Modificações - preciso da opinião de algum luthier

    Autor Mensagem
    grooveblues335
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: grooveblues335


    Olá, cifraclubbers.

    Tenho uma x-24 da washburn. Gosto dela, tem um braço confortável e um design que me agrada muito (herdado das N2).

    Gostaria de fazer algumas alterações nela, e seriam as seguintes:

    1. Retirar o captador do meio (single) e preencher a cavidade para posterior repintura. Ela ficaria somente com 2 humbuckers. Não gosto de escudos.

    2. Se possível, laminar o corpo da guitarra com mogno ou alguma outra madeira figurarda e envernizar, escondendo a "cirurgia" do captador do meio.

    3. Se a opção 2 for muito complicada, repintar a guitarra. Isso pode ser feito numa _BOA_ oficina automotiva?

    Perguntas:
    Que cuidados devo tomar e qual seria o melhor material p/ preencimento?

    É possível preencher a cavidade com massa automotiva?

    Posso utilizar removedor p/ retirar a pintura original ou devo fazer somente com lixas?

    Obrigado. Aguardo as dicas!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    grooveblues335
    Cara, pintar a guitarra seria o procedimento mais simples.
    Proceda da seguinte maneira: Desmonte toda a guitarra. Esculpa um pedaço de madeira maciça do mesmo formato da cavidade e cole-o nela. Lixe todo o instrumento (1° com lixa 180, depois com 220, por fim 440), com uma lixadeira orbital. Emasse a guitarra, lixe e pinte. O ideal é que essas etapas sejam feitas por um profissional.
    Abç

    grooveblues335
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola, vlw bertola. Realmente, a pintura seria o mais simples mesmo...

    Aliás, esculpir um escudo seria mais simples ainda... kkkk

    Vlw!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    grooveblues335
    Pódicrê!
    Abç

    Luigi LeBeau
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Se a opção 2 for muito complicada,
    isso naume h nada complicado, qq luthier faz, eu mesmo tenho uma lamina de birds eye maple na minha guitarra... mas de qq forma vc tem q dar o acabamento... repintar vc tera q fazer de qq jeito...

    Isso pode ser feito numa _BOA_ oficina automotiva?
    naum, da diferença de brilho e textura na pintura... naume h recomendado...

    Posso utilizar removedor p/ retirar a pintura original ou devo fazer somente com lixas?
    isso eu sinceramente naums ei, ams acho q com lixas

    NAUM faça isso em casa, leve ateh um luthier, TD vai dar em torno de 150 reais!

    Sgt_ Pimenta
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    grooveblues335
    Que cuidados devo tomar e qual seria o melhor material p/ preencimento?

    se for encher com pó d cerra prenssado, cuidado pra ter esterco junto...

    grooveblues335
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Sgt_ Pimenta, kkkkkkk! É vc que quer comprar um speaker cable?

    grooveblues335
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Luigi LeBeau, quanto à repintura, se eu colocar uma laminação irei envernizar a guitarra. Nesse caso eu a levarei num luthier, com certeza.

    Agora, se for pra "tampar o buraco" e fazer uma pintura "normal", uma oficina automotiva faz isso com toda certeza. Pelo menos o brilho e a textura são tão boas quanto as originais de fábrica! KKKKKKKK

    powerguitar10
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    grooveblues335


    Num sei se tampar vai fica perfeito não...Nunca vi...


    A guitarra é colorida??? Ou é preta???

    Se vc for pintar de verde/amarelo/azul e etc...dexa o single desativado ( leva num luthier ) e pinta a capinha dele da mesma cor do corpo da guitarra...deve fica legal e original =)

    danilomagacho
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Faça como o Mauricio Luiz Bertola (sempre intervindo corretamente para o bem da comunidade) recomendou e, independente de ter ou não um top figurado, leve a um luthier... guitarra não é carro, funileiro não sabe pintar guitarra, o tipo de tinta é outro, tudo muda... leve a alguém com conhecimento em pintura de instrumentos.

    Ahhh claro, a massa automotiva é só para dar acabamento no buraco que você tampou, o preenchimento deve ser feito com madeira mesmo, muita massa acaba trincando por dilatação.

    grooveblues335
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    danilomagacho, não compreendo porque a pintura de um "pedaço de madeira" é TÃO mais complicado que uma pintura num automóvel... Será que um cara que cobra milhares de reais para pintar um BMW não terá competência de fazer um serviço decente num a guitarra? Acho que no caso de repintura, vou buscar os serviços de uma BOA oficina automotiva.

    Lógico, no caso de lâminas e vernizes, a coisa muda de figura...

