom é o que tem feelling, os só de técnica só fazem fritar.. NÃO CAIA NESSA, isso é papo de guitarrista frustrado, o guitarrista machão aprende bastante técnica, só dessa forma ele poderá expressar de forma melhor o seu sentimento... vide Vinnie Moore, Jason Becker, Marty Friedman, e até o honorável Buckethead...

14- Influências, nós precisamos de influências para a coisa andar, é uma pena que muita gente confunde influência com copiar, tipo, da muito bem para você pegar algo legal de um cara tipo Malmsteen e criar algo junto com sua criatividade...

15- O guitarrista precisa dar uma voz para sua guitarra, à princípio, é preciso se definir quais técnicas, padrões, le atraem, lhe dão tesão para tocar, isso vai definindo seu estilo de guitarrista, se é da area Blues-rock, ou neoclássico etc...

16- Depois vai se verificar o equipamento, é preciso que o macaquinho esteja pesquisando timbragens, pedais, pedindo pedal do vizinho, e comparando por exemplo, pegar uma uma zoom 505 e ligar na dist, um jackhammer e tocar nos dois, um depois do outro,assim percebendo o som artificial da zoom e o som power do jacky, isso ja ajuda o ouvido a perceber o que é um timbre bonito (EU) e outro feio (o primeiro que ler esse tópico)...

17- Ser organizado também é bom, tipo ficar se policiando tipo, ta la de bobeira e de repente fazer a mente pensar: - Caralho essa hora era para eu estar estudando ligados, mas por favor não vá fazer isso quando estiver transando com sua namorada, feito o Deji fez...

18- Presença de palco, sempre se preocupe com isso, as vezes uma boa presença de palco faz diminuir a baixa perfomance de um guitarrista, é só você ver qualquer guitarrista de EMO, eles geralmente fazem só bases mas pulam tanto e isso e aquilo que termina enrolando as gurias coitadas que até idolatram e quase morrem se pegarem uma palheta do zé gotinha... ( não tenho nada contra EMOs, se eles gostam de ser daquele jeito o azar é deles mas eu não considero como guitarrista, cara que se passa pra tocar aquilo)

19- Presença de Palco II, vá por mim cara não faça carinha de "Bonzão" seja humilde ali em cima, mas seja divertido, mostre a galera que você está tocando especialmente para eles, principalmente se for uma gatinha, é bem legal tocar olhando fundo numa garota isso deixa o cara mais estimulado (pelo menos eu que não vivo sem as mulheres, agora se o segundo cara que leu esse tópico não gosta, não posso fazer nada :S)...

20- Droga, bebidas... isso aí facultativo, se você gosta de tocar doidão beleza, mas saiba que quando a gente toca loucão a getne perde um pouco da noção e nem sempre pode desfrutar da beleza do próprio som...
eu não uso droga, mas bebo muito :P, as vezes não é tão legal, o bom só é que você fica vendo luzes coloridas, pelo menos eu :)

21- Tente soar algo novo, eu sei que tá difícil, eu sinto isso na pele, tudo quanto é de novo a galera ja inventou, técnica a pinóia toda, estilos de música... mas tipo, é preciso dar continuidade a isso, até porque hoje em dia nós temos mais recursos para tudo, então acho até que a humanidade ta um pouco atrasada nessa área

22- Tome banho, cuide de sua guitarra, lembrando que ela foi uma matéria viva, que um dia foi semente, germinou, cresceu, ficou bem grande, enfim, seguiu seu curso e um cara bem feio chegou la e cortou a coitadinha, então honre aquilo ali, faça valer a pena aquela arvore que foi derrubada

23- Nunca ache que sabe demais, ou que é muito bom... procure estudar sempre, lembre-se, " eu prefiro morrer do que perder a vida!" by Chaves

24- sugestão de alguns guitarristas que são ótimas influências na minha concepção:
Hard legais
Paul Gilbert, Hendrix, George Linch,EVH, Ritchie Kotzen, Slash, Snake Sabo etc...
Heavy
Dave Murray, Randy Rhoads, Zakk Wylde, Jimmy Page etc
Neoclássico
Malmsteen, jason Becker...
Blues
SRV, BB King, Clapton
Tudo de bom
Buckethead :P

25- Seja um bom garoto e faça uma música para sua mãe, pois foi ela que fez você estar aqui seu monstro, faça uma música alegre em G

26- Não aprenda guitarra para fazer competição, isso só atrai a caras fundo de garrafa, procure fazer coisas que despertem atenção e interessante nos ouvintes, não faça música para músicos é chato demais...

27- Não desista nunca, por mais que aquele arpejo com salto te tire a alegria do dia, não desista, quando a gente sente dificuldade com algo é porque a mente ta processando....

28- Não seja como o Torresmo que deixa de tocar para brincar com as bonecas da prima dele :( (mó chato isso)

29- Nunca deixe de vir ao cifraclub!!!!

30- Ouçam sempre o cd das chiquititas!

Jaum_Paulo
Veterano
# fev/06
· votar


1- Amar a guitarra

logo de cara, isso não é preocupação, ou ama ou não ama pô. vo ver o resto...

