Fender MEX Standard x Fender JAPAN Reissue

Autor Mensagem
Mohammed
Veterano
# fev/06 · Editado por: Mohammed


Bom... tô pra comprar uma Fender usada... e fiquei na dúvida entre uma mexicana Standard (ano 2003... ou seja, da nova safra) e uma japonesa Reissue '50s (de meados dos anos 90)...

A mexicana tem as tarrachas da American Standard, vem com case e tá com a seguinte captação: Lace Sensor Gold, Tex Mex, Lace Sensor Red (braço, meio e ponto, respectivamente).

A japonesa está toda original e não acompanha case. É uma reissue.

Ambas são da mesma cor, escala clara e etc etc etc. O preço tb é bem próximo.

Bom... dizem q as novas mexicanas têm uma melhor construção e hardware q as antigas... e essa mexicana ae tá com uns caps diferentes (se bem q só tenho ouvido comentários negativos sobre eles... mas, td bem)... porém, a japa é uma reissue e falam mto bem dessas reedições...

Meu interesse é uma guitarra MUITO versátil... q eu possa levar tranquilamente pros ensaios e jams... seja pra tocar metal, seja pra tocar blues ou experimentalismos doidos... tendo uma opção de som pesado na ponte (em ambos os casos, terei q mudar o cap da ponte... JB Jr é uma opção) e sons limpos no braço e no meio... som pesado pra metal msm... som limpo pra blues e afins...

Então... estou aceitando palpites... digam o q acham d ambas... no momento, estou inclinado pra pegar a mexicana... será q estou fazendo certo??? hehehe

Vlw!

chadox
Veterano
# fev/06
· votar


Mohammed
Cara, eu estou na mesma que você.
Aliás, criei um tópico sobre isso recentemente. Entre no meu profile que você já vai ver logo no TOP.
Só não sei o porquê, mas a Reissue que eu tava pensando em pegar era a de '62 e não a de '50 como a que você está falando.

ano 2003... ou seja, da nova safra)

Não saquei. Não entendi essa observação, que história é essa?

Última coisa: Por ser mexicana, na hora da revenda num pode dar muita zica pelo preconceito com os "latinos" ?

Valeu bicho.
Abraços

U1000D
Veterano
# fev/06
· votar


eu iria de mexicana..a fabrica nova do mexico eh mais moderna do q a americana e a japonesa

Mohammed
Veterano
# fev/06 · Editado por: Mohammed
· votar


chadox

Deixei claro q era da nova safra pq a fender mexicana foi reformulada... as antigas, d antes d 95 + ou -, tinham hardware e parte elétrica mto fraquinhos... as fabricadas dps disso têm peças melhores... e o pessoal anda dizendo q a construção das atuais (99 ou 2000 pra cá... não sei ao certo) tb está mto próxima das americanas (acabamento, madeiras e etc)...

Tô ligado ae no tópico q vc tá falando... inclusive, eu tava conversando contigo lá... ahauhauha... trocamos várias idéias...

Se rolar preconceito com as mex, é de gente q não conhece a respeito... pq elas são guitarras bem legais... e mto superiores a algumas japonesas...

U1000D

Tô ligado nisso... o problema é q a mexicana está em outro estado... eu não poderia testar antes (mas o cara é mto bem qualificado)... já a japa é daki msm... daria pra testar... só q, além da mex ser das novas e estar com uns acessórios legais, tb há o lance da escala.. vi o bertola dizendo q a escala das reissue são mais curvadas.... e, pra mim, isso atrapalharia um pouco... pois a ação das cordas teria q ficar mais alta...

ricfs
Veterano
# fev/06
· votar


Olá Pessoal

Tenho uma fender japonesa Reissue '60 que comprei em 1997 ... acho que até essa época pelo que eu pesquisei, a madeira era japonesa e o hardware era americano ... cara só tenho elogios a essa guitarra ... tem um timbre muito foda, acabamento impecável ... continuo usando a captação original que veio com ela, meu e pra tocar blues é a guitarra ... na época eu vi umas mexicanas e realmente eram bem ruizinhas ...