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Acontece que pintar madeira é bem diferente de pintar metal.

    powerguitar10
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    grooveblues335


    Né não...é muito mais barato e a qualidade é pratcamente a mesma...Sem contar a quantidade de opções de pinturas metalicas vc pode ter...Pintar de prata ou Dourado...


    Se eu fosse pintar aqui pintaria em automotiva, mas eu acompanharia o processo...O Luthier as vezes num tem compressor...


    Pinta na funilaria mas lixar e dar o acabamento depois da pintura e a regulagem leva num luthier ok???


    A sua guitarra tem ferragem preta, dourada ou cromada??? Se for preta ou cromada eu pintaria a frente de prata ou grafitte...Se for dourada lasca uma pintura dourada nela que vai ficar show...

    Luigi LeBeau
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    grooveblues335
    eh q vc tem q envernizar de qq jeito! soh pintando ou pondo o top de outra madeira pq qndo vc tirar a pintura pra ppintar com outra cor em cima vc vai tirar o verniz tbm! :)

    Fisioterapeuta
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    gostria d efazer isso, porem a minha guita na piscia dos cptadores ela tem um buraco, ai eu queria colocar uma madeira ali no formato certinho e depois fazer a huracao hsh, pois quero os caps na madeira, seria complicado ou nao??

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    danilomagacho
    Cara, um bom e qualificado pintor automotivo pode sim fazer a pintura correta do corpo de uma guitarra, desde que bem orientado, tanto é que eu, por falta de espaço, tempo e equipamento sempre sub-loco o serviço de pintura para um.
    Abç

    grooveblues335
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Luigi LeBeau, acho que não entendi o que vc quis dizer.

    Quando falo em envernizar, significa usa verniz transparente, deixando aparecer a madeira ;-)

    Na verdade, a pintura automotiva consiste em pelo menos três camadas de tintas diferentes: o fundo, a tinta e o verniz, que dá um superbrilho e resistência.

    Fritz_mkvl, exatamente qual a grande diferença? Depois de passado o fundo específico para o material (madeira ou metal), acho que não há muitas diferenças consideráveis... E não penso em usar nitrocelulose p/ pintar minha guitarra!

    grooveblues335
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola, lixadeira orbital seria aquela que se adpta a uma furadeira ou aquelas conhecidas como treme-treme? Ou nenhuma delas? Algum problema em lixar à mão?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    grooveblues335
    Não, é uma máquina específica.
    Passe pintof para retirar a tinta grossa (guitarras e baixos levam várias mãos de tinta), depois lixe com a orbital, se vc for lixar à mão, vai demorar muito.
    Abç

    Fisioterapeuta
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    responde ai man!!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Fisioterapeuta
    Qual é sua pergunta?

    janick
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Bertola, me ajuda no meu topico ali!ahhaha

    Fisioterapeuta
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: Fisioterapeuta
    · votar


    gostria d efazer isso, porem a minha guita na piscina dos captadores ela tem um buraco, ai eu queria colocar uma madeira ali no formato certinho e depois fazer a furacao hsh, pois quero os caps na madeira, seria complicado ou nao??
    Mauricio Luiz Bertola

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Fisioterapeuta
    Sim, este seria o procedimento correto. Não esqueça que vc precisa colar os enxertos com cola de madeira e deixar prescionado por umas 24 Hs.
    Abç

    Fisioterapeuta
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    e fica bom o resultado depois? claro q terei q refazer a pintura

    butheavy
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    nunca façam em casa, mande a um proficional, esse tipo de trabalho de adaptação, requer alguns conseitos de visão final, pois vc poderá fazer tudo, e na hora de montar, alguma coisa não bater legal, a pintura realmente seria o mais "simples" num caso desse,, melhor fazer outro corpo, doque fazer gambiarras....

    grooveblues335

    Obs, oficina automotiva não entende absolutamente nada de instrumentos, ja vi muito disso onde moro, instrumentos elétricos tbm ressoam e definem o som, sendo assim, uma pessoa que pinta LATARIAS, nunca saberá o que é timbre, ressonãncia e sustain, se a pintura não seguir um padão de escaneamento tecnico das proporçoes e design do corpo, ficara um "PAU ELÉTRICO" e vc perdera suas caracteristicas sonoras próprias do modelo..

    grooveblues335
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    butheavy, essa conversa à la eric johnson é pura balela... Se ainda fosse um violão de 300 anos, com madeiras nobres e talz... Mas uma X-24 de 700 pila? KKKKKKKKKK

    ..."e a pintura não seguir um padão de escaneamento tecnico das proporçoes e design do corpo"... tu anda fuamando erva, menino?

    Manticore
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    é muita preocupação por causa de estetica...deixa o buraco quieto e vai fazer o teu som

    grooveblues335
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Manticore, obrigado pela valiosa colaboração.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Modificações - preciso da opinião de algum luthier