LeandroP
Moderador
# fev/06
· votar


31 - Não seja MALA

Jaum_Paulo
Veterano
# fev/06
· votar


ta mais pra dicas isso ae

_BLACKMORE_
Veterano
# fev/06 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


6- Encher o saco da mãe para comprar e estudar com metrônomo

essa eh foda hein!! até parei de ler...

edit:

mesmo assim acho q pode ser mais simples:

toque o q gosta, não seja limitado!ou tapado!!

bocadecachaca
Veterano
# fev/06
· votar


LeandroPanucci

essa foi a melhor!

Deji
Veterano
# fev/06
· votar


bocadecachaca
nao vi seu video ainda :/

Jaum_Paulo
Veterano
# fev/06
· votar


aliás, ta mais pra vaso sanitário isso ae

_BLACKMORE_
Veterano
# fev/06
· votar


LeandroPanucci

31 - Não seja MALA
ae...vou ter q discordar de vc!!
o maumistin naum eh o melhor? mas ele eh um puta mala du kct!!
não pegou! haha

_BLACKMORE_
Veterano
# fev/06
· votar


aliás, ta mais pra vaso sanitário isso ae

huauhuauhaha

be yourself
Veterano
# fev/06
· votar


31- idolatre o DEUS da guitarra,O Senhor Chimbinha.


Eu já fiz uma música para minha mãe!! E pretendo fazer mais :)

squee
Veterano
# fev/06
· votar


o maumistin naum eh o melhor?
nao

O Blackmore é. E também é uma mala do cacete

joao 5murf
Veterano
# fev/06
· votar


26- Não aprenda guitarra para fazer competição, isso só atrai a caras fundo de garrafa, procure fazer coisas que despertem atenção e interessante nos ouvintes, não faça música para músicos é chato demais...
falou tudo

Brunorocker
Veterano
# fev/06
· votar


30- Ouçam sempre o cd das chiquititas!

meia duvidosa essa hein!! O_o

heheh legal a materia ae!

Gary Lee Conner
Veterano
# fev/06
· votar


Eu nunca fiz uma música para minha mãe! =O
Sou um mau filho... =/

BlacK Dog
Veterano
# fev/06
· votar


32 - será que vai chover amanhã?

bocadecachaca
Veterano
# fev/06
· votar


Jaum_Paulo
aliás, ta mais pra vaso sanitário isso ae

q c quer dizer com isso?

skolnick
Veterano
# fev/06
· votar


27- Não desista nunca, por mais que aquele arpejo com salto te tire a alegria do dia, não desista, quando a gente sente dificuldade com algo é porque a mente ta processando....

Esse eh legal pra estimular o estudante! =D

FBassist
Veterano
# fev/06
· votar


22- Tome banho, cuide de sua guitarra
huauhahuuha

diwillo
Veterano
# fev/06
· votar


maumistin naum eh o melhor?
nao

O Blackmore é. E também é uma mala do cacete


Nem o Malmsteen nem o Blackmore...

Mas q sao malas saaaaaaao! hehehee

leopoldo
Veterano
# fev/06
· votar


31- se algum dia pensar em disistir...lembre-se do quanto foi dificel chegar aonde vc chegou

FBassist
Veterano
# fev/06
· votar


32 - a vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena.

grafitte
Veterano
# fev/06
· votar


FBassist
huahuahua

bocadecachaca
Veterano
# fev/06
· votar


cade o Deji??

Iago
Veterano
# fev/06
· votar


bocadecachaca
6- Encher o saco da mãe para comprar e estudar com metrônomo (menino de mãe com grana), Se ferrar todo para juntar um dinheiro
e comprar (menino de mãe com dinheiro só no mês que vem)


Huahuahua ..era o meu caso

JB_
Veterano
# fev/06
· votar


28- Não seja como o Torresmo que deixa de tocar para brincar com as bonecas da prima dele ~
HAUIAHuiHA

Renato Dell
Veterano
# fev/06
· votar


31 - Não seja MALA
Pergunta pro meu pai, e ele dirá: Se ser mala deixa o cara bom na guitarra, tem alguma coisa de errado com meu filho!!!!

22- Tome banho, cuide de sua guitarra
22.1 - Não dê banho na guitarra

31- se algum dia pensar em disistir...lembre-se do quanto foi dificel chegar aonde vc chegou
Isso me emocionou cara...

32 - Não bater nos outros com a guitarra

GideonDanni
Veterano
# fev/06
· votar


33-Sempre que puder adicione um novo pedal ao seu pedal board, isso fara com que vc se sinta muito bem e tera mais um motivo pra estudar(afinal um pedal custa dinheiro e não faz sentido comprar e deixar parado. ;-)

bocadecachaca
Veterano
# fev/06
· votar


eu queria tomar whisky agora!

Homem Cueca
Veterano
# fev/06
· votar


30 preocupações essenciais de um Guitarrista

Eu só tenho uma preocupação...

Gostar e me divertir com oque eu estou fazendo!
Se vcs gostam, e se divertem tocando guitarra, o resto vem de voces mesmos!!
Fazer programas para estudos, sim eh bom, mas é no mínimo CHATO demais...por isso que eu digo, quer virar um guitarrista bom?!?!Apenas toque, toque, toque...mas toque de tudo um pouco!!

Meu post é meio contraditório ao tópico...mas eh a minha opiniao!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 30 preocupações essenciais de um Guitarrista (by bocadecachaca)