Bom só agora vou ter que levar ela num luthier pra trocar os trastes ... depois de quase 10 anos, olha que me descuidei um pouco vou colocar corda 0.11 ...

Bom meu voto vai pra Japa, mas toca as duas guita e vê com qual vc se dá melhor, timbre que te agrada, pegada etc ...

JoeCruzGuitar
Veterano
# fev/06
· votar


Eu ficaria com a Reissue Japa, elas costumam ter uma construção primorosa !!!

chadox
Veterano
# fev/06
· votar


Mohammed
Ahh, entendi essa questã da nova safra. Se eu não me engano é um pouco depois (mais tarde) pelo o que eu tenho pesquisando.

Você disse que ambas guitarras estão num preço próximo. Quanto seria?

Ah, vc leu no fórum sobre essa questã da diferença entre Crafted in Japan e Made In Japan ?

ricfs
acho que até essa época pelo que eu pesquisei, a madeira era japonesa e o hardware era americano

Hoje já não é mais ? Nem fabricam mais japas né?

ricfs
Veterano
# fev/06
· votar


chadox

Então acho que hoje dia todas as peças da Fender Japa, são feitas no Japão. é realmente ai não sei se eles fabricam, acho que sim ...

Então a diferença e Crafted e Made, se não me engano é que as Crafted, eram apenas montadas no Japão, com as Peças Americanas, e as Made é completamente com peças japonesas.

A minha na época que comprei custou R$ 700,00 e a guita era nova. bom já fazem quase dez anos. hoje acho que é um pouco mais caro.

Caras os japas realmente são muito boas, quando os caras da Fender foram para o Japão ver as guitas que eles estavam fazendo lá, disse que os caras quase choraram ... por que a qualidade era sem precedentes ...

Bom vc sabe como que japones é pra fazer essas coisas ... qualidade é primordial

chadox
Veterano
# fev/06
· votar


ricfs
S E T E C E N T O S R E A I S ?

EUAihaIEHAihaIEUIAheuiaEAehieuHEUhieHEIHuheiUAEAhiea
Isso me espanta.

Eu entendi quanto à qualidade das japonesas, mas tipo, HOJE existe uma Reissue '62 por exemplo, de 2006 ?
Eu tava querendo pegar uma Japan mesmo. Só que não manjo nada dessa questã de saber se época da fabricação era de peças americanas primeira linha ou tranqueiras. É algo que sei lá, peo menos ao meu ver, se vc naum está mexendo com isso o dia inteiro, é dificil de saber.

A proposito vc sabe a faixa de preço dessas guitarras usadas?

Eu queria uma Stratosunburst, mas não acho no Brasil
=/

Valeu

JGS28
Veterano
# fev/06
· votar


eu tive uma japonesa e achei ruim pra bends, o braço tem uma curvatura mesmo.... hj estou com uma mexicana 98 sunburst com um trio de lace sensor gold, naum troco por nada...

Iago
Veterano
# fev/06
· votar


Mohammed

cara so tocando as duas..mas acho q a japonesa eh mais negocio..ate pq vc vai poder testar ela pessoalmente antes. escalas mais curvas nao atrpalham tanto assim, so levantar a acao um pouquinho (tou com uma mustang de 7.25 de escala, a mais curva, e sei como eh) que isso se resolve, e vc quase nao sente diferenca nao, pelo menos eu nao senti...

JGS28
Veterano
# fev/06
· votar


só que se ele pegar a japonesa naum vai chegar nem perto da sonoridade da mexicana... ja viu o set q ela tá ?

Mohammed
Veterano
# fev/06
· votar


chadox

Há 10 anos atrás o Real estava começando... por isso ele pagou barato... o preço do Real estava muito próximo do Dolar... 700 reais naquela época valiam muito mais do q valem hj em dia... com 10 reais tu ia no mercado e comprava várias paradas...

