| Autor | Mensagem | 
| Marisco Veterano
 | # fev/06 
 
 Pois é galera, to estudando um som aqui, mas tá meio complicado de decifrar a harmonia. Quem puder ajudar, eu agradeço:
 
 A harmonia é:
 
 |: F#m | C#m | D7+ | G#m7 C#7(b9) | D7+ | D#m7(b5) G#7(b13) | C#m F#7 | Bm7 E7(9) :|
 
 |: A7+ | C#m7 | D7+ | Bm7 | Dm7 | G7(13) | A7M(9) | % :|
 
 
 Bom, a minha análise seria a seguinte:
 
 |: VIm | IIIm | IV7+ | IIIm7/V7 V7(b9)/VIm | IV7+ | IIm7(b5)/IIIm V7(b13)/IIIm | IIIm V7/IIm7 | IIm7 V7(9) :|
 
 |: I7+ | IIIm | IV7+ | IIm7 | IVm7/Im | VII7(13)/Im | I7M(9) | % :|
 
 
 Após alguma análise dá pra notar que a música esta claramente em A maior, e minhas dúvidas residem basicamente em quatro acordes:
 
 1) A seqüência | G#m7 C#7(9b) |  (que se me análise estiver correta esses acordes são os mais improváveis para encaixar no resto da harmonia).
 
 2) A seqüência | Dm7 | G7(13) | que ao meu ver configuram um empréstimo modal do Campo de A Menor Natural.
 
 Bom, se alguém puder me dar uma luz eu agradeço muito.
 
 
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| nIgHtWoLf Veterano
 | # fev/06 · votar
 
 Cara,  ao que me parece o G#m7 foi pego por empréstimo modal do tom de E maior, já que este tom é tom vizinho do tom de A maior,  e o C#7(b9) funciona como dominante para modular para o tom de D maior.
 
 
 Me corrigam se errei.
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # fev/06 · votar
 
 Marisco
 
 Esta seqüência G#m7 - C#7(b9) é um II, V, I menor, resolvendo no F#m. A sacada foi subsituir este F#m por um D7M, que tem sua formação praticamente idêntica, alterando apenas o baixo. Você pode usar a escala de F#_menor hamônica pra estes dois acordes, e o modo lídio pro D7M.
 
 Esta progressão de acorde menor subindo uma terça menor (Bm --> Dm) é muito comum. Seria substituir o IVº grau de Lá maior pelo IVº do modo paralelo, Lá menor.
 
 Já o acorde G7(13) você pode encarar como um Dm6(9), enfatizando mais o modo dórico. Note que o G7(13) com um 5a no baixo tem a mesma formação.
 
 
 e---------------------------
 B----5-----------5----------
 G----4-----------4----------
 D----3-----------3----------
 A----------------5----------
 E----3----------------------
 
 G7(13)        Dm6(9)
 
 
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # fev/06 · votar
 
 O D#m7(b5) - G#7(b13) é um II, V, I menor como eu postei acima... só que é o II, V, I de C#m. A escala do acorde II e do V é a C#_menor_harmônica.
 
 Perceba que ocorre uma seqüência de II, V, I:
 
 
 VI    III   IV  ||  II   V       IV (subst. do VI)
 |: F#m | C#m | D7+ || G#m7 C#7(b9) | D7+ |
 
 
 II      V        III   V    II   V
 || D#m7(b5) G#7(b13) | C#m F#7 | Bm7 E7(9) :|
 I
 
 
 
 II, V I secundários.
 
 
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| Marisco Veterano
 | # fev/06 · votar
 
 LeandroPanucci
 Esta seqüência G#m7 - C#7(b9) é um II, V, I menor, resolvendo no F#m. A sacada foi subsituir este F#m por um D7M, que tem sua formação praticamente idêntica, alterando apenas o baixo. Você pode usar a escala de F#_menor hamônica pra estes dois acordes, e o modo lídio pro D7M.
 
 Pois eh, eu até pensei nisso. Mas se o G#m7 fosse IIm7/VIm, ele teria que ser meio diminuto, e não apenas menor.
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # fev/06 · votar
 
 Marisco
 
 Não necessariamente. Isso é o bom do II, V, I.
 
 
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| Marisco Veterano
 | # fev/06 · votar
 
 LeandroPanucci
 Tu supõe então que esse F#m possa ser um F#m7+, e que o G#m7 seria o segundo grau da Menor Melódica?
 
