Preocupações com a guitarra

    Autor Mensagem
    brunobergesch
    Veterano
    # ago/08


    Dai galera, sábado fiz a melhor troca da minha vida: Dei minha Ibanez AF-105 semi-acústica e minha SX Les Paul em uma Fender Stratocaster Classic Player 50's.
    Basicamente, é uma americana montada no méxico. Perfeita!

    Porém, tenho de admitir: nunca fui muuuito cuidado com as outras guitarras, sempre tive minhas preocupações uma hora ou outra, mas não tanta como estou tendo na fender.

    Ela é nova, e então está com encordoamento 0,09. Gostaria de saber, se há possibilidade de mudar para 0,10 sem ajuste de tensor. Pois minha mizinha estourou, e eu já estava planejando mesmo trocar para 0,10. Alias, quanto tempo posso deixar a guitarra sem a mizinha em média, sem prejudicar o instrumento?

    Falando em tensor, onde diabos dá pra ter acesso a ele? (vou mandar num luthier, mas é por curiosidade). No headstock tem aquela pintura clássica da fender que parece um "U", bem no começo do headstock, onde geralmente é a entrada do tensor. Mas ali é apenas uma pintura na madeira, não há acesso. Onde ele seria para ajustar? Abraços

    daniel_guitar
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: daniel_guitar
    · votar


    brunobergesch
    provavelmente fica na junção do corpo com o braço, tem q desparafusar o braço pra fazer algum ajuste (pelo menos pelo oq pesquisei no orkut)

    Liro_Points
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    brunobergesch

    por quanto vc pegou ela??(money)...
    cara, to loco por uma fender mex ou japa...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    brunobergesch
    Cara, essa é uma guitarra muito boa, e alguns cuidados são necessários:
    1) Leve sua guitarra IMEDIATAMENTE a um luthier, para uma regulagem geral (tensor, entonação, ação, etc).
    2) Use sempre encordoamentos 0.10 ou 0.11, pois eles proporcionam sustentação, timbre e durabilidade superiores.
    3) Lave sempre bem as mãos (com sabão de côco ou de enxofre) antes de tocar no instrumento, e depois de tocar, limpe-o bem, inclusive as cordas com um pano de algodão branco limpo e sêco.
    4) Troque o encordoamento sempre que as cordas iniciarem o processo de oxidação, isso previnirá o desgaste prematuro dos trastes.
    5) Nunca desafine o instrumento depois de tocar, e confira sempre a afinação antes.
    6) Coloque as cordas corretamente, laceando-as em volta da haste da tarracha e com poucas voltas, sem deixar "embôlos", corte o excesso de cordas com um alicate torquês. Após afinar, puxe bem as cordas e repita o processo, até a afinação estabilizar.
    7) Jamais deixe seu instrumento exposto ao sol ou a humidade. Compre um "bag" rígido ou "case".
    8) Tenha sempre bons cabos, e um "pedalboard" organizado, passe sempre o cabo pela correia, para evitar "desplugamentos" acidentais e afrouxamento do "jack".
    Abçs

    Loilinha
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    brunobergesch

    Falando em tensor, onde diabos dá pra ter acesso a ele?

    Bruno o tensor fica dentro do braço da guitarra, mais especificamente
    entre a escala e a parte de traz do braço, em algumas como a minha
    a ponta dele, (bucha=parafuso de ajuste) fika no inicio do braço.
    espero ter te ajudado.

    brunobergesch
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: brunobergesch
    · votar


    daniel_guitar
    Verdade, estou achando que fica ali também.

    Liro_Points
    Cara, dei as duas guitarras mais 500 reais e fechamos a troca no ato. (o equivalente a mais ou menos 3300 reais)

    Mauricio Luiz Bertola
    Opa, seu post foi de grande ajuda Bertola! Vou levá-la num luthier o mais rápido possível. Neste meio tempo, o que seria melhor para a guitarra? Deixa-la assim, sem a mizinha?

    Loilinha
    Sim, obrigado pela resposta, mas especifiquei que na 'bucha' não há nada além de uma pintura adicional.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    brunobergesch
    Sim, isso não tem tanta importância.
    Abç

    brunobergesch
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Ok =) obrigado pelas dicas. Vou botar uma outra mizinha nela.

    brunobergesch
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Cara, o acabamento do braço dizem que é em 'gloss', o que deixa o braço bem rápido de se movimentar. Tem algum jeito de diminuir a perda deste gloss, ou ele nunca sai? abraços

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    brunobergesch
    Isso não tem importância, é algo meramente estético.
    Abç

    Diino
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    brunobergesch

    é gostar de stratocaster hein?!
    nada contra,
    so que eu acho mto comum, todo mundo que pede uma guita ganha uma stratocaster.
    :)
    que bom que agora vc esta tendo o devido cuidado.
    minha guita tb é sagrada, ninguem mexe, ninguem toca, nao tem um arranhao (olha que tem 10 anos)
    :S

    abç!

    brunobergesch
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Diino
    tem um motivo pra isso :P

    Diino
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    brunobergesch

    qual?
    :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Preocupações com a guitarra