JGS28

Pois é... a mex tá com uns caps legaizinhos (se bem q ouço mta gente falando mal dos Lace Sensor... Tex Mex, então... hehehe)... mas, dizem q os caps dessas japas reissue tb não são de se jogar fora...

ricfs
Veterano
# fev/06
· votar


chadox

É a dez anos anos atrás vc comprava muito mais gastando menos o esquema do dollar que o Mohammed explicou.

Quanto ao braço, sim ele tem uma curvatura, mas nada que atrapalhe, no meu caso, eu acho até melhor ... putz toquei uma vez numa Ibanez com o braço reto, e num gostei

JGS28

Dou bends sossegado com a minha, usando 0.10, to querendo mudar pra 0.11, pq as 0.10 estã ficando muito moles na minha mão já.

Quanto a sonoridade ... vc tb pode pegar uma mexicana que não tenha um som tão bom, por isso a importância de tocar antes, pra sentir o que te agrada mais...

Pelo menos a minha japa, no meu ver não deixa a desejar pra nehuma outra fender inclusive american mesmo ... bom não sei se dei sorte com essa guita, mas não troco por nada.


Mohammed

Eu gosto dos captadores que vieram na minha japa, é claro que nem rola tocar um metal com eles(Não é minha praia) mas pra tocar rock, blues, jazz, coisas com efeitos e coisas limpas tb é otimo. mas vaid o gosto de cada um ...

chadox
Veterano
# fev/06 · Editado por: chadox
· votar


JGS28
Que lance é esse da curvatura? É aquele pico lá de C-shape e V-shape?
As de braço curvo são mais gostosas, macias de se tocar não são ?

Mohammed
Pode crê. Entendi quanto ao dólar..
Mas pow vceis usam umas expressões que dá até medo de comprar guitarra seguindo essas referências. Olha isso:
mas, dizem q os caps dessas japas reissue tb não são de se jogar fora...

AUHEUAHUEAHUEHAU

JGS28
AS mexicanas estão turbinadas ?
No caso, vc acha que vale mais a pena uma Mexicana Standard tipo zerada 2006? Ou de 2000 pra frente já pode-se ter a certeza que são ótimas guitarras ?
Os caps dela são os lace sensor?

ricfs
Então bicho, era meio que pra isso que eu tava querendo uma Fender Strato, eu gosto muito de Red Hot e funkeiras por aí, jazz blues, mas também Pearl Jam, Santana, Foo Fighters, Rage Against the Machine.
Ela tem essa versatilidade?
Que caps vem na japan reissue 60 ? São os mesmo da 62?

ricfs
Veterano
# fev/06
· votar


chadox

Cara eu acho a fender umas das guitarras mais versáteis que existe ... tipo tudo isso que vc falou que quer tocar vc toca na fender ... mas é claro nas sua devidas proporções ... pq tem outras coisas que influenciam, tipo vc não vai ter o timbre igual o do santana ou foo fighters, só com a fender, eles usam guitarras diferentes, depende da aparelhagem também ... pedal, amp etc ...

Quantos aos captadores eu não sei ao certo ... quais são os da 62? depois eu posso ver quais estão na minha e te falo, não lembro agora hehehe

Mohammed
Veterano
# fev/06
· votar


chadox

Curvatura da escala é a parte da frente, brow... onde estão os trastes... nas Ibanez, ESP e Jackson da vida, a escala costuma ser quase que totalmente reta... o q permite uma ação de cordas baixa e facilita na hora de dar aqueles bends mais agressivos, além de ajudar tb na hora de pegar velocidade...

Já as stratos têm a escala com uma certa curvatura... nas standard (guitarras de estilo mais "moderno", "comtemporâneo") a curvatura é menor que nas reissue... e, geralmente, quanto maior a curvatura, maior fica a ação das cordas, ou seja, maior é a distância entre as cordas e a escala...

Esses lances de c-shape, v-shape e etc, são referentes ao braço em si... não à escala... sacou? a parte de trás do braço... onde fica apoiado seu polegar ou parte da palma da mão...