 Pq se for um F#m7 o único segundo grau possível seri G#m7(5b).
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # fev/06 · votar
 
 Marisco
 
 Seria menor_melódica no G#m e no C#7(b9). O acorde esperado é o F#m, mas é substituído pelo D7M, que é diatônico.
 
 Na análise é II, V, I
 
 
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| Marisco Veterano
 | # fev/06 · votar
 
 LeandroPanucci
 O acorde esperado é o F#m, mas é substituído pelo D7M, que é diatônico.
 
 Mas isso pode ser considerado resolução deceptiva?
 
 
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| Marisco Veterano
 | # fev/06 · votar
 
 upa!
 
 
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| lula_molusco Veterano
 | # fev/06 · votar
 
 o que era pra eu ver aqui? não entendi nada...
 
 
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| Extrapolation Veterano
 | # fev/06 · votar
 
 po, q massa, os dois cobroes do forum discutindo um papo cabeça
 
 só pra upar
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # fev/06 · votar
 
 Marisco
 
 Mas isso pode ser considerado resolução deceptiva?
 
 Acho que pode, porque o esperado é o F#m, embora seja um acorde muito semelhante, a sonoridade tem um sabor "maior".
 
 
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| Jonas Be Good with a 69 Veterano
 | # fev/06 · votar
 
 Mas isso pode ser considerado resolução deceptiva?
 
 eu acho q sim porque a partir do momento em que o 2 5 1 nao resolve na tonica é uma cadencia deceptiva por exemplo um 2 5 6(relativa da tonica)
 
 
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| Marisco Veterano
 | # fev/06 · votar
 
 lula_molusco
 Era pra ver que mesmo que mesmo que a harmonia possua acordes que não sejam diatônicos à tonalidade em questão, ela ainda pode ser encerrada nesta tonalidade (nesse caso está em Lá maior).
 
 LeandroPanucci
 Jonas Be Good with a 69
 Justo!
 
 Extrapolation
 O Panucci até pode ser cobrão, mas eu ainda sou filhote.
 
 
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| gsprs Veterano
 | # fev/06 · votar
 
 Mãe de deus
 po, q massa, os dois cobroes do forum discutindo um papo cabeça
 
 só pra upar(2)
 
 
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| Extrapolation Veterano
 | # fev/06 · votar
 
 Marisco
 O Panucci até pode ser cobrão, mas eu ainda sou filhote.
 dexa disso cara, te valoriza tche
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # fev/06 · votar
 
 Marisco
 
 O Panucci até pode ser cobrão, mas eu ainda sou filhote.
 
 
 Eu sou piolho de cobra hehehehehe
 
 dexa disso cara, te valoriza tche
 
 É verdade, você analisou a harmonia corretamente.
 
 
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| Extrapolation Veterano
 | # fev/06 · Editado por: Extrapolation · votar
 
 LeandroPanucci
 Eu sou piolho de cobra hehehehehe
 kkkk
 pelo menos piolho de cobra nao é um animal peçonhento... já a lacraia...
 
 dexa disso cara, te valoriza tche
 
 vale pra ti tb
 
 e nao digo isso dos dois só por essa analise
 só ter visto a analise de vcs já me foi uma aula e uma esclarecida sobre varias coisas
 obrigado aos dois
 
 
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| Fernando de almeida Veterano
 | # fev/06 · votar
 
 Marisco
 
 Vc tentou esse acorde ao invés de G#m7 usar G#° (meio diminuto)
 
 
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| Marisco Veterano
 | # fev/06 · votar
 
 Fernando de almeida
 Até tentei, mas não fica bom.
 E até no songbook está G#m7.
 
 LeandroPanucci
 Extrapolation
 O pior eh que é em análise de harmonia eu ainda estou engatinhando. Essa eu levei uns 40 minutos pra fazer, rsrsrs. Mas o Panucci mandou bem no help.
 
 Obrigado a todos!
 
 
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| Master John Veterano
 | # fev/06 · votar
 
 Que música é essa?
 
 
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| Marisco Veterano
 | # fev/06 · votar
 
 Master John
 Você É Linda, do Caetano
 
 
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| Fabiano Piano Veterano
 | # nov/09 · votar
 
 Não confiem nos songbooks do Chediak!
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # nov/09 · votar
 
 Fabiano Piano
 
 Você sobe um tópico antigo pra dizer isso?!
 
 
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