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Marisco Veterano |
# fev/06
Pois é galera, to estudando um som aqui, mas tá meio complicado de decifrar a harmonia. Quem puder ajudar, eu agradeço:
A harmonia é:
|: F#m | C#m | D7+ | G#m7 C#7(b9) | D7+ | D#m7(b5) G#7(b13) | C#m F#7 | Bm7 E7(9) :|
|: A7+ | C#m7 | D7+ | Bm7 | Dm7 | G7(13) | A7M(9) | % :|
Bom, a minha análise seria a seguinte:
|: VIm | IIIm | IV7+ | IIIm7/V7 V7(b9)/VIm | IV7+ | IIm7(b5)/IIIm V7(b13)/IIIm | IIIm V7/IIm7 | IIm7 V7(9) :|
|: I7+ | IIIm | IV7+ | IIm7 | IVm7/Im | VII7(13)/Im | I7M(9) | % :|
Após alguma análise dá pra notar que a música esta claramente em A maior, e minhas dúvidas residem basicamente em quatro acordes:
1) A seqüência | G#m7 C#7(9b) | (que se me análise estiver correta esses acordes são os mais improváveis para encaixar no resto da harmonia).
2) A seqüência | Dm7 | G7(13) | que ao meu ver configuram um empréstimo modal do Campo de A Menor Natural.
Bom, se alguém puder me dar uma luz eu agradeço muito.
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nIgHtWoLf Veterano |
# fev/06
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Cara, ao que me parece o G#m7 foi pego por empréstimo modal do tom de E maior, já que este tom é tom vizinho do tom de A maior, e o C#7(b9) funciona como dominante para modular para o tom de D maior.
Me corrigam se errei.
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LeandroP Moderador |
# fev/06
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Marisco
Esta seqüência G#m7 - C#7(b9) é um II, V, I menor, resolvendo no F#m. A sacada foi subsituir este F#m por um D7M, que tem sua formação praticamente idêntica, alterando apenas o baixo. Você pode usar a escala de F#_menor hamônica pra estes dois acordes, e o modo lídio pro D7M.
Esta progressão de acorde menor subindo uma terça menor (Bm --> Dm) é muito comum. Seria substituir o IVº grau de Lá maior pelo IVº do modo paralelo, Lá menor.
Já o acorde G7(13) você pode encarar como um Dm6(9), enfatizando mais o modo dórico. Note que o G7(13) com um 5a no baixo tem a mesma formação.
e---------------------------
B----5-----------5----------
G----4-----------4----------
D----3-----------3----------
A----------------5----------
E----3----------------------
G7(13) Dm6(9)
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LeandroP Moderador |
# fev/06
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O D#m7(b5) - G#7(b13) é um II, V, I menor como eu postei acima... só que é o II, V, I de C#m. A escala do acorde II e do V é a C#_menor_harmônica.
Perceba que ocorre uma seqüência de II, V, I:
VI III IV || II V IV (subst. do VI)
|: F#m | C#m | D7+ || G#m7 C#7(b9) | D7+ |
II V III V II V
|| D#m7(b5) G#7(b13) | C#m F#7 | Bm7 E7(9) :|
I
II, V I secundários.
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Marisco Veterano |
# fev/06
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LeandroPanucci
Esta seqüência G#m7 - C#7(b9) é um II, V, I menor, resolvendo no F#m. A sacada foi subsituir este F#m por um D7M, que tem sua formação praticamente idêntica, alterando apenas o baixo. Você pode usar a escala de F#_menor hamônica pra estes dois acordes, e o modo lídio pro D7M.
Pois eh, eu até pensei nisso. Mas se o G#m7 fosse IIm7/VIm, ele teria que ser meio diminuto, e não apenas menor.
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LeandroP Moderador |
# fev/06
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Marisco
Não necessariamente. Isso é o bom do II, V, I.