Em relação às expressões, é bem por aí msm... não são caps ruins, mas tenha em mente que tb não são caps top de linha... mas, creio que, nessa faixa d preço, a qualidade é essa msm... dificilmente vai rolar coisa melhor... porém, dão pro gasto PERFEITAMENTE... e, como o camarada disse acima, ele usa os caps originais e está satisfeito... não há necessidade de trocá-los (como haveria em guitarras mais baratas, como uma Shelter, por exemplo)... vc troca se quiser... ou se estiver buscando uma sonoridade diferente...

Essa mexicana q estou vendo tem a captação modificada... os caps Lace Sensor não são originais dela (meio óbvio, né... hehehe)... porém, vejo mta gente "entendida" falar mal dos Lace Sensor...

chadox
Veterano
# fev/06
· votar


Mohammed
Ah tá entendi. Então essa questão de curvatura da ESCALA é uma caracteristica das Fender, não é bem um modelo, vamos dizer. Todas são assim. Tipo, mas você acha que essa curvatura seria um empecilho para "fritar", fazer tappings , arpejos ou coisas do tipo?

E você sabe o que fisicamente é esse v-shape e c-shape , não achei nenhuma foto na internet que fizesse essa diferença.

mas, creio que, nessa faixa d preço
Que faixa de preço mais ou menos estão essas usadas?
R$ 2.500,00 ?

Hauheuahe eu não conheço esses captadores aí não.. mas tome cuidado com os guns n roseiros que eles só falam merda. UHuehuahueaueua
Se num for Les Paul, pra eles o resto é bosta.

JGS28
Veterano
# fev/06
· votar


é aquela coisa, quem tem a japonesa vai falar que é melhor, quem tem a mexicana tb, eu já tive as duas e sei o q tô falando... e esses caps lace sensor são excelentes sim e muito procurados. Eu pensava a mesma coisa antes de ter a mexicana, achava q minha guitarra era fantástica, depois que toquei na mexico com os lace, simplismente vendi a japonesa. era uma reedição de 62. é uma guitarra q naum tem nada d+. mais dái vai de gosto né. se psicológicamente vc vai se sentir melhor comprando a japa, entaum vai nessa...

Mohammed
Veterano
# fev/06 · Editado por: Mohammed
· votar


chadox

Nada é impecilho pra nada... Malmsteen frita em strato sem floyd, Steve Ray Vaughan dava bends de cortar os dedos usando uma strato 62 e cordas 012, Jimi Page e Zakk Wylde sabem incendiar uma Les Paul como ninguém...

Porém, certos instrumentos facilitam essa ou aquela técnica... tapping, por exemplo, é mto mais fácil de ser executado numa guitarra d escala "plana", com ação bem baixa...

Sobre o lance dos shapes e da curvatura, dê uma olhada nesse site aqui... tem ilustrações e explica tudo direitinho (iníngrish... hehehe) http://edenhaus.com/Necks.htm

O lance da escala "curvada" é característica marcante em stratos... porém, de um modelo pra outro, rolam variações, assim como disse anteriormente (as reissue são mais curvadas)...

Sim... estou me referindo à stratos na faixa de 1500/2500...

Sobre o lance dos Lace Sensor, não estava me referindo à "zé bundas", q ficam falando merda a troco d nada... tô falando de gente que realmente entende, com anos de experiência, trabalho em estudios/gravação e etc... o pessoal costuma não falar bem desses caps... sabe aquele produto (guitarra, cap, pedal) que dá um som excelente nas mãos de um músico famoso, q conta com pilhas de racks, engenheiros d som e etc, mas q, nas mãos d uma pessoa "normal", fica uma merda?? então... é isso q dizem dos Lace Sensor... mto legais pro Clapton e pro Buddy Guy... mas, para nós "mortais", não é lá tão legal... e tb não representa legal o timbre tradicional de strato... (ATENÇÃO: tô repetindo o q muitos já disseram... NUNCA os testei e não posso dizer se procede)

chadox
Veterano
# fev/06
· votar


JGS28
A partir de que ano de fabricação eu posso ter certeza de que uma Fender Mexicana está com peças excelentes à ponto de valer mais a pena que pegar uma Japan Reissue 60 ou 62 ?
E o preço ?
É que eu vi uma Reissue Japan numa loja que tava 3100 com captadores Rio Grande. Fico bolado nessas horas, quanto ao que seria melhor. Qual os caps das mexicans que você se refere?
Valeu