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Marisco Veterano |
# fev/06
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LeandroPanucci
Tu supõe então que esse F#m possa ser um F#m7+, e que o G#m7 seria o segundo grau da Menor Melódica?
Pq se for um F#m7 o único segundo grau possível seri G#m7(5b).
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LeandroP Moderador |
# fev/06
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Marisco
Seria menor_melódica no G#m e no C#7(b9). O acorde esperado é o F#m, mas é substituído pelo D7M, que é diatônico.
Na análise é II, V, I
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Marisco Veterano |
# fev/06
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LeandroPanucci
O acorde esperado é o F#m, mas é substituído pelo D7M, que é diatônico.
Mas isso pode ser considerado resolução deceptiva?
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Marisco Veterano |
# fev/06
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upa!
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lula_molusco Veterano |
# fev/06
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o que era pra eu ver aqui? não entendi nada...
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Extrapolation Veterano |
# fev/06
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po, q massa, os dois cobroes do forum discutindo um papo cabeça
só pra upar
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LeandroP Moderador |
# fev/06
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Marisco
Mas isso pode ser considerado resolução deceptiva?
Acho que pode, porque o esperado é o F#m, embora seja um acorde muito semelhante, a sonoridade tem um sabor "maior".
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Jonas Be Good with a 69 Veterano |
# fev/06
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Mas isso pode ser considerado resolução deceptiva?
eu acho q sim porque a partir do momento em que o 2 5 1 nao resolve na tonica é uma cadencia deceptiva por exemplo um 2 5 6(relativa da tonica)
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Marisco Veterano |
# fev/06
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lula_molusco
Era pra ver que mesmo que mesmo que a harmonia possua acordes que não sejam diatônicos à tonalidade em questão, ela ainda pode ser encerrada nesta tonalidade (nesse caso está em Lá maior).
LeandroPanucci
Jonas Be Good with a 69
Justo!
Extrapolation
O Panucci até pode ser cobrão, mas eu ainda sou filhote.
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gsprs Veterano |
# fev/06
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Mãe de deus
po, q massa, os dois cobroes do forum discutindo um papo cabeça
só pra upar(2)
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Extrapolation Veterano |
# fev/06
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Marisco
O Panucci até pode ser cobrão, mas eu ainda sou filhote.
dexa disso cara, te valoriza tche
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LeandroP Moderador |
# fev/06
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Marisco
O Panucci até pode ser cobrão, mas eu ainda sou filhote.
Eu sou piolho de cobra hehehehehe
dexa disso cara, te valoriza tche
É verdade, você analisou a harmonia corretamente.
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Extrapolation Veterano |
# fev/06 · Editado por: Extrapolation
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LeandroPanucci
Eu sou piolho de cobra hehehehehe
kkkk
pelo menos piolho de cobra nao é um animal peçonhento... já a lacraia...
dexa disso cara, te valoriza tche
vale pra ti tb
e nao digo isso dos dois só por essa analise
só ter visto a analise de vcs já me foi uma aula e uma esclarecida sobre varias coisas
obrigado aos dois
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Fernando de almeida Veterano |
# fev/06
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Marisco
Vc tentou esse acorde ao invés de G#m7 usar G#° (meio diminuto)
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Marisco Veterano |
# fev/06
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Fernando de almeida
Até tentei, mas não fica bom.
E até no songbook está G#m7.
LeandroPanucci
Extrapolation
O pior eh que é em análise de harmonia eu ainda estou engatinhando. Essa eu levei uns 40 minutos pra fazer, rsrsrs. Mas o Panucci mandou bem no help.
Obrigado a todos!
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Master John Veterano |
# fev/06
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Que música é essa?
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Marisco Veterano |
# fev/06
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Master John
Você É Linda, do Caetano
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Fabiano Piano Veterano |
# nov/09
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Não confiem nos songbooks do Chediak!
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LeandroP Moderador |
# nov/09
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Fabiano Piano
Você sobe um tópico antigo pra dizer isso?!
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