Mohammed
Caraca, muito bom o site. Tem bastante ilustrações, características das madeiras e tal. Já está nos BOOKMARKS hehe.
Cara, eu estive vendo e a 1962 não é a que parece ter a escala MAIS CURVA. Logo, nesse sentido não acredito que seja tão extremo e tão ruim.
A de 1957 hard V do ERic Claptn é muito peculiar e não acho que exista uma guitarra com o braço daquele jeito heuheauhea. É muito exagerado.
Mas foi só modo de falar, é porque eu nunca vi mesmo.

É mais ou menos essa faixa mesmo que eu estava pensando.

Mohammed
Veterano
# fev/06
· votar


chadox

Olhando aquelas ilustrações, parece que os braços em V são algo do outro mundo mesmo... mas, nem são...

JGS28
Veterano
# fev/06
· votar


chadox

falo do seguinte: se vc pegar uma mexicana a partir de 2000, e por um set de lace sensor ou texas special fica muito melhor que muita americana e japonesa por ai, captação influi muito tb, naum é só madeira naum, mais se vc pegar uma japa e colocar essa mesma captação fica muito bom tb né... entaum vai de gosto tb, no meu caso eu preferi a tocabilidade da mexicana ao invés da japonesa.

obs: a captação da mexicana naum presta, são caps cerâmicos.

chadox
Veterano
# fev/06
· votar


JGS28
Huahuaua, putz , sério?
Então acho que vou comprar a Japan mesmo. Porque num estou com grana no momento para investir em captador, então já queria algo que não me desse dispesa por um tempo razoável. Sacou ?
Só achei uma puta facada a Reissue com rio grande custa 3100 euahueahuea e nem eh a cor q eu quero tb.
Valeu mano

Mohammed
Hehehe com certeza.
Será que é melhor pra tocar?
W/e
Mas e aí cara..vc já se decidiu ?
Abraços

Mohammed
Veterano
# fev/06
· votar


chadox

Tu é de onde, brow?? No ML, tem um cara do Rio vendendo uma MEX de 99, com captação American Standard, por 1500 pratas... tá num preço legal, creio eu...

Tb achei carinha essa japaae por 3100... mesmo estando com excelentes pickups (esses Rio Grande são ducaralho), acho que o preço tá meio salgado...

Ainda não decidi não... mas, tô inclinado a pegar uma MEX msm...

chadox
Veterano
# fev/06
· votar


Mohammed
Sou de Sampa-Interior

Tá inclinado pras mexicanas mesmo com essa captação cerâmica aí que o JGS28 falou ser furado ? Ou por questão de grana?

Atum Bluesman
Veterano
# fev/06
· votar


Me falaram q para blues a mexicana eh melhor q a americana, procede a informação?

Mohammed
Veterano
# fev/06
· votar


chadox

Eu não vou usar a captação original da guitarra... a mexicana q estou pensando em pegar é a tal com Lace Sensor...

Atum Bluesman

Hehehehehe... acho difícil, hein...

JGS28
Veterano
# fev/06
· votar


para tocar blues qquer strato serve... tanto americana, mexicana ou japonesa.... agora tem os caps q são mais voltados pra isso, como o lace e o texas special. é só usar o cap do braço e mandar bala... :-).

Atum Bluesman
Veterano
# fev/06
· votar


Mohammed
eu já toquei todas as duas porém ñ no msm momento então nem comparei.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fender MEX Standard x Fender JAPAN Reissue